Assustado com os altos índices de rejeição a candidatos do partido nas eleições deste ano, especialmente em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, o PT encomendou uma ampla pesquisa nacional para identificar as causas e possíveis soluções para o antipetismo.
Ainda nesta semana, a Marissol, empresa responsável por parte das pesquisas que nortearam a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, vai apresentar uma proposta inicial de questionário. A ideia é consultar eleitores em todos os Estados do País e fazer uma bateria de pesquisas qualitativas.
O resultado vai servir de base para os debates da última etapa do 5º Congresso Nacional do partido, marcada para junho do ano que vem em Salvador (BA). A direção petista e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretendem usar o Congresso, instância máxima de decisões do partido, para fazer uma série de reformas, com objetivo de resgatar valores históricos da legenda e reconectar o PT com setores dos quais se afastou nestes 12 anos de poder, como os movimentos sociais e a intelectualidade de esquerda.
A cúpula do PT já tem um diagnóstico primário das causas do antipetismo. Segundo dirigentes, a onda começou nos protestos de junho de 2013, quando militantes petistas foram agredidos em manifestações em São Paulo, tomou corpo durante o processo eleitoral deste ano e continuou depois das eleições, com as manifestações contra a presidente Dilma.
Corrupção
Petistas identificaram os escândalos de corrupção, principalmente o mensalão, como estopim da onda antipetista, mas acreditam que existam outros motivos de ordem ideológica e econômica que precisam ser explicados. Além disso, o PT quer saber se o fenômeno está concentrado em São Paulo ou espalhado pelo País. Existe o temor de que a amplitude das denúncias de corrupção na Petrobras, investigadas na Operação Lava Jato, fortaleça a rejeição ao partido em outros Estados.
Além do impacto eleitoral, a cúpula do partido está preocupada com casos de violência contra militantes, registrados durante e depois das eleições. Segundo dirigentes, setores da direita e da oposição incentivam, via redes sociais, o ódio e o preconceito ao PT, materializado nas manifestações pós-eleitorais. E podem servir como sustentáculo popular para pedidos de impeachment de Dilma, já alinhavados por parte da oposição.
O PT tem dificuldade de entender por que existe uma onda de “intolerância” contra o partido que, nas palavras de um dirigente, é “o que mais combateu a corrupção e mais defendeu os pobres na história do Brasil”.
Orientações
Antes mesmo de ter um diagnóstico completo sobre as causas do antipetismo, a direção partidária já estuda soluções. Hoje, o partido realiza em São Paulo uma reunião com os secretários estaduais de Organização da legenda. Uma das orientações será o aumento de filtros para novas filiações. “Temos de selecionar com cuidado”, diz Florisvaldo Souza, secretário nacional de Organização do PT. “Além disso, temos que debater formas de distanciamento em relação ao governo.”
O PT estuda fazer uma ampla revisão no cadastro de filiados, hoje com mais de 1 milhão de nomes, e enviar recados àqueles que pensam em usar o partido como trampolim para projetos pessoais. No Legislativo, as bancadas serão avisadas que a norma que limita em três mandatos consecutivos a atuação parlamentar será posta em prática.
O questionário da Marissol será apresentado na reunião do diretório nacional do PT, na sexta-feira, 28, e no sábado, 29, em Fortaleza (CE). Além da pesquisa, a direção petista vai definir critérios e aprovar o calendário de debates para a última etapa do Congresso do partido. Com objetivo de aproveitar a onda de militância voluntária, que reapareceu no segundo turno da disputa presidencial, pela primeira vez os debates preparatórios para o Congresso serão abertos a não filiados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
fonte: Estadão Conteúdo
Foto: Demis Roussos/Secom
Ta na cara que é só a classe média que lê a VEJA, IstoÉ e cia PIG limitada. A classe baixa não compra essa porcaria e a classe alta se informa por fontes mais confiáveis.
Sei que tem muita gente boa que está sendo enganada pela imprensa, gente que pensa que tudo que lê é verdade é não se dá conta que está sendo manipulada.
A grande mídia tem medo que a PRIVATARIA TUCANA seja investigada e sabe que Dilma não engaveta nada, nem mesmo se tiver petista envolvido. Daí o desespero deles e a tentativa de dar o golpe a qualquer preço.
Trago os comentários de outro post para esse momento, por considerá-lo adequado a tanta desinformação e maledicência sem fundamento baseado em fatos objetivamente concretos e provados. Assim, parafraseando o senhor Julio Rocha em manifestação no dia 22 de novembro de 2014 às 13:42, digo:
Joãozinho, Beto e Olimpio, lamento lhes decepcionar, mas chamar de ignorante quem pensa diferente de vcs e querer generalizar pra cima do Partido dos Trabalhadores que tem milhões de filiados em todo o Brasil, é tão inútil e impreciso, como qualquer outra generalização que se faça em qualquer área e sobre qualquer coisa. Não é porque existe muita corrupção e marmelada no futebol que todos os jogadores, equipes técnicas e cartolas sejam obrigatoriamente corruptos, assim como também p é na polícia, no Judiciário, na Advocacia, no Jornalismo, na Medicina, etc. Em todos os Partidos existem pessoas de bem e pessoas corruptas. Assim como em todas as áreas, profissões, poderes, etc. Onde há gente há corrupção, e não somente no Brasil. Acorde, a alienação política e a cegueira seletiva é presa fácil de uma imprensa passional, que insiste em só mostrar um lado dos fatos e interpretá-los jocosamente apenas para contemplar seus patrões e patrocinadores pertencentes aos grandes grupos econômicos que sempre dominaram esse país.
Ao contrário do que vcs pensam, não são só os filiados que votaram e defendem outras visões e perspectivas não. Talvez só quem é inteligente é quem defende os Governos do DEM, do PSDB ou de seus aliados. Também não estou contra as investigações e nem desejo o arquivamento das mesmas sem identificar, denunciar e responsabilizar cada um deles. O que não quero apenas é que isso só aconteça com os de sempre: Pretos, Pobres e Prostitutas, e agora os Petistas que os representam. Temos que avançar também nas outras investigações e abrir os armários para os diversos crimes cometidos durante governos anteriores, tal como o afundamento da maior plataforma de petróleo do mundo, a P36, vc se lembra?
Queremos o julgamento do Mensalão Mineiro do mesmo jeito e com a mesma rapidez do Mensalão Petista. Queremos a divulgação do caso dos Carteis dos Trens de São Paulo no mesmo nível que a Operação Lavajato. Queremos a apuração da queda do Jatinho Fantasma, do Aeroporto do Claudio, do caso BANESTADO, DO CARLINHOS CAHOEIRA, DO DANIEL DANTAS…
Ou vc só quer justiça contra os petistas?
Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3JzgoXr3e
A chance de se livrar desses lalaus foi agora na eleição passada, Agora, só daqui a 04 anos, e haja corrupção.
Esse pessoal quer emprenhar o povo pelos ouvidos. Combateu a corrupção é? e os herói do mensalão que já estão soltos! Quem é o melhor advogado Dilma ou Lula?
Partido que mais combateu a corrupção?? Só se for piada ou projeção econômica petista, afinal tao roubando tanto que não ta sobrando dinheiro para roubar mais. Estamos virando piada e ficando mais parecido com os nossos irmãos mentirosos latinos: venezuela, argentina e cuba com letras minusculas, porque não são países sérios. Os 10% do pre-sal para educação vai ser outra piada, nem a Petrobras falida e nem outro investidor vai querer investir nisso, então não haverá dinheiro para educação. Tanta balela numa época em que se discute o verde e métodos de gerar energia sem combustíveis fosseis. Essa esquerda intelectual deve ter se formado em cuba.