Diversos

Prefeito Carlos Eduardo lança o Natal em Natal 2015

22630Foto: Alex Régis

O Natal em Natal 2015 se transforma em um marco artístico e de celebração da diversidade cultural da capital potiguar. O prefeito Carlos Eduardo lançou, nesta quinta-feira (15), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a programação do evento, que será realizado nos meses de novembro, dezembro e janeiro.

“Estamos lançando o maior projeto cultural de Natal”, anunciou Carlos Eduardo, comemorando o feito apesar do ano de crise econômica nacional no qual a cidade perdeu em arrecadação. “É uma realização que resulta do esforço que começou ainda em fevereiro. Tudo que conseguimos foi graças a muito empenho em busca de patrocínios e dos programas de renúncia fiscal”, explicou.

A programação do Natal em Natal começa no dia 4 de novembro com a realização do Festival de Violeiros na Praça Augusto Severo, na Ribeira e prossegue até a festa de Santos Reis, no mês de janeiro.

Ícones da cultura brasileira, entre músicos e literatos estarão em Natal. Gilberto Gil, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Antônio Cícero, Eduardo Jardim, Margareth Menezes, Paralamas do Sucesso, Fagner, Fafá de Belém, Leonardo, Dorgival Dantas e Solteirões do Forró estão confirmados.

“Teremos grandes nomes das manifestações artísticas nacionais ao lado dos nossos artistas da terra. Só temos a ganhar com isso”, analisou o prefeito enfatizando também o encontro entre os “imortais” da Academia de Letras do RN e os da Academia Brasileira de Letras, que se dará no Festival Literário de Natal – FLIN entre os dias 5 e 7 de novembro, na Praça Augusto Severo, na Ribeira.

A reunião dos mestres da nossa literatura será uma homenagem aos 80 anos da ANL. “Vai ser uma grande oportunidade para discutirmos muito sobre nossa literatura”, comentou o cônego e acadêmico, José Mário, que esteve presente no evento. Além disso, Gilberto Gil participa da mesa literária na sexta-feira 6/11 e em seguida faz show aberto ao público.

No dia 12 de novembro a dança assume o papel principal. Sob o comando de Dimas Carlos e com arranjos do maestro Gilberto Cabral, acontece no dia 12 de novembro, no Teatro Riachuelo, a apresentação do “Pavão Misterioso”, com sessões às 17h e às 20h.

O Festival de Música de Natal entra em cena no dia 18 de dezembro com a banda Solteirões do Forró, na área externa do ginásio Nélio Dias. No dia 19, a atração será o cantor e compositor nordestino Dorgival Dantas, seguido do grande cantor romântico Leonardo.

Na Zona Sul, o Festival vai reunir no pátio externo da Arena das Dunas, Paralamas do Sucesso, Margareth Menezes Fafá de Belém e Raimundo Fagner. Margareth abre a programação dia 25; no dia seguinte (26) tem Paralamas do Sucesso, dia 27 Fafá de Belém e encerrando dia 28, Fagner.

“A música não podia ficar de fora. Natal é uma cidade alegre e assim como fizemos no carnaval desse ano, vamos promover o encontro dos nossos músicos com astros nacionais. No carnaval foi sucesso e podem aguardar que este sucesso vai se repetir no Natal em Natal e também se estenderá até o carnaval de 2016”, antecipou o prefeito Carlos Eduardo. “Esse é um bom momento para mostrar nosso talento para o nosso povo e turistas”, testemunhou o cantor, compositor, instrumentista, flautista e arranjador Carlos Zens, que esteve no Parque da Cidade.

“Nós brasileiros nos vendemos para o mundo com o futebol. Através da música e suas ligações com as outras linguagens também fazemos o mesmo. Por isso essa multiculturalidade do Natal em Natal é tão importante. Mostra que a nossa cidade está atenta ao que acontece no mundo e suas novas relações”, complementou o secretário de cultura, Dácio Galvão, que apresentou detalhes técnicos do evento e fez um balanço positivo dos investimentos em cultura feitos pela gestão municipal. “O prefeito Carlos Eduardo vê a cultura como estratégia para melhorar a cidadania. Isso é fantástico”, ressaltou o secretário.

O Natal em Natal segue ainda com a Mostra Audiovisual no Mercado de Petrópolis, o projeto Cine Café, de 10 a 12/12 e contará com a apresentação de 11 espetáculos de teatro. Haverá também o Réveillon na Redinha com grande queima de fogos e apresentações de artistas locais. O evento que marca o aniversário da cidade é uma organização da Prefeitura do Natal e parcerias com a Cosern/Neoenergia, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, Lei Rouanet, Banco do Brasil, Moinho Dias Branco e Café Santa Clara.

Carlos Eduardo ainda anunciou que pretende inaugurar a iluminação natalina nos primeiros dias de novembro e elogiou o trabalho feito à partir de um concurso público, realizado pela própria prefeitura, para a escolha do tema e das peças a serem instaladas nas ruas da cidade.

“Eu nem imaginava que poderia estar lançando esse evento hoje. Aqui em Natal estamos administrando duas tampinhas para 20 garrafas. Mas estamos contando com parceiros fortes como o Ministério do Turismo, muito importante para que tudo desse certo”, concluiu o prefeito Carlos Eduardo.

Participaram do lançamento do Natal em Natal o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, o superintendente do SESI, Juliano Martins, o vereador Raniere Barbosa, representando a Câmara Municipal, o secretário de turismo, Fred Queiroz, o secretário da SEMSUR, Antônio Fernandes, o diretor-presidente da Fundação José Augusto – representando o governador Robson Faria, Rodrigo Bico, o secretário chefe do gabinete, Jonny Costa, o secretário de comunicação social Heverton Freitas e o adjunto Marcos Alexandre, o controlador José Dionisio Gomes e a secretária de políticas para as mulheres Maria Aparecida de França Gomes, além de servidores de diversos órgãos e convidados.

Confira a Programação Completa:

III Festival de Violeiros e Repentistas

Dia 4 de novembro
Local: Praça Augusto Severo
Horário: a partir das 18h

Festival Literário de Natal (FLIN)
De 5 a 7 de novembro
Praça Augusto Severo, Ribeira

Festival de Dança de Natal
Dia 12 de novembro
Local: Teatro Riachuelo
Horário: às 17h e às 20h

Festival de Música de Natal

ZONA NORTE – NÉLIO DIAS
Dia 18 – Solteirões do Forró
Dia 19 – Dorgival Dantas
Dia 20 – Leonardo

ZONA SUL – ARENA DAS DUNAS
Dia 25 – Margareth Menezes
Dia 26 – Paralamas do Sucesso
Dia 27 – Fafá de Belém
Dia 28 – Fagner

Mostras De Cinema Do Natal Em Natal 2015
Projeto: Cine Café
Data: 10 a 12 de dezembro
Local: Mercado de Petrópolis

Opinião dos leitores

  1. Burros são os que criticam o Prefeito, Natal é a segunda cidade do Nordeste que mais turistas recebem no Brasil, então temos que enfeitar mesmo a cidade, fazer que cada vez mais eles se sintam atraídos para voltar e propagar o quão hospitaleiro nós somos. Lembrando que o Turismo hoje é disparado nossa moeda maior, parabéns Prefeito.

  2. Nada como festinhas de graça pra ludibriar o povo,enquanto o caos toma conta da cidade. Pense num país sem vergonha…

  3. O exemplo de Gramado ta aí. Chegou a hora de Natal fazer jus a seu nome e se transformar no maior evento natalino do País. Criticas vão surgir muitas afinal ninguém consegue satisfazer a todos, nem o próprio Cristo.

  4. A crise comendo no centro e esse prefeito fanfarrão fazendo média, tira esses cantores nacionais e coloca a galera local, a população está fazendo o maior sacrifício para sobreviver, então os poderes também faça a sua parte, a festa tem que acontecer se adequando a tal crise que os políticos alegam quando é para investimento e reajustar salários.

  5. "…mas estamos contando com parceiros fortes como o Ministério do Turismo, muito importante para que tudo desse certo” . São as "parcerias" e os "parceiros" das próximas eleições se ajeitando , fiquemos de olho !!!

  6. Pão é circo,
    É circo é povo.
    Pão na bolsa,
    Circo na copa.
    A ate quando suportar uma sociedade alimentada de ilusões, de um pão milagroso que promete alimentar, mas, que não faz além de preencher o vazio de dúvidas, que não nutre e não faz crescer.
    O circo de idéias socialistas, maculadas e sorrateiras.
    O que deveria ser o pão da vida é o pão da discórdia , onde as fatias são divididas em frações igualmente desumanas.
    Como ser público de um circo de mentiras?
    O picadeiro esta cheio, porém vazio com a passividade de uma nação, que busca no pão e no circo uma maneira civilizada de enganar a fome , a tristeza e a ânsia de respostas contundentes e claras.
    Vivemos uma falta de nutrição, estamos anêmicos de conhecimento, de saúde, de educação e de justiça.
    E nossos padeiros vendem quase a preço de ouro à clientela inteira.
    Chega de promoções, de escamo e de brincar de Rob Hood.
    Até quando vamos permitir isso?
    E começar a consultar o Procon inconsciente individual.
    Pão e circo para o povo.
    Pão é circo,
    É circo e povo.

    ¨Dê Pão e Circo ao Povo¨ frase dita por Cezar, Imperador de Roma.

    Depois de construir o Coliseu, local onde promovia o ESPETÁCULO (CIRCO), que se apresentava na forma da arena onde Homens e animais se digladiavam até a morte de um dos competidores, enquanto era distribuído PÃO ao povo que ali assistia o evento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

TRAGÉDIA: Bebê de 10 meses morre durante traslado de Natal a Porto Alegre para transplante de fígado

Foto: Divulgação/Sesed

Uma bebê de 10 meses, que sofria de um grave problema hepático e estava sendo transferida de Natal para Porto Alegre (RS) para realizar um transplante de fígado, morreu durante a viagem, na noite desta quarta-feira (8). A morte ocorreu quando a aeronave sobrevoava o estado da Bahia, e o avião está retornando à capital potiguar.

Ela estava internada em UTI no Hospital Infantil Varela Santiago e foi transportada em helicóptero com UTI aérea até a Base Aérea de Natal, de onde seguiria em avião do Corpo de Bombeiros da Paraíba.

A operação foi coordenada pelo CIOPAER e pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a Sesap, com o objetivo de garantir agilidade e segurança no traslado.

Não há informações sobre o traslado do corpo ou procedimentos posteriores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

DERROTA HISTÓRICA: Câmara derruba MP de Lula antes da votação

Foto: Lula  Marques/Agência Brasil

 

A Câmara dos Deputados deu um balde de água fria no governo nesta quarta-feira (8) ao retirar de pauta a Medida Provisória 1.303/2025, que substituiria a alta do IOF por aumento de outros tributos. Pelo placar de 251 a 193, os parlamentares decidiram que a proposta não seria votada, fazendo com que a MP perdesse validade e caducasse automaticamente.

A medida, considerada vital pelo Planalto para fechar o Orçamento de 2026, agora deixa um buraco de R$ 42,3 bilhões nas contas públicas até o próximo ano. A equipe econômica calcula que a perda mínima de arrecadação em 2026 será de R$ 17 bilhões. A rejeição contou com forte apoio do Centrão e da bancada ruralista, que pressionaram contra a medida.

O governo argumentava que o texto não prejudicaria trabalhadores e nem a maioria da população, mas buscava tributar o 1% mais rico para financiar políticas sociais e manter o equilíbrio fiscal. Mesmo com reunião de última hora do presidente Lula com líderes aliados, a articulação não conseguiu reverter o cenário contrário à MP.

Planalto corre contra o rombo e ameaça emendas de bilhões

Agora, o Planalto corre atrás de alternativas para compensar a perda de receita, incluindo projetos de lei ou ajustes tributários por decreto, como mudanças em IPI e IOF, reconhecidas como legais pelo Supremo. O relator da proposta, Carlos Zarattini (PT-SP), afirmou que “há várias opções que podem ser feitas sem precisar de lei”.

A derrota também deve impactar emendas parlamentares: o líder do governo, Randolfe Rodrigues (PT-AP), alertou que entre R$ 7 bilhões e R$ 10 bilhões podem ser contingenciados, afetando diretamente repasses a estados e municípios. Para especialistas, a frustração do Planalto reforça a dificuldade de fechar o Orçamento de 2026 sem novas estratégias de compensação fiscal.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

VÍDEO: “Toda atividade econômica tem que ser tributada”: Haddad ressuscita apelido de Taxad e acusa Bolsonaro de perder R$ 4,8 bi

Foto: Arquivo

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressuscitou seu apelido de “Taxad” ao criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, Bolsonaro “deixou de cobrar R$ 4,8 bilhões em impostos como deveria”, justificando os recentes aumentos na carga tributária do governo.

Os números oficiais, porém, pintam um quadro diferente: o governo Bolsonaro cortou impostos como IPI, Imposto de Importação e PIS/Cofins sobre combustíveis, levando a menor carga tributária federal desde 2014, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mesmo assim, Haddad insiste: “Toda atividade econômica tem que ser tributada”, incluindo as apostas online, as chamadas “Bets”.

O ministro também comentou alterações na Medida Provisória 1.303/2025, que tratava da taxação de títulos isentos, como LCIs, LCAs e debêntures incentivadas. Inicialmente, o governo previa 5% de imposto sobre alguns desses investimentos; depois, o Congresso chegou a elevar para 7,5%, mas a resistência do mercado fez o governo recuar e retirar a taxação.

CMN no radar: Taxad quer fechar brechas e aumentar imposto a qualquer custo

Agora, Haddad aponta que o Conselho Monetário Nacional (CMN) terá de criar novas regras para evitar “transbordamentos” — ou seja, formas de driblar a cobrança de impostos mesmo sem mudar a alíquota oficialmente. O recado é claro: a meta do ministro é aumentar a arrecadação a qualquer custo, mostrando que seu apelido de “Taxad” não foi esquecido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bebida falsificada pode matar: Procon Natal revela como não cair em golpe e proteger sua saúde

Foto: Reprodução

 

O Procon Natal divulgou, nesta quarta-feira (8), uma Nota Técnica com orientações para identificar bebidas falsificadas e evitar riscos à saúde. O alerta vale tanto para consumidores quanto para comerciantes e reforça as regras do Código de Defesa do Consumidor.

Segundo a diretora-geral, Dina Perez, o órgão vai intensificar fiscalizações e campanhas de conscientização. “Nosso compromisso é com a segurança e a saúde do consumidor. Continuaremos informando a população sobre os riscos da falsificação de bebidas e como evitá-los”, disse.

A nota orienta observar sinais de adulteração: lacres ou tampas violadas, rótulos de má qualidade, erros de ortografia, falta de selo fiscal, preços muito abaixo do mercado e ausência do registro do Ministério da Agricultura. Reaproveitar garrafas também é perigoso. Em caso de intoxicação, a recomendação é buscar atendimento médico imediato.

Comerciantes devem comprar apenas de fornecedores legalizados, conferir notas fiscais e o registro de 44 dígitos no portal oficial, manter cadastros atualizados e suspender qualquer lote suspeito, comunicando as autoridades.

Saiba como denunciar

Denúncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (84) 3232-6189. O aviso é claro: não arrisque a saúde — falsificação de bebidas é crime e pode custar caro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bebidas adulteradas: intoxicação por metanol já matou 5 e deixa 11 em investigação no Brasil

Foto: Cedida/SP

 

O Ministério da Saúde informou que o Brasil já registrou 259 casos de intoxicação por metanol, substância extremamente tóxica, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (8). Até agora, 24 casos foram confirmados, incluindo 5 mortes.

O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 181 notificações — 20 confirmadas e 161 ainda em investigação. Entre os óbitos, cinco foram confirmados no estado, enquanto outras 11 mortes seguem em apuração, distribuídas entre Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (3), São Paulo (6) e Paraíba (1).

O metanol, também chamado de álcool metílico, é usado em produtos industriais e pode ser letal mesmo em pequenas doses, provocando cegueira, insuficiência respiratória e morte. A intoxicação ocorre principalmente por ingestão acidental ou consumo de bebidas adulteradas.

O Ministério da Saúde alerta para a importância de não consumir bebidas de procedência duvidosa e orienta que casos suspeitos devem ser imediatamente atendidos em serviços de saúde para evitar complicações graves.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Inadimplência explode no Brasil: 30,5% das famílias estão com contas atrasadas, maior recorde da história

Foto: Reprodução

 

O Brasil bateu recorde histórico de inadimplência: 30,5% das famílias brasileiras tinham contas em atraso em setembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (8) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o maior índice já registrado desde o início da série histórica, em 2010.

A situação é ainda mais grave: 13% das famílias afirmaram não ter condições de quitar suas dívidas, ou seja, vão permanecer inadimplentes. Além disso, 18,8% dos consumidores comprometem mais da metade de seus rendimentos apenas para pagar débitos.

O tempo de inadimplência também preocupa. Quase metade das famílias endividadas (48,7%) está nessa situação há mais de três meses, acumulando juros e mostrando que o problema não é passageiro. Para o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, “os dados mostram o agravamento dos prazos de inadimplência e o efeito dos juros sobre o montante a ser pago”.

Embora o endividamento ainda movimente o comércio, a CNC alerta que a crescente inadimplência indica uma freada nas vendas e evidencia a fragilidade financeira das famílias brasileiras. Em outras palavras: comprar agora e parcelar depois deixou de ser solução e virou problema.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pix movimenta R$ 14,6 bilhões e RN lidera ranking nacional

Foto: Reprodução

 

O Pix virou protagonista da economia potiguar. Em agosto, o RN bateu recorde histórico com R$ 14,6 bilhões movimentados via sistema de transferências instantâneas, segundo levantamento da Fecomércio RN em parceria com a Fecomércio SE. É o maior valor já registrado desde o início da série histórica, em 2020.

O salto impressiona: 121% a mais que em agosto do ano passado, quando o volume havia sido de R$ 6,6 bilhões. O crescimento foi o mais alto do país, superando de longe a média nacional (39%) e a do Nordeste (40%). Entre os motivos, estão a retomada da economia, o aumento do emprego, o pagamento antecipado do 13º salário dos servidores estaduais e o programa de renegociação de dívidas do governo (Refis).

De janeiro a agosto, o Pix já movimentou R$ 78 bilhões no RN, crescimento de 60% em relação a 2024. O estado ficou em 4º lugar no ranking nacional, atrás apenas de Piauí, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Alívio ao bolso dos natalenses

O avanço do Pix também ajudou no bolso dos potiguares. A pesquisa da CNC mostra que em Natal o número de endividados caiu dois pontos percentuais e o de inadimplentes despencou dez.

Pix Parcelado

E vem mais por aí: o Banco Central deve lançar em breve o Pix Parcelado, que permitirá dividir compras com juros menores ou até sem juros, enquanto o comerciante recebe tudo à vista — mais uma revolução no jeito de comprar e vender no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Churras do Tábua 8ª edição chega a Natal com carnes nobres, música ao vivo e open food de respeito

Foto: Divulgação

Natal se prepara para uma explosão de sabor: no dia 25 de outubro, o Tábua de Carne, restaurante com mais de 30 anos de tradição, realiza a 8ª edição do Churras do Tábua, o primeiro festival de churrasco open food da cidade. O evento acontece das 16h às 22h e promete 6 horas de imersão na cultura do churrasco nordestino.

Serão 9 estações exclusivas, comandadas por chefs assadores renomados de todo o Nordeste, cada uma com cortes especiais e técnicas próprias. O público poderá interagir com os chefs enquanto experimenta mais de 15 tipos de carne preparados na hora, com métodos que vão do fogo de chão à parrilla, da forquilha ao pit de defumação. Entre os destaques: porco paraguaio inteiro, t-bone, prime rib, costela bovina, cordeiro inteiro, panceta, lombo suíno, atum defumado, fraldinha, hambúrgueres e muito mais.

O line-up inclui nomes de peso como Beethoven Picuí (PE), Fernando Liberato (RN), Fabiano Fussiger (PB), Chef Gerbasi (PB), Daniel Viking (CE), Miriam Muniz (CE) e Renato Guimarães (PB), além da estação especial do Parque Alfa (PB). Cada chef promete levar técnicas e sabores únicos direto para a mesa dos visitantes.

O festival acontece no Tábua de Carne Via Costeira, um dos cenários mais privilegiados de Natal, unindo alta gastronomia, experiência interativa e vista deslumbrante para o mar. É o tipo de evento que transforma um churrasco em experiência completa, para quem ama carne e não abre mão de um toque nordestino autêntico.

Música, sabor e festa garantidos

Para animar a experiência, o palco será do Diogo das Virgens e da Banda Dubê, garantindo música de qualidade e clima festivo. Os ingressos já estão disponíveis para compra no Outgo e são limitados.

Luiz Segundo, idealizador do evento, resume: “O Churras está na oitava edição e continuamos fazendo o que o churrasco faz de melhor na nossa cultura: unir comida boa, música de primeira, amigos e família em um clima de incrível de celebração!”

Serviço:
8º Churras do Tábua.
Dia 25 de outubro, das 16 às 22h, no Tábua de Carne da Via Costeira.
Entrada: R$ 200 o 2º lote.
Vendas On-line: https://outgo.com.br/churras-do-tabua-2025
ou nos restaurantes Tábua de Carne
Informações (84) 99407-2185

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Azul anuncia voos extras e Natal entra no top dos destinos mais procurados do país

Foto: Aeroin

 

A Azul anunciou reforço na malha aérea para o verão 2025/2026, e Natal entrou direto no radar dos destinos mais disputados do país. Entre 13 de dezembro e 18 de fevereiro, a companhia vai operar 950 voos extras, oferecendo mais de 130 mil assentos para embarques e desembarques, especialmente a partir do Aeroporto de Congonhas (SP).

O reforço mira o aumento das viagens de lazer na alta temporada, aproveitando o período de baixa demanda corporativa. Além de Natal, recebem voos extras Aracaju, Fortaleza, Maceió, Porto Seguro, Salvador, Ilhéus, João Pessoa e Navegantes, fortalecendo a presença da Azul em rotas turísticas estratégicas do Nordeste e Sul.

Cerca de 30% das passagens já foram negociadas com agências de turismo, que terão bloqueios exclusivos para criar pacotes personalizados. A empresa promete tarifas competitivas para atrair turistas que querem curtir o verão sem pesar no bolso.

Os bilhetes já estão disponíveis nos canais oficiais da Azul e nas operadoras parceiras, garantindo que quem se planeja cedo consiga garantir lugar nos voos extras para Natal e outros destinos quentes da temporada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Empresa tenta travar licitação do oxigênio no RN e leva invertida da Justiça: “Edital é claro e legal”

Foto: Reprodução

 

A Justiça negou o pedido de uma empresa que tentou suspender a licitação para o fornecimento de oxigênio medicinal à rede pública de saúde do RN. A decisão do juiz Cícero Martins, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que considerou o processo da Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública) legal e dentro das regras.

A empresa alegava que o edital tinha “vícios” que feriam a igualdade entre os concorrentes e poderiam gerar custos extras ao Estado. Entre os pontos reclamados estavam o uso de energia elétrica e geradores dos hospitais pelas fornecedoras e a diferença nas exigências entre quem ofertava oxigênio por tanques criogênicos e quem usava usinas concentradoras — tecnologias distintas para o mesmo fim.

Mas o juiz não comprou o argumento. Segundo a sentença, o Mandado de Segurança só vale quando há direito líquido e certo comprovado, o que não ocorreu. Cícero Martins afirmou que a empresa queria que o Judiciário revisse uma decisão técnica da administração pública, o que não cabe nesse tipo de ação.

“O edital é claro, coerente e sem pontos que justifiquem anulação”, destacou o magistrado, reforçando que as exigências foram feitas para garantir a eficiência e a continuidade do fornecimento de oxigênio — um insumo essencial e de alta complexidade logística. Com isso, o processo licitatório segue em frente, assegurando a contratação do serviço que abastece hospitais e unidades de saúde do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *