Foto: Joana Lima
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou as instalações da obra que guarda o resgate de um dos maiores exponenciais da cultura natalense, o Teatro Sandoval Wanderley, localizado no bairro do Alecrim, Zona Leste da cidade. Acompanhado de secretários municipais e equipe técnica/administrativa responsável pelo projeto, Álvaro conferiu de perto a execução da obra que caminha para sua fase de conclusão.
“Estamos muito felizes e satisfeitos em poder ver que falta muito pouco para concluir a obra. A modernização e reestruturação do teatro que será um dos espaços mais avançados e modernos da cidade de Natal e da região Nordeste do Brasil. Um projeto pensado e bem estudado, localizado em um dos bairros mais importantes e tradicionais da cidade, o Alecrim, está inserido em um contexto amplo de investimentos que fizemos aqui, como a reforma da Praça Gentil Ferreira e o recapeamento asfáltico de diversas ruas e avenidas dentro do programa Asfalto Novo”, disse o prefeito, elencando demais obras realizadas em sua gestão no bairro.
Lenilton Teixeira, professor de teatro e atual diretor do Sandoval Wanderley, destaca o marco que é o retorno de um espaço público ligado às artes. “O teatro, a dança, a música, a performance, e vários segmentos e linguagens artísticas de Natal, voltam a ter seu espaço. Uma cidade como a nossa, que é carente desses lugares, especialmente após seu fechamento há 14 anos, ganha muito com sua volta”, declara.
O Teatro Sandoval Wanderley, erguido no fim dos anos 1950 e inaugurado em 1962, surge à época como o segundo mais antigo em atividade na capital potiguar, cedendo apenas para o Teatro Alberto Maranhão, construído em 1904. Sua denominação homenageia o multifacetado Sandoval Wanderley, figura proeminente no panorama cultural local, cujas contribuições abarcaram a poesia, o jornalismo, a escrita, a atuação, a dramaturgia e a direção teatral.
Localizado no bairro do Alecrim, Zona Leste, o teatro foi concebido como um instrumento de inclusão cultural para a população menos privilegiada, e desde 2017 passou a ser considerado patrimônio imaterial da capital potiguar. Por estar inserido em um dos centros comerciais e residenciais mais relevantes da cidade de Natal, sua reabertura é fortemente aguardada pelos locais por se tratar de um importante propulsor para o desenvolvimento das atividades comerciais e turísticas da região.
O novo projeto, agora em fase de conclusão, concederá destaque ao Teatro Sandoval Wanderley, especialmente no que diz respeito ao primeiro pavimento. Nos demais andares, incluindo o salão de apresentações, as alterações serão mais sutis, mantendo o modelo de um teatro de arena.
Entre as principais mudanças, destaca-se a criação de um espaço de alimentação no térreo, com uma sala multiuso para atividades diversas. Questões de acessibilidade, como acesso e banheiros, bem como saídas de emergência, foram resolvidas, visando garantir a segurança e comodidade do público. Uma plataforma facilita o acesso entre os pavimentos, enquanto adaptações foram feitas para melhorar a acessibilidade na sala de espetáculos do segundo pavimento.
Com capacidade para aproximadamente 150 espectadores e mais de seis décadas depois de sua idealização, o Teatro Sandoval Wanderley, também conhecido como Teatrinho do povo, vem projetando-se em sua obra de requalificação, como um espaço de resgate da tradição cultural, acessível e convidativo para toda a população.
Na visita, estiveram ao lado do prefeito Álvaro Dias os secretários de Cultura, Dácio Galvão, de Planejamento, Joanna Guerra, de Parceria Público Privada, Danielle Mafra e de Comunicação Heverton de Freitas, entre integrantes da gestão.
Prefeitura do Natal
Desde que me entendo de gente, esse teatro está em reforma. Nunca ouvir falar em um show nele. No mínimo serve para desvio.
Tá bom dele o Álvaro Prefeito vir vê as obras da rua Seridó em Petrópolis. As valas não serviram para nada tá tudo alagado na Rua Seridó