No vai e vem das negociações políticas, os pré-candidatos às eleições de 2014 que pretendem mudar de sigla terão que se filiar aos novos partidos até junho deste ano, para que estejam aptos a disputar o próximo pleito. Talvez, o tempo não seja suficiente para quem precisa de Justa Causa para mudar de sigla.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), e o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN), assim como os demais filiados de PMN e PPS que desejem mudar de partido, não terão problemas. Com a fusão das duas legendas para formar a Mobilização Democrática (MD), uma janela será aberta para as mudanças.
Porém, os deputados estaduais Vivaldo Costa (PR), Kelps Lima (PR), Leonardo Nogueira (DEM) e Gustavo Carvalho (PSB) poderão não conseguir a Justa Causa há tempo de regularizarem suas respectivas situações em outras siglas. A não ser que optem pela filiação à MD.
O deputado estadual Fábio Dantas já teve sua desfiliação homologada pelo PHS. Ele tem pouco mais de um mês para definir seu futuro político. Quem também está tranquila quanto a isso é a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado, que vai deixar o DEM para se filiar ao PMDB ou ao PR.
Este mês de maio será decisivo nas articulações que definirão o cenário do próximo ano. Junho será o mês das filiações. Além dos nomes já citados, outros surpresas podem vir nesse período. A MD deverá angariar um bom número de filiados insatisfeitos com os atuais partidos, por proporcionar uma mudança sem maiores transtornos.
Comente aqui