Foto: Reprodução
A Prefeitura de Natal divulgou uma nota nesta quarta-feira (22) reafirmando que o projeto de criação de um parque na capital potiguar será levado adiante. O comunicado foi emitido após o Governo do Estado, por meio do Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), questionar a proposta municipal de implantação de um Parque Linear dentro da área do Parque das Dunas.
Na nota, o Município assegura que “Natal terá um parque” e que a definição da sua tipologia dependerá de estudos em andamento sobre flora, fauna e avaliação ambiental e legal da região. A gestão municipal também acusa o Idema de ter “postura radical” e “falta de compromisso com o diálogo e o desenvolvimento sustentável do RN”.
Segundo a Prefeitura, o instituto “despreza outros valores constitucionais como lazer, turismo, geração de renda e, sobretudo, a vontade da população”, que teria indicado, durante a revisão do Plano Diretor, a criação de um equipamento de lazer nas proximidades da Avenida Engenheiro Roberto Freire.
O texto destaca ainda que eventuais supressões vegetais seriam “compensadas em dobro” e cita como exemplo o caso do Shopping RioMar, em Recife, construído sobre parte de uma área de mangue. A administração municipal defende que a proposta segue a lógica de compensação ambiental prevista em lei e argumenta que “o mundo todo já trabalha com essa perspectiva”.
A nota também menciona que a própria legislação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) “incentiva equipamentos como o que a Prefeitura de Natal pretende e irá implantar”, citando o Bosque dos Namorados e as trilhas do Parque das Dunas como exemplos de convivência entre lazer e preservação.
“A população deve ficar tranquila, pois a Cidade do Natal terá um parque equilibrado, onde irão conviver todos os valores constitucionais mencionados acima. Natal continuará avançando em sustentabilidade”, diz o comunicado.
Mais cedo, o Governo do Estado havia divulgado uma nota reconhecendo a importância de ampliar os espaços públicos urbanos, mas reforçando que qualquer intervenção dentro da área do Parque das Dunas precisa seguir normas legais e técnicas.
De acordo com análise técnica da Unidade de Gestão da Biodiversidade (UGBIO), cerca de 60% da área proposta pela Prefeitura está localizada em zona de preservação integral (ZP3), onde não são permitidas construções permanentes nem atividades com grande fluxo de visitantes.
Mesmo assim, o Idema ressaltou que o Plano de Manejo do parque prevê outra área — a Zona de Uso Intensivo (ZUI2) — com cerca de 16 hectares, apta a receber estruturas de lazer e cultura semelhantes às do Bosque dos Namorados.
O Governo também reforçou que o licenciamento ambiental de qualquer atividade dentro do Parque das Dunas é de competência exclusiva do Idema, e afirmou que seguirá buscando diálogo com a Prefeitura, o Exército e os Ministérios Públicos Estadual e Federal para garantir que “qualquer intervenção no Parque das Dunas seja legalmente adequada, ambientalmente sustentável e socialmente benéfica”.
O Parque das Dunas, criado em 1977 e reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, é uma das principais áreas de preservação do Rio Grande do Norte e patrimônio natural da capital.
A vocação do RN não é o progresso, nem o bem estar e prosperidade do seu povo, mas o atraso. Disso, autoridades e governos entendem bastante e são bem competentes em implantar.
João Pessoa agradece a esses IMCOMPETENTES que vivem a barrar o crescimento de Natal. O governo da Paraíba esta construindo uma ponte sobre o Rio Paraíba que vai ligar Cabedelo a Lucena que inclusive vai diminuir a distancia entre Natal e João Pessoa e também esta criando uma alça no entorno da capital Paraíbana que vai facilitar o transito por fora de João Pessoa em direção a Recife, aqui essa INCOMPETENTE e seus asseclas criando obstáculos. Não é possível que em 2026 esta senhora se eleja para alguma coisa.
O prefeito Paulinho Freire, deve tocar o projeto e aguardar a mudança do governo em 2026 e saída desse pessoal da esquerda que tudo que fazem e atrapalhar o desenvolvimento de Natal e do RN. Se estivessem dispostos a trabalhar em favor do Parque das Dunas estariam coibindo as construções no morro de Mãe Luiza que estão indo de vento em popa , rumo a rua Angelo Varela no Tirol, isso sim um verdadeiro absurdo.
A prefeitura deveria era fiscalizar ps contratos das reformas das praças publicas inauguradas em 2023 e 2024.ano passado. Material de péssima qualidado, termimar as obras paradas e restaurar os centros clínicos o da ZN e da ribeira, onde era o antigo INAMPS, estão desmanchando. Fui ontem no da ribeira que coisa deplorável. Mercado público da redinha se deteriorando sem uso, engorda de Ponta Negra indo pelo ralo e outras tragedias mais.
Órgão aparelhado e focado em apoiar politicamente o governo perdulário! Servem apenas para dificultar projetos que tragam retorno para os adversários desse governo incompetente, que, nem faz, nem quer deixar fazer…será q a população não consegue enxergar que o nosso estado e capital estão ficando pra trás????
Todo petralha é um canalha.