Prédio do STF com a estátua da Justica – FOTO Alan Marques/ Folhapress
A corregedoria do Ministério Público de São Paulo vai instaurar uma reclamação disciplinar para investigar os xingamentos postados na terça (24) pelo promotor Ricardo Montemor em uma rede social.
“Confesso estar muito, mas muito cansado mesmo de toda esta canalhice que é feita no STF pelos canalhas [Ricardo] Lewandowski, [Dias] Toffoli, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. Não há um só dia que estes fdp não tentam sacanear e acabar com a Lava Jato ou botar na rua o bandido corrupto Lula. A solução ideal não posso dizer. Perderia o emprego se dissesse o que eles realmente merecem. Até quando vamos ter que aguentar esta bandidagem togada?”, escreveu Montemor.
A manifestação chegou ao conhecimento de ministros do STF, que reagiram entre incrédulos e indignados, segundo a coluna apurou.
Uma representação foi encaminhada também para o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).
Caso se entenda que o promotor cometeu um crime, ele pode ser processado pelo próprio procurador-geral de Justiça de SP.
esse procurador falou simplismente a verdade que todo o brasil ver nos telejornais mas no brasil de hoje falar a verdade e quase um crime hediondo pobre brasil
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorização para que Carlos Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Jair Renan Bolsonaro possam visitá-lo no próximo domingo (9), em razão das comemorações do Dia dos Pais.
Segundo os advogados, o pedido tem caráter excepcional e atende a uma finalidade “humanitária e familiar”. Na petição, a defesa afirma que a visita busca “preservar os vínculos familiares e importante dimensão da convivência entre pai e filhos, sem qualquer comprometimento do regular cumprimento da pena ou das cautelares impostas”.
Restrição às visitas
Em julho, Moraes suspendeu por 90 dias as visitas do senador Flávio Bolsonaro (PL) ao ex-presidente, após a divulgação de uma carta em que Bolsonaro o designava como porta-voz na disputa eleitoral. A decisão considerou que uma das medidas cautelares proíbe a divulgação de manifestações do ex-presidente nas redes sociais, inclusive por terceiros.
A defesa recorreu da decisão, alegando que a suspensão é desproporcional e afirmando que Bolsonaro não sabia que a carta seria publicada.
PGR deve se manifestar
Na terça-feira (4), Alexandre de Moraes deu prazo de cinco dias para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a manutenção ou não da restrição às visitas.
Nova pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Data Capital e divulgada nesta quarta-feira (05) consolida a força e o favoritismo da senadora Zenaide Maia na disputa ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte.
Na soma total da intenção de voto estimulada (cenário de 200%, que contempla as duas vagas em disputa), Zenaide alcança 50% das intenções de voto, superando os demais concorrentes e assumindo a liderança geral no Estado. No cenário individual de 100%, a parlamentar registra 25%, figurando consolidada no topo das preferências dos eleitores potiguares.
Os números refletem o reconhecimento direto da população ao trabalho prestado por Zenaide Maia ao longo de seu mandato no Senado, marcado por ações fortes na saúde pública, educação, infraestrutura e constante apoio aos municípios do RN.
A pesquisa do instituto Data Capital foi realizada com 2.050 entrevistados, distribuídos em 70 municípios do Rio Grande do Norte, apresenta margem de erro de 2,2 pontos percentuais e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RN-06579/2026.
A agência de propaganda Ratts Ratis, do publicitário Pedro Ratts, foi a agência escolhida pela PONTO.COM.RN, a Associação dos Portais de Notícias, Sites e Blogs do Rio Grande do Norte, entidade que reúne os principais veículos digitais do estado e que nasceu com o propósito de fortalecer, representar e valorizar o jornalismo digital potiguar.
Para o presidente da PONTO.COM.RN, comunicador Bruno Giovanni (BG), “a escolha da Ratts Ratis se deve pela sua capacidade estratégica, que une experiência e pioneirismo no mundo digital, tendo sido a primeira agência do mercado a lançar produtos de forma digital e a primeira a fazer uma campanha publicitária toda produzida com Inteligência Artificial”. Para o publicitário Pedro Ratts, “é uma honra e uma grande responsabilidade planejar o marketing e a estratégia de uma entidade que já nasce grande, com mais de 100 veículos digitais de todo o estado” e complementa dizendo que “a maioria deles, inclusive, já são nossos amigos e parceiros de mercado“.
Mais de 22 mil atendimentos por acidentes de trânsito foram registrados pelo SUS no Rio Grande do Norte em 15 meses, gerando um custo superior a R$ 6,3 milhões aos cofres públicos. Os dados constam em relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN).
Em Natal, foram registradas 5.488 ocorrências, embora apenas 4.744 vítimas sejam moradoras da capital, indicando o deslocamento diário de pessoas da Região Metropolitana.
Perfil das vítimas
A média foi de 51,2 vítimas por dia. Os casos mais graves ultrapassaram R$ 10,5 mil por atendimento. Do total de pacientes, 30,6% precisaram de internação e 3,75% (843 pessoas) foram encaminhados para unidades de terapia intensiva (UTI).
Os homens representam 71% das vítimas atendidas. Metade dos pacientes tem entre 20 e 39 anos, e 64,09% eram condutores de motocicleta. O estudo também aponta que 34% das vítimas chegaram aos hospitais sem utilizar equipamentos de proteção.
Mais da metade dos motociclistas acidentados estava sem capacete
Segundo o relatório, 34,02% das vítimas chegaram aos hospitais sem equipamentos de proteção. Entre os motociclistas, mais da metade dos acidentados estava sem capacete.
Fins de semana e idosos
Os sábados e domingos concentram cerca de 35% dos acidentes, com maior volume aos domingos.
O levantamento também chama atenção para os pedestres com mais de 70 anos, que apresentam taxas de internação, necessidade de UTI e letalidade cinco vezes maiores que as dos motociclistas.
Impacto no SUS
O estudo aponta que motociclistas homens de 20 a 39 anos são as principais vítimas. O Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, concentrou 56% dos atendimentos, enquanto o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, respondeu por mais de 33%.
Para os pesquisadores do LAIS/UFRN, os acidentes de trânsito se consolidaram como um dos principais desafios da saúde pública potiguar, tanto pela pressão sobre os hospitais quanto pelo elevado custo para o sistema público de saúde.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (5) mostra uma recuperação do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) em parte do eleitorado, após a queda registrada entre maio e julho.
Entre os eleitores que se identificam como direita não bolsonarista, Flávio passou de 74% para 81% das intenções de voto em um eventual segundo turno, um avanço de 7 pontos percentuais em relação ao levantamento de 15 de julho.
Tarifaço desgasta Lula
Segundo a Quaest, o novo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impactou a avaliação da resposta do governo brasileiro.
Em maio, 39% consideravam positiva a reação do governo Lula. Em agosto, o índice ficou em 38%. Já a avaliação negativa subiu de 36% para 43%, fazendo o saldo passar de +3 para -5.
Discurso da soberania perde força
Lula também perdeu espaço no tema da soberania nacional. Em julho, 51% dos entrevistados afirmavam que o petista defendia melhor os interesses do Brasil. Agora, esse percentual caiu para 46%.
Flávio Bolsonaro, por sua vez, subiu de 34% para 38% nesse quesito.
Programas do governo perdem impacto
A pesquisa também aponta perda de força dos programas federais que beneficiavam a imagem do governo.
A avaliação de que o Desenrola é uma boa iniciativa caiu de 55%, em julho, para 47% em agosto.
Entre os participantes da nova edição do programa, 30% disseram em junho que a renda havia aumentado significativamente após aderirem ao Desenrola. O índice subiu para 35% em julho, mas recuou para 26% em agosto.
Lula ainda mantém liderança, mas vantagem diminui
Apesar da recuperação do adversário, o presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na frente.
No primeiro turno, Lula aparece com 39%, contra 30% de Flávio. Os demais candidatos somam 13%. A vantagem do petista caiu de 12 para 9 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Em um eventual segundo turno, Lula tem 44%, contra 39% de Flávio. A diferença passou de 8 para 5 pontos percentuais. As oscilações ocorreram dentro da margem de erro.
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 eleitores, presencialmente, entre 31 de julho e 3 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-06591/2026.
Após um período de mais de dois meses de orientação aos condutores, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de Macaíba começará, nesta sexta-feira (7), a autuar os veículos pesados com três ou mais eixos que circularem em vias urbanas onde há restrição de tráfego.
A medida passa a ser aplicada em cumprimento ao Decreto Municipal nº 2.286/2026, que estabelece a restrição da circulação de caminhões com três ou mais eixos, de segunda-feira a sábado, das 6h às 20h, nas vias urbanas sinalizadas de Macaíba.
Durante o período de orientação, a SMTT promoveu ações de conscientização e implantou a sinalização necessária para informar os condutores sobre as regras de circulação. Com o início da fiscalização, os veículos que desrespeitarem a restrição serão autuados conforme as penalidades previstas no Decreto Municipal.
“A iniciativa tem como objetivo promover maior segurança viária, melhorar a fluidez do trânsito, preservar a infraestrutura pública e proporcionar mais segurança para todos os usuários das vias, reduzindo os impactos causados pela circulação de veículos pesados em áreas urbanas”, explicou o titular da SMTT, Jefferson Stanley.
O Decreto Municipal nº 2.286/2026 prevê hipóteses de exceção à restrição e também possibilita a emissão de autorização específica pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, mediante requerimento e análise administrativa. O modelo de requerimento está disponível no site oficial da Prefeitura de Macaíba, na aba “SMTT Online”. Informações e solicitações de autorização podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] .
A SMTT orienta os transportadores a respeitarem a sinalização implantada no município e planejarem previamente suas rotas, contribuindo para um trânsito mais seguro, organizado e eficiente para toda a população.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “atitude irresponsável” a decisão dos Estados Unidos de revogar o visto da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti.
“Ele [Donald Trump] tirou o visto da nossa embaixadora. Eu achei uma atitude irresponsável, impensada para os dois países, que têm uma relação diplomática há 200 anos”, afirmou Lula em entrevista ao canal Meteoro Brasil, no YouTube.
O episódio amplia a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Segundo o governo americano, a medida é uma resposta ao fato de o Brasil ainda não ter autorizado o novo embaixador indicado por Washington, Daniel Perez, além da negativa de vistos a dois integrantes do governo Trump.
O presidente ainda disse que entregou ao governo americano um pedido para reverter a proibição de entrada de 11 autoridades brasileiras nos EUA e anunciou que não receberá embaixadores americanos no Palácio do Planalto até as eleições. “Agora, eu falei pro Mauro que não vou receber embaixador nenhum no Brasil até as eleições.”
➡️O governo de Luiz Inácio Lula da Silva ainda não concedeu o agrément (o aval diplomático) para Daniel Perez, indicado pelos Estados Unidos para a embaixada no Brasil. O Planalto segura a aprovação devido a divergências de protocolo e tensões políticas recentes, o que gerou atritos e retaliações diplomáticas entre os dois países.
➡️O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou vistos de entrada no Brasil a dois funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos em julho de 2026. A medida do Itamaraty barrou a vinda de Riley M. Barnes e Samuel D. Samson, que pretendiam manter reuniões em Brasília e questionar a integridade do sistema eleitoral brasileiro.
➡️ Achou que ficaria de graça? Quem é o verdadeiro irresponsável?
A decisão do empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro e dono do Banco Pleno, de fazer mudanças na sua equipe de defesa e sinalizar possível nova postura nas investigações sobre o caso Master acendeu alerta entre integrantes do PT.
O Metrópoles mostrou, na coluna de Manoela Alcântara, que Lima decidiu falar mais e, agora, está com dois advogados no seu quadro de defesa. A mudança ocorre após meses de silêncio sobre as investigações iniciadas no fim de 2025, que apuram supostos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
A movimentação chamou a atenção de assessores e parlamentares do PT na noite da última terça-feira (4/8). Augusto, como a coluna já mostrou, mantém relação próxima, especialmente, com integrantes do PT da Bahia, seu estado.
A Polícia Federal já apontou, por exemplo, que ele tem ao menos 74 ligações com o senador Jaques Wagner (PT-BA).
Na noite desta terça-feira, os advogados Ticiano Figueiredo, Pedro Ivo Velloso e outros integrantes do escritório que atuavam na defesa de Augusto Lima renunciaram ao caso.
O empresário, no entanto, manteve em sua equipe de defesa os advogados Sebastián Mello e Eduardo Toledo.
Em nota, Augusto Lima afirmou que a troca de advogados não representa qualquer mudança na estratégia de defesa.
“Augusto Lima informa que a destituição do escritório Figueiredo e Velloso não muda em absolutamente nada a estratégia. A defesa constituída repudia de forma veemente qualquer ilação acerca de eventual delação e segue confiante de que a inocência de Augusto Lima ficará provada no curso da investigação”, diz a nota assinada pelos advogados Eduardo Toledo e Sebastián Mello.
OXENTE, ALERTA POR QUÊ? EXISTE ALMA MAIS HONESTA DO QUE A DE UM PETISTA? NÃO VEJO MOTIVOS PRA ALERTA. OU VOLTARAM A CENA DO CRIME, COMO PREVIA O CHUCHU, QUE VEIO JUNTO? ACHO QUE NÃO HÁ MOTIVOS PARA ALERTA. ATÉ PORQUE, SEGUNDO O PETISTA MOR, “NÃO EXISTE NESTE PAÍS UMA ALMA MAIS HONESTA DO QUE EU”. CERTAMENTE, AS DE QUEM O SEGUEM. RELAXEM, JUMENTINHOS!
O deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), anunciado nesta quarta-feira (5) como vice do presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi relator da CPMI do INSS.
Deputado em seu primeiro mandato e ex-promotor de Justiça, Alfredo Gaspar se destacou na investigação escândalo do roubo contra aposentados e pensionistas durante o governo Lula (PT).
Ele pediu o indiciamento de mais de 200 pessoas, inclusive de Fábio Luis, conhecido como Lulinha, filho do presidente Lula. O parecer, no entanto, foi rejeitado porque o governo tinha maioria na CPMI.
O ex-chefe de gabinete do presidente Lula (PT) Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, é um dos assessores mais próximos do petista e deixou o cargo há duas semanas para atuar na coordenação da campanha à reeleição. Sua atribuição é cuidar da agenda do candidato em parceria com o ex-ministro Gilberto Carvalho, como ocorreu em 2022.
Na segunda-feira (3), Marcola afirmou ter recebido pagamentos de Roberta Luchsinger —investigada pela Polícia Federal e amiga de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha— referentes a um empréstimo feito com a empresária. “Nunca tive nenhuma relação que caracterize qualquer ilegalidade no exercício de minha função”, disse em nota.
Dois homens de terno conversam em ambiente formal com bandeira do Brasil ao fundo. O homem à esquerda, Marco Aurélio, é branco, tem cabelos castanhos curtos e lisos e barba castanha, usa óculos e faz gesto com a mão direita; o homem à direita, Lula, é branco, tem cabelos e barba grisalhos e curtos e observa atentamente.
O cientista político Marco Aurélio Santana Ribeiro (esq.) e o presidente Lula em encontro de ministros do Palácio do Planalto, em Brasília – Evaristo Sá – 3.jun.26/AFP
Em dezembro passado, Roberta foi alvo de buscas na Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de débitos não autorizados em aposentadorias e pensões. Segundo a apuração, a fraude teria descontado mais de R$ 6 bilhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) de 2019 a 2024.
Lula determinou que o assessor dê explicações sobre o empréstimo obtido com a empresária. Marcola busca constituir um advogado antes de voltar a falar publicamente sobre o tema.
Como chefe do gabinete pessoal do mandatário, o cientista político foi responsável por organizar os compromissos presidenciais e ajudar com materiais para tarefas diversas, como a elaboração de pronunciamentos, segundo o site do Palácio do Planalto.
Além disso, servia como um dos principais contatos de políticos que buscavam falar com o chefe do governo. Lula não tem telefone celular. Quem precisa falar com ele liga para Marcola ou para outra pessoa de um grupo reduzido que está sempre próximo do petista.
Marcola foi assessor pessoal e político e era responsável por planejar e acompanhar reuniões e viagens antes do início do terceiro mandato. Foi também coordenador-executivo das agendas das caravanas de Lula pelo Brasil em 2017 e 2018.
O cientista político foi um dos principais interlocutores de Lula durante a prisão em Curitiba, de abril de 2018 a novembro de 2019. Responsável por atender a pedidos diversos, como a distribuição de recados a políticos e amigos, ele foi, segundo a coluna Mônica Bergamo, um dos “pombos-correios” do então ex-presidente ao levar as cartas de Rosângela Silva, a Janja, com quem o petista se casou em maio de 2022.
“Eu comecei a recolher notícias de amigos, porque achei que era isso que ele [Lula] queria que eu fizesse. [Perguntava] como estava a moral de alguns movimentos e de alguns sindicatos. […] Quando eu chegava em casa à noite, pegava o histórico de todo mundo que me ligou e mandou WhatsApp, colocava isso em uma carta e entregava para ele no dia seguinte”, disse Marcola em entrevista à jornalista Julia Duailibi no documentário “Visita, Presidente”, da GloboNews.
Hoje, Marcola é um dos atores da disputa no núcleo de comunicação de Lula. Segundo aliados, o ex-chefe de gabinete e o ministro Sidônio Palmeira, da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), debateram sobre o tom de peças publicitárias e o rumo da campanha até que o presidente interrompesse a discussão com um soco na mesa. Marcola e Sidônio afirmam a pessoas próximas que não há mal-estar e que não houve briga.
Natural do município de Caraguatatuba (SP), Marcola é mestre em ciência política pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), instituição em que cursou graduação em ciências sociais. Antes de trabalhar com Lula, foi assessor parlamentar na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e na Câmara dos Deputados.
O apelido de Marco Aurélio Santana Ribeiro já gerou associações do assessor a Marco Willians Herbas Camacho, também conhecido como Marcola, apontado como chefe máximo da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
Em setembro de 2024, Marcola entrou na Justiça com um pedido de indenização por danos morais contra Taka Yamauchi, então candidato do MDB à Prefeitura de Diadema (SP). A AGU (Advocacia-Geral da União) entrou no caso poucos dias depois para processar o emedebista pelos crimes de calúnia, difamação e injúria.
Yamauchi, hoje prefeito do município do ABC, foi condenado em abril de 2025 pela Justiça de São Paulo a pagar R$ 14 mil por danos morais ao cientista político. Em dezembro do mesmo ano, a Justiça Eleitoral de São Paulo o sentenciou por difamação e injúria eleitoral, com pena fixada de quase sete meses de detenção. Cabiam recursos em ambos os casos.
Em março deste ano, o assessor de Lula moveu uma ação judicial contra o deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) para que o parlamentar se explique sobre ter afirmado que Marcola se encontrou com Daniel Vorcaro, do Banco Master; ter insinuado que o presidente se encontrou com o ex-banqueiro; e ter sugerido que câmeras do Palácio do Planalto foram desligadas para reuniões secretas.
Pelo exposto além de mentiroso e cara de pau é tbm caloteiro pq não tem crédito na praça pois os bancos existem para emprestar dinheiro e principalmente para os servidores públicos
esse procurador falou simplismente a verdade que todo o brasil ver nos telejornais mas no brasil de hoje falar a verdade e quase um crime hediondo pobre brasil
MOMENTOS DIFÍCEIS QUE O BRASIL ATRAVESSA , QUEM SERÁ QUE ESTA FALANDO A VERDADE HEIN?