Geral

Proteína brasileira à base de feijão carioca pode substituir Whey Protein; entenda

Foto: Freepik

Para os frequentadores de academia, o Whey Protein, que é feito com a proteína do soro do leite e ajuda no aumento da massa muscular, é um dos itens mais desejados. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou um concentrado um concentrado proteico a partir do feijão carioca que promete ser uma substituição para o suplemento.

Os grãos, cultivados em solo brasileiro, são um ingrediente proteico de alta qualidade. Além disso, serão 80 gramas de proteína para cada 100 gramas do produto, o que representa 80% da sua composição. Como o Whey, o produto desenvolvido pode complementaa a alimentação, oferecendo uma alternativa a quem necessita ou deseja aumentar a ingestão de proteínas.

Como resultado, vai ser possível acrescentar o concentrado em alimentos à base de vegetais — também chamados de plant-based — que são similares a produtos de origem animal como hambúrgueres, empanados, salsichas, linguiças, leites vegetais e iogurtes, assim como alimentos panificação, bebidas e suplementos alimentares.

“O fato de o feijão ser uma das leguminosas mais representativas para o país influenciou a ideia de obter um concentrado proteico de outra leguminosa, que não a soja e a ervilha. Como temos grande produção nacional de feijão, inclusive para exportação, consideramos que é uma matéria-prima ideal para obter esses concentrados proteicos”, explica pesquisadora Janice Lima, em comunicado.

Outro ponto de interesse é que os aminoácidos essenciais, responsáveis pela formação de proteínas dentro do organismo, contidos no grão do feijão são mantidos no concentrado proteico. Mas nenhuma dessas propriedades afeta o sabor.

A partir de avaliações realizadas no laboratório, foi verificado que ele tem características clean taste, ou seja, um sabor neutro que influencia menos no gosto, como outros produtos encontrados no mercado brasileiro.

“Usando o concentrado proteico que obtivemos e um já comercializado no mercado, não houve diferença de aceitação pelos participantes. Ficamos muito satisfeitos com o resultado alcançado”, afirma a pesquisadora Ilana Felberg.

A pesquisa realizada pela Embrapa também estudou formas de aproveitamento dos resíduos gerados pela extração da proteína dos grãos de feijão carioca. Foram encontradas três alternativas pela equipe de pesquisadores: o primeiro, com 30% de fibra, pode ter uma função parecida com a dos farelos de cereais.

Já o segundo, o amido de feijão, mostrou um total de 91% de pureza após ser processado com água e sem o uso de reagentes químicos. Estudos voltados para esse ingrediente específico ainda estão em andamento. Por fim, o terceiro, foi o resultado da extração da proteína e do amido, com um teor de fibra de 64%.

“Essa quantidade é muito interessante e a fibra avaliada tem a capacidade de reter cinco vezes o seu peso em água, o que é uma característica muito desejada pela indústria de alimentos”, pontua Melicia Galdeano, cientista parte da equipe da Embrapa.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Trump diz que não tomou partido nas eleições a pedido de Lula

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (29) que não tomou partido nas eleições brasileiras a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Não tomei partido. Deixei como estava. Fui orientado a não tomar partido pelo presidente, o atual presidente”, declarou Trump a jornalistas.

Em setembro, Lula afirmou, em entrevista à CNN, que havia pedido ao presidente americano que não interferisse nas eleições do Brasil, para preservar as relações diplomáticas entre os dois países.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] BRIGUINHA BESTA: Pancadaria toma conta do Parlamento da Armênia durante debate entre governistas e oposição

Uma briga entre deputados governistas e oposicionistas provocou a suspensão de uma sessão do Parlamento da Armênia nesta quinta-feira (29), em Yerevan. Durante o confronto, parlamentares trocaram socos e chutes, e o vice-presidente da Casa chegou a arremessar uma cadeira contra integrantes da oposição.

A confusão começou durante um debate sobre a escolha de um integrante da Câmara de Contas, órgão responsável pela auditoria das finanças públicas. O deputado oposicionista Andranik Gevorgyan ficou com o nariz sangrando, enquanto outro parlamentar teve as roupas rasgadas. A segurança do Parlamento foi acionada para conter a briga, e a sessão acabou suspensa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

POR UNANIMIDADE: TSE decide que agressão contra a mulher pode tornar candidato inelegível

Foto: Antonio Augusto/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade, nesta quinta-feira (29), que condenações por lesão corporal contra a mulher podem tornar o condenado inelegível, por se enquadrarem na categoria de crimes contra a vida. A Corte também cobrou do Congresso Nacional uma mudança na legislação para incluir expressamente essa restrição.

O entendimento foi firmado no julgamento do recurso de João Francisco de Assis Neto, conhecido como Dr. João Neto, que pretendia disputar uma vaga de deputado federal por Alagoas nas eleições de 2026. Os ministros negaram o recurso e mantiveram o indeferimento da candidatura.

Relator do caso, o ministro Dias Toffoli afirmou que a decisão não cria uma nova regra, mas interpreta a legislação já existente. Outros ministros destacaram a relação entre agressões físicas contra mulheres e o risco de feminicídio.

Durante o julgamento, Ricardo Villas Bôas Cueva propôs que o TSE encaminhe um apelo à Câmara e ao Senado para atualizar a Lei de Inelegibilidades. A proposta busca tornar explícita na legislação a proibição de candidaturas de pessoas condenadas por violência contra a mulher.

Um projeto com esse objetivo já tramita no Senado, mas está parado na Comissão de Constituição e Justiça desde maio de 2025. O ministro Kassio Nunes Marques ressaltou que a decisão representa um marco para a Justiça Eleitoral, ao aplicar a legislação vigente antes de uma eventual atualização pelo Congresso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio trocou ‘presidente eleito’ por ‘líder do Brasil’ em carta após pedido dos EUA

Fotos: Reprodução / Redes Sociais / Agência Brasil

O governo dos Estados Unidos pediu que Flávio Bolsonaro (PL) retirasse de uma carta publicada nas redes sociais o trecho em que se apresentava como “presidente eleito”. A informação foi divulgada pelo G1, com base em relatos de diplomatas que acompanharam o caso.

Assessores do Departamento de Estado americano avaliaram que a expressão poderia ser interpretada como um reconhecimento do resultado eleitoral favorável ao senador, o que provocaria um desgaste diplomático com o governo brasileiro.

Após a manifestação americana, Flávio apagou a publicação original e divulgou uma nova versão, substituindo “presidente eleito” por “líder do Brasil”. Aliados do senador afirmaram que a alteração foi apenas um ajuste no texto.

Na carta, Flávio agradeceu aos presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Javier Milei, da Argentina. Ele afirmou estar em território americano com a família, em segurança, negou ter fugido do Brasil e alegou ser vítima de perseguição política.

O senador também questionou a prorrogação do horário de votação no segundo turno, determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida, porém, havia sido solicitada pelas campanhas de Lula e de Flávio diante de problemas no transporte de eleitores e de condições climáticas adversas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória de Lula, que terminou a disputa com 4,43 milhões de votos a mais que Flávio. A Corte afirmou que a eleição transcorreu com segurança e transparência, sem fraudes ou inconsistências que comprometessem o resultado. O PL, partido do senador, reconheceu o resultado proclamado pela Justiça Eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Semurb afasta risco de desabamento de imóveis na Ponta do Morcego, mas anuncia sinalização contra deslizamentos

Imagens: Vitor Pimentel

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) descartou risco de desabamento dos imóveis localizados na Ponta do Morcego, em Natal. A avaliação foi apresentada durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (29) para esclarecer os impactos da erosão na área.

“Não tem nenhum risco. Os nossos engenheiros estiveram no local e constataram a total segurança dos estabelecimentos que estão na Ponta do Morcego”, afirmou o secretário Sérgio Pinheiro.

Apesar de afastar perigo para os imóveis, a Semurb informou que instalará, em parceria com a Defesa Civil, placas de alerta sobre riscos de desmoronamentos e deslizamentos em pontos da região. Os dois órgãos também realizarão ações educativas periódicas.

O acesso à praia continuará liberado. A sinalização servirá para alertar banhistas e frequentadores sobre os perigos de permanecer ou realizar atividades sobre pedras, cavernas e outras formações rochosas atingidas pela erosão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump chama eleição de Lula de “desgraça” e “vergonha” e diz que falará com petista

Foto: Brendan Smialowski/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a eleição brasileira que reelegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classificando o processo como uma “desgraça” e uma “vergonha”. Nesta quinta-feira (29), ele afirmou que pretende conversar com o petista, mas evitou reconhecer formalmente o resultado.

“Eu vou falar com ele [Lula, sobre a eleição], mas eu acho que a eleição foi uma desgraça no Brasil”, declarou Trump a jornalistas. Questionado sobre quem considera o vencedor legítimo, respondeu: “Não quero comentar, mas penso que a eleição foi uma grande vergonha para o povo do Brasil”.

Trump também afirmou que evitou tomar partido após Lula pedir que não interferisse na disputa. Como argumento para sua avaliação, citou o desempenho do mercado brasileiro após a votação.

Com informações de UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PASSAGEM DE BASTÃO: Fátima oficializa comissão com 18 integrantes para entregar Governo do RN a Cadu Xavier

Foto: Carlos Costa

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (29) publicou o ato que cria a Comissão Mista de Transição Governamental 2026–2027. O grupo vai organizar a passagem da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) para o governador eleito Cadu Xavier (PT).

A comissão terá acesso às informações sobre a situação administrativa, fiscal, orçamentária, financeira, patrimonial e operacional Governo do Estado. O objetivo é preparar a nova gestão, garantir a continuidade dos serviços públicos e identificar riscos, obrigações e situações críticas que possam afetar o funcionamento do governo.

Pela atual gestão, integram o grupo a controladora-geral do Estado, Luciana Daltro de Castro Pádua; o procurador-geral Antenor Roberto Soares de Medeiros; o secretário da Fazenda, Álvaro Luiz Bezerra; o secretário de Planejamento, Alexandre de Oliveira Lima; a secretária de Administração, Jane Carmen Carneiro e Araújo; e a secretária-chefe do Gabinete Civil, Maria Virgínia Ferreira Lopes.

A equipe indicada pelo governador eleito é formada pelo próprio Cadu Xavier; pela vice-governadora eleita Larissa Rosado; pelo deputado federal Fernando Mineiro; pelo advogado Augusto César Macêdo Brandão de Araújo; pela engenheira civil Virgínia da Costa Dantas; pelo advogado João Ricardo dos Reis Cavalcante Cerqueira; pela advogada Natália de Sena Alves; pelo ex-prefeito de Currais Novos Odon Junior; pelo advogado Pedro Augusto Filgueira Albuquerque; pela engenheira civil Ana Adalgisa Dias Paulino; pelo presidente do PV-RN Rivaldo Fernandes Pereira; e pelo advogado Fernando Antônio Bezerra.

A coordenação-geral ficará com Luciana Daltro. Ela será responsável por organizar as reuniões, articular as equipes de Fátima e Cadu, cobrar informações dos órgãos estaduais, acompanhar prazos e supervisionar os diagnósticos e relatórios da transição.

A comissão funcionará com Coordenação-Geral, Secretaria-Executiva e Grupos Técnicos Temáticos. O decreto ainda não apresenta os nomes específicos desses grupos. Eles serão divididos pelas áreas estratégicas do Governo do Estado e pelas prioridades definidas no Plano de Governança da Transição, que também estabelecerá os integrantes, as atribuições e a metodologia de trabalho de cada equipe.

Os órgãos estaduais deverão entregar documentos e prestar apoio técnico à comissão. A participação dos integrantes não será remunerada, e os trabalhos serão encerrados com a posse do novo governador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

LUXO NA MIRA: PF apreende vinhos, relógios, euros e carros em operação que prendeu presidente do TCE-MT

Garrafas de vinho, relógios de luxo, carros e maços de dinheiro em reais e euros foram apreendidos nesta quinta-feira (29) durante uma operação da Polícia Federal no Tribunal de Contas de Mato Grosso.

A Operação Tomada de Contas prendeu o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, o procurador Grhegory Paiva Pires e outros quatro servidores. Ao todo, são cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A ação, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça, também afastou os conselheiros Guilherme Maluf e Alisson Alencar. O conselheiro aposentado Valter Albano da Silva foi retirado da comissão que ainda integrava no tribunal.

De acordo com a investigação, foram identificados saques que somam R$ 500 mil atribuídos ao presidente do TCE e movimentações de R$ 33 milhões, em apenas um ano, por outro suspeito. A PF apura possíveis ligações entre essas operações financeiras, contratos administrativos e direcionamento de recursos públicos.

Mais de 180 policiais federais participam da operação. O TCE-MT foi procurado, mas não havia se manifestado até a última atualização da reportagem.

Opinião dos leitores

  1. Só no Brasil mesmo um funcionário público com dedicação exclusiva ficar milionário. Façam mais essas operações , inclusive na suprema corte ,pra ver qual milagre faz destes semideuses ficarem rico apenas com salário mensal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Extremoz inicia ação de prevenção a afogamentos nas praias e lagoas do município

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, iniciou uma ação de prevenção a afogamentos em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). A iniciativa busca reforçar a conscientização e ampliar a segurança nos ambientes aquáticos do município.

As primeiras atividades foram realizadas nas praias de Barra do Rio e Genipabu, com orientações preventivas voltadas a moradores, turistas e visitantes, destacando a importância de atitudes responsáveis para evitar acidentes e preservar vidas.

Durante as ações, a população recebe orientações práticas de segurança, como evitar entrar na água após consumir bebidas alcoólicas, respeitar as sinalizações e as recomendações dos guarda-vidas, observar as condições do mar e não se afastar da margem em locais desconhecidos.

Também é recomendado que crianças permaneçam sempre sob a supervisão de um adulto, que os banhistas evitem nadar sozinhos e que se procurem áreas seguras para o banho. Em situações de correnteza, a orientação é não tentar enfrentá-la diretamente e buscar ajuda de profissionais.

A ação terá continuidade nas praias de Redinha Nova, Santa Rita e Pitangui, além das Lagoas de Pitangui e Extremoz, ampliando o alcance das medidas de prevenção em diferentes áreas de lazer e turismo do município.

Além de valorizar os destinos turísticos de Extremoz, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança dos frequentadores, promovendo a conscientização sobre os riscos de afogamento e a importância de respeitar as orientações de segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e chega a 50,1%

Foto: Reprodução

O endividamento das famílias brasileiras atingiu um novo recorde em agosto, chegando a 50,1% da renda acumulada em 12 meses. O comprometimento da renda com o pagamento de dívidas também alcançou o maior nível da série histórica, com 29%, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (29).

Os números evidenciam a pressão sobre o orçamento das famílias diante dos juros elevados e do avanço de modalidades de crédito mais caras, como cartão de crédito e empréstimos sem garantia.

Mesmo com programas de renegociação de dívidas lançados pelo governo federal, o indicador de endividamento continuou avançando. Sem considerar o crédito imobiliário, a proporção chegou a 31% da renda, enquanto o comprometimento com o serviço da dívida atingiu recorde de 26,7%.

Os dados do Banco Central também mostram que a inadimplência no crédito livre para famílias e empresas permaneceu em 6,6% em setembro, o maior patamar da série histórica para esse indicador.

Com informações da Reuters

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *