Diversos

Prefeitura de Parnamirim prepara concursos com mais de mil oportunidades

Do saldo positivo dos 5.542 empregos formais gerados no Rio Grande do Norte em 2018, 1.052 estão em Parnamirim, o segundo município no estado na geração de empregos, ficando atrás apenas de Natal, que finalizou o ano com um saldo de 1.567 vagas.

O saldo de empregos gerados em Parnamirim no ano passado também é maior do que o gerado por todo o RN em 2017, quando este foi de 848 vagas.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados ontem, 23. Em Parnamirim, a geração de empregos foi impulsionada principalmente pelos setores de serviço e construção civil.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Parnamirim concede incentivos fiscais a empresas que estão se estabelecendo ou venham a se estabelecer no município. “Com isso, contribuímos para o desenvolvimento industrial, econômico e social de Parnamirim, ampliando e diversificando a geração de emprego e renda”, disse o Prefeito Rosano Taveira.

Para fazer jus aos incentivos, as empresas que se enquadram nos critérios, devem obrigatoriamente, alocar mão de obra aproveitando pessoas residentes no Município de Parnamirim-RN, na proporção de pelo menos 70% da que utilizar para o total dos serviços a ser desenvolvido.

Atraídas pelas oportunidades de crescimento e pelos incentivos da gestão municipal, grandes empresas como Atacadão, Teleperformance, Vale do Pará e a Faculdade Católica do RN têm expandido seus negócios na direção da Cidade Trampolim da Vitória, movimentado a economia e a geração de empregos. A Teleperformance, por exemplo, começou oferecendo 3.500 vagas e para este ano, prevê oferecer outras quinhentas.

A Secretaria Municipal de Tributação – SEMUT recebeu um total de 17.416 inscrições ativas de empresas ou pequenos negócios que foram abertos em Parnamirim no ano passado, por meio de CPF ou CNPJ. Esse número é maior do que o registrado em 2017, que foi de 15.427.

Concurso Público

A Prefeitura de Parnamirim irá convocar vinte agentes administrativos do último concurso público realizado em 2015. O departamento de Recursos Humanos já foi autorizado a providenciar as correspondências diretas para este fim, como define o edital. No ano passado, a gestão Taveira convocou dezenove professores aprovados neste concurso. Todos deverão tomar posse ainda neste semestre.

De acordo com a Secretária Mara Fônseca, titular da pasta de Administração e Recursos Humanos, até junho devem sair editais para novos concursos públicos em 2019, que irão oferecer mais de mil oportunidades de emprego.

“A meta é preencher 860 vagas na área de Saúde, Assistência e Procuradoria, 244 vagas para Cuidador Educacional e 50 para Guarda Municipal”, disse a Secretária Mara.

Emissões de Carteiras de Trabalho devem dobrar em relação ao ano passado

Por mês, a Prefeitura de Parnamirim emite quase mil Carteiras de Trabalho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regulamentação Fundiária – SEMAS. Este número deve dobrar neste ano, com mais um kit de leitor óptico para emissão de Carteiras de Trabalho, entregue nesta semana pelo Ministério do Trabalho à Prefeitura de Parnamirim.

Em 2018, a Coordenadoria de Trabalho da SEMAS realizou 3.441 atendimentos relacionados a carteiras de trabalho. Ao todo, foram mais de cinco mil atendimentos, o que inclui recebimento de novos currículos, abertura de vagas de emprego, contratações, encaminhamento para seleção de vagas de trabalho e cadastro de artesãos.

Opinião dos leitores

  1. Infelizmente a secretaria de trânsito de Parnamirim é muito AMADORA, os profissionais que estão a frente das coordenações não são QUALIFICADOS. O setor de engenharia não funciona e sobra para os condutores que sofrem com esse trânsito caótico

  2. Muito bom o crescimento da cidade nesse sentido. Acontece que está trazendo mais comércios, escolas, moradores, etc. e não se faz um trabalho para melhorar o trânsito.
    Não há condições de tráfego na Ayrton Senna, Maria Lacerda e Abel Cabral não apenas no horário de pico e sim, em qualquer horário!

    1. Nova Parnamirim abandonada.
      Só buracos e abandonos nas vias.
      E o trânsito, caótico.
      Impostos não param de chegar.

    2. Nova Parnamirim está abandonada!

      A prefeitura aqui está presente somente na coleta de lixo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: ‘Neymar é o primeiro convocado home office do mundo’, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a convocação do jogador Neymar pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.

Durante discurso em Belo Horizonte (MG), ao conversar com uma criança que acompanhava o evento, o petista afirmou que Neymar é “o primeiro convocado home office do mundo”, provocando risos na plateia.

Lula questionou à criança quem que a Seleção Brasileira tem de “bom de bola” atualmente. O menino respondeu: “Neymar”.

Lula então afirmou que o atacante não estava “nem jogando” – Neymar está se recuperando de uma lesão na panturrilha – e mencionou uma postagem que viu nas redes sociais.

“Eu vi uma coisa ontem, que o Neymar é o primeiro convocado home office do mundo”, brincou o petista, arrancando risadas dos presentes ao evento.

“Jogador home office. Isso eu vi na internet ontem. Eu acho que qualquer dia a gente vai ter que fazer uma seleção na inteligência artificial: 11 Pelés”, emendou Lula.

Lula x Ronaldo Fenômeno

Esta não é a primeira vez que Lula faz um comentário sobre um atleta da Seleção Brasileira no contexto da Copa do Mundo. Em 2006, quando ainda estava no primeiro mandato como presidente, o petista fez declarações sobre a forma física do atacante Ronaldo Fenômeno.

“De vez em quando, encontro com o Ronaldo e sei que ele está magro. Mas vira e mexe a gente lê na imprensa brasileira que Ronaldo está gordo. Afinal de contas, ele está gordo ou não está gordo?”, indagou Lula em uma conversa com Carlos Alberto Parreira, técnico da Seleção à época.
O então camisa 9 do Brasil não gostou da colocação do presidente, e respondeu:

“Todo mundo diz que ele [Lula] bebe pra caramba. Assim como é mentira que estou gordo, deve ser mentira que ele bebe pra caramba”.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Garibaldi Filho e Denise Pereira celebram 50 anos de matrimônio com cerimônia religiosa

O ex-senador Garibaldi Alves Filho e Denise Pereira Alves celebraram nesta sexta-feira (19) as Bodas de Ouro de matrimônio. A comemoração dos 50 anos de casamento foi marcada por uma missa em ação de graças realizada na Igreja de Santa Teresinha.

A celebração religiosa foi conduzida pelo monsenhor Lucas e pelo padre Charles, reunindo familiares e amigos em um momento de fé, gratidão e renovação dos votos de amor e companheirismo construídos ao longo de cinco décadas.

A missa contou com a presença dos filhos do casal, Walter Alves e Bruno Alves, além das noras e netos, que participaram da homenagem aos 50 anos de união de Garibaldi e Denise.

Durante a celebração, familiares destacaram a trajetória do casal, marcada pelo respeito, dedicação à família e pelos valores que inspiram as novas gerações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça não vê irregularidade e rejeita o pedido do Ministério Público sobre Engorda de Ponta Negra

A Justiça Federal indeferiu os pedidos de interdição, paralisação de obras e suspensão de licenças apresentados pelo Ministério Público Federal em relação à obra de engorda da Praia de Ponta Negra.

A decisão do juiz federal Magnus Delgado reconheceu que medidas dessa natureza teriam caráter drástico e exigiriam análise técnica aprofundada, afastando, neste momento, qualquer interrupção da intervenção que está requalificando o principal cartão-postal da capital.

Na ação, o Município reafirmou o compromisso com a transparência e a responsabilidade técnica. O fornecimento de dados de volumetria de areia — único ponto acolhido parcialmente — já integra a rotina de monitoramento da obra, reforçando o acompanhamento contínuo de um investimento que protege o meio ambiente, o turismo e o desenvolvimento de Natal.

O Município segue à disposição para o diálogo institucional, inclusive na audiência de conciliação determinada pela Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula e Bolsonaro são “rigorosamente iguais”, diz Ciro Gomes

Foto: Reprodução

O pré-candidato ao Governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), “tirando a estética, são rigorosamente iguais”. A declaração foi feita em entrevista à Veja publicada nesta 6ª feira (19.jun.2026).

“Fui candidato a presidente disputando com Lula e Bolsonaro. Tirando a estética, os dois são rigorosamente iguais: câmbio flutuante, superávit primário, meta de inflação, autonomia selvagem do Banco Central, política de paridade de preço internacional da Petrobras, reforma da Previdência, privatização fraudulenta”, disse.

Ciro Gomes foi questionado sobre manter distância de Lula e do senador Flávio Bolsonaro (PL) nas eleições, mas não rejeitar o apoio do Partido Liberal em seu Estado. Segundo ele, não há contradição.

“Não há uma única eleição federativa no Brasil em que você não encontre isso. Primeiro por ser uma hiperfederação. O que tem a ver a cultura política de Santa Catarina com a cultura política do Ceará? São completamente distintas. Lá, o PL é favorito. Aqui é odiado. Não tem como conciliar”, afirmou.

Ciro Gomes declarou que “apoiar Flávio Bolsonaro não está em discussão”. E completou: “Se estivesse, nós não tínhamos nem sentado para conversar sobre a aliança regional”.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Família procura cachorro desaparecido em Neópolis e pede ajuda para identificar casal que o encontrou

Foto: Cedida

A família do cachorro Pipo está mobilizada em uma campanha para tentar localizar o animal, que desapareceu na noite desta quinta-feira (18), por volta das 20h, no bairro Neópolis, em Natal.

De acordo com os tutores, imagens de câmeras de segurança da região registraram o momento em que um casal em uma motocicleta encontrou o cachorro. A família acredita que os ocupantes da moto tenham recolhido o animal para protegê-lo, mas, até o momento, não houve qualquer contato informando sobre seu paradeiro.

Veja:

Os donos fazem um apelo para que o casal que aparece nas imagens, ou qualquer pessoa que tenha informações sobre Pipo, entre em contato. A intenção da família é apenas garantir que o cachorro retorne para casa em segurança.

Informações podem ser repassadas pelos telefones de Rodolfo, no número (84) 99701-8252, ou Rafael, pelo (84) 98735-2965.

A família pede ainda que a população compartilhe a divulgação do caso nas redes sociais, na esperança de ampliar o alcance da busca e reunir informações que ajudem a localizar Pipo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Taxa de analfabetismo no RN é quase o dobro da média nacional

Foto: Alex Régis

A taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte ficou em 9,3% em 2025, percentual quase duas vezes maior que a média nacional, de 4,9%. Apesar disso, o estado alcançou o menor índice da série histórica e ficado abaixo de 10% pela primeira vez desde 2016. Os dados são do módulo de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Rio Grande do Norte, o IBGE estima que 265 mil pessoas eram analfabetas em 2025. Quase metade desse total estava concentrada entre pessoas com 60 anos ou mais. Nessa faixa etária, eram 139 mil analfabetos, com taxa de 23,2%. Conforme o levantamento, são consideradas analfabetas as pessoas que não conseguem ler e escrever um bilhete simples.

De acordo com o analista da pesquisa, William Kratochwill, o analfabetismo no Brasil está concentrado entre os grupos etários mais velhos. “Quando retiramos as pessoas com 60 anos de idade ou mais do cálculo, a taxa de analfabetismo cai para 5,6% no Rio Grande do Norte. No Brasil, o número reduz para 2,6%”, afirmou.

A pesquisa também aponta desigualdade racial no indicador. Entre a população preta e parda do RN, a taxa de analfabetismo ficou em 11,1%, acima da média estadual. Já entre a população branca, o índice foi de 6,1%.

O levantamento também trouxe dados sobre escolarização. Em 2025, 528 mil crianças de 0 a 14 anos frequentavam escola ou creche no Rio Grande do Norte. Entre crianças de 0 a 3 anos, a taxa de escolarização ficou em 36,6%, abaixo dos 50% previstos pela Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Na faixa de 4 a 5 anos, a escolarização chegou a 95,7%, também abaixo da universalização prevista pela mesma meta. Já entre crianças de 6 a 14 anos, o índice atingiu 99,3%, mantendo-se praticamente estável desde 2018, quando era de 99,2%, e indicando a universalização do acesso à escola nessa faixa etária.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

De briefing a resultado em metade do tempo: o fluxo de trabalho que a IA tornou possível

Foto: Divulgação

Tempo é o recurso mais caro da publicidade. Cada dia entre o briefing e a veiculação é um dia de oportunidade perdida. E no modelo tradicional, esse intervalo é longo: reuniões de alinhamento, rounds de criação, aprovações internas, ajustes, testes, veiculação, otimização. Semanas, às vezes meses.
Na Ratts Ratis, a inteligência artificial comprimiu esse ciclo pela metade. Não cortando etapas — acelerando cada uma delas.

No briefing, usamos IA para mapear o cenário competitivo e gerar insights de mercado automaticamente. O que antes exigia dias de pesquisa manual agora está pronto em horas. Na criação, ferramentas de IA geram rascunhos de texto e conceitos visuais que servem como ponto de partida para o time criativo refinar. Na mídia, modelos preditivos recomendam canais e formatos antes mesmo da peça ficar pronta.

O ganho não é só de velocidade. É de qualidade. Quando cada etapa é alimentada por dados, a probabilidade de retrabalho cai. Menos rounds de aprovação, menos ajustes de rota, menos desperdício.

Para o empresário, isso significa uma coisa concreta: sua campanha chega ao mercado antes da campanha do concorrente. E chega melhor calibrada, porque foi construída sobre dados, não sobre suposição.
Velocidade com precisão não é contradição. É o que acontece quando você tem o método certo e as ferramentas certas trabalhando juntos.

A Ratts Ratis opera nesse ritmo. Se a sua empresa precisa de agilidade sem perder qualidade, temos o processo para entregar.
__________________________________________________________________________
Quer saber como a inteligência artificial pode transformar os resultados da sua empresa? Venha conhecer a Ratts Ratis. Entre em contato pelo nosso perfil @rattscom ou envie uma mensagem para o número 99215-9781. Será um prazer receber você.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pedro Filho amplia base no Agreste e recebe apoio de prefeitável em Goianinha

Foto: Divulgação

A pré-candidatura de Pedro Filho a deputado federal segue ganhando força em diferentes regiões do Rio Grande do Norte. Desta vez, o reforço vem de Goianinha, no Agreste potiguar, com o anúncio do apoio do empresário Renato Galvão, uma das principais lideranças políticas do município.

Renato Galvão foi candidato a vice-prefeito nas últimas eleições municipais e integra um grupo político que obteve expressiva votação na cidade. Com forte atuação junto à população e presença constante nos debates sobre o futuro de Goianinha, ele é apontado nos bastidores como um dos nomes mais lembrados para a disputa da Prefeitura nas próximas eleições municipais.

A adesão de Renato Galvão fortalece ainda mais a presença de Pedro Filho no Agreste potiguar e amplia a articulação da pré-candidatura em uma região estratégica para o cenário eleitoral do estado.

Nos últimos meses, Pedro Filho tem consolidado apoios em diversas cidades do Rio Grande do Norte, reunindo lideranças políticas, comunitárias e religiosas em torno de um projeto voltado ao fortalecimento dos municípios e da representação potiguar na Câmara dos Deputados.

Vereador em Assú, líder evangélico e defensor de pautas ligadas à família, à liberdade e ao desenvolvimento regional, Pedro Filho vem ampliando sua presença em todas as regiões do estado e consolidando sua pré-candidatura entre as mais competitivas da nova geração política potiguar.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

ABSURDO: Mulher é presa por vender vídeos de maus-tratos e mortes de animais no interior do RN

Fotos: Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) atuou em conjunto com a Polícia Civil para apurar denúncias de crimes contra animais no município de Marcelino Vieira que resultou na prisão preventiva de uma mulher suspeita de praticar crimes ambientais de forma reiterada. A investigada mantinha canais em plataformas digitais onde publicava vídeos na internet com situações da vida rural e utilizava áreas restritas a assinantes para veicular agressões explícitas. A apuração começou após o MPRN requisitar a instauração de uma investigação policial para verificar o caso.

Foram identificados conteúdos que mostravam o abate cruel de aves por meio de torção de pescoço e pisoteamento. Os materiais indicavam que os animais continuavam se debatendo com sinais de sofrimento após os atos.

As condutas ilícitas envolviam também a tortura e morte de gatos, além de agressões a cães, preás e capivaras. A suspeita utilizava as redes sociais para comercializar os vídeos personalizados e de maior teor de crueldade de acordo com solicitações financeiras de seguidores. O público interessado pagava mensalidades para obter o acesso aos materiais violentos e sugerir as formas como os animais deveriam ser mortos.

A apuração do MPRN e da Polícia demonstrou que a investigada tem satisfação durante a prática dos atos de violência contra os animais, circunstância que poderia guardar relação com comportamentos descritos na literatura psicológica e psiquiátrica sob a denominação de zoosadismo.

Atuação

A atuação do MPRN ocorreu por meio da Promotoria de Justiça de Marcelino Vieira. Após a polícia iniciar os procedimentos a pedido do órgão e apresentar uma representação, o MPRN endossou o caso e requereu a prisão preventiva. A instituição também se manifestou a favor das medidas de busca e apreensão e da quebra de sigilo de dados das contas virtuais.

O Poder Judiciário acolheu os pedidos e determinou a prisão com o objetivo de garantir a ordem pública e interromper a continuidade das ações criminosas. A decisão buscou evitar o risco de que a investigada voltasse a cometer os crimes em liberdade e proteger outros animais. Ela foi presa na tarde da quinta-feira (18).

A polícia apreendeu aparelhos celulares e dispositivos de armazenamento para a obtenção das mídias originais. O MPRN vai participar da extração e análise dos dados armazenados nos aparelhos eletrônicos e em contas de redes sociais através do seu grupo especializado. As empresas responsáveis pelas plataformas na internet foram notificadas para fornecer os registros de acessos, postagens e dados de pagamentos.

Opinião dos leitores

  1. tem que da uma cadeia nesse verme, de dez anos de cadeia, e todo dia, uma surra, de chicote no lombo dessa misera,

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *