Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo
A Receita Federal libera a partir das 10h desta sexta-feira (23) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O pagamento será feito no dia 30 na forma definida pelo contribuinte ao entregar a sua prestação de contas: Pix ou depósito em conta bancária.
Segundo o órgão, o lote terá 6.257.108 pessoas, que receberão um total de R$ 11 bilhões na maior quantia paga pela Receita na história. Até então, o recorde havia ocorrido no primeiro lote de 2024, que devolveu R$ 9,5 bilhões.
Como fazer a consulta
- Entre no site de consulta da restituição: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/
- Informe CPF, data de nascimento e selecione 2025 em Exercício
- No captcha, faça um tique em “Sou humano” e clique em Consultar
- Em seguida, o programa informa se você está na lista de restituição
Outra opção é fazer a consulta no aplicativo da Receita para tablets e celulares ou pelos sites Meu Imposto de Renda e e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).
O contribuinte pode baixar o aplicativo da Receita Federal para tablet e celular nas lojas da App Store (para iPhone e iPad) e da Play Store (para aparelhos com Android). É preciso tomar cuidado com golpes. O desenvolvedor do aplicativo oficial da Receita é Serviços e Informações do Brasil.
O lote conta apenas com pessoas que têm prioridade para receber, exceto quem optou por usar a declaração pré-preenchida e receber a restituição por Pix. Quem escolheu as duas formas e enviou a declaração no começo do prazo, sem pendências, entrou no primeiro lote.
Saiba tudo sobre o primeiro lote de restituição do IR
- 240.081 idosos acima de 80 anos
- 2.346.445 idosos entre 60 e 79 anos
- 199.338 pessoas com deficiência ou moléstia grave
- 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 2.375.076 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida e também optaram por receber via Pix
Segundo a Receita, também haverá pagamento de restituição a contribuintes que entregaram declarações de anos anteriores, mas que caíram na malha fina e agora receberão, após terem acertado as pendências.
A restituição ocorre quando o imposto pago e retido ao longo de 2024 é maior do que o tributo devido no ano pelo contribuinte.
A Receita afirma que “assume o compromisso de realizar pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte”. Portanto, se houver erros nos dados bancários é preciso corrigi-los para receber a devolução.
Folhapress
Comente aqui