Política

PT agora quer ignorar ciência e quer liberar vacina rejeitada pela Anvisa

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou manifesto, nesta segunda-feira (3), solicitando a importação, pelo Governo Federal, de doses da vacina Sputnik V. Além disso, culpou Jair Bolsonaro pela situação da pandemia no território nacional. Vale destacar que, na semana passada, a Anvisa negou autorização para uso do imunizante no país.

“Sua atuação em relação à vacina Sputnik V é um retrato do descaso com a vida dos brasileiros. A posição do presidente Bolsonaro, do Ministério da Saúde e do Ministério das Relações Exteriores é de total inação em relação à vacina Sputnik V. É como se as 66 milhões de doses que poderiam ser adquiridas e entregues imediatamente não fizessem falta nenhuma, enquanto a pilha de mortes vai se avolumando em todo o país”, declara o PT.

Com os atores envolvidos nas negociações sinalizando versões diferentes para os problemas encontrados pela Anvisa nos documentos apresentados pelo Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFID) e pela União Química, empresa brasileira que irá produzir a vacina, as discussões sobre a Sputnik V foram intensas na semana passada.

Confira aqui o manifesto petista:

“O Brasil ultrapassou, no final de abril de 2021, a lamentável e evitável marca de 400 mil mortos e 14,6 milhões infectados pela Covid 19.

Isso precisa parar. Esta situação revoltante assombra o mundo e tem responsável: o Governo Bolsonaro, que debocha da morte e infectados pelo coronavírus e implanta ações que impactam diretamente o risco de morrer.

Para tanto, é preciso garantir a vacinação em massa para proteção individual e coletiva de toda a população brasileira. Mas não é o que está acontecendo. O Governo Bolsonaro nega o auxílio emergencial, no valor de 600 reais, enquanto durar a pandemia. Nega a proteção dos pequenos e médios comerciantes, empresários e produtores rurais que ajudaria a manter empregos. Incentiva aglomerações, sabotando medidas de distanciamento social para interromper a circulação e controlar a taxa de transmissão do vírus. Boicota as ações de prefeitos e governadores que trabalham para conter a pandemia. E nega o direito de todos os brasileiros a terem acesso à vacina.

O governo Bolsonaro faz de tudo para dificultar a aquisição de vacinas. Foi assim que se portou em relação à Coronavac. Foi assim também quando desprezou a aquisição, ainda em 2020, das vacinas da Pfizer. Da mesma forma agiu quando deixou de adquirir o total de doses de vacinas disponibilizadas pelo Fundo Covax Facility da OMS/Unicef.

Sua atuação em relação à vacina Sputnik V é um retrato do descaso com a vida dos brasileiros. A posição do presidente Bolsonaro, do Ministério da Saúde e do Ministério das Relações Exteriores é de total inação em relação à vacina Sputnik V. É como se as 66 milhões de doses que poderiam ser adquiridas e entregues imediatamente não fizessem falta nenhuma, enquanto a pilha de mortes vai se avolumando em todo o país.

Chega!

É preciso cobrar a responsabilidade do governo federal.

Entendemos que entre potenciais riscos e benefícios da ciência em favor da promoção da vida, é fundamental uma postura, responsável e ativa, em defesa da vida dos brasileiros.

Cabe a Anvisa analisar, com a máxima presteza e sem qualquer pressão política e ideológica do governo, considerando exclusivamente os interesses do povo brasileiro, os dados para a importação em caráter excepcional da vacina Sputnik V, considerando as mesmas exigências efetuadas para outras vacinas, previstas nas Leis Federais Nº 13.979/2020 e 14.124/2021. Ou seja, uma vez aprovada por uma das onze agências reguladoras listadas na referida lei, cabe ao órgão sanitário brasileiro, autorizar sem mais delongas a importação excepcional das vacinas que salvarão milhares de vidas.

O Brasil só vacinou até agora pouco mais de 7% de sua população com duas doses de vacinas.

Além disso, estamos enfrentando a falta da vacina Coronavac para a 2ª dose em várias capitais. Dessa forma, só no segundo semestre de 2022 chegaremos a uma cobertura vacinal capaz de garantir segurança e controle da pandemia de Covid-19. Até lá, continuaremos submetidos a uma crise sanitária, econômica e social sem precedentes, onde quem mais sofre (e morre) são os mais pobres e vulneráveis.

É preciso uma ação proativa da Anvisa, porque a Anvisa é do Brasil. Trata-se de uma agência de Estado, imprescindível para a saúde dos brasileiros, mas que não pertencente ao governo Bolsonaro ou a qualquer outro.

Consideramos que a Anvisa, que analisou e aprovou o uso emergencial da CoronaVac, da AstraZeneca e da Janssen, e aprovou de forma definitiva a vacina da Pfizer, deve concluir com autonomia técnica e responsabilidade, a avaliação para importação e o uso excepcional da Sputnik V, garantindo a importação de 66 milhões de doses encomendada pelos Governadores através do Consorcio Nordeste, Centro-Norte e algumas prefeituras.

Entendemos que é fundamental a convocação do Comitê Técnico Temático de Produtos Biológicos e de Biotecnologia da Anvisa. E que outros cientistas brasileiros sejam convocados para analisar o caso e de forma isenta darem seus pareceres técnicos.

Conclamamos o Instituto Gamaleya, uma instituição de pesquisa centenária e respeitável, tanto como a Fiocruz e o Instituto Butantã, para que coloque à disposição dos técnicos da ANVISA, no mais breve espaço de tempo, o conjunto de informações que ainda possam estar pendentes, para que o mais rápido possível possamos ter disponibilizadas a vacina Sputnik V para a população brasileira, aprovada em mais de 60 países de forma eficiente e segura.

O Brasil está ficando, a cada dia que passa, ainda mais no final da fila de compras e aquisição de vacinas. É essencial garantir à Anvisa as condições para que busquem todas as informações sobre a Sputnik V. O estabelecimento de uma força tarefa, entre os Ministérios da Saúde e de Relações Exteriores do Brasil e da Rússia e suas Agências Reguladoras, e a participação ativa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na mediação dessa querela, torna-se fundamental para permitir que o Brasil tenha acesso e direito a mais vacinas.

Cada vacina a menos é uma morte a mais.

Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP SAÚDE do PT

Setorial Nacional de Saúde do PT”.

 

Fonte: Blog do Tulio Lemos

GRANDE PONTO

Opinião dos leitores

  1. 1)O lobista para empurrar a Sputnik é um ex embaixador da Venezuela aqui no Brasil da época de Hugo Chaves. Daí o interesse da esquerda em que o Brasil adquira a vacina. Vai render muito dinheiro e o próximo ano tem eleição.
    2) É não esquecer que a eficácia da vacina (percentual) é levada em conta pela maioria dos países principalmente da União Europeia que inclusive vai exigir cartão de vacina para estrangeiros e já declarou que a Coronavac não será aceita.
    3) A ANVISA é uma das instituições de saúde mais respeitadas no mundo, justamente pela utilização de critérios técnicos rigorosos nas análises.
    O resto mimimi da esquerda, onde só tem “cientista”, para criar mais um palco de picadeiro com intuito de atacar o presidente.

  2. O PT ficou 16 anos no poder desviando verba de tudo que é lugar na adm pública…Agora quer forçar compras dessa vacina?..Acho q não há interesse financeiro…agora eles viraram honestos, junto com Renan e demais governadores…Çey…kkkkkkkkkkkkk

  3. Ninguém está ignorando a ciência. A Sputnik V foi testada e aprovada por órgãos reguladores de 62 países. Acreditar que só o Brasil está correto é mais um capítulo da alucinação bolsonarista.

    Aliás, se a ANVISA não tivesse se transformado em bonsoANVISA a Sputnik V já teria sido aprovada.

  4. Direita esclerosada, a Argentina é logo ali, vá tomar a sputnik lá e se possivel fique morando lá mesmo, deixe conversar merda seu babaca.

  5. Isso e mais outras, São provas irrefutáveis que o interesse desses dois polos da política brasileira é somente o interesse de sobrevivência política, e nada de defender a sociedade desse mal maior, essa pandemia, entre outros males. quando um lado defende que a ciência deve dar a palavra final sobre protocolos, o outro, sem o menor interesse em defender a vida das pessoas, já se consideram contra, e de casos contrário, idem. Portanto temos que extinguir políticos dessa espécie, que poucos se lixam com a vida das pessoas.

  6. NUNCA foi para salvar sua vida, SEMPRE foi pela politicagem em seu mais baixo degrau.
    A narrativa política condena a medição precoce por falta de comprovação científica.
    A narrativa política impõe o lockdown sem qualquer comprovação política que tem eficácia contra o covid.
    A narrativa política quer impor uma vacina que cientificamente não foi aprovada.
    Por mais difícil que seja, entendem, NUNCA foi para salvar vidas, SEMPRE foi pela politicagem todas as narrativas adotadas durante desde março de 2020, por um grupo político, cujos estados são responsáveis por 70% do total das mortes durante a pandemia. Sempre é válido lembrar que o STF deixou a responsabilidade de combate a pandemia na responsabilidade direta dos governadores e prefeitos

  7. O que o PT quer é ser do contra. Não interessa o que seja, não interessa o interesse público, não interessa a segurança da vacina, não interessa nada. A única coisa que interessa é aparecer.

  8. Na realidade, quem quis ignorar a ciência foi um crápula assassino alí que sugeriu a Anvisa alterar a bula da cloroquina para atestar uma eficácia forjada! Inclusive tá passando agora na CPI!
    Será que tava ganhando algum prá fazer isso?
    Ou porque se trata de um assassino mesmo?
    Ai, sim é querer menosprezar a ciência!
    Isso sim é um CRIME!

  9. Concordo com o PT.
    Mais de 60 países estão utilizando a vacina Sputnic-v, porque que nós não vamos usar?
    #FORABOLSONARO
    #BOLSONAROGENOCIDA
    #LULA2022

    1. Todos os países subdesenvolvidos tomam essa vacina que é proibida em países desenvolvidos e na europa. Mas se o PT quer, não se discute, tem que ser aprovada, mesmo sem comprovação científica de eficácia. Mas a medicação precoce, adotada em mais de 90 países, não pode, o PT exige a comprovação científica.
      Sempre com uma narrativa fajuta, sem qualquer coerência, desprovida de respeito as vidas, mas amarrada a torpe politicagem rasteira e medíocre.

    2. Fautino me diga uma coisa? Nesses países não vive gente não? Em que nós somos superiores a essas pessoas? Somos desenvolvidos por acaso? Quer dizer que os resultados em pessoas de outros paises não servem p nós, os superiores brasileiros?

    3. Jr você tem problema de entender a realidade. No Brasil não tem gente? Então qual o motivo da esquerda ter se unido e impedido o uso da medicação precoce? Não foi o mesmo motivo que a sputnik está sendo proibida? A tal falta de evidência científica que funciona? Se faltava desenhar, está desenhado.

  10. A vacina está sendo utilizada em mais de 60 países com ZERO efeitos colaterais e o PT quer ignorar a ciência? 🤣🤣🤣
    O que dizer de alguém que mandou gastar MILHÕES pra fabricar cloroquina (comprovadamente ineficaz) e que recusou 11 vezes a compra de vacinas?
    GENOCIDA!

  11. Blogueiro só tem uma coisa a comentar, sobre o título da sua matéria, já que seus estagiários liberam comentários de “direita honesta” e calígula, mas deve bloquear de várias pessoas como alguns dos meus!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Será que tá rolando por trás alguma propina? Pq essa fixação toda em vacina não aprovada? Não estou dizendo que nas anteriores aprovadas também não rolou propina mas pelo menos era vacinas aprovadas pelo órgão competente…

  13. BG aí tem coisa.
    A Anvisa diz que sua decisão foi com base nos próprios documentos enviados, porém não fez testes na vacina p confirmar a existência do adenovirus replicante.
    A empresa fabricante diz que a Anvisa interpretou erroneamente seus relatórios.
    Milhões de pessoas em mais de 60 países já foram vacinadas com a Sputnik e, salvo engano, não há nenhum relato até agora de infecção por adenovirus.
    Alguém está mentindo.
    Se a Anvisa estiver certa será uma descoberta mudialmente importante, caso contrário será mais uma lambança p conta do governo federal.

  14. PT é sinônimo de oposição cega. Prega a eleição do maior bandido da história do Brasil. E todos os seus valores são amorais, canalhas e devassos

  15. Imagina se o PT fosse o “Cumpanheiro” Lula. Pense numa corja que só quer roubar e destruir o próximo. Fazem de tudo. Jogo sujo e corrupção é a regra dos PTistas

  16. Ofereceram uma.
    Ofereceram duas.
    Três.
    Quatro.
    Cinco.
    Seis.
    Sete.
    Oito.
    Nove.
    Dez.
    ONZE vezes.
    O governo recusou todas as vezes.
    Todas.

  17. OXENTE… e agora??? O que o Gado vai fazer? apoiar o mesmo discurso do PT???
    Gado e Mortadela unidos???

  18. O nome disso é ROUBO , esse povo não está preocupado com vidas , quer fazer CAIXA ( dinheiro) para as eleições no ano que vem , o BANDIDO PRESIDENTE DA RÚSSIA, aquele comunista que está se perpetuando no PODER , quer vender a VACINA que Não presta para PN , e ano que entra despejar milhões para a campanha dos VERMES PARASITAS PTRALHAS

  19. Está explicado o genocídio no RN com o consórcio nordeste. O ex embaixador da Venezuela na época do Hugo Chaves no Brasil é quem está fazendo lobby com a vacina Sputnik V.

  20. A ANVISA tem que avisar aos mais de 60 países que liberaram essa vacina, que eles correm um grande “risco”.
    Não é só o PT, é todo mundo que não aguenta mais essa carnificina, 2, 3, 4 mil pessoas todo santo dia e o genocida zombando da cara do povo.
    Em outros países, o povo foi pra rua por muito menos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“EU NÃO VOU VOTAR”: Renan Santos descarta apoio a Lula e libera seguidores no segundo turno

Reprodução

Renan Santos (Missão) afirmou que não apoiará Lula (PT) no segundo turno e que não pretende votar. Em entrevista ao programa Alt Tabet, do Canal UOL, divulgada nesta quinta-feira (15), ele disse que deseja preservar a independência do projeto político de seu partido.

“Eu não vou votar. A última vez eu pedi voto nulo. Dessa vez eu tô falando: votem em quem quiserem”, declarou. Renan afirmou que não quer associar o Missão a nenhuma das candidaturas que disputam a Presidência.

O dirigente disse que sua prioridade é construir um campo político próprio. “Eu preciso abrir o meu campo, e isso é a melhor coisa que eu posso fazer pelo Brasil, mais do que o meu voto”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

DATAFOLHA: Violência é o principal problema do país para 20%; saúde preocupa 18%

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A violência foi citada por 20% dos eleitores como o principal problema do país de responsabilidade do governo federal, segundo pesquisa Datafolha. Saúde aparece com 18%, e economia, incluindo inflação e preço dos alimentos, com 15%.

Também foram mencionados corrupção (7%), educação (6%), desemprego (4%), fome e miséria (3%), impostos altos (3%) e desigualdade social (2%). Administração pública, gastos públicos, impunidade, salário, política e habitação tiveram 1% cada. A pergunta foi espontânea, sem alternativas, e permitia apenas uma resposta.

As menções à violência passaram de 17% em julho para 20%, enquanto saúde recuou de 21% nos dois levantamentos anteriores para 18%. Segundo a reportagem, as oscilações ficaram dentro da margem de erro. Saúde foi mais citada por mulheres (22%) e por pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos (23%).

O Datafolha ouviu 2.520 eleitores de 16 anos ou mais nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o registro no TSE é BR-00466/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “Vamos varrer o PT do RN e do Brasil”, diz prefeito Paulinho Freire em evento de apoio a Allyson Bezerra


O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), fez um discurso forte durante um evento na noite desta quinta-feira (14) em apoio ao candidato ao Governo do Estado, Alysson Bezerra (União Brasil).

Além de pedir voto para Allyson, o prefeito também pediu aos apoiadores para “cravar o 22” em Flávio Bolsonaro (PL). “A gente vai varrer o RN e Brasil das mãos do PT”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

DATAFOLHA: 41% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo; aprovação positiva é de 35%

REUTERS Ueslei Marcelino

O governo do presidente Lula (PT) é considerado ruim ou péssimo por 41% dos eleitores, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15). Outros 35% classificam a gestão como ótima ou boa, enquanto 23% a consideram regular.

Na avaliação pessoal, Lula é reprovado por 50% dos entrevistados e aprovado por 48%.

O Datafolha ouviu 2.520 eleitores entre os dias 13 e 15 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento, encomendado pela Folha, está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-00466/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] VALE TUDO: Atores fazem “simpatia” para atrair votos para Lula e ironizam eleitor pobre de direita


O ator Pedro Cardoso e a atriz Graziella Moretto publicaram, nesta quinta-feira (15), um vídeo nas redes sociais com uma espécie de “simpatia” para tentar atrair votos para a reeleição de Lula (PT). O casal apresenta o ritual como um método para conquistar votos inesperados.

Durante a gravação, os dois repetem a frase “voto extra, voto de fonte inesperada, voto que é meu, venha para Lula”, enquanto tocam o dedo indicador na cabeça. Na sequência, Pedro improvisa novos pedidos, incluindo “voto de pobre de direita”.

Com Flávio na frente no primeiro turno e nas pesquisas, a ala petista está tentando se garantir até na base da mandinga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] PARA AJUDAR LULA: Alcolumbre tira PEC da Segurança de pauta e é arrogante com Rogério Marinho

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou nesta quinta-feira (15) que retirou a PEC da Segurança Pública da pauta por decisão própria, sem atender a um pedido do governo. A declaração provocou um confronto com o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN).

Marinho questionou em que se baseava a decisão. Alcolumbre reiterou que a retirada ocorreu por determinação da Presidência do Senado. Diante da resposta, o senador do PL perguntou se a medida se apoiava apenas no arbítrio do presidente da Casa. “Exatamente”, respondeu Alcolumbre.

“É bom saber que a gente precisa mudar esse regimento”, rebateu Marinho, em crítica à condução dos trabalhos no Senado.

O episódio ocorre em meio à disputa em torno da PEC da Segurança Pública, enquanto o PL se prepara para ampliar sua força no Senado a partir de 2027, quando deverá contar com a maior bancada da Casa, com 28 parlamentares. Marinho é cotado para disputar a Presidência do Senado na próxima legislatura.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

UOL: Vorcaro combinava manchetes, editava matérias e sugeria pautas do portal Metrópoles

Reprodução

Daniel Vorcaro recebia antecipadamente reportagens, pedia para alterar textos e interferia até nas manchetes das matérias do portal Metrópoles, segundo levantamento do UOL com base em mensagens extraídas pela Polícia Federal do celular do ex-dono do Banco Master. Dos 14 textos identificados, 11 foram modificados após solicitações dele.

As conversas envolvem a CEO do grupo, Lilian Tahan. O contato começou em 2024, quando o Banco Master contratou R$ 20 milhões em publicidade com o veículo. Em um dos episódios, Vorcaro pediu que fosse reduzida a cobertura sobre Ricardo Cappelli, crítico da compra do Master pelo BRB.

Questionada, Tahan afirmou que consultar fontes sobre o contexto dos textos é uma prática profissional e negou vínculo entre o contrato publicitário e a cobertura.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] NO PROGRAMA ELEITORAL: Flávio expõe falas de Lula contra redução da maioridade penal


O programa eleitoral de Flávio Bolsonaro exibido nesta quinta-feira (15) apostou no confronto direto com Lula ao resgatar declarações do presidente contrárias à redução da maioridade penal. A peça questiona a posição do petista diante de crimes cometidos por adolescentes e defende punições mais rigorosas para delitos graves.

O vídeo reúne falas de Lula em que ele critica a possibilidade de responsabilizar criminalmente jovens de 14, 15 e 16 anos como adultos. Em um dos trechos, o presidente afirma que apoiar a redução da maioridade penal seria “um crime contra o futuro deste país” e argumenta que adolescentes envolvidos em roubos não devem ser tratados simplesmente como bandidos.

Flávio Bolsonaro é defensor da redução da maioridade penal e que menores envolvidos em crimes como estupro, homicídio, sequestro e tráfico devem responder com punições proporcionais à gravidade dos atos, independentemente da idade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

RETIRADA DE PAUTA: Impasse sobre maioridade penal trava votação da PEC da Segurança no Senado

Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), retirou da pauta desta quinta-feira (15) a PEC da Segurança. A votação foi adiada em meio à falta de acordo sobre propostas para incluir a redução da maioridade penal no texto.

A oposição quer permitir a responsabilização penal a partir dos 14 anos em determinados casos. Líderes do governo Lula ainda discutem como responder à iniciativa.

O senador Camilo Santana (PT-CE) apresentou uma emenda para reduzir a maioridade de 18 para 16 anos em crimes hediondos. A proposta, porém, também enfrenta resistência dentro do PT, onde parte dos parlamentares é contrária à inclusão da mudança neste momento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aliados aconselham Flávio a fazer mais críticas a Moraes e Lulinha na campanha

Reprodução

Flávio Bolsonaro (PL) foi aconselhado por aliados a voltar a citar Alexandre de Moraes e Lulinha, filho do presidente Lula (PT), nos discursos do segundo turno. De acordo com a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, a orientação busca manter os apoiadores mobilizados e fazer o candidato pautar o debate eleitoral.

Uma ala do bolsonarismo reclama que o resultado do primeiro turno criou um clima de “já ganhou” em parte da campanha. Na avaliação desses aliados, enquanto Lula apresenta propostas como o fim da escala 6×1, Flávio tem concentrado esforços em responder a ataques.

De acordo com a coluna, o senador sinalizou que pretende seguir o conselho na agenda desta quinta-feira (15), em Minas Gerais, durante o chamado “Bloquinho do 22”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *