Gastronomia

Rede cearense é condenada por plagiar Camarões Potiguar; indenização será sobre faturamento, de 600 milhões só neste ano

Ambiente do Camarões Potiguar (acima) e Coco Bambu (abaixo)

 

por Dinarte Assunção

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu, nessa quinta-feira (14), condenar o restaurante Coco Bambu, de Fortaleza, em ação movida pelo Camarões Potiguar.

A alegação da rede norte-rio-grandense é de que a congênere cearense plagiou seus serviços, razão pela qual pediu indenização sobre os lucros aferidos pelo Coco Bambu sobre o modelo que é do Camarões. O Tribunal de Justiça reconheceu o plágio e acolheu o pedido.

À decisão, cabe recurso.

“Trata-se de uma decisão que reconhece o que está evidente. Houve um contato por parte dos representantes de Fortaleza até para levar os funcionários do Camarões para lá. Os nomes dos pratos eram os mesmos, o layout do menu. A decisão vem reconhecer que um estabelecimento estava lucrando sobre as ideias do outro”, analisou o advogado do Camarões Potiguar, Erick Pereira.

Na decisão, os desembargadores fixaram a multa de R$ 50 mil e decidiram ainda que o valor que deve ser dado ao Camarões a título de indenização deve ser calculado sobre o faturamento que o Coco Bambu vem tendo a partir do modelo de negócio copiado do estabelecimento potiguar.

A previsão de faturamento da rede Coco Bambu para 2017 é de R$ 600 milhões. A rede acabou de abrir seu primeiro estabelecimento nos Estados Unidos e deve encerrar 2017 com 30 unidades.

Opinião dos leitores

  1. Cearense é o indivíduo mais original do mundo, basta ver as músicas dos "Copiões, oops, digo Aviões do forró. Até os americanos imitaram eles…

  2. Sou brasiliense.. conheci os dois.E na minha opinião o Camarões se encontra na frente do Coco bambu pq é melhor em todos os aspectos..principalmente o prato Camarão Internacional,pois vem Camarões frescos e crocantes..E grandes..E tem algo bom q eu eu não sei explicar..um ambiente muito agradável. .

  3. cearense com mania de grandeza, querendo dar uma de paulista é muito engraçado kkkkkkk tomando as dores de um restaurante que nem é dele, vem perguntar onde fica o RN kkkkkkk ainda usa de sarcasmo sobre Natal não suportar 3 restaurantes do Coco Bambu. Na cabeça dele, botou pra quebrar kkkkk cada uma…

  4. Quando como fora boto a mesa no muro, quando como em restaurante é lá na pedra no alecrim, peixe é ginga com tapioca, e mesmo assim sou feliz.

  5. Copiar até o nome dos pratos…..
    Só pra que os entendidos cearenses aprendam o que é plágio.
    Sou paulista e moro em Natal faz muito tempo. Não frequento o Camarões porque sou alérgico a camarão e só vou lá quando tenho visitas.
    A de minhas irmãs, que já veio algumas vezes me visitar, esteve num congresso em Fortaleza fã uns 3 meses e me disse desse jeito.
    Artur, tem uma filial do Camarões lá em Fortaleza, mas naa franquias eles mudaram de nome, chamam de Coco Bambu.,..
    Precisa dizer mais alguma coisa????

    O fato de um ter crescido mais que o outro nao tem a ver com a discussão, pois o empresario potiguar nao quiz crescer, foi opcao dele, que nao gostava do modelo de franquia.
    Quanto a comparacao entre Mac Donalds e Burger King chega a ser piada.. De longe voce percebe se está chegando em uma ou outra franquia.
    Foi plágio (que é muito diferente de cópia de modelo de negócio).

  6. Em relação as matérias de marketing!!!! A faculdade ensina o aluno a ser criativo, mesmo que seja sobre idéias, e não a copia-las, mesmo que seja uma marca grande ou pequena, o que vale é o empreendimento, ousadia e vontade de crescer, não adianta ter várias lojas e perder dinheiro por uma ou duas!

  7. Vi em algum comentário, onde fica o rio grande do norte? Fica em um lugar de gente inteligente e capaz!! Se houve plágio ou não? Sei lá!!! Mas isso acontece no mundo empresarial de forma competitiva, sem o grande precisar copiar do pequeno e vice versa!

  8. Acho essa decisão ridícula. Quantos e quantos casos vemos todos os dias de modelos de negócios sendo replicados. Dessa forma acho prudente até às faculdades de administração retirarem de suas disciplinas o assunto benchmarking. Daqui há uns dias vão condenar vários que fazem essa prática com o argumento que se torna um viés para o plágio.
    E olha outra coisa, o Coco Bambu hoje é uma marca consolidado em praticamente todo país, chegando até a expandir suas operações no exterior, enquanto o Camarões vive em um mundinho bitolado, onde sua expressividade se resume ao estado e a alguns turistas que visitam nossa cidade. Como uma decisão dessas aí muitas empresas vão recorrer a justiça para tentar ganhar alguns trocados da concorrência. Se eu fosse o dono do Coco Bambu eu vinha entregar pessoalmente essas migalhas ao dono do Camarões, pois a diferença de faturamento entre as marcas é absurdo.

  9. Sou paulista, portanto imparcial no comentário, já estive nas duas unidades do Camarões em Natal e em 3 unidades do Coco Bambu, na minha humilde opinião embora o Coco Bambu seja um bom restaurante, o Camarões é muito melhor, outro padrão sem comparação.

  10. Se essa decisão for justa e correta, se preparem!! Com certeza todos vcs terão problemas. Está na cara que a decisão inicial está com cheiro de corrupção, mutreta. É se for, onde atrapalhou o pequeno restaurante potiguar?? Ele está quebrado? Precisa de ações, advogados pra tomar dinheiro dos outros? Isso é coisa de malandro, sem duvida. Mas um querendo dinheiro fácil!!!

  11. A questão é Fortaleza x Natal. Haha.
    Eu aprendi que temos que estar atentos e sempre a frente de nossos concorrentes. Pensar no futuro. Hoje em dia nada se cria. Tudo se copia e aprimora. Ninguém ta protegido para sempre. Isso é a concorrência. Vivo isso todos os dias. Visito meus concorrentes. Vejo o que estão fazendo. Se vejo algo bom copio e adapto. Assim como meu concorrente também me visitá. Se preciso até troco informações. Não vou ficar me fazendo de pobre coitado porque meu concorrente fez melhor ou ficou maior que eu. Se isso aconteceu foi porque não consegui acompanhar. Se mais.

  12. Sabe o que isso significa? Que esse empresário Cearense pode até ser empreendedor, mas falta ética profissional para os mesmo. Infelizmente o plágio é uma prática comum e a punição nem sempre é aplicada pela justiça brasileira.
    É bom que o Cearense aprenda a lição e procure crescer com suas próprias idéias e com ética na sua vida profissional que infelizmente nem todos tem.

  13. Ridículo isso … Pra mim é inveja!
    Copiar, colar e melhorar é mega natural …

    Côco Bambu, é top e faz sucesso no Brasil inteiroooo…
    Além de ultrapassar as fronteiras UAUAUAUAU…

  14. Faz tempo que não vou a Natal o melhor restaurante de lá sem nenhuma duvida era o Mangai. Um exemplo de sucesso qualidade bom atendimento e organização.
    Camarões era um restaurante caríssimo que só tinha fama. Não cobsigo entender isso de copuar estilos. Como já disseram aqui como seriam as barracas de praias , bobs , burguer king , mc donalds e tantos outros com estilos parecidos ?
    Caberiam processos ?

  15. Vcs estão é com raiva por que a comida do Camarões é bem melhor e como a comida nem se aproxima na qualidade e sabor tentaram imitar a decoração que pena.

  16. Muito justo. Realmente o Coco Bambu copiou descaradamente o conjunto imagem do Camarões. Chegou ao ponto de inicialmente se chamar Camarões, tendo depois que mudar o nome.

  17. Aonde fica o rio grande do norte ? As pessoas dai não estão ligadas ao mundo não ? Nada se cria, tudo se copia!rsrs … esse cara desse restaurante que até tem
    Um qualidade muito boa, porém muito inferior ao coco bambu do meu ceará, deveria ir trabalhar mais, no lugar de se preocupar com os outros. Eu no lugar do proprietário do coco bambu abriria logo 3 também em natal para falir logo esse restaurante. Aaah, acho que a cidade não suporta. Rsrs vlw, flw!

    1. Inveja do Ceará ? Kkk estão bem longe de ser uma capital como fortaleza.

    2. "estão bem longe de ser uma capital como fortaleza"

      GRAÇAS A DEUS! Detesto aquela cidade imunda!

  18. Incrível como o Brasil trata mal o empreendedor. O proprietário do Coco Bambu é o responsável pelo maior case de sucesso em restauração no país, prevalecendo seu padrão em praças concorridas como São Paulo. No inicio, utilizou o nome Camarões e mudou pra Coco Bambu, tão logo interpelado pelo pequeno estabelecimento de Natal. Hoje a marca Coco Bambu vale mil vezes mais, em função da capacidade de trabalho, do empreendedorismo e da criatividade do seu fundador e sua familia… Agora vem um juiz sentenciar que houve cópia. Por que? Porque também servem camarões? O nosso judiciário só não tem raiva do empreendedor quando aufere seus elevados vencimentos e mordomias qualquer wue seja sua produtividade, levando-os para uma aposentadoria recorde em opulencia no planeta, em função da altíssima carga tributária e do baixíssimo retorno que o cidadão recebe em troca. Ao proprietário di restaurante em Natal, digo: vá trabalhar, não perca tempo com inveja e procure se superar a cada dia. Quem sabe um dia você chega lá.

    1. Vc precisa se informar melhor amigo. Não esta em discussão como o Proprietário Coco Bambu expandiu sua marca e cresceu, a discussão esta na sua origem. Onde o mesmo fez sucesso copiando o sucesso dos outros. Como vc bem citou, ele começou utilizando o próprio nome do Camarões, o "pequeno" Camarões é o melhor restaurante da cidade e ta sempre vencendo prêmios pelo Brasil, sempre entre os melhores do país. Se vc quer entender pq o juiz sentenciou, é só ler o processo, é público, mas posso lhe adiantar que tem provas mais que suficientes, inclusive testemunhas e prestadores de serviços. A condenada que vc defende com unhas e dentes, veio atras dos funcionários do "pequeno" Camarões pra montar o seu negocio, só não enxerga o plágio quem não quer.

      O proprietário infelizmente faleceu sem ver esse resultado da justiça sair, mas muito feliz com o sucesso do empreendimento, que mesmo nas maiores crises esta sempre lotado e com filas de espera em qualquer dia da semana. Espero que todo empreendedor chegue perto do que ele foi.

      Mas enfim, o Brasil realmente trata mal seu empreendedor, mas dessa vez fez justiça ao empreendedor que teve sua ideia, seus funcionários, seus segredos industriais e até seu estilo serem levados na cara dura por empreendedores sem ética no famoso estilo espertão.

    1. Vcs estão na era do propinoduto e bairrismo.
      O juiz da comarca sempre vai dar "ganho de causa" para sua cidade.

  19. Os cearenses irados falando mal do camarões, eleito várias vezes entre os melhores restaurantes do Brasil, dá vontade né? Hahahaha

  20. Eita a barraca de praia do Ze.
    Qie tem cadeiras da brahma tá lascado.
    Pensa ai quantas barrancas tem igual?

    1. Um tem 30 unidades e o outro tem 3 unidades?! O suposto "copiado" deveria pegar umas aulas de gestão…

  21. Deveriam proibir comentários, pois não se descutem ideias, objetos ou partes. Só atacam e julgam conforme o conteúdo escatológico existencial característico da expressão existencial do brasileirinho sapiência.

  22. Conheço os dois e posso afirmar, independente da briga aí: o Coco Bambu é melhor. Maior variedade, comida melhor e preços mais acessíveis.

  23. Muito justo. Lembro que a época houve murmúrios deles estarem coagido o Camarões. É muito fácil crescer copiando os outros!!

  24. Aham.. e o Burguer King copiou o Hambúrguer do seu Zé e o Boticário copiou o “Fragrâncias da Zuleide”.

    1. Como assim bicho? Vc tem algum problema cognitivo? O Camarões abriu mão de ser uma rede de franquia, por escolha própria decidiu ser excelência e praticamente um ponto turístico regional.

      Ao nao conseguir franquear esse modelo de negócio, a condenada optou por praticar todo tipo de jogo sujo possível, aliciamento de funcionários, segredos da produção, etc. Copiaram tudo, mas a justiça tá aí pra isso.

      E ainda tem quem defenda esse tipo de empreendedor.

  25. Parabéns a Justiça. Esse restaurante fez uma cópia fiel do Camarões e ainda levou na época mais de 80 funcionários.

    1. É muito tempo ocioso pra buscar vantagem no trabalho e no sucesso dos outros. Se fosse bom esse de Natal eles teriam crescido e iriam viver do próprio suor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Prefeito Antônio Henrique solicita novas linhas de transporte intermunicipal para Ceará-Mirim

Foto: Ceará-Mirim Notícias

O prefeito Antônio Henrique solicitou, nesta segunda-feira (12), ao Governo do Estado a criação de quatro novas linhas de transporte intermunicipal para atender Ceará-Mirim e região metropolitana. As rotas propostas são:

• Barra de Maxaranguape – Muriú – Jacumã – Pitangui – Extremoz – Natal
• Projeto Santa Águida – Lagoa do Cosmo – Gravatá – Massangana – Vila de Fátima – Extremoz
• Nova Ceará-Mirim – Santa Paula – Barretão – Planalto – Massaranduba – São Gonçalo – Natal
• Rodoviária e Centro de Ceará-Mirim – Baixo Vale – Extremoz

“Transporte é um direito e precisa ser tratado como prioridade. O povo não pode mais esperar”, destacou o prefeito.

Também participaram da reunião os prefeitos Emídio Júnior (Macaíba), Jussara Sales (Extremoz) e o presidente da FEMURN, Baba.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump consegue aos poucos o que quer

Foto: Gage Skidmore (via Flickr)

O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano) aos poucos consegue o que quer: cobrar taxas maiores dos produtos que vêm de outros países e conseguir que os mesmos países cobrem taxas menores que as anteriores para produtos norte-americanos.

Nesta 2ª feira (12.mai.2025), os EUA e a China anunciaram um acerto provisório com a China, com a duração de 90 dias. Leia a íntegra da declaração conjunta traduzida (PDF – 44 KB). Na 5ª feira (8.mai), Trump apresentou um acordo comercial com o Reino Unido.

Pouco importa se as tarifas vão ficar abaixo do que foi imposto inicialmente pelos EUA em 2 de abril. O que o republicano procura mostrar é que fará pelo país o que sempre buscou para seus negócios: conseguir pagar menos e cobrar mais.

A estratégia de Trump é quase infantil. Ele a usa há décadas: “Make threats, strike deals, always declare victory” (faça ameaças, negocie, sempre se declare vitorioso).

Na vida real, nem tudo é tão simples. Outras variáveis econômicas podem ser afetadas. Essa é uma discussão mais sofisticada. Só que Trump e parte de seus eleitores dão pouca importância a essas complexidades.

Se o crescimento econômico desacelerar significativamente e o desemprego aumentar, haverá consequências negativas na política dos EUA. Mas qualquer resultado que não seja claramente prejudicial será apresentado como  parte do fortalecimento dos EUA e da tendência de melhora no longo prazo tudo será melhor.

DETERIORAÇÃO DO MULTILATERALISMO

Há quem avalie que os países erram ao aceitar as condições de Trump, como esta análise do Financial Times (para assinantes) sobre o acordo com o Reino Unido, por considerar que haverá deterioração do multilateralismo e da economia global. Mas o fato é que a deterioração das negociações multilaterais já está em curso há muito tempo. É um pouco romântico esperar que isso se reverta no curto prazo. O multilateralismo está em processo de esvaziamento. Trump só acelera a a marcha. Busca tirar o melhor disso e demonstrar vitória.

Poder 360

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula leva 220 pessoas à Ásia e gasta mais de R$ 4 milhões

foto:Ricardo Stuckert

Em março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou ao Japão e ao Vietnã, levando pelo menos 220 pessoas consigo. Conforme dados disponíveis em documentos publicados no Diário Oficial da União , ordens bancárias e registros do Senado, essa viagem gerou despesas superiores da R$ 4,54 milhões.

O custo pode ter sido ainda maior, considerando que parte dos dados segue indisponível. Classificada como missão oficial, parlamentares, servidores do Executivo, militares e integrantes do entorno da primeira-dama Janja Silva acompanharam o presidente.

Mesmo sem a divulgação da lista dos integrantes no Painel de Viagens e no Portal da Transparência, essa é considerada a maior comitiva presidencial feita pela atual gestão. A Secretaria de Comunicação da Presidência da Presidência também se negou a divulgar o número total de viajantes e custos agregados.

Nesse caso, a pasta afirmou que as listas das comitivas técnicas e de apoio são classificadas como “reservadas”, ou seja, podem ficar em sigilo por até cinco anos. Entretanto, os meios de comunicação identificaram 72 membros ligados ao Planalto.

Além disso, entre os viajantes estão parlamentares e deputados como o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, (União-AP), também participou da missão oficial.

Janja viajou antes da Lula

A primeira-dama, Janja Silva, viajou antes do presidente Lula em um voo da FAB. Ela retornou ao Brasil em classe executiva no trecho entre Paris e São Paulo, totalizando um custo total de R$ 60 mil em deslocamentos, segundo o Painel de Viagens.

Em entrevista, ela justificou que a ida antecipada foi para “economizar passagem aérea”. Ela se hospedou na residência do embaixador brasileiro em Tóquio.

Já o grupo que prepara a chegada do presidente, Escav, contou com 112 integrantes, entre eles militares, membros do GSI e diplomatas. O fotógrafo pessoal de Lula, Ricardo Stuckert, integrantes do gabinete informal de Janja e a infectologista Ana Helena Germoglio, que atende o presidente, também estavam nessa comitiva.

Os voos da FAB fizeram escala no Alasca, onde hospedagens e deslocamentos em Anchorage também geraram custos. Os pernoites no hotel Crowne Plaza totalizaram R$ 77,9 mil, enquanto o aluguel de veículos com motorista custou R$ 397, 8 mil, pagos à empresa BAC Transportation LLC.

Autoridades do governo foram os que mais gastaram

Algumas autoridades do Governo Lula estão entre as pessoas que mais geraram despesa. Um deles é o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Márcio Elias Rosa, com R$ 112,2 mil em passagens e diárias.

O ex-ministro das Comunicações, deputado Juscelino Filho (União-MA) aparece logo em seguida, com R$ 99,6 mil. Essa foi a última missão oficial dele antes de pedir demissão. O parlamentar pediu para deixar a Esplanada após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares.

Ele levou dois assessores ao Japão, gerando custo adicional de R$ 106, 9 mil.

GP1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Casal é vítima de tentativa de duplo homicídio no RN

Um homem foi morto a tiros e uma mulher ficou ferida dentro de um carro na av. Olavo Lacerda Montenegro, sentido av. Maria Lacerda, no bairro de Nova Parnamirim.

Testemunhas ouviram disparos e acionaram a polícia.

A mulher, baleada, foi socorrida com vida.

A Polícia Civil investiga a tentativa de duplo homicídio para descobrir autoria e motivação.

Devido ao ocorrido, grande engarrafamento foi ocasionado na via, impedindo a fluidez do trânsito.

Veja o vídeo:

65761356-7d1a-4b17-bbc2-7b32458f195f

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fátima afirma que candidatura dela ao Senado é “desejo de Lula” e deixará governo em 2026

Foto: Sinsp/RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) confirmou que vai deixar o Governo do RN em 2026, para disputar o Senado Federal. Segundo ela, a renúncia foi um desejo do presidente Lula.

A declaração foi dada ao programa Panorama 95, apresentado pelo jornalista Marcos Dantas, uma das referências do jornalismo no Rio Grande do Norte.

Fátima ainda destacou que conversou com Walter Alves (MDB) e que o vice vai assumir o Governo, mas não disputará a eleição. Com isso, ela confirmou também que Carlos Eduardo Xavier, atual secretário da Fazenda, será o candidato do PT ao Governo. A notícia é do Portal 96.

Sobre aliança, a governadora citou que o PT vai ter algumas alianças para o pleito, dentre elas, a do MDB do vice-governador. “O deputado Ezequiel, que é uma liderança muito importante, já colocou que a prioridade dele não é o governo. E que vê o nome de Cadu com muitas credenciais para disputar o Governo”, acrescentou.

Grande Ponto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: “Mãe” de bebê reborn estaciona em vaga para gestantes e gera confusão

Uma mulher causou polêmica em Mato Grosso do Sul ao estacionar em uma vaga reservada para gestantes, alegando ser “mãe” de um bebê reborn — boneca realista que simula um recém-nascido.

Vídeos do incidente viralizaram nas redes sociais, gerando debates sobre o uso indevido de vagas preferenciais. Especialistas esclarecem que, embora não exista legislação federal específica para vagas de gestantes, muitos estabelecimentos oferecem essas vagas por iniciativa própria.

Mas, o uso indevido dessas vagas por pessoas que não se enquadram nas categorias previstas pode gerar discussões e constrangimentos.

 

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gemini: empreendimento inovador da Constel chega para quem busca viver o extraordinário

Localizado na privilegiada esquina das avenidas Lima e Silva com Potiguares, em Lagoa Nova, o Gemini — novo empreendimento residencial da Constel na capital potiguar — chega para quem busca um novo estilo de vida, reunindo sofisticação, conforto, infraestrutura inovadora e excelência das unidades às áreas comuns.

Com duas torres, o Gemini oferece experiências únicas no dia a dia dos moradores, como por exemplo as coberturas das duas torres que abrigam espaços exclusivos como lounge sky, rooftop sky, fitness e o fitzone equipados e todos eles com uma vista panorâmica da cidade que é de tirar o fôlego. Os ambientes são de uso comum dos futuros moradores, democratizando o privilégio para todos.

As plantas sempre com 3 suítes vão de 93,01 m² a 133,60 m² e entre os destaques estão piscinas adulto e infantil aquecidas e salinizadas, elegante pool house, spa com deck molhado e espaço gourmet ideal para confraternizações. Cada torre conta ainda com um salão de festas, proporcionando comodidade e privacidade.

Para os momentos de lazer ao ar livre, os moradores contam com quadra recreativa, minicampo gramado, playground, espaço kids, espaço teens e pet place. Já para o dia a dia, o projeto inclui facilidades como delivery room, self market, sala de estudos, sala de reuniões e um exclusivo espaço youtuber, pensado para a nova geração de criadores de conteúdo.

O empreendimento oferece ainda um beauty space unissex para quem desejar cuidar da beleza no próprio condomínio com seus profissionais de confiança, além de vagas para carros elétricos, bicicletário e guarita com eclusa que reforça a segurança e o controle de acesso.

O Gemini é o lançamento para quem busca uma vida imersa na excelência da modernidade e bem-estar, com a comodidade de estar em uma localização estratégica.

Mais informações: 

https://constelempreendimentos.com.br/empreendimentos/gemini/

(84) 98112-3578

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Paroquianos lançam campanha para reforma da igreja de Nossa Senhora de Lourdes


Um grupo de empreendedores, fieis paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, criaram uma comissão com o objetivo de colaborar com o projeto de melhorias estruturais e estéticas na igreja.

O projeto contempla:

• Climatização do ambiente
• Melhoria da acústica
• Melhorias do sistema de som
• Reforma dos altares
• Pintura interna e externa.

O valor estimado para execução completa da obra é de R$ 460.000,00.

Para alcançar o objetivo, a paróquia conta com a colaboração dos paroquianos e de todos que reconhecem a importância da evangelização da igreja para a comunidade.

As doações serão realizadas para a conta da paróquia.
Pix: [email protected]

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: show de Oruam termina em tiros e banho de sangue com dois mortos

Um festival de música ocorrido em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, na madrugada desse domingo (11/5), terminou em tragédia. Dois homens foram baleados na cabeça na saída de um festival que contou com shows dos cantores Hariel, Oruam, MC Cabelinho e Orochi.

Segundo a Polícia Militar (PM), as duas vítimas, identificadas como João Victor Nogueira da Silva, de 24 anos, e Dorival Francisco Luz Neto, 21, foram levadas para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Tabajara, em Olinda, mas não resistiram aos ferimentos e tiveram os óbitos declarados pela equipe médica.

Relatos de testemunhas apontaram que os dois amigos estavam saindo do festival quando teriam sido surpreendidos por dois assaltantes. A Polícia Civil de Pernambuco investiga o caso como duplo homicídio.

Briga generalizada

Além das mortes, informações apontam que brigas e agressões envolvendo multidões foram registradas no local.

Conhecido como Marcão, o influenciador Marcos Paulo postou, em seu perfil, no qual acumula mais de 1 milhão de seguidores, fotos exibindo cortes e ferimentos na cabeça e no rosto sofridos em um episódio de violência ocorrido após o festival.

Nas redes, ele afirmou ter sido agredido por mais de 20 homens e contou que acabou desmaiando enquanto era agredido.

“Posso dizer a vocês que eu sou um milagre. Eu tive mais uma oportunidade aí dada por Deus. Porque o que eu passei ali, velho, de verdade, eu não sei como eu estou aqui falando com vocês”, declarou em um vídeo.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Correios culpa “taxa das blusinhas” por prejuízo bilionário em 2024

Foto: Oscar Wong/GettyImages

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos atribui o prejuízo bilionário registrado em 2024 à chamada “taxa das blusinhas”, que diz ter sido “uma demanda do varejo nacional que teve impacto positivo para o setor, mas negativo para os Correios”.

O resultado financeiro, com um rombo de R$ 2,6 bilhões, foi divulgado na edição da última sexta-feira (9/5) do Diário Oficial da União (DOU). O prejuízo foi quatro vezes maior que o de 2023, quando foi registrado um rombo de R$ 597 milhões.

Em nota (leia a íntegra abaixo), a empresa disse enfrentar um “legado de sucateamento com investimentos e modernização” e frisou que, mesmo com o prejuízo, foram investidos R$ 830 milhões no último ano, renovando frota, modernizando a infraestrutura e ampliando sua capacidade tecnológica.

Medidas para conter gastos

Nesta segunda-feira (12/5), a empresa anunciou aos empregados um conjunto de medidas para conter gastos. No documento, os Correios reforçam que o desempenho do ano passado “é reflexo, principalmente, da queda nas receitas com encomendas internacionais – impactadas por mudanças no mercado – e do aumento nas despesas da empresa, com destaque para precatórios e contingências judiciais”.

A empresa presidida por Fabiano Silva dos Santos estima que o plano de redução de despesas gere economia de até R$ 1,5 bilhão em 2025.

Além disso, os Correios firmaram parceria com o New Development Bank (NDB) para captar R$ 3,8 bilhões em investimentos. O processo está em andamento.

Nota dos Correios sobre resultado financeiro de 2024:

Os Correios enfrentam legado de sucateamento com investimentos e modernização

Diante de críticas ao resultado financeiro de 2024, os Correios reafirmam seu compromisso com a recuperação econômica e a modernização da empresa. Após anos de abandono e sucateamento, a estatal iniciou uma ampla agenda de transformação, com foco em eficiência, sustentabilidade e inovação. Os resultados positivos que nos antecederam decorreram, principalmente, da retirada de direitos dos trabalhadores – o que gerou um passivo judicial sem precedentes para a atual gestão.

Mesmo com o cenário adverso – marcado por queda nas receitas internacionais e aumento de despesas judiciais herdadas de gestões anteriores – os Correios investiram R$ 830 milhões no último ano, renovando frota, modernizando a infraestrutura e ampliando sua capacidade tecnológica.

A frustração de receita observada em 2024 decorre exclusivamente dos efeitos do novo marco regulatório das compras internacionais — uma demanda do varejo nacional que teve impacto positivo para o setor, mas negativo para os Correios.

Como resposta, a empresa lançou um plano robusto de redução de despesas, com expectativa de economia de até R$ 1,5 bilhão em 2025. Entre outras medidas, estão o lançamento de um marketplace próprio e a ampliação do market share internacional.

Além disso, os Correios firmaram parceria com o New Development Bank (NDB) para captar R$ 3,8 bilhões em investimentos. O processo está em andamento.

A estatal reafirma seu papel como braço logístico do Estado, presente em mais de 5 mil municípios e essencial em momentos críticos, como o apoio à população do Rio Grande do Sul. Os Correios seguem focados em garantir sua sustentabilidade, sem abrir mão de sua missão pública de integrar o Brasil.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *