Brasil

Procurador no TCU quer reavaliação de 240 presentes recebidos por Bolsonaro

Foto: Chandan Khanna/AFP

O Ministério Público no TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou, nesta sexta-feira (15), que a Presidência da República reavalie a incorporação ao acervo privado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de 240 presentes recebidos de autoridades estrangeiras.

A reavaliação, que ainda precisa do aval de ministros do tribunal, teria um prazo de 120 dias para ser concluída e valeria para os presentes recebidos de janeiro de 2019 a dezembro de 2022.

O procurador Júlio Marcelo de Oliveira, que assina o documento, ainda pede que a Presidência apure, por processo administrativo e no prazo de 180 dias, a existência de outros possíveis bens ofertados ao ex-presidente e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) no período.

A medida também alcançaria pessoas e agentes públicos que tenham feito parte da comitiva presidencial, ou representado Bolsonaro em eventos oficiais no Brasil ou no exterior.

Pela proposta, os bens mapeados devem ser recolhidos e registrados, com a posterior incorporação ao patrimônio da União ou ao acervo privado de Bolsonaro, conforme cada caso.

O Ministério Público também pede que o TCU esclareça que “itens de natureza personalíssima” são bens que se destinam ao uso próprio de quem recebeu e estabeleça uma diretriz para nortear a atuação da administração pública federal.

O pedido também prevê audiências com servidores que possam ter negligenciado suas funções ao permitir que presentes recebidos por Bolsonaro fossem incorporados, sem fundamentação jurídica, ao seu acervo privado.

O procurador ainda pede que seja recomendado à Presidência que promova estudos para aperfeiçoar a legislação que rege os acervos documentais privados de interesse público dos presidentes da República.

Segundo o órgão, estão relacionados à pessoa somente bens que, por suas próprias características, “são únicos ou se tornam únicos, possuindo alguma distinção que os relaciona intimamente a seus recebedores e a mais ninguém”.

Também diz que é permitida a aceitação de presentes ofertados aos agentes públicos por autoridades estrangeiras nos casos protocolares em que houver reciprocidade ou em razão do exercício de funções diplomáticas. É vedada a aceitação de presentes de elevado valor comercial.

O documento lembra que a incorporação ao acervo privado dos presidentes da República ou de qualquer outra autoridade pública de presentes de uso pessoal com elevado valor comercial, recebidos em missões oficiais e eventos diplomáticos ou doados por entes privados, “afronta os princípios da razoabilidade e da moralidade administrativa”.

Também foi concluído que não há critérios na distribuição dos presentes recebidos entre os acervos público e documental privado de interesse público de Bolsonaro, tanto que foram catalogadas como itens da mesma natureza camisas, quadros, vasos decorativos, porta-joias e esculturas.

O órgão ponderou que a inclusão de joias no conceito de bem de natureza personalíssima ou de consumo direto pelo recebedor destoa claramente dos princípios, “uma vez que joias possuem alto valor agregado, o que eleva seu preço”.

“Joia não é oferecida à pessoa física do presidente da República que ocupa o cargo, seja a pessoa A, B ou C, mas ao mandatário da nação, independentemente de quem ele seja. A joia é oferecida em nome da nação e para a nação, com o sentido de perpetuidade, daí o imperativo lógico de incorporação das joias ao patrimônio da União”, diz.

De acordo com o sistema de controle do acervo presidencial, Bolsonaro recebeu um total de 9.158 presentes de origens diversas no período.

Relatório preliminar da unidade técnica do tribunal constatou que ele levou irregularmente para o seu acervo privado 128 presentes.

Os técnicos do tribunal dizem que 111 destes itens não têm característica personalíssima ou de consumo direto, enquanto outros 17 presentes são de “elevado valor”. Por essas razões, todos esses itens deveriam ter sido entregues à União, avaliou a auditoria.

Dos itens ofertados por outros países, 55 foram deixados para o patrimônio público e 240 ficaram com Bolsonaro, incluindo as joias da Arábia Sauditaque colocaram o ex-presidente na mira da Polícia Federal e levaram o TCU a abrir a análise sobre os presentes.

A defesa do ex-presidente argumenta que ele tinha respaldo legal para ficar com os artigos de luxo.

A operação da Polícia Federal, em agosto passado, até agora ainda não se tornou uma denúncia (acusação formal).

Os advogados de Bolsonaro têm dito que jamais houve a intenção dele de “se apropriar de algo que não lhe pertencia” e que os procedimentos seguiram regras previstas em lei e decreto, que abriam até a possibilidade de deixar itens à venda ou como herança.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Ome,o nine morre de inveja de Bolsonaro te tudo,imagine agora com o perfume kkkkk,
    Em pensar que Bolsonaro dorme ao lado de uma princesa e ele dorme ao lado de uma bruxa deve ser bem dolorido pra ele.

  2. Ótimo, assim se de proceder para separar o público do privado, deve ter lei regulamento isso, resta saber se vão estender aos demais presidentes, se direcionar apenas a bolsonaro fica evidente a perseguição, o que não vai adiantar, se prenderem a gente vota em quem ele mandar kkkkkk.

  3. Já perceberam que a história do golpe não vai dar em nada Já voltaram a questão das joias, logo voltarão a rediscutir a baleia, a carteira de vacina, o assai da Val e por aí vai.

  4. Alguém sabe pra qual hospital o Bozo vai correr amanhã?
    Pq se não “adoecer” amanhã…na 2a feira tem:
    toc, toc, toc

  5. Fica essa zona cinzenta do que é presente personalíssimo e o que não é.
    Havia uma regulamentação, acho que do TCU, dizendo que se não tivesse valor historiográfico, documental ou artístico, poderia ser considerado como personalíssimo. Sobre as tais joias, essas tinham esse caráter. Além do que, foram devolvidas. Do que se sabe, Bolsonaro não deu nenhuma contrapartida pelo presente, como algum favorecimento em licitação. Se é que, para esses sauditas, aquilo vale menos do que aqueles anéis que vinham de brinde de chiclete.

    1. O sapo de 09-dedos nunca foi denunciado por esse tcu, na época deveriam estarem cegos, surdos e mudos. Dois pesos e duas medidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Leite diz que reconstrução do Rio Grande do Sul custará R$ 19 bi

Foto: Divulgaçao

O governador Eduardo Leite (PSDB) disse nesta 5ª feira (9.mai.2024) que serão necessários ao menos R$ 19 bilhões para reconstruir a infraestrutura do Rio Grande do Sul depois das fortes chuvas que atingiram 425 dos 497 municípios e já mataram 107 pessoas. Segundo Leite, diversas áreas vão precisar de recursos.

Ele disse que a avaliação dos danos ainda é preliminar. “O efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores”, declarou em seu perfil no X (ex-Twitter). O governador declarou que deve detalhar os recursos necessários para o Estado ainda nesta 5ª feira (9.mai).

Os temporais já deixaram 107 mortos e 136 pessoas desaparecidas, de acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado às 9h. O Estado ainda tem:

desalojados: 163.786;

pessoas em abrigos: 67.428;

afetados: 1.476.170; e

feridos: 374

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Elon Musk lamenta enchentes no RS e anuncia doação da Starlink para socorristas


Foto: Reprodução

O bilionário Elon Musk anunciou, nesta quinta-feira (9), uma doação da Starlink – sua empresa de internet via satélite – para colaborar com o trabalho dos socorristas junto às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

“Dada as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para as equipes de emergência e disponibilizará gratuitamente o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere”, escreveu Musk em publicação no X (antigo Twitter), plataforma da qual também é dono.

“Espero o melhor para o povo do Brasil”, concluiu Musk.

A declaração de Musk foi publicada junto de um vídeo gravado pela supermodelo brasileira Gisele Bündchen, que pede ajuda a seu estado natal.

“Meu estado natal, no Rio Grande do Sul, no Brasil, teve a pior tragédia de sua história. Fortes chuvas inundaram cidades inteiras. Na maior parte do estado, não é uma ou duas cidades, são mais de 350”, afirmou Gisele.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire e Joanna Guerra visitam presidente da Assembleia de Deus do RN, Pastor Martin Alves 

Foto: Divulgaçao

O presidente da Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte, pastor Martin Alves da Silva, recebeu o pré-candidato a prefeito de Natal, deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) e a secretária de planejamento e pré-candidata a vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra (Republicanos).

O encontro ocorreu no templo central da igreja, localizado no bairro do Alecrim. Também estiveram com Paulinho e Joanna o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome (PP), a vereadora Camila Araújo (União Brasil) e o ex-deputado estadual, Albert Dickson (PSDB).

Paulinho Freire avaliou de forma positiva o encontro. “Quero agradecer ao pastor Martin pela calorosa recepção, por partilhar conosco a palavra de Deus e seu bem-querer por Natal”, disse o pré-candidato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Rafael Motta descarta ser vice de Carlos Eduardo: “Minha candidatura hoje é de prefeito”

Vídeo: Jovem Pan Natal

Em entrevista concedida na manha desta quinta-feira (9), o ex-deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Natal, Rafael Motta (PSB), afirmou que descarta ser vice de Carlos Eduardo: “Minha candidatura hoje é de prefeito”.

Motta ainda afirmou que “sobre a questão da própria candidatura de Carlos Eduardo eu também não tenho nenhum tipo de resistência, não tenho nenhum tipo de dificuldade”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Potiguar desabrigado no RS precisa de ajuda. Saiba como doar

Foto: Cedida

O potiguar José Elikson Medeiros, 30 anos, que é um dos desabrigados na cidade de Canoas, uma das áreas mais atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul, precisa de ajuda. Ele, a esposa Vitória Lisboa, 24 anos, e as duas filhas deles, uma de 1 ano e meio e outra de cinco meses, tiveram que deixar a residência por causa das chuvas.

“Infelizmente, perdemos todos os nossos bens materiais. Sim, perdemos tudo! Só conseguimos retirar algumas coisas das meninas e a pasta com nossos documentos. Contudo, o mais importante é que temos a Deus, temos saúde e nossa família está unida”, relatou o administrador José Elikson em sua página no Instagram.

CHAVE PIX PARA AJUDAR: 51982099658

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Casal é flagrado fazendo sexo em abrigo no RS e famílias se revoltam


Vídeo: Reprodução

Mesmo em meio ao caos e todas as dificuldades enfrentadas pelos atingidos das enchentes no Rio Grande do Sul. Um casal foi flagrado fazendo sexo dentro de um abrigo em Porto Alegre.

Pessoas que presenciaram a cena ficaram revoltadas e tentaram agredir os dois. No local estão abrigadas famílias com crianças de todas as idades.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais é possível que o homem e a mulher tentam se defender dos xingamentos e da tentativa de violência. Crianças presenciaram a cena

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ MONTE DAS GAMELEIRAS ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Presidente Lula é aprovada por 81,3% dos entrevistados

O Agorasei também avaliou a Gestão do Presidente Lula em Monte das Gameleiras. E os números da pesquisa apontam que o chefe do Executivo Federal é aprovado por 81,3% dos entrevistados.

 

Aqueles que desaprovam a Administração de Lula representam 13,3% do total da pesquisa.

 

As pessoas ouvidas sem opinião ou que não responderam somam 5,4%.

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada nos dias 30 de abril e 1 de maio deste ano. Ouviu 300 eleitores de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município de Monte das Gameleiras. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-05069/2024.

 

Opinião dos leitores

  1. Isso foi para alegrar os esquerdopatas que vivem reclamando das postagens do BG, esta cidade de 2 mil habitantes é insignificante para uma pesquisa, sugiro o BG fazer uma pesquisa na cidade de Rio Grande 211 mil habitantes e Canoas 350 mil , no RS, para testar a aprovação do ex-presidiário.

  2. Já estou aguardando o comentário do Mafra , notícia dessa ele afina o dedo defecando pela boca , realmente isso representa o país , 300 eleitores que só vê Globo lixo , ah tbm o ato de 1 de maio tbm representa bem como o nine ganhou com maioria dos votos . Ah agora me explica pq governadora fatinha paz e amor sempre está com refeição acima de 50% ? Não são todos juntos , Fátima cá é Lula lá ? Tá certo isso ???

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ MONTE DAS GAMELEIRAS ADMINISTRAÇÃO: Gestão da Governadora Fátima é reprovada por 55,3%

A Gestão da Governadora Fátima Bezerra também foi avaliada na pesquisa do Instituto Agorasei. Segundo os números da sondagem, 55,3% das pessoas ouvidas desaprovam a Administração da petista.

 

Os entrevistados que dizem aprovar a Gestão Estadual totalizam 31,3%.

 

As pessoas ouvidas sem opinião ou que não responderam somam 13,4%.

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada nos dias 30 de abril e 1 de maio deste ano. Ouviu 300 eleitores de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município de Monte das Gameleiras. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-05069/2024.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ MONTE DAS GAMELEIRAS ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Prefeito Jailton Félix é aprovada por 76% dos entrevistados

O Instituto Agorasei também avaliou a Gestão do Prefeito Jailton Félix. De acordo com os dados da pesquisa, 76% das pessoas ouvidas aprovam a Administração Municipal. Aqueles que desaprovam são apenas 19,3%.

 

Os entrevistados sem opinião ou que não responderam totalizam 4,7%.

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada nos dias 30 de abril e 1 de maio deste ano. Ouviu 300 eleitores de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município de Monte das Gameleiras. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-05069/2024.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ MONTE DAS GAMELEIRAS REJEIÇÃO: Diassis é o mais rejeitado por 52,7% das pessoas entrevistadas

O Instituto Agorasei também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum para prefeito de Monte das Gameleiras. Nesta questão foi utilizada a metodologia estimulada de múltiplas escolhas. Ou seja, os entrevistados poderiam escolher mais de um nome. E nesses casos a soma dos percentuais podem ultrapassar os 100% do total.

 

De acordo com os números do Agorasei, Diassis foi escolhido como a mais rejeitado entre os dois pré-candidatos, com 52,7% de citações. Jefferson Félix foi rejeitado por 25,3% dos entrevistados.

 

As pessoas que dizem não rejeitar nenhum dos candidatos, que poderiam votar em qualquer um deles, representam 20,3% do total;

 

Os entrevistados sem opinião ou que não responderam totalizam 2,7%.

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada nos dias 30 de abril e 1 de maio deste ano. Ouviu 300 eleitores de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município de Monte das Gameleiras. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-05069/2024.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *