Relator inclui propaganda eleitoral paga na internet na reforma política

Foto: Fátima Meira/Futura Press/Folhapress

Apesar das recorrentes críticas sobre o alto custo das campanhas eleitorais, o relator da reforma política na Câmara dos Deputados, Vicente Cândido (PT-SP), incluiu em sua proposta a liberação da propaganda eleitoral paga na internet.

No texto apresentado por Cândido, que já foi alterado várias vezes na discussão da atual reforma política, é permitido o chamado “impulsionamento de conteúdo”, que é o pagamento para que as postagens nas redes sociais alcancem um público maior.

Por exemplo, o pagamento para que o Facebook mostre uma postagem de um candidato a mais seguidores do que normalmente mostraria.

Apesar de Cândido ter retirado de seu texto algumas mudanças para beneficiar partidos e candidatos, várias outras ficaram.

Entre elas condições mais generosas de parcelamento de multas eleitorais, com possibilidade de desconto de 90% do valor devido para o caso de pagamento à vista.

Há ainda a proposta de antecipação de agosto para maio do período em que é permitida a arrecadação de dinheiro de campanha e teto para gasto.

Em 2014, campanhas definiram seu gastos. A vencedora, Dilma Rousseff, declarou gasto de R$ 384 milhões, em valores atualizados para março de 2017.

O teto proposto é de R$ 70 milhões para candidato a presidente.

Com apoio de integrantes do Tribunal Superior Eleitoral, Vicente Cândido também incluiu em seu relatório artigo empurrando para 2022 a exigência de impressão do voto eletrônico, o que começaria já em 2018.

Folha de São Paulo

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Bolsonaro toma 51 disse:

    Todo Petista tem a mesma CARA é FUCINHO e os mesmos PENSAMENTOS MALIGNOS.

  2. Sergio disse:

    Filho da puta. Sem mais.

  3. Roberto disse:

    Um safado desse é prá tá preso, o povo morrendo em corredor de hospitais, a segurança pública no lixo, é um vagabundo desse querendo ser eleito com o dinheiro suado do povo Brasileiro, esses safados têm que levar uma surra, o povo têm que pegar esse lixos na rua e dá um cacete , quebrar a cara desses lixos quê não valem merda.

  4. Bolsonaro toma 51 disse:

    Só falta cair um Asteróide ou um Míssil no Congresso pra o Brasil ficar livre de vez.

  5. Jbs disse:

    Safado! Fica cada vez mais difícil encontrar alguma coisa pra simpatizar com o PT.

  6. JCabral disse:

    Cadê a tal de propaganda eleitoral gratuita?????

  7. Paulor disse:

    Bando de FDP !!!!

COMENTE AQUI