Psol pede ao STF que proíba governo de distribuir ou incentivar o uso da cloroquina

O Psol apresentou nesta 3ª feira (19.jan.2021) ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedido para que a Corte proíba o governo federal de veicular qualquer informação que propague, induza ou incentive o uso de medicamentos sem comprovação científica para tratamento precoce da covid-19. O partido cita a cloroquina, a nitazoxanida, a hidroxicloroquina e a ivermectina.

O pedido foi apresentado no âmbito da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 756, que pede que o presidente Jair Bolsonaro seja obrigado a adotar todos os procedimentos administrativos indispensáveis para que a União possa providenciar a aquisição das vacinas e medicamentos que forem aprovados pela Anvisa. O relator da ação é o ministro Ricardo Lewandowski. No documento, o partido também solicitou a proibição da distribuição dos medicamentos pelo governo federal ou qualquer um dos órgãos federais.

“É inaceitável que o governo continue opondo tratamento precoce à vacinação. Não há medicamentos com efeitos comprovados contra a covid-19. É hora de dar um ponto final à desinformação do governo Bolsonaro. Chega”, disse Juliano Medeiros, presidente do Psol.

O presidente Jair Bolsonaro defende o uso de medicamentos como a cloroquina e ivermectina para evitar o agravamento de pessoas contagiadas pelo coronavírus. Entretanto, não há nenhum tratamento cientificamente comprovado contra a doença. Nessa 2ª feira (18.jan.2021), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que nunca indicou medicamentos para o tratamento da covid-19. A declaração foi contra toda a atuação dele à frente da pasta.

Uma das primeiras ações de Pazuello como ministro interino da Saúde foi alterar o protocolo e autorizar hidroxicloroquina para casos leves de covid-19. O Ministério da Saúde divulgou em maio de 2020 a 1ª versão de um documento com recomendações. Os protocolos para o uso do medicamento nos pacientes desde o 1º dia de sintomas foram publicados no Diário Oficial da União. À época, o governo afirmou que seguia recomendações do Conselho Federal de Medicina.

Reportagem da Folha de S.Paulo também revelou que o Ministério da Saúde montou e financiou uma força-tarefa de médicos que defendem o “tratamento precoce” da covid-19 para visitarem UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em Manaus (AM).

PODER360

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Direita Honesta disse:

    Sugiro trocar o nome da droga. Se chamar de maconha, crack, cocaína ou coisas do tipo, creio que essa gente a veja com melhores olhos.

  2. José Macedo disse:

    Esses caras botam a política e o poder por cima de qualquer coisa, inclusive do risco de morte dos nossos irmãos de pátria.
    Quem quiser pelo menos tentar diminuir os sintomas que tome os medicamentos , que tomados com critério não matam e aqueles que acharem que só a dipirona é suficiente que tomem e aguardem , a febre ultrapassar a 38 graus, a oxigenação ficar abaixo de 90 , ficar com falta de ar e sem forças para andar para ir para o hospital, lá fazer o exame de tomografia (se tiver) para constatar mais de 50% do pulmão tomado, para ser internado(se houver vaga) e aí sim os medicamentos funcionam, (mas fora do hospital não) e rezar muito, mas muito mesmo para não precisar da tubalina(se tiver).

    • Direita Honesta disse:

      Isso mesmo. Essa epidemia está servindo para desmascarar indivíduos e intenções. Esse partido judicializa TUDO o que vai contra seus projetos políticos. É vergonhoso!

  3. Neco disse:

    Pronto, se o PSOL é contra, então é bom.
    A evidência que faltava.
    https://truthabouthcq.com/

  4. Neco disse:

    ALGUÉM MORREU EM VIRTUDE DO TRATAMENTO PRECOCE? Cadê a comporvação científica da relação de causalidade? Falta de comprovação científíca não é prova de infeficácia.
    Pode não tempo para ficar fazendo teste duplo-cego randomizado e estratififcado, revisado por pares. Remédios usados por indígenas funcionam e não foram avaliados por 'doutores'. Agora se tem a HCQ sendo usada por muitos profissionais de frente , com resultados empíricos animadores e fica essa campanha odiosa contra tudo o que se apresenta (ivermermectina, anita, azitromicina etc – lobby, politicagem hedionda… ). Como se uso precoce em si excluísse outros cuidados. Deve ser a única doença do mundo que não há praticamente nada o que se fazer em seus estágios iniciais. Nem mesmo é consenso que as pessoas, preventivamente, tomem mais sol e vitamina C para dar uma reforçada na imunidade (isso foge ao bom senso). Querem saber mais, leitura longa: https://truthabouthcq.com/

  5. Tarcísio Eimar disse:

    Esse praga de partido nanico só pode estar querendo a morte mesmo, sem dúvida. Q morra o partido e desapareça das urnas

  6. Japiense disse:

    No hall científico o comentário acerca da Cloroquina é vista como chacota. Visível sinal de despreparo e até um aceno fanático ideológico.

  7. Sérgio disse:

    Por que são sempre os mesmos? Essas carniças querem o pior para o Brasil. Perderam a mamata! Por que o RN é um dos Estados com menor número de mortes? Será que não é graças a invermectina do prefeito de Natal?
    É só uma pergunta.

  8. Antonio Turci disse:

    Esse pesdoal do Psol bem que poderia pesquisar antes de dizer tolices. Não precisa ir longe: é só ver os vídeos do Prof. Dr. Fernando Suassuna, do Albert Dickson.

  9. Josué disse:

    Alguém avise a patota de esquerdistas, que o Brasil saiu da 4å posição para 26å por milhão de mortes, depois da recomendação do uso desses remédios.
    Esses caras só podem estarem rezando na cartilha do mandeta e Fátima do PT.
    Cadê o exército nas ruas juntando corpos??
    Cadê os 11.000 mil mortos no RN.
    Os bichos vermei, estam querendo bater a meta.

    • Anti-Político de Estimação disse:

      Ninguém mais no mundo científico defende essas panacéias ( nem o Ministro da Saúde) , e isso nada tem a ver com ideologia, a ainda vemos e lemos pessoas repetindo essa mesma "cantiga de perua", kkkkkkk.
      Freud explica……………………..

    • Jose Gabriel disse:

      DEIXE DE SER GADO OMI !
      O BRASIL INFELIZMENTE É O 4 COLOCADO EM MORTES POR COVID 19.
      MAIS PRA QUEM ACREDITA QUE A TERRA É PLANA E TOMAR VACINA VAI VIRAR UM JACARÉ ISSO É O DE MENOS.

      VIVA O SUS E OS CIENTISTAS BRASILEIROS

    • jose lucio de azevedo disse:

      Grande Josué, estou plenamente de acordo.

COMENTE AQUI