Prefeitura de Natal anuncia pagamento de benefícios funcionais aos professores

Foto: Joana Lima

O prefeito Álvaro Dias recebeu, na noite desta quinta (24), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), para discutirem assuntos relacionados à política salarial da categoria.

O prefeito anunciou o pagamento de direitos que estavam represados, como progressão funcional e quinquênios, em folha suplementar no próximo dia 15 de outubro. “Com isso, mais de 4.000 professores serão beneficiados através de promoções horizontais, verticais e quinquênios. Nós procuramos atender sempre as solicitações dos sindicatos, dentro que estabelece a legislação e os princípios de responsabilidade fiscal”, disse Álvaro Dias.

Composto por membros da direção do sindicato, os representantes compareceram para escutar as propostas da prefeitura e reivindicar um reajuste salarial. A Prefeitura já paga ao magistério público municipal um piso salarial de valor 25% superior ao piso nacional.

A Procuradoria Geral do Município vai avaliar este item, averiguando se a medida tem amparo jurídico e não viola as leis eleitoral e de responsabilidade fiscal. “Vamos fazer um estudo mais profundo e, se necessário, uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado para que possamos fazer tudo dentro da legalidade e assim, todos tenhamos uma segurança jurídica, tanto a Prefeitura quanto  a classe que está solicitando”, explica o procurador-geral Fernando Benevides.

Também participaram da reunião os secretários do Gabinete Civil, Fernando Fernandes, de Educação, Cristina Diniz, de Administração, Adamires França, e de Comunicação Social, Heverton de Freitas.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Pedro disse:

    Depois de algumas decepçoes nas pesquisas para avaliar o governo federal e estadual, com os resultados positivos e negativos divulgados, eis que ressurge o Entregador De Pizza, para não variar, falando baboseira e puxando o saco do veio ladrão. Amigo, já devia ter comprado a passagem para outro continente ou país, aqui literalmente na da para vc, se ficar vai morrer babando e tremendo e já que vc falou no Maranhão, salário bom, passagem mais barata, talvez a motoca aguente a viagem, é longe, mais o governador é bom, honesto, sério, comprometido, o estado é bom, para chegar lá, das vá de motoca, o único obstáculo é a ladeira de Tianguá, vá sozinho, se Mané pedir, enrole e diga que vai se mudar para o Rio das quintas. Os comedores de rapadura, se houver, devem ficar com a sua família.

  2. Tarcísio Eimar disse:

    Muito bem prefeito. Tem q reconhecer os professores sim. Agora bote-os pra trabalhar, porque os alunos da rede pública estão sendo os maiores prejudicados.

  3. Entregador de 🍕 disse:

    No Maranhão, um professor recebe quase R$ 6 mil de salário.
    Imagine se um professor aqui no RN, tivesse um salário de quase R$ 6 mil, seria apedrejado em praça pública pelo gado.
    O que eu acho foda, é essa raça imunda criticar quando se dá aumento para professor.

  4. JOSETE disse:

    ESTÃO RECLAMANDO DE BARRIGA CHEIA, PQ O RESTO DOS SERVIDORES DO MUNICIPIO ESTÃO A MUITOS ANOS SEM QUALQUER TIPO AUMENTO! JÁ FOI GANHO ATÉ NO SUPREMO E ATÉ AGORA NADA!

  5. Thiago Lopes disse:

    Mentiras e mentiras… O prefeito está descumprindo a própria lei municipal que garante o reajuste anual dos professores no início do ano, conforme a porcentagem definida todo ano pelo Fundeb.

  6. Lula na cadeia já disse:

    O piso dos professores municipais tá 25% acima do teto?
    E esses caras ainda querem mais um reajuste?
    E os benefícios financeiros que as prefeituras receberam do tesouro Nacional com o compromisso de Nacional concederem reajustes salarial até o final de 2021?
    E a volta as aulas quando será?
    Acho que seria mais vantajoso para os cofres do município e para a classe estudantil, a terceirização do quadro de professores.

    • Jr disse:

      Não! Preste atenção! Segundo o que disse o prefeito o professor de Natal recebe atualmente um salário 25% acima do PISO nacional (seria bom checar essa informação). Entendeu? O que os professores estão querendo é o reajuste de 12% de acordo com a lei federal que era p ser dado desde JANEIRO até agora não foi pago. Compreendeu?

    • Luciene disse:

      Antes de comentar, procure estudar o que diz a lei. O prefeito deve ser muito mal assessorado, pois a lei do piso preceitua sobre professor de nível médio, ou seja, antigo magistério. A prefeitura Municipal de Natal, desde a lei 058 de 2004, estipulou que o quadro de professores se dá a partir da graduação, ou seja , nível superior, e ainda que fosse esses 25% , piso não é teto. E sem falar que temos duas leis que nos amparam, a lei federal e Municipal que nos respalda a ter atualização salarial todo mês de janeiro. Então, ninguém está querendo nada absurdo, apenas o que nos é de direito. Caberia ao prefeito ter se programado em 2019, para cumprir a lei em janeiro de 2020. Faltou aí gestão. Qto a essas supostas benesses do prefeito querer conceder agora, estava agendado para ter saído em março, e não foi cumprido. Portanto, pare de acusar levianamente o que você não entende. Não jogue para os professores suas frustrações, pois pelo teor do seu comentário percebe-se alguma coisa mal resolvida.

  7. Anuska disse:

    Vocês estão de brincadeira cm essa manchete? BG, faça um trabalho sério. Comunique à população o que realmente está acontecendo. Que VEXATÓRIA ESSA NOTÍCIA!

  8. Antonis disse:

    A atualização do Piso salarial dos professores deveria ser atualizado DESDE JANEIRO, 12,84%. O prefeito está devendo à categoria, o piso é Lei e Lei foi feita para ser cumprida. Essas progressões estão atrasadas e só agora o prefeito ÁLVARO DIAS vem com essa? Deveria ter pago na data correta e ATUALIZADO O PISO DOS PROFESSORES EM JANEIRO. NÃO FEZ PORQUE NÃO QUIS e é um IRRESPONSÁVEL, não merece ocupar esse cargo, pois está deixando a educação de lado como sempre fez.

  9. Flavia Gomes disse:

    É muita maldade com o magistério. Essa atualização do piso deveria ter sido feita desde janeiro independente do quanto já ganhamos. O senhor prefeito diz que nos paga o piso!!!! Total inverdade. Ainda recebemos o piso, que deveria ser pago para professores de nivel médio. Absurdo. Falta de respeito. Se tivesse realmente interesse em honrar com nossos direitos, jamais teria adiado tanto, a ponto de chegarmos às vésperas da eleição e a Lei proíbe qualquer reajuste em vésperas de eleições. Agora, o descontinho.de 14% da previdência, já tem data certa para acontecer. Indignação e revolta definem nosso sentimento, diante de tanto engodo.

  10. Lucineide disse:

    Nossa…. quantas inverdades. Estamos amargando há 5 anos por nossos direitos funcionais e somente hoje veio sair essa noticia. Que feio hein!!! Ah, o reajuste anual do piso salarial é feito no mês de janeiro… Estamos quase final de setembro. Mas tenho certeza de que em virtude das eleições vai fazer uso dessa matéria tendiosa de que tem compromisso com o magisterio. Só que não!!!

  11. Sol disse:

    E A ATUALIZAÇÃO DO PISO SALARIAL??? NEM FOI FALADO!!! ESSA ERA A PRINCIAPL QUESTÃO. FALA DE PISO, COMO SE FOSSE TETO. NAO É POR AÍ. ESTÁ ERRADO.E QUANDO AOS DEMAIS DIREITOS REPRESADOS, ESTAVAM ATRASADOS A MUITOS ANOS. TEM PROFESSOR QUE TEM 20 ANOS DE MAGISTÉRIO E ATÉ HOJE ,RECEBE UM QUINQUÊNIO .ISSO É SÓ UM EXEMPLO DO DESCASO COM A EDUCAÇÃO. NA VERDADE , A EDUCAÇÃO NUNCA FOI PRIORIDADE EM GOVERNO NENHUM. ATÉ O DISCURSO DELES, USA À EDUCAÇÃO, ASSIM COMO A SAUDE É A SEGURANÇA COMO GASTO, NÃO COMO INVESTIMENTO. TERMO ESSE QUE DE FATO, SE FOSSE PRIORIDADE UTILIZARIAM. FATO!

  12. Cabo Silva disse:

    Viva Santo Voto e Santa Eleição

  13. Elizabeth Rodrigues de Farias disse:

    A atualização do piso deveria ser feita por lei em janeiro,mas agora o Sr.prefeito quer seguir a lei p não atualizar o piso,por que não seguiu a lei em Janeiro?

  14. Richard disse:

    Conceder benefícios na véspera de uma eleição cujo mandatário é candidato à reeleição é no mínimo estranho. Alô Ministerio Público!!

  15. Luciana Morais Gama disse:

    Milagres acontecem em ano eleitoral.

COMENTE AQUI