Diversos

POUSADA MI SECRETO em SMG solta nota de esclarecimento sobre “BARRACO” com hóspede

Nota de esclarecimento

Em função da recente notícia publicada no blog do BG, na qual a Sra. Fernanda se queixa de ter sido destratada dentro deste estabelecimento privado, deixando claro, ela mesma, que isso ocorreu após ela e seu grupo terem explicitamente descumprido as normas internas previamente conhecidas, a Mi Secreto Pousada e SPA vem a público esclarecer os fatos ocorridos em nosso estabelecimento no último sábado, dia 17/04/2021:

A Sra. Fernanda fez reserva para um casal e, no dia anterior ao seu check-in, entrou em contato por três vezes (por ligação telefônica e mensagem de WhatsApp) solicitando a liberação de “day-use” para amigos que não eram hóspedes da Mi Secreto. Conforme nossas regras, que prezam pela total exclusividade e absoluto conforto e segurança de nossos hóspedes, apenas os nossos clientes podem usufruir de nossas áreas comuns de lazer. Essa informação está claramente registrada no e-mail de confirmação da reserva e foi transmitida nos três contatos em que a Sra. Fernanda insistia em trazer seus convidados para usufruir de uma área privada exclusiva.

Em nosso check-in, todos os hóspedes assinam um documento para formalizar que as regras foram comunicadas de forma clara e que se comprometem a respeitá-las. Obviamente, este documento também foi assinado pela Sra. Fernanda. Ainda assim, um dia após seu check-in, a referida hóspede trouxe seus convidados para dentro da área privada da pousada, adentrando pela praia (e não pela recepção) e usufruindo da piscina. Assim que a equipe de funcionários percebeu, o garçom Sr. D. Silva os abordou muito educadamente reforçando as regras já anteriormente explicadas (por e-mail, três vezes por telefone, por WhatsApp e assinadas no check-in). Porém, as pessoas se recusaram a cumprir a orientação e, como outros hóspedes já se queixavam de pagar por exclusividade e não poder usufruir disto, a recepção foi acionada. Quando o recepcionista Sr. I. Silva se dirigiu ao grupo que permanecia na piscina, tentando mais uma vez explicar a importância dos protocolos adotados para a segurança e conforto de todos, os mesmos se recusaram a deixar o espaço. Eles consumiam bebidas próprias (outro descumprimento das regras internas) e riam dos colaboradores que buscavam, de forma educada, cumprir seu papel.

Percebendo que as ações não surtiam efeito e as pessoas continuavam a desrespeitar as normas, os funcionários acionaram a direção da pousada. O Sr. Lorenzo Manccini, marido da proprietária, abordou o casal de hóspedes buscando esclarecer, sem sucesso, o motivo das regras existirem, especialmente em tempos de pandemia do Covid-19. Por fim, a proprietária da pousada, que havia se certificado de que todos os procedimentos de check-in foram seguidos corretamente, foi até o casal levando o documento assinado, o que gerou uma situação de desrespeito (inclusive o uso de palavras que preferimos não repetir) por parte do referido casal. Diante da situação incontornável, a proprietária decidiu convidar a hóspede Sra. Fernanda a se retirar do local, concordando, inclusive, com a devolução do valor pago pela estadia do casal.

Lamentamos também registrar que o comportamento deplorável não acabou aí. Após a saída da proprietária e seu marido, essas pessoas se dirigiram a um colaborador da manutenção, Sr. J. Romao, questionando se ele era o segurança do Sr. Mancinni. Ao serem informados que não, pediram para avisar a ele que não saísse de casa porque se o vissem iriam agredi-lo fisicamente. Durante o check-out, o casal comunicou à recepcionista, Srta. I. Santos, que eles voltariam à pousada durante a noite para “fazer uma bagunça” (palavras deles) e que o Sr. Manccini ia se ver com eles (novamente insinuando que o agrediriam).

Tanto os colaboradores da pousada, quanto os demais hóspedes que assistiram a toda a situação ficaram impressionados com o posicionamento dessas pessoas, manifestando, tanto pessoalmente quanto por outros canais de comunicação, o seu total apoio à postura adotada pelo time de funcionários e pela proprietária do estabelecimento.

A Mi Secreto Pousada e SPA reforça que tem muito orgulho de trabalhar com um público extremamente diferenciado, respeitoso, educado e que busca um local onde possa se sentir acolhido e em segurança, especialmente num momento em que necessitamos cumprir todos os protocolos sanitários para preservar não só o descanso e lazer, mas também a saúde de todos.

Gostaríamos de deixar claro que, além das regras terem o intuito de prezar pelo atendimento diferenciado a nossos clientes, estamos vivenciando um momento conturbado com a pandemia que restringe ainda mais a ocupação dos espaços. Nossa pousada se preocupa em garantir uma estadia segura e saudável a todos que buscam um refúgio nesse período. Restringimos a quantidade de hóspedes para oferecer essa tranquilidade aos clientes que nos escolhem. Abrir o espaço para outras pessoas não-hóspedes, especialmente nesse momento, coloca em risco todas os protocolos de segurança adotados pela pousada.

Nossa intenção é que cada um de nossos hóspedes se sinta especial, como verdadeiramente os consideramos!

Nos colocamos inteiramente à disposição para mais esclarecimentos e reforçamos que nossas regras continuarão sendo seguidas e são primordiais para sua total segurança e conforto!

 

Opinião dos leitores

  1. Eu conheço a Fernanda Veloso e o marido dela (felipe ou fernando….não lembro) porque jogo beach tennis em natal. É uma turma beeeem arrogante e mal-educada. CLÁSSICOS FALSOS RICOS 🤣 com o orgulho ferido….. deve estar morrendo de vergonha….

  2. Tem povo que só consegue se divertir com caixinha de som e cooler de cerveja. Vai pra beira da lagoa assim seus amigos podem ficar sem pagar a estadia. Vou conhecer essa pousada em breve que cuida pelo bem estar de todos e sabe lidar com arrogantes

  3. Hotel é Pousada tem regras, normalmente não tem direito a visita – principalmente numa época de pandemia. Acho que a pousada agiu corretamente!!!
    Infelizmente as pessoas gostam de burlar regras, querem dar um jeitinho em tudo.
    Em um condomínio de praia que tem várias regras que devem ser cumpridas por quem aluga, estou cansada de ver as pessoas querendo dar o seu jeitinho e burlar as regras, mesmo sabendo o que não pode fazer.
    O ser humano é muito difícil!!!

  4. Em resumo: A Fernanda e seu companheiro não passam de um casal de farofeiros do mais baixo clero.
    Deveriam ter alugado uma casa como fez Felipe!

  5. Eu presenciei tudo que aconteceu. Do desrespeito, risadas e palavras de baixo nível. Feio de presenciar a arrogância e falta de respeito.
    A atuação do hotel foi impecável.
    E fechou com chave de ouro com o convite da proprietária da pousada pedindo que se retirassem.
    Garantindo o conforto da minha estadia e dos outros hóspedes.

  6. Poxa! Que bom, ainda bem que tivemos uma belissima explanação dos fatos…agora eu quero conhecer a Pousada.
    Esse tipo de hóspede nao merece nem usar a praia que eh pública. Parabens aos proprietarios.

  7. Pousada maravilhosa. conheco muitos pessoas/clientes que foram recebidos muito bem.o Senhor Mancini e o staff
    dele sempre mostraram gentileza e respeito para os clientes. Nao precisava ler a versão deles para saber a verdade. Parabens senhor Mancini.Nao a conheço pessoalmente mas um dia com o maior prazer do mundo( quando terá vaga,pq é sempre cheio) vou reservar um quarto. Espero até breve. Nao mude nada o seu serviço é perfeito.

  8. Pessoas POBRES DE ESPIRITO QUERENDO SER RICOS ESNOBES.
    Exatamente isso
    estive na pousada 6x em três anos e nada algo parecido comigo, muiiiitoooo pelo contrario instalações e atendimentos impecáveis.
    São pessoas se achando alguma coisa só pq tem uma conta no instagram.

  9. Esperamos que essa versão descabida de seres humanos sujos, não sujem a imagem de uma pousada tão profissional, estive hospedado na mi secreto 6x em três anos seguidos, e nunca fui tão bem tratado, percebendo uma notável melhora em instalações e atendimento na minha ultima estadia no mês de março. São exatamente isso POBRES DE ESPIRITOS BRINCANDO DE RICOS ESNOBES, mas que no final precisam sujar o nome de alguém para que eles saiam bem na fita no Instagram. Pessoas que precisam de MIDIA para crescer na vida.

  10. Ou seja, um casal liso que quer pagar de rico. Ficou feio pra moça que lançou a nota na intençao de prejudicar a pousada.

  11. Não conheço a pousada mas pela versão de cada um, acredito mais na da Pousada! A própria cliente deixou claro que descumprira as regras do local e mesmo assim pareceu querer criar uma narrativa própria dos fatos para tentar “queimar” a Pousada. Lamentável a postura desse tipo de cidadão que só quer benefícios e desrespeita regras de conduta durante uma pandemia!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Azul anuncia voos extras para o Nordeste no período de São João; Natal terá sete operações adicionais

Foto: José Aldenir/Agora RN

Com a aproximação das festas de São João, a Azul Linhas Aéreas, anunciou a ampliação da malha aérea para o Nordeste durante o mês de junho. Ao todo, serão 35 voos extras entre os dias 10 e 26, com mais de 4 mil assentos disponíveis. Os voos serão operados por aeronaves dos modelos Embraer-E2, ATRs, A320Neo e A321.

Além de Natal, outras capitais nordestinas também vão receber reforço na malha aérea. Haverá quatro voos de Campinas para São Luís (MA), um para João Pessoa (PB) e um para Recife (PE). Também foram incluídas operações com destino a Recife saindo de Guarulhos, Juazeiro do Norte (quatro voos), Manaus e Vitória (dois voos). De Recife ainda decolam voos para São Luís e no sentido inverso.

Segundo a Azul, a medida busca atender à alta demanda turística do período junino. “Ampliamos nossa oferta de voos para garantir que mais pessoas possam vivenciar essa celebração”, afirmou Beatriz Barbi, gerente de Malha da companhia.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Operação fecha lojas e prende casal por fraude de R$ 4 milhões em Natal

Foto: Reprodução/PCRN

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/RN) desarticulou um esquema estruturado de fraudes fiscais e ocultação de patrimônio, operado por um grupo empresarial do setor de calçados, bolsas e vestuário em Natal. A ação foi realizada em estabelecimentos localizados em shoppings da capital potiguar, residências dos investigados e em um escritório de contabilidade vinculado ao grupo. Um casal, apontado como os principais articuladores, foi preso e diversas lojas foram interditadas, com suspensão imediata das atividades. A denominda “Operação Fechamento” foi deflagrada nesta quinta-feira (8).

As investigações da Delegacia Especializada na Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária (DEICOT) apontam que o grupo utilizava, ao menos, 45 CNPJs diferentes para fracionar o faturamento, ocultar a real estrutura de gestão e evitar a migração para regimes tributários mais rigorosos. A estrutura empresarial era mantida por meio de interpostas pessoas – os chamados “laranjas”, entre familiares e funcionários – que figuravam formalmente como sócios, com o objetivo de dificultar a responsabilização dos verdadeiros gestores.

Entre os mecanismos fraudulentos empregados, destacam-se a abertura sucessiva de empresas em endereços já utilizados por unidades inativas ou endividadas; o uso de residências como sedes formais; reiterados parcelamentos fiscais cancelados por inadimplência; dissoluções fraudulentas; possível ocultação patrimonial; e a manipulação contábil por meio de escritórios vinculados ao grupo.

A dívida ativa estadual das empresas investigadas nas etapas iniciais supera R$ 1,3 milhão, sendo que os registros judiciais já apontam débitos acumulados superiores a R$ 4 milhões. A justiça determinou o bloqueio de bens, direitos ou valores no valor de R$ 1,5 milhão, além da restrição de circulação de veículos vinculados ao grupo. Também foram decretadas medidas cautelares como a suspensão de atividades profissionais de dois contadores investigados e a inabilitação de seus certificados digitais. Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em residências, estabelecimentos comerciais e em um escritório de contabilidade ligado ao grupo. Houve ainda o cancelamento de 10 inscrições estaduais de empresas utilizadas no esquema. Também foi decretada a prisão preventiva dos principais investigados: um casal apontado como núcleo gestor da organização criminosa.

A operação contou com a participação de 50 policiais civis das unidades da DECCOR-LD, da DEICOR e da DPGRAN, além de dez equipes de auditores da Sefaz e peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em lojas, residências e no escritório de contabilidade vinculado ao grupo empresarial.

O nome Fechamento faz alusão ao encerramento compulsório das atividades fraudulentas conduzidas pelo grupo investigado, ao fechamento das lojas envolvidas e à interrupção de um modelo empresarial sustentado por práticas ilícitas, com impacto direto na arrecadação estadual e na concorrência leal no mercado.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

No Brasil, autoridades saúdam novo papa e desejam “continuidade”


Autoridades brasileiras repercutiram em suas redes sociais a escolha cardeal americano Robert Prevost como o novo papa da Igreja Católica, sob o nome Leão XIV.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou expressando o desejo de que o novo pontífice dê continuidade ao “legado do papa Francisco”.

“Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, afirmou Lula, vias redes sociais.

O novo papa tem 69 anos, é natural de Chicago, estado de Illinois, e marca uma nova era no Vaticano ao se tornar o primeiro papa com origem nos EUA.

Veja outras manifestações de autoridades brasileiras:

Geraldo Akcmin (PSB), vice-presidente

“Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV”, disse o vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara

“Todos nós seguidores da fé cristã desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, afirmou.

Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado

“Desejo que seu pontificado fortaleça os laços entre as nações e reavive, nos corações de todos, o poder transformador da fé, da compaixão e do bem comum”, disse o presidente do Senado.

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo

“Que Deus abençoe e guie a missão do novo papa, Leão XIV. Em oração para que seja um ciclo de construção de pontes e renovação da fé para um mundo hoje tão carente de valores e de paz”, comentou o governador de São Paulo.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Barroso determina que Zanin analise suspensão de ação contra Ramagem

Foto: Antonio Augusto/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, encaminhou para o ministro Cristiano Zanin a decisão da Câmara dos Deputados para suspender a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) no âmbito do suposto plano de golpe de Estado.

Barroso entendeu que como a ação penal está em julgamento na Primeira Turma do Supremo, então é dever do presidente da Turma, Zanin, analisar e decidir como proceder.

A suspensão da ação penal na Câmara foi votada na quarta-feira (7), com aprovação de 315 votos, com 143 vencidos. O pedido foi protocolado pelo PL, partido de Ramagem e do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no STF no mesmo caso.

Anteriormente, Zanin já havia manifestado que a Casa não poderia anular integralmente o processo contra Ramagem.

A suspensão só poderia atingir duas das cinco acusações contra o parlamentar: as que investigam crimes que teriam ocorrido após a diplomação – como estabelece a Constituição para a suspensão da ação penal.

Ramagem foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele é o único parlamentar que é réu no processo de suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele foi indicado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como um dos integrantes do “núcleo crucial” da trama.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dom João Santos Cardoso e monsenhor Charles Dickson já estiveram com o Papa Leão XIV

Foto: reprodução

A eleição do cardeal americano Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV emocionou fiéis em todo o mundo e trouxe uma grata lembrança a dois nomes do clero potiguar. O arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, e o monsenhor Charles Dickson já tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente o então cardeal Prevost em junho de 2024, durante uma visita a Roma.

Na época, Robert Prevost exercia a função de Prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos mais importantes organismos da Cúria Romana.

Nas redes sociais, o monsenhor Charles citou a saudação bíblica “Bendito o que vem em nome do Senhor” (Sl 118,26). A citação ecoa com ainda mais força entre aqueles que já tiveram a graça de partilhar da presença do novo papa. A memória do encontro reacende a lembrança especial que une o clero potiguar à história da Igreja no mundo.

Blog Virgínia Coelli

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: novo papa estava de passagem comprada para terceira vinda ao Brasil

 

O papa Leão XIV já visitou o Brasil em duas oportunidades. Eleito o novo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8/5), Robert Francis Prevost, de 69 anos, esteve em terras brasileiras em missões como padre-geral dos agostinianos.

As visitas do então cardeal Prevost aconteceram em 2012 e 2013, segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Santo Padre visitou as cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG).

Leão XIV faria mais uma viagem ao Brasil, para participar da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que aconteceria entre 30 de abril e 9 de maio deste ano. O Santo Padre realizaria uma pregação no retiro.

O evento foi cancelado em virtude do falecimento do papa Francisco. A assembleia foi remarcada para 2026.

Todavia, em fevereiro, Prevost recebeu a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Dicastério para os Bispos, durante a visita anual à Cúria Romana.

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (8/5), o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, detalhou a proximidade de Leão XVI com o Brasil. “É preciso destacar que o então cardeal Prevost já estava com as passagens compradas, porque estaria aqui na semana passada, durante nossa assembleia geral, para pregar no retiro a todos os bispos do Brasil. Quando nós o convidamos, ele imediatamente aceitou.”

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

(VÍDEO) Fraude no INSS: 9 milhões tiveram descontos e serão noticiados

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, afirmou, nesta quinta-feira (8/5), que cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas tiveram descontos associativos em suas folhas de pagamento.

Segundo Waller, essas pessoas serão notificadas pelo INSS para indicar se autorizaram ou não o desconto.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva para atualizar os desdobramentos da Operação Sem Desconto, que investigou um esquema de cobranças de mensalidades associativas irregulares contra aposentadorias e pensões.

Além do presidente do INSS, participam da entrevista os ministros Jorge Messias (AGU), Vinicius Marques de Carvalho (CGU) e Wolney Queiroz (Previdência Social).

Descontos associativos

Os descontos associativos são feitos por meio de convênios com entidades, associações e sindicatos que oferecem serviços, com mensalidades descontadas direto no contracheque. No entanto, a investigação identificou o crescimento de cobranças não autorizadas.

Waller ressaltou que o instituto não envia mensagens por SMS nem entra em contato via telefone com os beneficiários. Ele afirmou que o único canal oficial será o Meu INSS, mas também é possível buscar informações na Central 135.

Quem tiver sido alvo dos descontos associativos será informado, por meio do Meu INSS (aplicativo ou site). No portal, o beneficiário terá acesso ao valor da cobrança feita e saberá o nome da entidade que a efetuou.

Nessa etapa, o aposentado ou pensionista precisará informar se o desconto foi ou não autorizado.

A partir disso, o sistema notificará automaticamente a associação, que terá prazo de 15 dias para comprovar o vínculo autorizado. Caso não seja comprovado, a organização terá os mesmos 15 dias úteis para fazer o pagamento do valor descontado.

O valor será devolvido pelas associações diretamente ao INSS, que depositará o recurso na conta dos beneficiários.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Acariense Mons. Flávio e o cardeal Robert Prevost, hoje Papa Leão XIV


O 8 de maio de 2025 se tornou um dia histórico para a Igreja Católica com a eleição de um novo Papa. Leão XIV assume o pontificado como sucessor de Francisco e ocupa a cadeira de Pedro. Porém, um fato que chama ainda mais a atenção e enche de orgulho o povo de Acari é a proximidade de um dos seus filhos com três Papas. Monsenhor Flávio Medeiros, cônego da Basílica de São Pedro em Roma, tem sido testemunha e parte ativa dessa história. Ele reside na Casa Santa Marta, local onde o Papa Francisco escolheu viver até seus últimos dias, e compartilhou sua convivência mais próxima com o Pontífice.

Além disso, Monsenhor Flávio também foi visto ao lado de Robert Francis Prevost, hoje Papa Leão XIV, em uma celebração especial. Em 3 de março de 2025, o sacerdote participou de um Santo Rosário pela saúde do Papa Francisco, evidenciando sua proximidade e importância dentro da Igreja Católica. Ainda nesta quinta-feira (8) as imagens geradas pelo vaticano para as televisões de todo o mundo mostravam o monsenhor Flávio na Praça de São Pedro bem na primeira fileira, ao lado de outros religiosos, aguardando o momento do anúncio de perto, como testemunha ocular da história – da qual ele também faz parte.

A trajetória de Monsenhor Flávio é motivo de grande orgulho para o Rio Grande do Norte, especialmente para a região do Seridó, que se sente bem representada por ele no coração da Igreja no Vaticano.

IM- Ismael Medeiros 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil teve 1 morte por AVC a cada 7 minutos em 2025

Foto: iStock

O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte no Brasil. Somente em 2025, entre os dias 1º de janeiro e 5 de abril, o quadro foi responsável pela morte de 18.724 pessoas, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil. O número é o equivalente a uma morte a cada sete minutos ao longo do ano. Além disso, em 2024, foram registrados 84.878 óbitos.

Entre 1990 e 2021, os AVCs provocaram 7,3 milhões de mortes em todo o mundo e projeções indicam que a condição poderá causar quase 10 milhões de mortes anualmente até 2050.

Embora os números possam assustar, especialistas destacam que a incidência de casos tem diminuído. Mesmo com o envelhecimento da população — o que naturalmente tem elevado os números absolutos de casos —, a taxa de incidência global caiu 21,8% nas últimas três décadas, e a de mortalidade, 39,4%. No Brasil, as quedas foram de 47,7% e 62,2%, respectivamente.

Ainda assim, o AVC continua sendo um desafio para as políticas públicas, especialmente em três áreas: prevenção, tratamento e reabilitação. Tanto que os avanços já obtidos parecem ter estagnado ou mesmo regredido em alguns países. No Brasil, de 2015 a 2021, a redução média anual foi de apenas 0,75%, ante 2,09% no apanhado de 1990 a 2021.

Diante do cenário, representantes de governos, organizações internacionais e especialistas em saúde lançaram em abril a Coalizão Mundial de Ação contra o AVC (Global Stroke Action Coalition, em inglês). A entidade emitiu um chamado urgente à ação para enfrentar as crescentes desigualdades relacionadas à condição.

Uma das coordenadoras do grupo é a neurologista brasileira Sheila Martins, presidente da Rede Brasil AVC. Segundo ela, o País se destaca com ações do Sistema Único de Saúde (SUS), como uso de trombolítico (medicamento que desfaz o trombo ou coágulo sanguíneo, permitindo a circulação), protocolos para agilidade no tratamento e a criação de 119 centros especializados no atendimento ao AVC, financiados pelo Ministério da Saúde.

Mas ainda há muito a melhorar. “O Brasil está à frente de muitos países por ter políticas públicas gratuitas de prevenção e reabilitação, mas ainda enfrentamos desafios”, diz Sheila.

A desigualdade regional é um dos maiores obstáculos: 77% dos centros de AVC estão no Sul e Sudeste, segundo a Rede Brasil AVC. Um estudo publicado na Frontiers Neurology estimou que, em instituições sem esses centros, a taxa de mortalidade chegou a 49%, contra 17% onde havia estrutura adequada.

Outra melhoria buscada pela coalizão global é o diagnóstico precoce. A maioria dos casos está ligada a fatores de risco modificáveis, principalmente a hipertensão. Por isso, a proposta é que todo paciente tenha sua pressão aferida ao chegar ao posto de saúde.

“Hipertensão é o principal fator de risco, mas somente 20% das pessoas que têm a condição são diagnosticadas. Por outro lado, gerenciar a hipertensão por si só poderia reduzir a taxa de AVC pela metade”, diz a médica.

A reabilitação também precisa de atenção. Os especialistas dizem que sobreviventes e cuidadores devem participar da formulação de políticas e ter acesso facilitado a terapias. “O paciente pode ficar com sequelas após um evento como esse, por isso precisa de reabilitação física, fisioterapia, reabilitação da fala, mas muitas vezes não consegue acesso rápido a essas medidas”.

Outras demandas da Global Stroke Action Coalition são o desenvolvimento de planos nacionais de ação para AVC e o compromisso em financiar intervenções inovadoras. Por fim, há o entendimento de que o cuidado com o quadro deve ser contínuo.

“Controlar a pressão arterial, promover hábitos saudáveis e garantir que o paciente tenha acesso à reabilitação são partes de uma mesma estratégia. O cuidado com o AVC não começa no hospital e nem termina na alta. Ele precisa ser contínuo, integrado e acessível em todas as fases, desde a prevenção até a reintegração do paciente à vida cotidiana”, defende Sheila.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump parabeniza o papa Leão 14: ‘É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano’

Foto: Getty Images

O presidente americano, Donald Trump, parabenizou Leão XIV, o primeiro papa dos Estados Unidos, em uma mensagem em sua rede Truth Social nesta quinta-feira (8). “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, disse ele. “Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um grande momento!”.

O americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, tornou-se o sucessor do papa Francisco nesta quinta-feira (8) e o primeiro pontífice dos Estados Unidos na história, sob o nome de Leão 14, anunciou o Vaticano. O 267º pontífice da Igreja Católica também possui nacionalidade peruana, onde atuou como missionário e como arcebispo emérito de Chiclayo.

Em seu primeiro discurso na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, logo após sua eleição, o novo papa fez um “apelo à paz” a “todos os povos” nesta quinta-feira (8), em seu primeiro discurso na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, logo após sua eleição. O primeiro papa americano e peruano da história também fez um apelo para “construir pontes” por meio do “diálogo”, exortando a avançar “sem medo, unidos, segurando a mão de Deus e segurando a mão uns dos outros”.

*Com informações da AFP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *