Diversos

Prêmio Sexy Hot 2018: mulheres são destaque no Oscar Pornô do Brasil em edição ‘sexo com amor’

Emme White vence em categoria de Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Às 20h dessa terça-feira (9), uma morena bronzeada de vestido branco justo, curto e decotado, que deixava várias tatuagens à mostra, estava sentada sozinha no balcão de uma padaria na Zona Oeste de São Paulo. Pediu pão na chapa, café preto e suco de laranja.

Ninguém no recinto parecia reconhecê-la. O reconhecimento só viria duas horas depois, quando ela recebeu, num salão de eventos a cerca de 100 metros dali, os troféus de Melhor Cena de Dupla Penetração (pelo filme “Um furacão chamado Elisa”) e Melhor Atriz Hétero (pelo filme “Negão do Zap”) no Prêmio Sexy Hot 2018, o Oscar do pornô brasileiro.

Elisa Sanchez, de 37 anos, foi um dos destaques da cerimônia. “Eu não queria nem falar agora, eu queria só que vocês ouvissem o barulho do meu coração”, disse no palco, emocionadíssima, com voz embargada. “Eu amo isso, não consigo falar. É muito bom”, concluiu, como se quisesse eliminar qualquer possibilidade de dúvida a respeito de seu apreço pela profissão.

Este 5º Prêmio Sexy Hot foi das mulheres. Dos filmes feitos por (e para) mulheres.

Além de Elisa, consagraram-se Mila Spook (primeira diretora a ganhar em sua categoria e também vencedora do principal troféu da noite: Melhor Filme Hétero); a estrela Emme White (melhor cena de sexo oral, melhor cena de sexo anal e melhor cena homo feminina); e a campeã Patricia Kimberly (melhor cena de ménage, melhor cena de orgia e melhor atriz homo).

Sem contar May Medeiros, expoente do pornô feito para mulheres e diretora do filme “Serviço completo”, que faturou na categoria Melhor Cena Homo.

Entre amigas

Antes de os troféus começarem a ser entregues, a atmosfera onde ocorre o Prêmio Sexy Hot está mais para “sexy sem ser vulgar” do que para abordagens, digamos, explícitas do tema desta noite. Tem camisinha para pegar de graça no banheiro, mas isso é tudo.

Pelo salão, entre bandejas com bebidas e comidinhas, circulam Di Ferrero, Tati Quebra Barraco, Nasi, Joaquim Ferreira dos Santos, Leandro Ramos (o Julinho da Van do “Choque de Cultura”), PC Siqueira, Catarina Abdala, Isabelita dos Patins, Núbia Oliiver, Márcia Imperator, Aritana Maroni e Jane Di Castro. Todos irão entregar os troféus aos ganhadores.

Confraternização entre amigas no tapete vermelho do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Pelo tapete vermelho que tenta dar clima estilo hollywoodiano à coisa toda, passam estrelas pornôs com vestidos de fendas recorrentes. Mas o clima é de confraternização entre amigas – e elas vão se mostrar muito habilidosas no que diz respeito a fazer comentários com sacanagem moderada.

Em algum momento, todas as atrizes indicadas se reúnem para uma foto coletiva. Ouvem-se gritinhos cúmplices quando uma delas propõe: “Encoxa, encoxa!”.

Emme White resolve assumir, ali na hora: “Tô sem calcinha! Esqueci!”. Risos. Em seguida, Mila Spook e a Mia Linz dão selinho. Emme fica com inveja: “Ui, também quero!”. No que acabou sendo atendida.

Mais tarde, Mia levou o troféu de Melhor Cena de Fetiche por “Cabine erótica”. Teve sérias dificuldades ao ajeitar o vestido para “amenizar” o decote. Da plateia, colegas atrizes não perderam a chance: “Teta! Teta! Teta!”.

Quem pegou bem o espírito da coisa foi Di Ferrero, apresentador da categoria Revelação do Ano Hétero. “São tantas pessoas que já transaram com outras pessoas, quase todo mundo já transou com todo mundo e está todo mundo bem, torcendo”, palpitou. “É disso que a gente precisa, e, sei lá, isso me deixa cada vez mais excitado mesmo.”

Mas erra quem pensa que descontração e a desinibição reinam. Não. Vai parecer contraintuitivo, porém várias e vários premiados só podem ser descritos como tímidos. E a ponto de tremer a voz na hora dos agradecimentos. Soam encabulados. Como se fosse infinitamente mais complexo e opressivo aparecer de roupa para fazer discurso num palco do que ficar pelado para fazer sexo num set de filmagem de filme adulto.

‘Nós amamos pornô’

Léo Jaime é o apresentador do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

A cerimônia do Prêmio Sexy Hot 2018 abre com a exibição vídeo institucional com o “conceito” desta 5ª edição: “We love porn”. O material é, no fim das contas, um prodígio de trocadilhos de teor sexual (veja, a seguir, exemplos em negrito).

“Aqui, tudo mundo ama pornô, muito prazer”, diz a voz (feminina) da locução. “Este é o nosso trabalho, que a gente simplesmente ama. Afrouxem os cintos, porque está começando agora o Prêmio Sexy Hot. Para introduzir esta noite apimentada, ninguém melhor do que ele, Leo Jaime.”

Apresentador da cerimônia pelo terceiro ano seguido, o cantor entra em cena com paletó bem brilhante. Ele diz que o pornô “vem desde os primórdios, Adão e Eva, e aí fizeram aquilo tudo”. “Nós estamos mais firmes do que bunda de musa fitness”, garantiu o mestre de cerimônias, antes de concluir: “Eu, por exemplo, sou casado, não estou na pista, mas não é porque estou de dieta que não posso dar uma olhadinha no cardápio”.

Sem ‘sexo técnico’

A primeira categoria anunciada é Melhor Cena de Sexo Oral, vencida por Emme White e Yuri (ausente no evento). “Bicampeonato! Moral, hein?”, comemorou a atriz.

“Mas eu devo confessar que quem devia estar aqui era o Yuri, porque foi a cena do sexo oral do homem na mulher, e não o tradicional boquete”, fez questão de apontar a vencedora, humilde. “Eu amei e gozei muito neste filme.” Antes de sair de cena, fez uma espécie de V de vitória com a mão esquerda e mexeu a língua entre os dedos.

Emme ganhou também a categoria seguinte, “Melhor Cena de Sexo Anal”. Desta vez, o discurso teve uma mensagem com propósito esclarecedor: “Eu queria dizer que não existe anal técnico, tá, gente?”.

‘Heróis da ereção’

“Agora chegou a vez deles, heróis da ereção. Aliás, eu tenho impressão de que se fosse ereções 2018, e não eleições, seria mais fácil escolher”, comentou Leo Jaime, antes da entrega do prêmio Melhor Ator Hétero.

Para reforçar sua admiração pelos profissionais do setor, Leo completou dizendo que “eles têm um autocontrole digno de ninjas”.

Em geral, a participação dos homens no Prêmio Sexy Hot foi discreta, se comparada à das mulheres. Tudo bem que Loupan, ganhador da categoria Melhor Cena de Orgia/Gang Bang, subiu no palco com traje social completo, terno e gravata.

E que Tony Tigrão, coparticipante da mesma sequência premiada de Loupan e vencedor da Melhor Cena de Dupla Penetração, agradeceu ao seu diretor, a quem chamou de “querido”, porque afinal se trata de “um cara que sempre levantou a nossa bandeira”.

Houve ainda Rob, covencedor, junto de Patricia Kimberly e Marcos Sampaio, da Melhor Cena de Ménage. Rob, antes de subir no palco, fez um passo de break bastante difícil mesmo. Mas, uma vez no centro das atenções, com camisa abotoada até o último botão, ficou totalmente acanhado, rindo sem jeito e com língua para fora.

Discurso engajado de Nego Catra

Uma exceção foi Nego Catra, eleito o melhor ator hétero. Com roupas de inspiração africanas, fez um discurso engajado. Pediu muitas palmas para “valorizar o trabalho que a gente tem”.

“Queria muito falar uma coisa que está acontecendo na minha vida e que é muito boa. Através da indústria pornô, faço palestra sobre o homem valorizar a mulher na preliminar, sobre o homem saber chupar a mulher”.

E aí veio um quase mea culpa bem improvável de Nego Catra: “Posso falar para vocês que, através da indústria pornô, hoje eu não sou um cara machista. Aprendi a valorizar os LGBTs, as mulheres. Aprendi a me respeitar mais como homem e como homem preto”.
Recebido com aprovação geral, o pronunciamento foi um raro momento em que o foco não esteve sobre as atrizes premiadas.

Na confraternização que sucedeu a entrega dos troféus, Patrícia Kimberly e Rob, seu colega na premiada cena de ménage de “Encontro com os fãs 2”, conversaram brevemente. Por algum motivo, Rob agradeceu a atriz, que disse: “Foi um prazer”. Ele retribuiu: “O prazer foi meu”.

Veja, abaixo, os vencedores do Prêmio Sexy Hot 2018 (em negrito):

Todos os vencedores do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Melhor Cena de Sexo Oral

Aninha Galzerano e Adilson, de “Tesão por chocolate” (selo: Gostosas Vídeo)
Emme White e Yuri, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Mila Spook e Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Cena de Sexo Anal

Emme White e Yuri, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Elisa Sanches, Renan Cobra e Fabiano, de “Pousada para gostosas” (selo: WS)
Lilith Scarlett e Loupan, de “Fantasias de Lilith Scarlett” (selo: Fita Safada)

Melhor Cena de Ménage

Mila Spook, Pink Skull e Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Pamela Pantera, Ed Junior e Capoeira, de “Belas e safadas” (selo: Fita Safada)
Patrícia Kimberly, Marcos Sampaio e Rob, de “Encontro com os Fãs 2” (selo: HardBrazil)

Melhor Cena de Fetiche

Mayanna e Henker, de “Contos para quem odeia o Natal” (selo: XPlastic)
Aleksandra Yalova e Capoeira, de “Gordelícia com chocolate” (selo: Gordelícia)
Mia Linz e Ricardo, de “Cabine erótica” (selo: Mann Vídeos)

Melhor Cena de Dupla Penetração

Isabella Martins, Capoeira, André Garcia e Felipe Black, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)
Monique Lopes, Hudson Carioca e Loupan, de “Dpravação” (selo: HardBrazil)
Elisa Sanches, Tony Tigrão e Cassio Reys, de “Um furacão chamado Elisa” (selo: WS)

Melhor Cena de Orgia/Gang Bang

Isabella Martins, Capoeira, André Garcia e Felipe Black, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)
Jota, Nego Catra, Patrícia Kimberly, Manu Fox e Sara Rosa, de “Garotas na van em festinha no trânsito” (selo: Garotas da Van)
Sandy Cortez, Patrícia Kimberly, Alessandra Marques, Loupan e Tony Tigrão, de “Carnated 2017” (selo: Hard Brazil)

Revelação do Ano – Hétero

Danny Mancinni, de “Serviço completo” (selo: Fita Safada)
Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Isabella Martins, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)

Revelação do Ano – LGBT

Dread Hot, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Marcos Goiano, de “O barman caralhudo” (selo: Hot Boys)
Pink Skull, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Atriz Hétero

Pamela Pantera, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Lilith Scarlett, de “Fantasias de Lilith Scarlett” (selo: Fita Safada)
Elisa Sanches, de “Negão do Zap” (selo: Gostosas Vídeo)

Melhor Ator Hétero

Talmo, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Nego Catra, de “No íntimo do perverso” (selo: Fetishboxxx)
Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Atriz Homo Feminina

Patricia Kimberly, de “Garotas da van em reunião da diretoria” (selo: Garotas da Van)
Mila Spook, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Sandy Cortez, de “As revelações de Sandy” (selo: HardBrazil)

Melhor Cena Homo Feminina

DreadHot e Mia Amaral, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Fernandinha Fernandez, Fabiane Thompson e Emme White, de “Serviço completo” (selo: Fita Safada)
Elisa Sanches e Sandy Cortez, de “As revelações de Sandy” (selo: HardBrazil)

Melhor Direção

Mayara Medeiros, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Mila Spook, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Marcello Cavalcantti, de “Traição consentida” (selo: Gostosas Vídeo)

Melhor Filme Hétero

“Serviço completo”, com direção de Mayara Medeiros e Loupan (selo: Fita Safada)
“Traição consentida”, com direção de Marcelo Cavalcantti (selo: Gostosas Vídeo)
“[Des] Conectados”, com direção de Mila Spook (selo: Spook Show)

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Cara, é impressionante como o Loupan aparece nos filmes pornô brasileiros…
    Vou procurar um filme sobre alguma atriz pornô, e adivinha que aparece na cena pra fazer a cena de sexo com ela? Adivinhou… o Loupan.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Fila de espera para cirurgias eletivas passa de 1,2 milhão de pacientes na rede pública em todo o Brasil

Foto: reprodução/Rede Globo

Uma preocupação dos pacientes da rede pública é com a fila de espera para cirurgias eletivas. O Ministério da Saúde fez um acordo em março de 2023 com os 26 estados e o Distrito Federal para criar a fila nacional de cirurgias eletivas.

Até janeiro de 2024, o programa realizou quase 650 mil operações agendadas que não tinham urgência, quase um terço de catarata; 37 mil pessoas fizeram cirurgia para retirar a vesícula, um aumento de 19% na comparação com o período anterior.

Mas, se de lá pra cá a fila andou, a lista de espera ainda segue longa. O ano de 2024 abriu com mais de 1,2 milhão pacientes nessa situação.

A falta de médicos especializados nos hospitais públicos é mais crítica em alguns estados por causa da má distribuição dos profissionais pelo país. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos especialistas está concentrada no Sudeste do Brasil e há maior carência no Norte e no Nordeste.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirma que uma das prioridades do governo é dar uma rápida resposta ao que ela classifica de grandes vazios de especialistas no país, principalmente de anestesistas, cardiologistas e oncologistas.

g1/Jornal Nacional

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Ainda não superamos no Brasil o preconceito contra a iniciativa privada”, diz Luís Roberto Barroso

O presidente do STF Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda-feira (22) que “ainda não superamos no Brasil o preconceito contra a iniciativa privada”, durante um evento na Fundação FHC.

Barroso também disse que “nós ainda somos viciados em Estado”.

O ministro ainda foi além dizendo: “uma coisa que me chama imensa atenção no Brasil é quando uma empresa divulga seu balanço e teve lucro elevado, a manchete é negativa: ‘empresa teve tanto de lucro’. Como se isso não fosse bom para uma economia capitalista que precisa gerar emprego, que precisa gerar tributação, que precisa gerar aumento de renda na sociedade”, finalizou.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ceará-Mirim: pré-candidatura de Antônio Henrique ganha as ruas

 

A movimentação de pré-candidatos tem acontecido em diversas cidades do Rio Grande do Norte. Em Ceará-Mirim, o pré-candidato pelo PSD, Antônio Henrique tem agendas variadas no município entre reuniões, comemorações e visitas aos distritos do litoral e zona rural.

Numa dessas oportunidades, o pré-candidato reencontrou Maria Cícera, a primeira babá que cuidou dele na infância em Ceará-Mirim. Antônio Henrique registrou a alegria do encontro nas redes sociais: “Fiquei muito feliz, obrigado pela surpresa”, escreveu.

No domingo, Antônio esteve na tradicional Feira das Cinco Bocas. Entre conversas com feirantes e clientes, o pré-candidato encontrou o prefeito Júlio César Câmara. Com índices positivos de aprovação, Júlio César tem sido um importante apoiador da pré-candidatura de Antônio Henrique.

“Estamos andando por todo município conversando com nosso povo, maior patrimônio de nossa cidade. E a receptividade de nossa pré-candidatura é um combustível a mais para que sigamos em frente”, disse Antônio Henrique. O pré-candidato complementou: “Muito me orgulha ter o apoio do prefeito Júlio e sei da responsabilidade. Estou certo que continuaremos trabalhando por Ceará-Mirim”, finalizou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF mantém decisão que obriga Deltan a indenizar Lula por Powepoint

Foto: Agência Estado/Geraldo Bubniak

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta segunda-feira (22), um recurso contra a decisão que condenou o deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Novo-PR) a indenizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em R$ 75 mil pelo caso que ficou conhecido como “PowerPoint da Lava Jato”.

“A alegada contrariedade à Constituição da República, se tivesse ocorrido, seria indireta, a inviabilizar o processamento do recurso extraordinário”, afirmou.

A ministra analisou um recurso de Dallagnol e da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Ao STF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu anular a condenação do ex-deputado.

Em nota, a assessoria de Deltan disse que “o STF livra os corruptos e penaliza a Lava Jato”. Para o ex-deputado, a decisão do STF é “‘incrível’ porque contraria regra de obediência obrigatória estabelecida pelo próprio tribunal” de que “a ação por danos causados por agente público deve ser ajuizada contra o Estado ou a pessoa jurídica de direito privado, prestadora de serviço público, sendo parte ilegítima o autor do ato”.

“E o que o STF faz? Fecha os olhos para sua própria regra cogente, quando se trata de favorecer o presidente Lula e prejudicar quem combateu a corrupção”.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. O chefe mor Lula vai fazer aquele churrasco na Granja do Torto com essa granakkkkk

  2. Deltan, você não pode chamar o ex-presidiário de ladrão , que são alguns bilhões ou trilhões que esse cachaceiro, sumiu com sua quadrilha, nada, mixaria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policiais Civis decidem deflagrar paralisação geral a partir desta terça-feira (23)

Foto: Sinpol/RN

Em Assembleia Geral na noite desta segunda-feira, 22, os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram iniciar uma paralisação geral a partir desta terça-feira, 23.

“A governadora Fátima Bezerra considera os policiais civis medíocres, pois as propostas apresentadas pelo Executivo têm sido medíocres, que não reconhecem e nem valorizam todo o trabalho que essa categoria tem feito pela Segurança Pública”, comenta Nilton Arruda.

Na tarde desta segunda, mais uma rodada de negociação foi realizada com a equipe do Governo. Na ocasião, o SINPOL-RN e demais entidades aguardavam uma sinalização em relação à proposta de 10% que havia sido aprovada pelos Policiais Civis na última sexta-feira e seria avaliada pelo Comitê Gestor do Estado.

“No entanto, o Governo veio com nova proposta de apenas 5.3%, mais uma vez retrocedendo e desrespeitando os Policiais Civis. Dessa forma, a categoria chegou ao limite e decidiu adotar uma atitude mais dura de luta”, destaca o presidente do SINPOL-RN.

A partir das 8h desta terça-feira os policiais civis devem se concentrar em frente à Central de Flagrantes, em Natal. A categoria também pretende fechar as unidades da PCRN para que a categoria esteja mobilizada.

98 FM Natal

Opinião dos leitores

  1. Os policiais deveria ter cobrado da governadora, quando Bolsonaro era preso, os Estados tinha dinheiro em caixa, agora com essas gastatancias, tá difícil a governadora encontrar fonte pra dar aumento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula já gastou 1 ano e meio em viagens internacionais nos 3 mandatos

Foto: Ian Jones/Buckingham Palace

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já viajou 1 ano e meio em seus 3 mandatos, somados. Segundo levantamento do Instituto Teotônio Vilela, quando voltou da Colômbia na última quarta-feira (17), Lula completou 545 dias passados no exterior em viagens presidenciais. Eis a íntegra.

Na atual gestão, Lula já passou 74 dias viajando para o exterior. Ou seja: em 15 meses de governo, o presidente já passou 2 meses e 14 dias trabalhando fora do Brasil. A marca, porém, ainda fica bastante distante do recorde anual de Lula: 92 dias –mais de 3 meses– no exterior, em 2009. Pesa, também, o fato de Lula ser o único presidente a ter o 3º mandato.

O levantamento obtido com exclusividade pelo Poder360 mostra que o petista viajou para fora do país 246 vezes enquanto presidente da República desde que assumiu o cargo pela 1ª vez, em 2003. A soma considera as viagens internacionais nos 2 mandatos de 2003 a 2010 e, na atual gestão, até 17 de abril de 2024.

A pesquisa é parte da iniciativa Farol da Oposição, encabeçada pelo PSDB, para municiar políticos tucanos com dados do governo federal.

Nenhum outro presidente brasileiro viajou tanto para o exterior. Comparando a agenda externa dos 5 presidentes da República que o país teve ao longo dos últimos 30 anos, Lula ganha com folga.

De 1995 até 2024, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula, Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) passaram, ao todo, 1.166 dias fora do país. Desse total, 46,7% foram de viagens feitas por Lula, o que representa quase todos os períodos dos demais presidentes somados.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Depois de atrito com Padilha, Lula recebe Lira no Alvorada

Foto: Reuters/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou a sós com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no início da noite de domingo (21). O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN registra alta de 27% no número de medidas protetivas entre janeiro e março de 2024

Foto: Depositphotos

Segundo dados do Tribunal de Justiça do Rio do Norte (TJRN), entre janeiro e março de 2024, foram concedidas 1.601 medidas protetivas em todo o Estado, o que significa uma média de 17 por dia.

Comparando com o primeiro trimestre de 2023, com 1.259 medidas, o aumento foi de 27,16%. Além disso, o mês de janeiro apresentou o maior crescimento do trimestre, saltando de 488 no ano passado para 626 medidas em 2024, significando alta de 28,27%.

O juiz Fábio Ataíde, diretor da Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça do RN, enfatizou a preocupação com o descumprimento dessas medidas, declarando que, de acordo com os relatos dados pelas mulheres assistidas pelo tribunal, “cerca de 998 homens descumpriram a medida legal desde 2020 até hoje”.

Apesar de reconhecer esse número como significativo, ele ressalta a necessidade de maior controle das medidas protetivas.

Diante do cenário de crescimento de concessão deste mecanismo de proteção e da necessidade de se acompanhar de perto as vítimas, somada à preocupação com a repetição dos episódios violentos, o TJRN lançou o projeto “E-mulher: Vigilância para a Paz”, visando monitorar agressores reincidentes ou que violem medidas protetivas.

O juiz revelou que a reincidência dos casos é central para os trabalhos de proteção das mulheres. “Uma das características da violência doméstica é a repetição. Outra é que ela tanto se perpetua no tempo, o que, ao contrário das outras formas de violência, faz com que as vítimas sofram muitas vezes. Por isso, a repetição é tão importante para a violência de gênero”, explicou.

Dados da violência

Dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) revelam que os casos registrados de descumprimento de medida protetiva aumentaram em 20,8% no Estado, no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023.

Em números absolutos, foram registradas 325 ocorrências entre janeiro e março deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado, foram registrados 269 casos. Outro dado importante destacado pelo levantamento do Judiciário potiguar é o aumento de 70% nos casos de tentativa de feminicídio, que passou de 10 para 17 ocorrências.

Com informações de Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Haddad nega ataque hacker ao sistema de pagamentos do governo e diz que usuário cadastrado foi quem acessou a rede

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), negou que o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) tenha sofrido um ataque hacker. O ministro informou que o que houve foi um problema de “autenticação” de um usuário já cadastrado.

“Olha, a informação que eu tenho é parcial, de que o problema não é do Siafi, o problema não é do sistema. O problema provavelmente foi de autenticação, de acesso. Então, é isso que está sendo apurado. Como é que alguém teve acesso tendo sido autenticado? Ou seja, não foi uma ação de um hacker que quebrou a segurança. Não foi isso, foi um problema de autenticação. É isso que a Polícia Federal está apurando e, obviamente, que está rastreando para chegar nos responsáveis”, disse Haddad a jornalistas.

VEJA TAMBÉM: PF investiga ataque ao sistema de pagamentos do governo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes manda X se manifestar em 5 dias sobre descumprimentos de decisão judicial apontados pela PF

Foto: Antonio Augusto/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou ao X (antigo Twitter), plataforma comandada por Elon Musk, que se manifeste sobre os descumprimentos de decisão judicial que lhe foram atribuídos pela Polícia Federal. A empresa tem 5 dias para responder, segundo despacho do magistrado do sábado (20).

De acordo com relatório da PF anexado ao inquérito que tem Musk como alvo, o X autorizou transmissão de conteúdo ao vivo de investigados com perfis bloqueados por determinação da Justiça.

Entre essas páginas, estão as de Allan dos Santos, do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e dos comentaristas Paulo Figueiredo Filho e Rodrigo Constantino. As transmissões aconteciam a partir de links colocados logo abaixo da descrição dos perfis bloqueados.

Ao responder questionamentos dos agentes federais antes do envio do relatório a Moraes na sexta-feira (19), o X no Brasil havia afirmado que “não houve habilitação do recurso de transmissão ao vivo (live) relativamente às contas e perfis objeto das ordens de bloqueio ou suspensão”.

A rede também informou à PF que bloqueou ou suspendeu 161 contas por ordem do STF e 65 por determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo a representação do X no país, as contas só foram restabelecidas quando houve ordem expressa neste sentido.

De 2019 a 2024, contabiliza a empresa, foram recebidas 88 ordens judiciais de bloqueio e/ou suspensão de contas oriundas do Supremo; no caso do TSE, 29 decisões.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *