Política

“Reformas que desenvolveram o Brasil”: Mourão celebra aniversário da intervenção militar no País para “enfrentar a desordem, subversão e corrupção”

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, usou sua conta no Twitter para publicar uma mensagem exaltando o golpe que iniciou o período da ditadura militar no Brasil. A intervenção militar no País, que começou a partir de um movimento iniciado na noite de 31 de março de 1964 e na madrugada de 1º de abril, completa 56 anos nesta terça.

“Há 56 anos, as FA intervieram na política nacional para enfrentar a desordem, subversão e corrupção que abalavam as instituições e assustavam a população. Com a eleição do General Castello Branco, iniciaram-se as reformas que desenvolveram o Brasil. #31deMarçopertenceàHistória”, escreveu Mourão.

O vice não foi o primeiro a exaltar a ditadura nesta data. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, já havia emitido um comunicado na segunda-feira, 30, no qual chamou o golpe militar de 1964 de “marco para a democracia brasileira”.

“Os países que cederam às promessas de sonhos utópicos ainda lutam para recuperar a liberdade, a prosperidade, as desigualdades e a civilidade que rege as nações livres. O Movimento de 1964 é um marco para a democracia brasileira. Muito mais pelo que evitou”, escreveu Azevedo e Silva.

A ditadura militar durou até 1985 e é lembrado pelo fim das eleições diretas, pelo fechamento do Congresso, por censura, tortura e assassinatos praticados pelo Estado brasileiro.

Ditadura Nunca Mais

Entidades como a Associação Nacional de História (ANPUH) e o Instituto Vladimir Herzog, que leva o nome do jornalista morto pela ditadura em uma instalação do Destacamento de Operações de Informações (DOI), departamento do Centro de Operações de Defesa Interna, (CODI) do Exército, fizeram subir na rede social a hashtag #DitaduraNuncaMais. A campanha recebeu o apoio de líderes políticos e organizações.

O ex-ministro do Esporte e deputado federal por São Paulo, Orlando Silva (PCdoB), afirmou que o período militar foi o mais tenebroso da história brasileira. “Perseguição, tortura e assassinatos, terrorismo de Estado, fechamento do Congresso e do Supremo não podem ser enaltecidos.”

O golpe de 1964 inaugurou um período tenebroso na história brasileira. Perseguição, tortura e assassinatos, terrorismo de Estado, fechamento do Congresso e do Supremo não podem ser enaltecidos. O golpe pertence ao lixo da história, que não aceita ser reescrita. #DitaduraNuncaMais — Orlando Silva (@orlandosilva) March 31, 2020

O secretário executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Paulo Abrão, também lembrou a data como “o dia que a democracia foi extinta”. “Um ato autoritário tão vergonhoso que até hoje tenta se justificar”, afirmou.

O ex-presidenciável Guilherme Boulos (PSOL) classificou a data como “marco do autoritarismo, torturas e perseguição covarde”. Em referência ao comunicado escrito pelo Azevedo e Silva, Boulos disse: “Marco para a democracia brasileira foi o movimento das Diretas, que encerrou essa noite sombria de 21 anos.”

Hoje completam 56 anos do golpe de 1964. Marco de autoritarismo, torturas e perseguição covarde.

Marco para a democracia brasileira foi o movimento das Diretas, que encerrou essa noite sombria de 21 anos. #DitaduraNuncaMais — Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 31, 2020

Já o deputado federal Paulo Pimenta (PT-SP) afirmou que “em um governo repleto de militares”, é necessário lembrar da data para que a história “não se repita”.

Em 31 de março de 64, um golpe militar, com o apoio dos Estados Unidos, derrubou um presidente eleito, acabando com as liberdades, prendendo, torturando e assassinando. Em um governo repleto de militares precisamos lembrar para que não se repita.#DitaduraNuncaMais #LutodaJanela pic.twitter.com/wIVYufPikG — Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) March 31, 2020

Estadão

 

Opinião dos leitores

  1. Estudiosos derrubam o mito do milagre econômico da ditadura: estagnação ou recessão para 70% dos trabalhadores.
    Segundo estudo dos economistas Marcelo Medeiros, professor da Princeton University, e Rogério Barbosa, pós-doutorando da USP, houve “recessão” para pelo menos um terço dos trabalhadores e estagnação para outros 40%.

  2. Foi o melhor governo para os homens de bem, tínhamos saúde, segurança, educação, futebol, música de qualidade e respeito.

  3. "Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil. Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade do Regime Militar. Pois muitos desses que lideram o fim do Regime não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses."

    General Ernesto Geisel

  4. Concordo com o senhor Marcelo. Vivi, cresci na tranquilidade de um país que tinha paz, ordem, progresso, segurança. Os que sofreram e reclamam até hoje, são os que, por questões ideológicas, queriam desestabilizar a ordem estabelecida, derrubar o governo e implantar no Brasil uma ditadura marxista-leninista-intalinista.

  5. 31 de março:
    Apologia à ditadura militar é crime no Brasil, previsto na Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/83), na Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/50) e no próprio Código Penal (artigo 287).

    Tenham um bom dia.

  6. Tudo que a gente precisa nesse momento: mais confusão. O que esse governo quer é que a balbúrdia e caos ultrapasse todos os limites pra justificar mais um golpe.

    1. A direita deve ficar caladinha enquanto a esquerda dita as regras ! Viva a "democracia" !!!

  7. No período Militar, que os oportunistas de plantão chamam de "ditadura", ao contrário do que se comentou aqui, as escolas públicas funcionavam, o sistema de saúde não era tão ruim, (sem levar em consideração os avanços tecnológicos, então hoje deveria ser excelente ), não se podia desrespeitar autoridades, mas, podia -se andar na rua de madrugada, sem preocupação, as famílias iam aos estádios, e ao final dos jogos, torcidas vencedoras saiam brincando com as perdedoras , professores eram respeitados, bastava um cabo e um soldado para acabar com qualquer baderna, eles eram respeitados pela farda. Depois que vieram a as ideologias de esquerda, acabou-se Brasil.

    1. Concordo em número e grau e até as músicas eram de qualidades muito respeito e amor, " VIVA AO REGIME MILITAR "

  8. Jamais poderíamos apoiar assassinos e estupradores que deram um golpe de estado para assumir o poder e até hoje sofremos com as sequelas deixadas pelo golpe militar!

    #DitaduraNuncaMais

  9. Duas coisas:
    1 – nada do que falarem vai mudar a verdade, não adianta;
    2 – depois disso não teve mais corrupção? e pq n fizeram de novo? independente de quem tava no poder

    obs: n venham com essa papo de esquerda ou direita, apenas honestidade e verdade

  10. Deixaram o governo em 85, com uma dívida externa astronômica, intervenção do FMI é inflação descontrolada. A educação pública é a Previdência quebradas.
    Dívida? Vão pesquisar.
    Ditadura é tudo igual. Quem defende uma defende todas!

    1. Quer dizer que quem apoia Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, ditaduras africanas e da líbia é isso mesmo? Kkkkkkk, aháá. Do assim vi um petralha confessar a verdade.

  11. Os projetos da esquerda são ótimos, porém só no papel. O que existe é um grupo de manipuladores, que se utiliza de uma base com poucas informações e manobra todo esse pessoal ao seu Bel prazer. Porém esses manipuladores é o que pior se tem em todo o grupo, são escolhidos entre seus pares, por eleições indiretas até o topo, e esses canalhas são piores que a turma da direita que a esquerda crítica, eles são bandidos travestidos de lutadores dos direitos dos fracos e oprimidos. Hoje, depois de ter passado mais de quinze anos nesses partidos de esquerda, vejo mais claramente quem eram os canalhas que nos dirigiam, mesmo sabendo que a direita é extremamente capitalista, não é nem um pouco diferente da alta culpa da esquerda, que só pensam em poder e dinheiro.

  12. Se os Miliatares não tivessem intervido em 1964, nós seriamos hoje uma venezuela piorada, comunismo nunca, nossa bandeira jamais será vermelha!! ????????

  13. Apoiando ou sendo contra há que chamar as coisas pelo nome: o que aconteceu com Collor e Dilma foi impeachment. Em 64 foi golpe mesmo.

  14. Hoje compreendo como foi necessária aquela intervenção. Imagino como o país teria se acabado bem antes se a esquerda tivesse assumido o controle. Os anos governados pelo PT demonstraram claramente que eles só entendem de corrupção, desonestidade, não tem capacidade nenhuma para administrar nada. Viva 31 de março de 1964.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Tribunal de Justiça mantém licitação da Prefeitura para os serviços de saúde

Foto: Ilustrativa

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve o processo licitatório feito pela Prefeitura de Natal para contratação dos serviços de saúde na capital. Decisão do Desembargador Glauber Rego autoriza o Executivo a continuar com o processo licitatório e os trâmites após a abertura das propostas, que aconteceu na última sexta-feira.

“A suspensão prolongada do certame tende a agravar o quadro de desassistência, especialmente em áreas sensíveis como urgência, emergência, atenção básica e saúde mental e física. A população natalense que depende do Sistema Único de Saúde encontra-se exposta a prejuízos inafastáveis e de difícil reparação, com risco real à vida e à integridade de seus cidadãos, configurando-se, assim, inequívoco periculum in mora reverso que justifica a intervenção judicial imediata para assegurar a continuidade do processo de contratação, com as devidas correções legais, mas sem sacrificar a efetividade da prestação de um serviço público essencial”, escreveu o desembargador na decisão.

O magistrado ressaltou que “impõe-se compatibilizar os princípios da legalidade, da seleção da proposta mais vantajosa e da continuidade do serviço público, autorizando-se o prosseguimento da fase de habilitação do procedimento licitatório”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gilmar Mendes aciona AGU e PGR para avaliar afastamento de Ednaldo da CBF

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou manifestações da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As partes têm cinco dias para se manifestar.

Ednaldo foi afastado do cargo na última quinta-feira, 15, por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A medida ocorreu após o próprio Gilmar Mendes pedir investigação sobre possível falsificação da assinatura do ex-presidente da CBF Coronel Nunes em um acordo que havia reforçado a permanência de Ednaldo no comando da entidade.

Ainda na quinta-feira, a CBF entrou com recurso no STF para tentar reverter a decisão. No dia seguinte, Ednaldo apresentou um novo pedido, com caráter de urgência, para suspender o processo de eleição de um novo presidente, marcado para 25 de maio. Ele argumenta que, caso o STF reconheça a legitimidade da assembleia que o elegeu em 2022 — julgamento previsto para o dia 28 —, a nova eleição seria esvaziada, com risco de “consequências institucionais irreparáveis”.

Ednaldo conseguiu se manter no poder na confederação a duras penas, e, segundo detalhou reportagem minuciosa da revista piauí, de uma forma não muito republicana.

O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado por Gilmar Mendes, mantém desde 2023 uma parceria com a CBF para gerir os cursos da CBF Academy.

O filho do ministro, Francisco Mendes, que é diretor do IDP, chegou a conversar com Fernando Sarney, vice-presidente da confederação e autor da ação que levou ao afastamento de Ednaldo. Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, teria buscado apoio para mostrar que a gestão de Ednaldo era insustentável.

Gilmar Mendes negou que haja conflito de interesses em sua atuação em processos que envolvam a CBF por causa do contrato da entidade com o IDP, do qual o ministro é fundador e sócio.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FRAUDES NO INSS: pedidos de reembolso de descontos não autorizados superaram 1,5 milhão neste domingo (18)

Foto: reprodução/CNN

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que chegou a 1.528.716 o número de solicitações de reembolso de descontos não autorizados de entidades associativas, como associações e sindicatos, em novo balanço divulgado neste domingo (18). Os dados são relativos ao aplicativo “Meu INSS”.

Os dados divulgados neste quinto dia de consulta de descontos indevidos por parte das entidades associativas, revelam que 28.323 débitos foram autorizados. No total, 41 associações foram contestadas.

O registro de cidadãos que acessaram o aplicativo, independente de solicitar ou não o reembolso, chegou a 46.487.056, segundo o instituto. Na quarta-feira (14), data em que os pedidos de ressarcimento dos valores descontados de forma irregular foram iniciados, a quantia de acessos foi de 8,5 milhões.

Solicitação de reembolso

Através do “Meu INSS”, o beneficiário pode consultar se houve desconto indevido ou não. O serviço de solicitação de reembolso ocorre pelo aplicativo e pela “Central de Atendimento 135”.

Sendo reconhecido o desconto pelo cidadão, o próprio aplicativo encaminhará a contestação à associação ou sindicato informando que o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.

As associações terão até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização da cobrança. Caso não consiga, contará com mais 15 dias para realizar a devolução do valor.

A quantia não será depositada diretamente na conta dos aposentados ou pensionistas, como forma de proteger os dados bancários e prevenir novas fraudes.

O valor será restituído ao INSS, responsável por repassar o montante aos beneficiários.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ampliação do binário das avenidas Jaguarari e São José começa nesta segunda-feira (19)

Foto: STTU/Divulgação

A partir desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, dará início às obras de ampliação do binário formado pelas avenidas Jaguarari e São José – nos trechos de Antônio Basílio até a Cap. Mor Gouveia e da Lima e Silva até o Cap. Mor Gouveia, respectivamente. A medida faz parte de um conjunto de orientações externas para melhorar o trânsito e garantir mais mobilidade e segurança viária para motoristas, ciclistas e pedestres na região.

Nesta primeira fase, os trabalhos consistirão em fresagem e recapeamento do asfalto, com duração estimada de 15 dias. Após a conclusão dessa etapa, será iniciado o processo de sinalização viária, previsto para começar 30 dias depois da cura do asfalto novo, executado pela implantação operacional do novo trecho do binário, em mais 30 dias.

A ampliação do binário se dá após a avaliação positiva da população com o trecho já implantado entre as avenidas Jaguarari e São José, que resultou em melhoria na fluidez do tráfego, aumento na capacidade de circulação de veículos, além de significativa criação de novas áreas de estacionamento e implantação de ciclovias, sem comprometer a mobilidade.

Segundo a STTU, a intervenção visa equilibrar o crescimento do fluxo viário com medidas que contemplam diferentes modais de transporte, garantindo uma cidade mais organizada, acessível e segura para todos. Mais informações sobre o cronograma e possíveis interdições temporárias serão divulgadas pelos canais oficiais da gestão municipal.

Opinião dos leitores

  1. Essas ciclovias estão trazendo mais transtorno do que eficácia no transito, na rua dos Potiguares, instalaram dos dois lados, transito de bicicletas quase nenhum, enquanto isto a rua ficou estreita com só uma via para veiculos de cada lado, pois a outra é para estacionamento porque ciclovia dos dois lados e sem utilização????. A quantidade de veiculos aumentando a cada dia e as ruas ficando cada vez maus intransitáveis. Há necessidade de estudos para essas mudanças inconsequentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata agressivo com metástase óssea

Foto: Anna Moneymaker/Getty Images/AFP

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden foi diagnosticado com uma forma “agressiva” de câncer de próstata e está avaliando opções de tratamento, segundo um comunicado de seu escritório emitido neste domingo (18). Na sexta-feira, o democrata de 82 anos foi diagnosticado com câncer de próstata com metástase óssea, conforme o comunicado.

Ainda segundo a nota, o câncer parece sensível a possíveis tratamentos, o que dá esperança de eficácia das tentativas de cura. “O presidente e sua família estão revisando opções de tratamento com os médicos”, diz o texto.

Biden deixou a corrida presidencial dos EUA em 2024 devido a questionamentos sobre sua saúde. Em seu lugar, concorreu sua vice Kamala Harris, derrotada por Donald Trump.

Jovem Pan e O Tempo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tuta, líder do PCC preso na Bolívia, é entregue à PF e vai para presídio federal

Foto: reprodução

Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, foi extraditado por autoridades da Bolívia e entregue à Polícia Federal na cidade fronteiriça de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, neste domingo (18). Após a chegada no Brasil, o suposto líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi encaminhado a um presídio de segurança máxima do Sistema Penitenciário Federal (SPF).

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o objetivo é “isolar lideranças criminosas e presos de alta periculosidade”. Ele ficará custodiado na Penitenciária Federal em Brasília (PFBRA). Tuta foi condenado a 12 anos de prisão por organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e constava na Lista de Difusão Vermelha da Interpol desde 2020.

A transferência do sucessor do Marcola para o Brasil contou com a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério de Relações Exteriores. Participaram da operação 50 integrantes da Polícia Federal, incluindo 12 operadores do Comando de Operações Táticas (COT). O transporte da fronteira boliviana para Brasília foi realizado em uma aeronave da PF.

Durante a escolta até a penitenciária, 18 homens da Polícia Penal Federal e agentes da Polícia Militar e da Polícia Civil do Distrito Federal participaram da operação.

Tuta havia sido preso em flagrante na última sexta-feira (16), ao tentar renovar sua Cédula de Identidade de Estrangeiro (CEI) na Bolívia. O documento continha informações falsas, o que despertou suspeita de agentes bolivianos. Para se esconder, o criminoso, que estava foragido há cinco anos, se apresentava como Maycon Gonçalves da Silva.

SBT News

Opinião dos leitores

  1. Nada como uma boa audiência de custodia e o “cidadão infrator”, na rua, antes porém uma perguntinha se a “polica” tratou o coitadinho bem, pois merece toda a atenção, logo após volta pra rua para traficar. Esse Brasil se não existisse precisaria ser criado. UMA VERGONHA essas leis faz de conta.

  2. Segundo Alexandre de morais, esse aí é menos perigoso que a moça do Baton, ela pegou dois anos a mais que ele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Neymar e seis do Flamengo estão na 1ª pré-convocação de Ancelotti para seleção brasileira

Imagem: Pedro Vilela/Getty

Neymar, do Santos, e seis jogadores do Flamengo fazem parte da primeira lista de pré-convocados de Carlo Ancelotti para a seleção brasileira. Danilo, Wesley, Léo Ortiz, Alex Sandro, Gerson e Pedro são os rubro-negros escolhidos pelo novo técnico para a pré-lista. Esta informação foi divulgada inicialmente pelo Globo Esporte e confirmada pelo UOL Esporte.

Neymar também está entre os nomes, segundo apurou o UOL. Lesionado, o craque do Santos deve voltar aos gramados na quinta-feira, em jogo contra o CRB, pela Copa do Brasil. Ele não veste a camisa da seleção brasileira desde a derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em outubro de 2023, pelas Eliminatórias, quando lesionou gravemente o joelho esquerdo.

Gerson, Léo Ortiz e Wesley estiveram presentes na convocação da última data Fifa, feita por Dorival Júnior, enquanto Danilo acabou cortado por lesão. Já Pedro, recém-recuperado de lesão, não é chamado para a seleção brasileira desde setembro do ano passado.

É de praxe, por exigência da Fifa, que os clubes sejam avisados pela CBF sobre os convocados 15 dias antes da apresentação. Os jogadores se apresentam no dia 2 de junho, em São Paulo, para iniciar os treinamentos para os jogos contra Equador, 5 de junho, em Guayaquil, e Paraguai, dia 10, na Neo Química Arena.

O técnico Carlo Ancelotti definiu a pré-lista em reuniões com a dupla de remanescentes na seleção brasileira formada pelo coordenador de seleções, Rodrigo Caetano, e pelo coordenador técnico, Juan.

UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Midway Mall reabre normalmente após problema elétrico causar apagão

O Shopping Midway Mall voltou a funcionar normalmente após um apagão no início da tarde deste domingo 18. A falha elétrica havia sido provocada por uma pane em uma subestação de energia, segundo relatos de lojistas e clientes.

A queda de energia causou o fechamento temporário de algumas lojas e a paralisação de escadas rolantes e elevadores. O fornecimento de energia começou a ser restabelecido de forma gradual após cerca de uma hora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zelensky se reúne com o papa Leão XIV e agradece por apelo de paz

Foto: Reuters

O papa Leão XIV se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, neste domingo, após a missa inaugural de seu papado, no Vaticano.

Nas redes sociais, Zelensky agradeceu pela reunião privada e destacou que o pontífice pode contribuir para o fim da guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

“Para milhões de pessoas em todo o mundo, o papa é um símbolo de esperança pela paz. A autoridade e a voz da Santa Sé podem desempenhar um papel importante para pôr fim a esta guerra”, escreveu.

“Agradecemos ao Vaticano por sua disposição em servir como plataforma para negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia”, continuou. “Estamos prontos para o diálogo em qualquer formato, em prol de resultados tangíveis. Agradecemos o apoio à Ucrânia e a voz clara em defesa de uma paz justa e duradoura.”

Missa inaugural

O papa Leão XIV afirmou neste domingo, 18, durante homilia na missa inaugural de seu papado, que vai trabalhar pela união da Igreja Católica para que ela possa se transformar em uma força pela paz no mundo. O evento marca o início oficial do papado de Robert Prevost como Leão XIV, escolhido no conclave que terminou em 8 de maio.

“Gostaria que o nosso primeiro grande desejo fosse por uma Igreja unida, um sinal de unidade e comunhão, que se torne fermento para um mundo reconciliado”, disse. “No nosso tempo, ainda vemos muita discórdia, muitas feridas causadas pelo ódio, pela violência, pelo preconceito, pelo medo da diferença e por um paradigma econômico que explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres.”

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Denúncias de abuso e exploração sexual infantil no Brasil crescem 195% em 4 anos

Foto: Getty Images

As denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes aumentaram 195% nos últimos quatro anos. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, o número de casos recebidos pelo Disque 100 saltou de 6.380, em 2020, para 18.826 em 2024.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é neste domingo (18). No Brasil, 13 crianças e adolescentes são vítimas de algum tipo de violência sexual, física ou psicológica a cada hora.

São mais de 115 mil vítimas por ano, segundo o Atlas da Violência 2025, divulgado nesta semana pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Crimes online

De acordo com a Polícia Federal, de janeiro de 2022 a março de 2025, 2.233 operações foram realizadas contra crimes online relacionados ao abuso sexual infantojuvenil. Só neste ano, entre janeiro e abril, 612 foragidos por crimes sexuais contra crianças e adolescentes foram presos.

De janeiro de 2024 a março de 2025, 113 vítimas desse tipo de violência foram resgatadas.

Policiais e promotores de diferentes regiões do país estão se infiltrando em comunidades online — especialmente no Discord — para combater crimes contra menores de idade. Entre as violações mais comuns estão a chantagem com fotos íntimas, indução à automutilação, estupro virtual e incitação ao suicídio.

18 de maio

Em 2025, ocorre a 25ª mobilização do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes do Brasil e foi criada em memória ao caso da menina Araceli Crespo. Aos 8 anos, ela foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *