Diversos

Prêmio Sexy Hot 2018: mulheres são destaque no Oscar Pornô do Brasil em edição ‘sexo com amor’

Emme White vence em categoria de Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Às 20h dessa terça-feira (9), uma morena bronzeada de vestido branco justo, curto e decotado, que deixava várias tatuagens à mostra, estava sentada sozinha no balcão de uma padaria na Zona Oeste de São Paulo. Pediu pão na chapa, café preto e suco de laranja.

Ninguém no recinto parecia reconhecê-la. O reconhecimento só viria duas horas depois, quando ela recebeu, num salão de eventos a cerca de 100 metros dali, os troféus de Melhor Cena de Dupla Penetração (pelo filme “Um furacão chamado Elisa”) e Melhor Atriz Hétero (pelo filme “Negão do Zap”) no Prêmio Sexy Hot 2018, o Oscar do pornô brasileiro.

Elisa Sanchez, de 37 anos, foi um dos destaques da cerimônia. “Eu não queria nem falar agora, eu queria só que vocês ouvissem o barulho do meu coração”, disse no palco, emocionadíssima, com voz embargada. “Eu amo isso, não consigo falar. É muito bom”, concluiu, como se quisesse eliminar qualquer possibilidade de dúvida a respeito de seu apreço pela profissão.

Este 5º Prêmio Sexy Hot foi das mulheres. Dos filmes feitos por (e para) mulheres.

Além de Elisa, consagraram-se Mila Spook (primeira diretora a ganhar em sua categoria e também vencedora do principal troféu da noite: Melhor Filme Hétero); a estrela Emme White (melhor cena de sexo oral, melhor cena de sexo anal e melhor cena homo feminina); e a campeã Patricia Kimberly (melhor cena de ménage, melhor cena de orgia e melhor atriz homo).

Sem contar May Medeiros, expoente do pornô feito para mulheres e diretora do filme “Serviço completo”, que faturou na categoria Melhor Cena Homo.

Entre amigas

Antes de os troféus começarem a ser entregues, a atmosfera onde ocorre o Prêmio Sexy Hot está mais para “sexy sem ser vulgar” do que para abordagens, digamos, explícitas do tema desta noite. Tem camisinha para pegar de graça no banheiro, mas isso é tudo.

Pelo salão, entre bandejas com bebidas e comidinhas, circulam Di Ferrero, Tati Quebra Barraco, Nasi, Joaquim Ferreira dos Santos, Leandro Ramos (o Julinho da Van do “Choque de Cultura”), PC Siqueira, Catarina Abdala, Isabelita dos Patins, Núbia Oliiver, Márcia Imperator, Aritana Maroni e Jane Di Castro. Todos irão entregar os troféus aos ganhadores.

Confraternização entre amigas no tapete vermelho do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Pelo tapete vermelho que tenta dar clima estilo hollywoodiano à coisa toda, passam estrelas pornôs com vestidos de fendas recorrentes. Mas o clima é de confraternização entre amigas – e elas vão se mostrar muito habilidosas no que diz respeito a fazer comentários com sacanagem moderada.

Em algum momento, todas as atrizes indicadas se reúnem para uma foto coletiva. Ouvem-se gritinhos cúmplices quando uma delas propõe: “Encoxa, encoxa!”.

Emme White resolve assumir, ali na hora: “Tô sem calcinha! Esqueci!”. Risos. Em seguida, Mila Spook e a Mia Linz dão selinho. Emme fica com inveja: “Ui, também quero!”. No que acabou sendo atendida.

Mais tarde, Mia levou o troféu de Melhor Cena de Fetiche por “Cabine erótica”. Teve sérias dificuldades ao ajeitar o vestido para “amenizar” o decote. Da plateia, colegas atrizes não perderam a chance: “Teta! Teta! Teta!”.

Quem pegou bem o espírito da coisa foi Di Ferrero, apresentador da categoria Revelação do Ano Hétero. “São tantas pessoas que já transaram com outras pessoas, quase todo mundo já transou com todo mundo e está todo mundo bem, torcendo”, palpitou. “É disso que a gente precisa, e, sei lá, isso me deixa cada vez mais excitado mesmo.”

Mas erra quem pensa que descontração e a desinibição reinam. Não. Vai parecer contraintuitivo, porém várias e vários premiados só podem ser descritos como tímidos. E a ponto de tremer a voz na hora dos agradecimentos. Soam encabulados. Como se fosse infinitamente mais complexo e opressivo aparecer de roupa para fazer discurso num palco do que ficar pelado para fazer sexo num set de filmagem de filme adulto.

‘Nós amamos pornô’

Léo Jaime é o apresentador do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

A cerimônia do Prêmio Sexy Hot 2018 abre com a exibição vídeo institucional com o “conceito” desta 5ª edição: “We love porn”. O material é, no fim das contas, um prodígio de trocadilhos de teor sexual (veja, a seguir, exemplos em negrito).

“Aqui, tudo mundo ama pornô, muito prazer”, diz a voz (feminina) da locução. “Este é o nosso trabalho, que a gente simplesmente ama. Afrouxem os cintos, porque está começando agora o Prêmio Sexy Hot. Para introduzir esta noite apimentada, ninguém melhor do que ele, Leo Jaime.”

Apresentador da cerimônia pelo terceiro ano seguido, o cantor entra em cena com paletó bem brilhante. Ele diz que o pornô “vem desde os primórdios, Adão e Eva, e aí fizeram aquilo tudo”. “Nós estamos mais firmes do que bunda de musa fitness”, garantiu o mestre de cerimônias, antes de concluir: “Eu, por exemplo, sou casado, não estou na pista, mas não é porque estou de dieta que não posso dar uma olhadinha no cardápio”.

Sem ‘sexo técnico’

A primeira categoria anunciada é Melhor Cena de Sexo Oral, vencida por Emme White e Yuri (ausente no evento). “Bicampeonato! Moral, hein?”, comemorou a atriz.

“Mas eu devo confessar que quem devia estar aqui era o Yuri, porque foi a cena do sexo oral do homem na mulher, e não o tradicional boquete”, fez questão de apontar a vencedora, humilde. “Eu amei e gozei muito neste filme.” Antes de sair de cena, fez uma espécie de V de vitória com a mão esquerda e mexeu a língua entre os dedos.

Emme ganhou também a categoria seguinte, “Melhor Cena de Sexo Anal”. Desta vez, o discurso teve uma mensagem com propósito esclarecedor: “Eu queria dizer que não existe anal técnico, tá, gente?”.

‘Heróis da ereção’

“Agora chegou a vez deles, heróis da ereção. Aliás, eu tenho impressão de que se fosse ereções 2018, e não eleições, seria mais fácil escolher”, comentou Leo Jaime, antes da entrega do prêmio Melhor Ator Hétero.

Para reforçar sua admiração pelos profissionais do setor, Leo completou dizendo que “eles têm um autocontrole digno de ninjas”.

Em geral, a participação dos homens no Prêmio Sexy Hot foi discreta, se comparada à das mulheres. Tudo bem que Loupan, ganhador da categoria Melhor Cena de Orgia/Gang Bang, subiu no palco com traje social completo, terno e gravata.

E que Tony Tigrão, coparticipante da mesma sequência premiada de Loupan e vencedor da Melhor Cena de Dupla Penetração, agradeceu ao seu diretor, a quem chamou de “querido”, porque afinal se trata de “um cara que sempre levantou a nossa bandeira”.

Houve ainda Rob, covencedor, junto de Patricia Kimberly e Marcos Sampaio, da Melhor Cena de Ménage. Rob, antes de subir no palco, fez um passo de break bastante difícil mesmo. Mas, uma vez no centro das atenções, com camisa abotoada até o último botão, ficou totalmente acanhado, rindo sem jeito e com língua para fora.

Discurso engajado de Nego Catra

Uma exceção foi Nego Catra, eleito o melhor ator hétero. Com roupas de inspiração africanas, fez um discurso engajado. Pediu muitas palmas para “valorizar o trabalho que a gente tem”.

“Queria muito falar uma coisa que está acontecendo na minha vida e que é muito boa. Através da indústria pornô, faço palestra sobre o homem valorizar a mulher na preliminar, sobre o homem saber chupar a mulher”.

E aí veio um quase mea culpa bem improvável de Nego Catra: “Posso falar para vocês que, através da indústria pornô, hoje eu não sou um cara machista. Aprendi a valorizar os LGBTs, as mulheres. Aprendi a me respeitar mais como homem e como homem preto”.
Recebido com aprovação geral, o pronunciamento foi um raro momento em que o foco não esteve sobre as atrizes premiadas.

Na confraternização que sucedeu a entrega dos troféus, Patrícia Kimberly e Rob, seu colega na premiada cena de ménage de “Encontro com os fãs 2”, conversaram brevemente. Por algum motivo, Rob agradeceu a atriz, que disse: “Foi um prazer”. Ele retribuiu: “O prazer foi meu”.

Veja, abaixo, os vencedores do Prêmio Sexy Hot 2018 (em negrito):

Todos os vencedores do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Melhor Cena de Sexo Oral

Aninha Galzerano e Adilson, de “Tesão por chocolate” (selo: Gostosas Vídeo)
Emme White e Yuri, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Mila Spook e Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Cena de Sexo Anal

Emme White e Yuri, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Elisa Sanches, Renan Cobra e Fabiano, de “Pousada para gostosas” (selo: WS)
Lilith Scarlett e Loupan, de “Fantasias de Lilith Scarlett” (selo: Fita Safada)

Melhor Cena de Ménage

Mila Spook, Pink Skull e Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Pamela Pantera, Ed Junior e Capoeira, de “Belas e safadas” (selo: Fita Safada)
Patrícia Kimberly, Marcos Sampaio e Rob, de “Encontro com os Fãs 2” (selo: HardBrazil)

Melhor Cena de Fetiche

Mayanna e Henker, de “Contos para quem odeia o Natal” (selo: XPlastic)
Aleksandra Yalova e Capoeira, de “Gordelícia com chocolate” (selo: Gordelícia)
Mia Linz e Ricardo, de “Cabine erótica” (selo: Mann Vídeos)

Melhor Cena de Dupla Penetração

Isabella Martins, Capoeira, André Garcia e Felipe Black, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)
Monique Lopes, Hudson Carioca e Loupan, de “Dpravação” (selo: HardBrazil)
Elisa Sanches, Tony Tigrão e Cassio Reys, de “Um furacão chamado Elisa” (selo: WS)

Melhor Cena de Orgia/Gang Bang

Isabella Martins, Capoeira, André Garcia e Felipe Black, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)
Jota, Nego Catra, Patrícia Kimberly, Manu Fox e Sara Rosa, de “Garotas na van em festinha no trânsito” (selo: Garotas da Van)
Sandy Cortez, Patrícia Kimberly, Alessandra Marques, Loupan e Tony Tigrão, de “Carnated 2017” (selo: Hard Brazil)

Revelação do Ano – Hétero

Danny Mancinni, de “Serviço completo” (selo: Fita Safada)
Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Isabella Martins, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)

Revelação do Ano – LGBT

Dread Hot, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Marcos Goiano, de “O barman caralhudo” (selo: Hot Boys)
Pink Skull, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Atriz Hétero

Pamela Pantera, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Lilith Scarlett, de “Fantasias de Lilith Scarlett” (selo: Fita Safada)
Elisa Sanches, de “Negão do Zap” (selo: Gostosas Vídeo)

Melhor Ator Hétero

Talmo, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Nego Catra, de “No íntimo do perverso” (selo: Fetishboxxx)
Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Atriz Homo Feminina

Patricia Kimberly, de “Garotas da van em reunião da diretoria” (selo: Garotas da Van)
Mila Spook, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Sandy Cortez, de “As revelações de Sandy” (selo: HardBrazil)

Melhor Cena Homo Feminina

DreadHot e Mia Amaral, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Fernandinha Fernandez, Fabiane Thompson e Emme White, de “Serviço completo” (selo: Fita Safada)
Elisa Sanches e Sandy Cortez, de “As revelações de Sandy” (selo: HardBrazil)

Melhor Direção

Mayara Medeiros, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Mila Spook, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Marcello Cavalcantti, de “Traição consentida” (selo: Gostosas Vídeo)

Melhor Filme Hétero

“Serviço completo”, com direção de Mayara Medeiros e Loupan (selo: Fita Safada)
“Traição consentida”, com direção de Marcelo Cavalcantti (selo: Gostosas Vídeo)
“[Des] Conectados”, com direção de Mila Spook (selo: Spook Show)

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Cara, é impressionante como o Loupan aparece nos filmes pornô brasileiros…
    Vou procurar um filme sobre alguma atriz pornô, e adivinha que aparece na cena pra fazer a cena de sexo com ela? Adivinhou… o Loupan.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula reúne ministros para alinhar discurso e atuação no Congresso após tarifa e revés na CPI do INSS

Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O presidente Lula (PT) reúne auxiliares nesta terça-feira (26) para uma reunião ministerial sob a expectativa de um alinhamento do discurso do governo e orientações sobre as prioridades no Congresso Nacional neste ano.

Segundo um auxiliar do petista, a ideia é que essa seja uma reunião para reforçar a necessidade de ações concretas e não para a apresentação de balanços.

Ele lembra que a última reunião ministerial ocorreu em janeiro e, desde então, as diretrizes do governo foram alteradas por fatos como o tarifaço de Donald Trump, a crise com o Congresso após derrubada de decreto sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o escândalo de descontos ilegais no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Outro integrante do Planalto diz que o encontro servirá para discutir a conjuntura política nacional e internacional, sobretudo com foco nos efeitos do tarifaço, além de estabelecer uma linha de discurso única do governo.

Um ministro afirma também que considera a reunião importante para que sejam traçadas estratégias para consolidar a tendência de melhora da popularidade do presidente, registrada em levantamentos recentes.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (20) mostrou que a gestão petista alcançou 31% de avaliação positiva, contra 39% de negativa —em rodada anterior da pesquisa, em julho, Lula tinha 28% de avaliação positiva e 40% de negativa.

Esse aliado do presidente diz que é preciso aproveitar um momento que seria de divisão na direita, às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal), para reforçar temas dos quais o governo tem tratado recentemente e tem encontrado respaldo na sociedade —como a defesa da soberania nacional e a justiça tributária, com a retórica adotada por integrantes do governo de que é preciso cobrar dos ricos em favor dos pobres.

A expectativa é que os ministros Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda) façam pequenas falas no encontro nesta terça, além do próprio Lula. A previsão é de início às 9h.

O presidente deverá reforçar a cobrança a seus ministros por entregas de políticas públicas e inauguração de obras, voltando a dizer que este ano é o “ano da colheita” de seu governo.

Rui Costa, por exemplo, deverá apresentar um panorama geral das ações do governo, incluindo o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Sidônio deve reforçar a ideia de um alinhamento da comunicação entre as pastas, para evitar crises e ruídos, enquanto Gleisi deverá listar a prioridade do Executivo no Congresso Nacional neste semestre.

Após o governo ter sofrido grande derrota com a reviravolta na CPMI do INSS, que levou a oposição a ocupar os principais postos do colegiado, a ideia é que Gleisi possa orientar os demais ministros a atuar pela defesa de matérias consideradas prioritárias até o fim do ano.

Entre as prioridades do Executivo estão a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Segurança Pública, o projeto que isenta o pagamento de IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5.000 e as propostas que tratam da regulação das big techs —a ideia é que as diretrizes gerais desses textos possam ser apresentadas no encontro.

Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Israel rebaixa relações com o Brasil e ficará sem embaixador no país

Foto: Arte/Metrópoles

Israel decidiu rebaixar as relações diplomáticas com o Brasil, após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aprovar a nomeação de um novo embaixador israelense em Brasília. A decisão aconteceu nesta segunda-feira (25).

Segundo nota da chancelaria israelense, divulgada pelo jornal The Times of Israel, Tel Aviv decidiu retirar o pedido de agrément do embaixador Gali Dagan, após Brasília ignorá-lo por meses.

“Após o Brasil, excepcionalmente, se abster de responder ao pedido de agrément do embaixador Dagan, Israel retirou o pedido, e as relações entre os países agora são conduzidas em um nível diplomático inferior”, disse o Ministério das Relações Exteriores de Israel.

Desde o último dia 12 de agosto, a representação diplomática israelense no Brasil está sem diplomata. O cargo está vago após o embaixador Daniel Zonshine, que ocupou o posto desde 2021, se aposentar.

Indicação

Em janeiro deste ano, o ex-embaixador de Israel na Colômbia, Gali Dagan, foi indicado pelo governo israelense para assumir a chefia da embaixada no Brasil.

O governo brasileiro, no entanto, não aprovou a indicação em meio ao distanciamento diplomático entre Brasil e Israel — e as críticas do presidente Lula sobre a violência contra palestinos na Faixa de Gaza.

Até o momento, o Itamaraty ainda não se manifestou sobre a decisão de Israel.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Efeito Tagliaferro gera reforma em equipe de Moraes e ministro fica sem juiz de confiança há 8 meses

Foto: Reprodução/Instagram

O vazamento de conversas entre o ex-assessor Eduardo Tagliaferroe o ex-juiz instrutor Airton Vieira, ambos ex-integrantes das equipes do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), provocou uma debandada na assessoria do magistrado. A equipe do ministro segue desfalcada mais de oito meses após o início das mudanças.

Em janeiro deste ano, Moraes dispensou Airton Vieira da sua equipe no STF sem tornar o processo público ou fornecer informações sobre as mudanças. Entre fevereiro e março, foi a vez dos juízes auxiliares Rogério Marrone de Castro Sampaio e André Solomon Tudisco deixarem o gabinete do ministro. Sampaio trabalhava com Moraes desde 2018 e Tudisco desde junho de 2024.

Procurado, o gabinete não forneceu informação sobre as substituições que ainda precisam ser feitas.

Essas dispensas fizeram com o que os juízes de apoio do ministro na condução dos seus mais de 2,7 mil processos passassem de quatro para um no intervalo de três meses. Apenas o juiz auxiliar Rafael Tamai Rocha se manteve no cargo e foi ele que, em plena tramitação das ações penais do suposto golpe de Estado, assumiu extraoficialmente a função de instrutor.

O juiz instrutor é responsável pela etapa de instrução em processos criminais de competência do STF. Quem exerce esse cargo tem como prerrogativa ouvir testemunhas, realizar interrogatórios de réus e colher manifestações em procedimentos de colaboração premiada.

No gabinete de um magistrado como Moraes, cuja atuação criminal é demandada por grandes casos, o juiz que exerce a função de instrutor vira automaticamente uma espécie de braço direito ou homem de confiança do ministro, como era Airton Vieira até eclodir o caso Tagliaferro.

Vieira esteve no centro do caso revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, que divulgou áudios em que ele e Tagliaferro compartilhavam fora do rito legal informações do STF para munir as decisões de Moraes no TSE. Um ano após o vazamento das conversas, Tagliaferro ameaça divulgar novas mensagens que comprovariam o direcionamento de Moraes em processos contra bolsonaristas.

O ex-assessor faz barulho nas redes e trata de lembrar Moraes como possíveis falhas na montagem da sua equipe expuseram os bastidores do seu gabinete na condução de processos sensíveis.

Moraes só foi recompor parcialmente o seu gabinete em maio deste ano com a nomeação da juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Ela também atuou de forma improvisada como instrutora na ação penal do suposto golpe, tendo sido responsável pela oitiva de dezenas de testemunhas.

Mas Moraes segue desfalcado sem a presença de um novo juiz instrutor e mais um auxiliar na sua equipe. Ele costumava ser o único do STF a contar com autorização para ter quatro assistentes, diante do volume de trabalho em seu gabinete por causa dos inquéritos criminais que conduz.

Os demais ministros são obrigados por resolução a exercerem as suas atividades com o apoio de três magistrados, mas há exceções recentes, como Cristiano Zanin, que atualmente possui dois juízes instrutores e dois auxiliares.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jovem de Assú morre após acidente em lancha durante festa na Lagoa do Bonfim, em Natal

Foto: Reprodução/focoelho

Um jovem de Assú perdeu a vida na noite deste domingo (24), após um grave acidente na Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, região Metropolitana de Natal. A vítima foi identificada como Matheus, que participava de uma festa no local.

De acordo com informações repassadas ao Focoelho pelo pai da vitima, Matheus estava em uma lancha, ao atracar a embarcação, no momento em que os motores foram desligados, Matheus decidiu pular na água. No entanto, a hélice ainda estava em movimento e acabou sugando o jovem, provocando um profundo ferimento em sua perna, que se estendia da coxa até a panturrilha.

Testemunhas relataram que Matheus conseguiu retornar à superfície e chegou a avisar que havia se ferido. Rapidamente, ele foi retirado da água, mas o corte era grave e causou intensa perda de sangue. Mesmo após tentativas de reanimação e o socorro imediato para a UPA, o jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu por volta das 18h25.

O caso gerou comoção entre familiares e amigos do jovem assuense.

Com informações do Focoelho.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita Nilda se pronuncia após afastamento político da vice Katia Pires

Foto: Reprodução

A prefeita de Parnamirim, Professora Nilda, se pronunciou oficialmente após o rompimento político com a vice-prefeita Katia Pires. Em publicação nas redes sociais, Nilda disse ter sido surpreendida pelos últimos acontecimentos, mas reforçou que segue firme no comando da gestão municipal.

Na nota, a prefeita afirmou que aprendeu a fazer política preservando “a confiança, o respeito e, acima de tudo, a lealdade com quem não solta nossa mão”. Nilda também destacou que o afastamento não compromete sua relação com o partido União Brasil nem com o senador José Agripino, a quem declarou respeito e admiração.

Confira a íntegra do posicionamento divulgado pela gestora:

“Os últimos acontecimentos me surpreenderam, levando meu afastamento político da vice-prefeita. Mas aprendi a fazer política preservando a confiança, o respeito e, acima de tudo, a lealdade com quem não solta nossa mão.

Este afastamento não abala a parceria com o partido União Brasil e a relação de respeito e admiração com o senador José Agripino. Essa relação permanece firme e inalterada.

Nosso trabalho em prol de Parnamirim segue firme e sólido, com as bênçãos de Deus e de mãos dadas com todos que almejam o melhor pelo nosso povo.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Flamengo faz 8 a 0 no Vitória e aplica maior goleada no Brasileiro de pontos corridos

Foto: Sergio Moraes/Reuters

O Flamengo aplicou nesta segunda-feira (25) a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, formato adotado em 2003. No Maracanã, o time da Gávea fez 8 a 0 no Vitória.

Pedro, com três gols, Samuel Lino, com dois, Arrascaeta, Luiz Araújo e Bruno Henrique construíram o placar elástico.

Até então, a maior diferença da competição havia sido de sete gols, registrada em três confrontos: Goiás 7 x 0 Juventude (2003), Cruzeiro 7 x 0 Bahia (2003) e São Paulo 7 x 0 Paysandu (2004).

Na história do Nacional, a maior goleada pertence ao Corinthians, que fez 10 a 1 no Tiradentes, do Piauí, em fevereiro de 1983.

Com o resultado diante do Vitória, o Flamengo se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 46 pontos. O Palmeiras, que também jogou nesta segunda e venceu o Sport por 3 a 0, aparece na segunda posição, com 42.

Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desgaste de Lula com CPMI do INSS pode ser incalculável, diz especialista

Foto: Ricardo Stuckert

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) representa um potencial risco político significativo para o governo, conforme análise de Jean Castro, CEO da Vector Relações Governamentais. O momento é considerado delicado, pois coincide com uma fase de recuperação nos índices de aprovação.

A dinâmica da CPMI envolve três figuras principais no processo legislativo: o presidente da comissão, responsável pelo rito e estabelecimento de pautas; o relator, que elabora o texto final; e o líder partidário.

Segundo Castro, o governo precisará ser cauteloso na escolha de seus representantes para a comissão, pois o nível de desgaste do presidente Lula (PT) com a CPMI pode ser incalculável. Apesar do Planalto ter acesso privilegiado a dados e informações que podem auxiliar na defesa de suas posições, a natureza imprevisível das CPMIs pode resultar em reviravoltas significativas no decorrer das investigações.

A história das CPMIs no Brasil demonstra que os papéis podem se inverter durante as investigações, com possíveis mudanças de narrativa ao longo do processo. É comum que aqueles inicialmente vistos como vítimas virem protagonistas, e vice-versa.

Castro explica que a base governista deverá dedicar especial atenção à fase inicial dos debates, pois este momento definirá os principais pontos a serem investigados e poderá influenciar todo o desenvolvimento posterior dos trabalhos.

CNN – William Waack

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PGR pede a Moraes reforço de policiamento no entorno da casa de Bolsonaro para evitar suposta fuga

Foto: Adriano Machado/Reuters

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu nesta segunda-feira (25) para que a Polícia Federal reforce o efetivo policial no entorno da casa de Jair Bolsonaro (PL). No documento enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), Paulo Gonet defende que a corporação mantenha uma equipe em tempo integral no endereço.

“Parece ao Ministério Público Federal de bom alvitre que se recomende formalmente à Polícia que destaque equipes de prontidão em tempo integral para que se efetue o monitoramento em tempo real das medidas de cautela adotadas, adotando-se o cuidado de que não sejam intrusivas da esfera domiciliar do réu, nem que sejam perturbadores das suas relações de vizinhança”, disse.

A solicitação foi feita após pedido do líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ). O deputado federal protocolou na última sexta (22) um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente.

Ele disse ter informações “seguras” de que o ex-presidente planeja pedir asilo político à Embaixada dos EUA. O uso da tornozeleira não impediria isso porque ele conseguiria chegar em pouco tempo à unidade diplomática antes que a Polícia Federal pudesse interceptá-lo.

O ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto e só deixou o local no último dia 16 para realizar exames médicos.

Nesta segunda-feira (25), o STF intimou a PGR a se manifestar sobre os esclarecimentos dados pela defesa de Bolsonaro sobre supostos descumprimentos de medidas cautelares.

O prazo se encerra na manhã de quarta-feira (27). Os autos foram enviados pela Secretaria Judiciária do Supremo.

O procurador-geral Paulo Gonet deve se pronunciar sobre as revelações feitas pela Polícia Federal de que Bolsonaro tinha em seu celular, desde fevereiro de 2024, uma minuta de pedido de asilo político destinada ao presidente da Argentina, Javier Milei.

A PGR pode se posicionar pela manutenção de Bolsonaro em prisão domiciliar ou pelo endurecimento da medida, com pedido de prisão preventiva do ex-presidente.

A defesa de Bolsonaro disse ao STF que a minuta de um pedido de asilo não pode ser considerada uma tentativa de fuga do Brasil ou descumprimento de medidas cautelares. O documento, segundo o advogado Celso Vilardi, não é um “fato contemporâneo” e porque não houve fuga.

Folha de S.Paulo

Opinião dos leitores

  1. Esse PGR é parte integrante desse sistema nefasto. Nunca antes na história desse teve uma pessoa tão perseguida como Bolsonaro

  2. Esse povo do sistema é uma piada, é um bando Aris Toledos, Tom Cavalcante e entre outros…
    Prenda logo em cela!
    Assim acaba esse muito!
    Só quero ver quando essa palhaçada pra esconder as besteiras do PT vai acabar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de São Gonçalo promove mutirão de inscrições e credenciamento para ocupar mil vagas de emprego

O Ginásio Poliesportivo Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi, São Gonçalo do Amarante, tornou-se um polo de oportunidades, nesta segunda-feira (25), para centenas de pessoas. Entre os inscritos, Jéssica Nascimento relatou a expectativa: “Eu já havia participado do processo seletivo da Teleperformance, mas não me saí bem. Me sinto muito acolhida pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante para me qualificar e enfrentar novamente a seleção da empresa.”

Com a inscrição de 1.200 pessoas, o mutirão se destacou por seu grande alcance e impacto socioeconômico. Os participantes receberão capacitação em diversas áreas, como redação, digitação e outras competências exigidas pelo mercado de trabalho.

As atividades serão realizadas em três locais e períodos diferentes. Entre 25 e 29 de agosto, as aulas acontecerão no Teatro Municipal, com 165 participantes e, simultaneamente no IFRN, Campus São Gonçalo do Amarante, atendendo 130 pessoas. Já entre 01 e 05 de setembro, as atividades ocorrerão na Universidade Aberta (UAB), com 200 participantes, garantindo estrutura adequada para todos os inscritos com acesso a computadores.

Jusseni Tavares, secretária de Desenvolvimento Econômico, destacou a importância da ação: “É um sonho realizado. Proporcionar empregabilidade para a nossa gente significa aumentar a renda das famílias, fortalecer a economia e abrir caminhos para novas oportunidades.”

Rose Câmara, gerente de carreiras do SENAC, ressaltou: “Essa ação gera impactos diretos no desenvolvimento socioeconômico da cidade. Estamos qualificando profissionais que vão ocupar vagas e contribuir para o crescimento do comércio e dos serviços na região.”

Aline Andrade, do setor de Empregabilidade da Teleperformance, comentou: “Com essa qualificação, os participantes ficam mais preparados e confiantes para conquistar uma vaga de emprego, transformando suas vidas e a realidade de suas famílias.”

O prefeito Jaime Calado também enfatizou a relevância socioeconômica do projeto: “Para mim, um ato como esse é mais importante do que construir dois edifícios. Estamos investindo no capital humano da cidade, aumentando a competitividade e mudando vidas. Cada participante aqui representa um impacto positivo na economia local.”

Após o credenciamento, os participantes receberam orientações sobre as turmas e horários. A aula de abertura já estava agendada para a tarde desta segunda-feira (25) com quatro horas de duração, abordando orientações comportamentais e oratória, sendo ministrada simultaneamente em duas turmas, no IFRN, Campus São Gonçalo, e no Teatro Municipal.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após rompimento com Kátia, Nilda recebe apoio de 15 vereadores

Em meio a um início de semana turbulento na política de Parnamirim, após a descoberta de suposta tentativa de golpe político da vice-prefeita Kátia Pires, que teria sido flagrada conspirando contra a gestora municipal, a Prefeita Nilda fez uma demonstração de força política, ao reunir os 15 vereadores de sua base aliada.

A Prefeita Nilda postou em suas redes sociais, que fez uma “reunião de alinhamento com todos os vereadores, trabalhando juntos por Parnamirim”. Os vereadores tomaram conhecimento de todo o teor do motivo do rompimento e demonstraram apoio à gestora municipal.

Segundo um experiente político da cidade, Trampolim da Vitória, “Nilda foi corajosa, pois conseguiu, em apenas sete meses, fazer o que vários gestores anteriores não conseguiram em mais de vinte anos, “que foi enfrentar e mostrar a verdadeira Kátia Pires”. Nilda sai fortalecida do episódio.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *