O encerramento do 8º Encontro de Líderes do Sistema Confea, Crea e Mútua teve saldo positivo para o Crea-RN, em Brasília (DF). A presidente Ana Adalgisa Dias foi eleita coordenadora adjunta do Fórum de Presidentes do Nordeste e reconduzida para o Conselho de Comunicação e Marketing do Confea. Ainda durante o evento, a presidente Ana Adalgisa, vice-presidente Vilmar Segundo e os coordenadores das Câmaras Especializadas e das Comissões de Ética e Atribuição Profissional se reuniram com deputados e senadores norte-rio-grandenses no Congresso Nacional para pedir apoio da bancada para as matérias de interesse das profissões abrangidas pelo Sistema e que estão em tramitação no Congresso.
Entre as matérias que aguardam tramitação no Congresso estão os Projetos de Lei: PL’s 6699/2002 que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro, arquiteto e agrônomo, PLC 13/2013 que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros, arquitetos e agrônomos, PL 6299/2002 que altera os artigos 3º e 9º da Lei nº 7.802/89 que dispõe sobre o uso do agrotóxico, PL 2245/2007 que regulamenta a profissão de tecnólogo e o PL 2664/2011 que regulamenta a profissão de gestor ambiental.
Na opinião da presidente Ana Adalgisa, a ação parlamentar foi um momento positivo. “Tivemos a oportunidade de mostrar a importância do nosso Conselho e dos projetos prioritários. Fomos bem recepcionados pelos parlamentares que se colocaram à disposição do Crea-RN e se mostraram favoráveis ao projeto que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro e agrônomo”, destacou.
A ação parlamentar foi uma das atividades do 8º Encontro e levou as lideranças do Sistema ao contato com mais de 100 deputados e 40 senadores de todo país. Também integraram a pauta do evento, reuniões ordinárias dos Fóruns Consultivos, dos Colégios de Entidades Regionais, das Entidades Precursoras, além da apresentação das comissões de Educação e Atribuição Profissional e de Ética e Exercício Profissional.
criminosa