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O Procon Natal intensifica a fiscalização mais uma vez esta semana nas agências bancárias. Junto à comissão de defesa do consumidor da Câmara Municipal de Natal. O intuito é fiscalizar o tempo de espera previsto na Lei Municipal n 6.666/2017, em que obriga as agências bancárias, no âmbito do Município, a colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixa, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável, e dá outras providências, como o tempo de espera de no máximo 30 minutos em dias normais e de 45 minutos em véspera de feriados ou após feriados prolongados para que o cliente seja atendido.
A legislação vigente em Natal (Lei Nº 6.666 de 30 de março de 2017) diz que as agências bancárias em Natal ficam “obrigadas a colocar, à disposição dos usuários, pessoal suficiente em todos os seus setores de atendimento, para que seja efetivado em tempo razoável”. De acordo com o Procon, o tempo considerado razoável é de 30 minutos com tolerância de mais 45 minutos, após a entrega da ficha de atendimento, sem considerar a espera na área externa do banco.
A lei diz ainda que os bancos devem “fornecer aos seus usuários, o comprovante do horário em que os mesmos tiverem acesso às filas, como também quando do término do atendimento, sendo o mesmo obrigatório para todos os setores e serviços oferecidos pela Agência, inclusive na triagem, sendo, portanto, esse o tempo gasto com o atendimento”.
Diogo Capuxú, diretor técnico do Procon Natal, explica que com os horários de entrada e saída do banco, o cliente poderá comprovar o eventual atraso e abrir um processo junto ao órgão de defesa do consumidor para aplicação de multa ao banco. “É o que o Procon Natal orienta. Para entrar no banco o usuário recebe uma fichinha e nela tem o horário em que o cliente deu entrada para ser atendido, então é preciso que após o atendimento o cliente peça ao atendente que coloque o horário do término do atendimento, de caneta mesmo, carimbado, para comprovar o tempo que ele passou lá. O bancário tem obrigação de fazer isso. Passar duas, três, quatro horas em um banco, isso não existe”, detalha.
De acordo com o Procon Natal, as denúncias contra bancos ainda são baixas, em função do próprio desconhecimento da lei por parte dos clientes. O valor das punições é variável e se baseia nos últimos três meses de faturamento das instituições. O diretor afirma que planeja novas campanhas de conscientização sobre o tema, com visita de fiscais às agências e distribuição de cartilhas educativas.
Kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkk Piada do ano! O procon é uma vergonha! Não serve mais para nada! Todos sabemos que ninguém passa menos de uma hora em um banco! Isso se tiver sorte!
Onde está o procon que não vai nos consultórios médicos? Hoje a pessoa é obrigada a esperar mais de 4 horas por atendimento, isso com plano de saúde, depois de ter marcado a consulta dois meses antes! CRM virando as costas para a população junto com o procon!
Em hipótese alguma o tempo de espera é cumprido. Já cheguei a passar quase duas horas de espera. É sempre assim: extrapolando o limite máximo de tempo permitido para espera. Mas como no Brasil as leis não funcionam mesmo. Não temos a quem recorrer. E fica por isso mesmo.
Ei, inúteis proconianos, custaria dar uma passadela nas feiras livres da capital e interior? Tragam balanças, sim?
PS. Desculpem, não lembrei que Vossências não trabalham (?) nos finais de semana…
ve se no BB da roberto freire o tempo é cumprido…
Esse PROCON parece piada, não possuem moral para nada, visto o cartel que ocorre no segmento de combustíveis e os pseudos fiscais não fazem nada, ou seja, parecem meninos de recado.
Estão desviando o foco, tem que ir nos posto de combustível, pq com os banqueiros não resolve.
O desgoverno do estado ainda não baixou o ICMS dos combustíveis, o desgoverno para botar o povo para sofrer. Acho que o raciocínio é o seguinte, sem combustível eles não podem ver a buraqueira nas estradas.
Estão dizendo por aí que se for na Caixa, a mulher só eh atendida se tirar a roupa: ordem do presidente de lá…
Será que o presidente da caixa é também terrivelmente evangélico?
Passei duas horas na caixa econômica no alecrim pra receber um cartão.
Absurdo!!
Banco do Brasil da cidade alta, espera mais de hora só pra pegar uma ficha com um número, depois é mais uma hora. Absurdo total.
ESSE ORGÃO PROCON NATAL NÃO FAZ PORRA NENHUMA, VAI FISCALIZAR OS POSTOS DE GASOLINA QUE FAZEM UM CARTEL NOS PREÇO, ISSO ELES NÃO VÃO NEM LÁ COM MEDO