Diversos

Prêmio Sexy Hot 2018: mulheres são destaque no Oscar Pornô do Brasil em edição ‘sexo com amor’

Emme White vence em categoria de Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Às 20h dessa terça-feira (9), uma morena bronzeada de vestido branco justo, curto e decotado, que deixava várias tatuagens à mostra, estava sentada sozinha no balcão de uma padaria na Zona Oeste de São Paulo. Pediu pão na chapa, café preto e suco de laranja.

Ninguém no recinto parecia reconhecê-la. O reconhecimento só viria duas horas depois, quando ela recebeu, num salão de eventos a cerca de 100 metros dali, os troféus de Melhor Cena de Dupla Penetração (pelo filme “Um furacão chamado Elisa”) e Melhor Atriz Hétero (pelo filme “Negão do Zap”) no Prêmio Sexy Hot 2018, o Oscar do pornô brasileiro.

Elisa Sanchez, de 37 anos, foi um dos destaques da cerimônia. “Eu não queria nem falar agora, eu queria só que vocês ouvissem o barulho do meu coração”, disse no palco, emocionadíssima, com voz embargada. “Eu amo isso, não consigo falar. É muito bom”, concluiu, como se quisesse eliminar qualquer possibilidade de dúvida a respeito de seu apreço pela profissão.

Este 5º Prêmio Sexy Hot foi das mulheres. Dos filmes feitos por (e para) mulheres.

Além de Elisa, consagraram-se Mila Spook (primeira diretora a ganhar em sua categoria e também vencedora do principal troféu da noite: Melhor Filme Hétero); a estrela Emme White (melhor cena de sexo oral, melhor cena de sexo anal e melhor cena homo feminina); e a campeã Patricia Kimberly (melhor cena de ménage, melhor cena de orgia e melhor atriz homo).

Sem contar May Medeiros, expoente do pornô feito para mulheres e diretora do filme “Serviço completo”, que faturou na categoria Melhor Cena Homo.

Entre amigas

Antes de os troféus começarem a ser entregues, a atmosfera onde ocorre o Prêmio Sexy Hot está mais para “sexy sem ser vulgar” do que para abordagens, digamos, explícitas do tema desta noite. Tem camisinha para pegar de graça no banheiro, mas isso é tudo.

Pelo salão, entre bandejas com bebidas e comidinhas, circulam Di Ferrero, Tati Quebra Barraco, Nasi, Joaquim Ferreira dos Santos, Leandro Ramos (o Julinho da Van do “Choque de Cultura”), PC Siqueira, Catarina Abdala, Isabelita dos Patins, Núbia Oliiver, Márcia Imperator, Aritana Maroni e Jane Di Castro. Todos irão entregar os troféus aos ganhadores.

Confraternização entre amigas no tapete vermelho do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Pelo tapete vermelho que tenta dar clima estilo hollywoodiano à coisa toda, passam estrelas pornôs com vestidos de fendas recorrentes. Mas o clima é de confraternização entre amigas – e elas vão se mostrar muito habilidosas no que diz respeito a fazer comentários com sacanagem moderada.

Em algum momento, todas as atrizes indicadas se reúnem para uma foto coletiva. Ouvem-se gritinhos cúmplices quando uma delas propõe: “Encoxa, encoxa!”.

Emme White resolve assumir, ali na hora: “Tô sem calcinha! Esqueci!”. Risos. Em seguida, Mila Spook e a Mia Linz dão selinho. Emme fica com inveja: “Ui, também quero!”. No que acabou sendo atendida.

Mais tarde, Mia levou o troféu de Melhor Cena de Fetiche por “Cabine erótica”. Teve sérias dificuldades ao ajeitar o vestido para “amenizar” o decote. Da plateia, colegas atrizes não perderam a chance: “Teta! Teta! Teta!”.

Quem pegou bem o espírito da coisa foi Di Ferrero, apresentador da categoria Revelação do Ano Hétero. “São tantas pessoas que já transaram com outras pessoas, quase todo mundo já transou com todo mundo e está todo mundo bem, torcendo”, palpitou. “É disso que a gente precisa, e, sei lá, isso me deixa cada vez mais excitado mesmo.”

Mas erra quem pensa que descontração e a desinibição reinam. Não. Vai parecer contraintuitivo, porém várias e vários premiados só podem ser descritos como tímidos. E a ponto de tremer a voz na hora dos agradecimentos. Soam encabulados. Como se fosse infinitamente mais complexo e opressivo aparecer de roupa para fazer discurso num palco do que ficar pelado para fazer sexo num set de filmagem de filme adulto.

‘Nós amamos pornô’

Léo Jaime é o apresentador do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

A cerimônia do Prêmio Sexy Hot 2018 abre com a exibição vídeo institucional com o “conceito” desta 5ª edição: “We love porn”. O material é, no fim das contas, um prodígio de trocadilhos de teor sexual (veja, a seguir, exemplos em negrito).

“Aqui, tudo mundo ama pornô, muito prazer”, diz a voz (feminina) da locução. “Este é o nosso trabalho, que a gente simplesmente ama. Afrouxem os cintos, porque está começando agora o Prêmio Sexy Hot. Para introduzir esta noite apimentada, ninguém melhor do que ele, Leo Jaime.”

Apresentador da cerimônia pelo terceiro ano seguido, o cantor entra em cena com paletó bem brilhante. Ele diz que o pornô “vem desde os primórdios, Adão e Eva, e aí fizeram aquilo tudo”. “Nós estamos mais firmes do que bunda de musa fitness”, garantiu o mestre de cerimônias, antes de concluir: “Eu, por exemplo, sou casado, não estou na pista, mas não é porque estou de dieta que não posso dar uma olhadinha no cardápio”.

Sem ‘sexo técnico’

A primeira categoria anunciada é Melhor Cena de Sexo Oral, vencida por Emme White e Yuri (ausente no evento). “Bicampeonato! Moral, hein?”, comemorou a atriz.

“Mas eu devo confessar que quem devia estar aqui era o Yuri, porque foi a cena do sexo oral do homem na mulher, e não o tradicional boquete”, fez questão de apontar a vencedora, humilde. “Eu amei e gozei muito neste filme.” Antes de sair de cena, fez uma espécie de V de vitória com a mão esquerda e mexeu a língua entre os dedos.

Emme ganhou também a categoria seguinte, “Melhor Cena de Sexo Anal”. Desta vez, o discurso teve uma mensagem com propósito esclarecedor: “Eu queria dizer que não existe anal técnico, tá, gente?”.

‘Heróis da ereção’

“Agora chegou a vez deles, heróis da ereção. Aliás, eu tenho impressão de que se fosse ereções 2018, e não eleições, seria mais fácil escolher”, comentou Leo Jaime, antes da entrega do prêmio Melhor Ator Hétero.

Para reforçar sua admiração pelos profissionais do setor, Leo completou dizendo que “eles têm um autocontrole digno de ninjas”.

Em geral, a participação dos homens no Prêmio Sexy Hot foi discreta, se comparada à das mulheres. Tudo bem que Loupan, ganhador da categoria Melhor Cena de Orgia/Gang Bang, subiu no palco com traje social completo, terno e gravata.

E que Tony Tigrão, coparticipante da mesma sequência premiada de Loupan e vencedor da Melhor Cena de Dupla Penetração, agradeceu ao seu diretor, a quem chamou de “querido”, porque afinal se trata de “um cara que sempre levantou a nossa bandeira”.

Houve ainda Rob, covencedor, junto de Patricia Kimberly e Marcos Sampaio, da Melhor Cena de Ménage. Rob, antes de subir no palco, fez um passo de break bastante difícil mesmo. Mas, uma vez no centro das atenções, com camisa abotoada até o último botão, ficou totalmente acanhado, rindo sem jeito e com língua para fora.

Discurso engajado de Nego Catra

Uma exceção foi Nego Catra, eleito o melhor ator hétero. Com roupas de inspiração africanas, fez um discurso engajado. Pediu muitas palmas para “valorizar o trabalho que a gente tem”.

“Queria muito falar uma coisa que está acontecendo na minha vida e que é muito boa. Através da indústria pornô, faço palestra sobre o homem valorizar a mulher na preliminar, sobre o homem saber chupar a mulher”.

E aí veio um quase mea culpa bem improvável de Nego Catra: “Posso falar para vocês que, através da indústria pornô, hoje eu não sou um cara machista. Aprendi a valorizar os LGBTs, as mulheres. Aprendi a me respeitar mais como homem e como homem preto”.
Recebido com aprovação geral, o pronunciamento foi um raro momento em que o foco não esteve sobre as atrizes premiadas.

Na confraternização que sucedeu a entrega dos troféus, Patrícia Kimberly e Rob, seu colega na premiada cena de ménage de “Encontro com os fãs 2”, conversaram brevemente. Por algum motivo, Rob agradeceu a atriz, que disse: “Foi um prazer”. Ele retribuiu: “O prazer foi meu”.

Veja, abaixo, os vencedores do Prêmio Sexy Hot 2018 (em negrito):

Todos os vencedores do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Melhor Cena de Sexo Oral

Aninha Galzerano e Adilson, de “Tesão por chocolate” (selo: Gostosas Vídeo)
Emme White e Yuri, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Mila Spook e Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Cena de Sexo Anal

Emme White e Yuri, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Elisa Sanches, Renan Cobra e Fabiano, de “Pousada para gostosas” (selo: WS)
Lilith Scarlett e Loupan, de “Fantasias de Lilith Scarlett” (selo: Fita Safada)

Melhor Cena de Ménage

Mila Spook, Pink Skull e Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Pamela Pantera, Ed Junior e Capoeira, de “Belas e safadas” (selo: Fita Safada)
Patrícia Kimberly, Marcos Sampaio e Rob, de “Encontro com os Fãs 2” (selo: HardBrazil)

Melhor Cena de Fetiche

Mayanna e Henker, de “Contos para quem odeia o Natal” (selo: XPlastic)
Aleksandra Yalova e Capoeira, de “Gordelícia com chocolate” (selo: Gordelícia)
Mia Linz e Ricardo, de “Cabine erótica” (selo: Mann Vídeos)

Melhor Cena de Dupla Penetração

Isabella Martins, Capoeira, André Garcia e Felipe Black, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)
Monique Lopes, Hudson Carioca e Loupan, de “Dpravação” (selo: HardBrazil)
Elisa Sanches, Tony Tigrão e Cassio Reys, de “Um furacão chamado Elisa” (selo: WS)

Melhor Cena de Orgia/Gang Bang

Isabella Martins, Capoeira, André Garcia e Felipe Black, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)
Jota, Nego Catra, Patrícia Kimberly, Manu Fox e Sara Rosa, de “Garotas na van em festinha no trânsito” (selo: Garotas da Van)
Sandy Cortez, Patrícia Kimberly, Alessandra Marques, Loupan e Tony Tigrão, de “Carnated 2017” (selo: Hard Brazil)

Revelação do Ano – Hétero

Danny Mancinni, de “Serviço completo” (selo: Fita Safada)
Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Isabella Martins, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)

Revelação do Ano – LGBT

Dread Hot, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Marcos Goiano, de “O barman caralhudo” (selo: Hot Boys)
Pink Skull, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Atriz Hétero

Pamela Pantera, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Lilith Scarlett, de “Fantasias de Lilith Scarlett” (selo: Fita Safada)
Elisa Sanches, de “Negão do Zap” (selo: Gostosas Vídeo)

Melhor Ator Hétero

Talmo, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Nego Catra, de “No íntimo do perverso” (selo: Fetishboxxx)
Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Atriz Homo Feminina

Patricia Kimberly, de “Garotas da van em reunião da diretoria” (selo: Garotas da Van)
Mila Spook, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Sandy Cortez, de “As revelações de Sandy” (selo: HardBrazil)

Melhor Cena Homo Feminina

DreadHot e Mia Amaral, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Fernandinha Fernandez, Fabiane Thompson e Emme White, de “Serviço completo” (selo: Fita Safada)
Elisa Sanches e Sandy Cortez, de “As revelações de Sandy” (selo: HardBrazil)

Melhor Direção

Mayara Medeiros, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Mila Spook, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Marcello Cavalcantti, de “Traição consentida” (selo: Gostosas Vídeo)

Melhor Filme Hétero

“Serviço completo”, com direção de Mayara Medeiros e Loupan (selo: Fita Safada)
“Traição consentida”, com direção de Marcelo Cavalcantti (selo: Gostosas Vídeo)
“[Des] Conectados”, com direção de Mila Spook (selo: Spook Show)

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Cara, é impressionante como o Loupan aparece nos filmes pornô brasileiros…
    Vou procurar um filme sobre alguma atriz pornô, e adivinha que aparece na cena pra fazer a cena de sexo com ela? Adivinhou… o Loupan.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Omoda 5: Super Híbrido chega a Natal por R$ 159.990 – Mais potente, mais econômico e mais completo que todos os seus concorrentes

Foto: Divulgação

A Redenção Omoda Jaecoo apresentou oficialmente em Natal o Omoda 5 HEV, o novo SUV híbrido com mais de 1.000 km de autonomia que promete redefinir o segmento de SUVs médios no Brasil. Com preço de lançamento a partir de R$ 159.990, o modelo chega reunindo potência, eficiência e tecnologia premium — características que o tornam mais potente, mais econômico e mais completo que todos os seus concorrentes.

Com design arrojado e linhas futuristas, o Omoda 5 HEV mantém o estilo marcante já visto no E5, mas traz uma dianteira redesenhada para abrigar o novo conjunto híbrido.

O modelo é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina com um sistema elétrico, resultando em uma potência combinada de 224 cv e 30,1 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, proporcionando desempenho superior com baixo consumo de combustível. O sistema inteligente alterna automaticamente entre os modos elétrico e a combustão, assegurando uma condução suave, silenciosa e eficiente.

No interior, o Omoda 5 impressiona pelo alto nível de tecnologia e conforto. O painel traz duas telas de 12,3 polegadas integradas, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de carregador por indução de 50 W, sistema de som com seis alto-falantes e comandos de voz inteligentes. O acabamento premium e a chave presencial reforçam a sensação de sofisticação e praticidade.

A chegada do Omoda 5 HEV marca um novo capítulo da Omoda Jaecoo em Natal e fortalece a estratégia global de expansão da marca, que já ultrapassou 540 mil unidades vendidas desde 2023. Um sucesso mundial que agora conquista também o público potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lulinha, vice-líder do PT no Senado e alvos da PF têm convocação protocolada pela CPMI do INSS

Foto: Reprodução

O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), protocolou nesta sexta-feira (19) pedidos de convocação de Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha; do senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do Governo no Senado e de outros investigados pela operação Sem Desconto da Polícia Federal, deflagrada na quinta-feira (18). A intenção é trazer novamente os alvos da PF para prestar esclarecimentos à comissão.

O nome de Lulinha voltou à mira da CPMI após nova fase da operação atingir Roberta Luchsinger, amiga do filho do presidente Lula. Segundo a PF, foi paga uma mesada de R$ 300 mil a uma empresa de Luchsinger, referência a “o filho do rapaz” em mensagens, sem detalhar quem seria.

Gaspar também pediu a convocação de Danielle Fontenelles, radicada em Portugal, que atuou em campanhas do PT e teve a agência Pepper investigada por repasse de caixa dois.

Entre os convocados está também Adroaldo da Cunha Portal, ex-secretário-executivo do Ministério da Previdência, exonerado após ser preso na operação, e Gustavo Marques Gaspar, ex-assessor de Rocha, apontado como responsável por assinar procuração dando poderes a Rubens Oliveira Costa, o “homem da mala” do chamado “careca do INSS”.

“Todos esses personagens, em algum momento do meu trabalho na relatoria, apareceram. A maioria já tinha pedido de convocação e até de prisão, mas foram blindados por parte do governo”, afirmou Gaspar à CNN Brasil, criticando a proteção da base governista durante os trabalhos da comissão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula recorre a impostos e “receitas extras” para segurar Orçamento de 2026

Foto: Reprodução

O Orçamento de 2026, aprovado pelo Congresso nesta sexta-feira (19), precisou de “receitas extras” para tentar equilibrar as contas e garantir o superávit de R$ 34,3 bilhões. Entre as medidas do governo estão o projeto do devedor contumaz, cobrança de IOF sobre criptoativos, renegociações de dívidas da União e aumento do Imposto de Importação.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que essas medidas são necessárias depois que o Congresso reduziu o pacote fiscal enviado pelo governo. Ele ainda aposta em decisões do STF favoráveis e na tributação de bets, fintechs e Juros sobre Capital Próprio (JCP) para recompor a arrecadação.

Segundo Haddad, o governo trabalha com um “mapa de possibilidades” para compensar a frustração de receitas. A arrecadação com o devedor contumaz e as demais medidas ainda não tem números consolidados, mas devem ser usadas para tentar segurar o Orçamento.

O ministro aproveitou para criticar o passado: disse que herdou déficit de cerca de R$ 180 bilhões, atacou o antigo teto de gastos e afirmou que o Banco Central, sob Gabriel Galípolo, indicado por Lula, recebeu problemas graves herdados das gestões anteriores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Assim que Moraes autorizar, vamos internar e operar Bolsonaro”, diz médico do ex-presidente

Foto: Reprodução

O cirurgião Cláudio Birolini, da equipe de Jair Bolsonaro, se pronunciou nesta sexta-feira (19) após a Polícia Federal confirmar que o ex-presidente precisa passar por cirurgia. Birolini afirmou que a internação para o preparo pré-operatório só ocorrerá quando o ministro do STF Alexandre de Moraes autorizar.

Segundo o laudo da PF, Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral que exige reparo cirúrgico eletivo. A perícia também confirmou que o bloqueio do nervo frênico, indicado para tratar os soluços persistentes do ex-presidente, é tecnicamente adequado.

O documento da PF alerta que a cirurgia deve ser realizada o quanto antes, devido à piora do sono e da alimentação de Bolsonaro, além do risco crescente de complicações pela pressão intra-abdominal causada pela hérnia.

Bolsonaro passou pela perícia médica na quarta-feira (17) no complexo da PF em Brasília, onde está preso desde 22 de novembro. O exame foi determinado por Alexandre de Moraes, que solicitou também a análise dos laudos apresentados pela defesa do ex-presidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Laudo da PF confirma hérnia bilateral em Bolsonaro e necessidade de cirurgia urgente

Foto: Reprodução

A Polícia Federal concluiu, em laudo pericial enviado nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de cirurgia em caráter eletivo. A perícia também confirmou a indicação técnica de procedimento para o bloqueio do nervo frênico, diante do quadro persistente de soluços.

Segundo a junta médica da PF, a cirurgia deve ser realizada “o mais breve possível” devido à falha dos tratamentos já tentados, à piora no sono e na alimentação e ao risco de complicações causadas pelo aumento da pressão abdominal. O laudo foi elaborado após análise de exames, documentos médicos e avaliação direta do ex-presidente.

A defesa de Bolsonaro afirmou que o laudo apenas confirmou diagnósticos médicos já apresentados anteriormente. O advogado Paulo Cunha Bueno pediu que Alexandre de Moraes autorize a internação para a realização da cirurgia, argumentando que o procedimento não pode ser feito em ambiente prisional.

Com a entrega do laudo, caberá exclusivamente ao ministro do STF decidir se Bolsonaro poderá deixar a custódia da Polícia Federal para ser internado em hospital particular, o DF Star, em Brasília. A perícia foi determinada pelo próprio Moraes após pedido da defesa para realização urgente da cirurgia, com previsão de internação entre cinco e sete dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas

Foto: Kayo Magalhaes/Câmara dos deputados

O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira (19) o Orçamento de 2026, com previsão de superávit de R$ 34,5 bilhões e reserva de cerca de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares. A proposta foi aprovada de forma simbólica, com base no parecer do relator Isnaldo Bulhões (MDB-AL), e segue agora para sanção do presidente Lula (PT).

O texto promoveu cortes em programas do governo federal. O Auxílio Gás teve redução de cerca de R$ 300 milhões, enquanto o programa Pé-de-Meia perdeu R$ 436 milhões. Também houve diminuição de R$ 6,2 bilhões em benefícios previdenciários, além de cortes no seguro-desemprego (R$ 391 milhões), no abono salarial (R$ 207 milhões) e em bolsas de estudo no ensino superior.

Mesmo com ajustes sociais, o Orçamento prevê R$ 4,9 bilhões para o Fundo Eleitoral em 2026, ano de eleições gerais. O valor é bem superior ao R$ 1 bilhão proposto inicialmente pelo governo. A meta fiscal prevê superávit de 0,25% do PIB, estimado em R$ 13,8 trilhões, com margem que permite resultado entre zero e R$ 68,5 bilhões.

Do total de R$ 61 bilhões em emendas, R$ 49,9 bilhões ficam concentrados em emendas individuais, de bancada e de comissão, enquanto R$ 11,1 bilhões vão para despesas sob gestão direta do Executivo.

Congresso: Divisão do orçamento

O Ministério da Previdência terá o maior orçamento, com R$ 1,1 trilhão, enquanto Igualdade Racial e Pesca aparecem entre as menores pastas. O Orçamento total de 2026 soma R$ 6,5 trilhões, incluindo R$ 1,83 trilhão para refinanciamento da dívida pública. Veja:

  • Ministério da Previdência Social: R$ 1,146 trilhão;
  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome: R$ 302,8 bilhões;
  • Ministério da Saúde: R$ 271,286 bilhões;
  • Ministério da Educação: R$ 233,6 bilhões;
  • Ministério da Defesa: R$ 142 bilhões;
  • Ministério do Trabalho e Emprego: R$ 123,1 bilhões;
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública: R$ 26,35 bilhões;
  • Ministério da Fazenda: R$ 23,2 bilhões;
  • Ministério dos Transportes: R$ 18,75 bilhões;
  • Ministério das Cidades: R$ 16,8 bilhões;
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: R$ 15,3 bilhões;
  • Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional: R$ 12,7 bilhões;
  • Ministério da Agricultura e Pecuária: R$ 12,04 bilhões;
  • Ministério de Minas e Energia: R$ 8,3 bilhões;
  • Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar: R$ 6,26 bilhões;
  • Ministério das Relações Exteriores: R$ 5,53 bilhões;
  • Ministério do Planejamento e Orçamento: R$ 4,88 bilhões;
  • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima: R$ 4,67 bilhões;
  • Ministério de Portos e Aeroportos: R$ 3,96 bilhões;
  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos: R$ 3,95 bilhões;
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços: R$ 3,8 bilhões;
  • Ministério da Cultura: R$ 3,73 bilhões;
  • Ministério do Turismo: R$ 3,2 bilhões;
  • Ministério do Esporte: R$ 2,46 bilhões;
  • Ministério das Comunicações: R$ 2,3 bilhões;
  • Ministério dos Povos Indígenas: R$ 1,31 bilhão;
  • Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania: R$ 575,26 milhões;
  • Ministério das Mulheres: R$ 377,37 milhões;
  • Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte: R$ 355,36 milhões;
  • Ministério da Pesca e Aquicultura: R$ 270 milhões;
  • Ministério da Igualdade Racial: R$ 203,4 milhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes nega recurso de Bolsonaro para ser julgado no plenário do STF pela trama golpista

Foto: Getty Images

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta sexta-feira (19) um recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que pedia o envio ao plenário do Supremo a ação penal sobre a trama golpista que resultou em sua condenação a 27 anos e 3 meses de prisão.

Moraes afirmou que os embargos infringentes apresentados pela defesa são inadmissíveis, pois esse tipo de recurso só é aceito quando há ao menos dois votos divergentes, o que não ocorreu — a condenação foi decidida por 4 votos a 1. Segundo o ministro, o entendimento é pacífico no STF há mais de sete anos e o recurso teve caráter ‘protelatório’.

Bolsonaro buscava novo julgamento no plenário, onde votam todos os ministros da Suprema Corte. Ele cumpre pena na superintendência da Polícia Federal em Brasília, e a Primeira Turma já declarou o trânsito em julgado, confirmando que não há mais recursos cabíveis.

Com o mesmo fundamento, Moraes também rejeitou recursos do ex-deputado Alexandre Ramagem e do ex-ministro General Augusto Heleno. Ramagem é o único réu do núcleo central da trama golpista que ainda não iniciou o cumprimento da pena por estar fora do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e vice de Monte das Gameleiras e determina realização de novas eleições

Imagem: reprodução

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Monte das Gameleiras (RN), Jeferson Rodrigues Félix, e do vice-prefeito José Jerônimo Pinheiro de Assis, por abuso de poder econômico e corrupção eleitoral nas eleições municipais de 2024.

A decisão foi proferida pelo juiz Francisco Pereira Rocha Júnior, da 15ª Zona Eleitoral de São José do Campestre, no âmbito de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

O que motivou a cassação

Na sentença, o magistrado concluiu que houve compra de votos, distribuição de vantagens indevidas e uso da máquina pública para desequilibrar o pleito. Entre as condutas comprovadas estão a oferta e entrega de dinheiro em espécie, combustível, óleo e areia, além do transporte irregular de eleitores, tudo com finalidade eleitoral e com o conhecimento e anuência dos candidatos eleitos.

A decisão teve como base provas colhidas em busca e apreensão realizada em outubro de 2024, incluindo conversas extraídas de aplicativos de mensagens, que indicaram a existência de uma estrutura organizada para aliciar eleitores, envolvendo familiares dos candidatos que ocupavam cargos na administração municipal.

Novas eleições

Além da cassação dos diplomas, a Justiça Eleitoral determinou a anulação dos votos da chapa majoritária e a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito no município.

O magistrado também retirou sigilo processual. Cabe recurso da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tarcísio diz que maior objetivo de 2026 é ‘derrotar o PT’ e vai ‘trabalhar com lideranças da direita’ para isso

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (19) que o principal objetivo da direita nas eleições de 2026 é “derrotar o PT”.

Tarcísio reiterou que não pretende disputar a Presidência da República e disse que seguirá trabalhando com lideranças do campo conservador para construir um projeto nacional.

Durante entrega de moradias da CDHU em Ferraz de Vasconcelos (SP), Tarcísio criticou o governo Lula, citando crise fiscal, aumento de gastos e risco de recessão, e defendeu a necessidade de alternância no poder. Segundo ele, é “hora de trocar” e apresentar um projeto de futuro para o país.

O governador reconheceu ser citado como possível candidato por comandar o maior estado do país, mas afirmou que seu foco é a reeleição em São Paulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Contas externas do Brasil têm rombo de US$ 4,9 bilhões, o maior para novembro desde 2021

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

As transações correntes das contas externas do Brasil registraram déficit de US$ 4,9 bilhões em novembro, o maior para o mês desde 2021, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (19). O resultado representa alta de 11,9% em relação a novembro de 2024.

De acordo com o BC, o aumento do déficit foi puxado pela redução do saldo da balança comercial, que caiu US$ 924 milhões na comparação anual, além do avanço do déficit em renda primária e renda secundária. A conta de serviços, por outro lado, teve recuo no saldo negativo.

A balança comercial registrou superávit de US$ 5,1 bilhões, com exportações de US$ 28,7 bilhões (+2,3%) e importações de US$ 23,6 bilhões (+7,1%). A conta de serviços teve déficit de US$ 4,5 bilhões, influenciado principalmente por gastos com viagens internacionais.

No acumulado de 12 meses até novembro de 2025, o déficit em transações correntes somou US$ 77,7 bilhões, equivalente a 3,47% do PIB, acima do registrado no mesmo período de 2024.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *