Foto: Leilton Lima
Fim da greve. Em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), com o pátio da Escola Estadual Winston Churchill cheio, na tarde desta sexta-feira (4), os professores decidiram encerrar o movimento grevista, iniciado em 15 de fevereiro.
Após uma série de negociações, os trabalhadores acataram a proposta apresentada pelo Governo do Rio Grande do Norte para implantação do piso salarial de 2022.
O encontro definitivo com o Executivo foi realizado na Governadoria, algumas horas antes da assembleia, com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT), de parte do secretariado e de dirigentes sindicais.
O Governo vai ainda levar o acordo ao Núcleo de Ações Coletivas (NAC) do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) e vai encaminhar projeto de Lei à Assembleia Legislativa para a implantação linear na carreira.
Confira os detalhes do acordo:
– Para professores que recebem abaixo do valor do Piso 2022 (R$3.845,63 – 40 horas; R$2.884,59 – 30 horas): reajuste de 33,24% em março, retroativo a janeiro.
– Para os demais educadores, que atualmente recebem valor acima do Piso, implantação de percentuais cumulativos, sendo: 15,03% em março; 6% em novembro; e 9,28% em dezembro.
– Retroativo de 15,03%, relativo aos meses de janeiro e fevereiro, pago em nove parcelas, de abril a dezembro de 2022.
– Retroativo do percentual restante pago em 12 parcelas, ao longo de 2023, desde que o pagamento mensal do retroativo fique abaixo de 2,5% da receita corrente líquida do Estado. Caso o percentual ultrapasse os 2,5%, o retroativo será pago em até 18 parcelas, de janeiro de 2023 a junho de 2024.
Saiba Mais
Fatima é uma mulher de vergonha vcs der graças a Deus ela estar no poder os bons olhos sabe q ela ira cumprir mas os maus duvida.Nada é 100% na nosso vida.Fiquem em paz
Mais cedo ou mais tarde, isso iria acontecer. Da mesma forma, haverá de acontecer com os policiais. Infelizmente, por ela ser do PT, tem gente que torcia para que isso não acontecesse, no entanto taí a resposta. E muitas respostas virão. Não é porque ela é do PT ou de esquerda, que não presta. Em todos os partidos tem as mazelas, que não é o caso da GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA, que, quer queiram ou não, está fazendo a diferença. Parabéns!!!
É uma Tapia!!! Botou todos no bolso!! Tem grana muita no Caixa do Governo que daria pra pagar os atrasados de salários e dar esses aumentos de uma única vez!! Levaram os Professores na conversa…bem feito!
Enquanto isso, os demais trabalhadores da educação como o pessoal da secretaria de cada escola, auxiliares de infraestrutura (antigo ASG) ficam novamente de mãos abanando como se não fizéssemos parte também da educação!
A maioria lisa aceitou, sabe quando ela vai cumprir? Nunca. A Professora que criou o piso não implantar integralmente, é a mesma coisa do cara criar a luz elétrica e viver a base de vela. Pqp.
É verdadeira PILANTRA , às outras classes o GOVERNO DO PT, paga imediatamente como por exemplo: AUDITORES FISCAIS, CONSELHEIROS DO TRIBUNAL DE CONTAS E OUTROS.
Concordo plenamente com vc. No entanto tenho que engolir a decisão da maioria.
Duvido ela cumprir.
Bem ela está cumprindo a da PM, inclusive pagando o atrasado que Robson deixou