Saúde

Remédio promissor contra covid poderá ser feito no Brasil pela Fiocruz

Foto: reprodução

A Fiocruz está em “conversas avançadas” com a empresa farmacêutica americana MSD para determinar um modelo de cooperação técnica para produzir no Brasil o antiviral molnupiravir. A nova droga desenvolvida contra a covid-19 se revelou muito promissora no tratamento da doença em estudos conduzidos no exterior. Segundo a farmacêutica, o remédio reduziu em aproximadamente 50% os riscos de internação e morte em um estudo de fase 3.

Esta semana, a MSD solicitou à agência reguladora de drogas e alimentos dos EUA (FDA na sigla em inglês) autorização para uso emergencial do remédio. Se a droga receber sinal verde da FDA, será o primeiro medicamento oral indicado para casos leves e moderados de covid-19.

“A Fiocruz tem acompanhado diversos projetos candidatos para o tratamento da covid-19”, explicou a fundação em nota. “Os projetos enviados à fundação passam por avaliação de uma comissão técnica criada para essa finalidade com o objetivo de avaliar os resultados preliminares e a tecnologia de produção.”

A nova droga é um antiviral que funciona “atrapalhando” a replicação do Sars-CoV-2. O vírus é induzido ao erro no momento da replicação e perde a força. Ele deve ser aplicado ao longo de cinco dias. Atualmente, o tratamento nos EUA está custando cerca de US$ 700 (R$ 3,5 mil).

Caso as negociações sejam bem sucedidas, a ideia é fabricar o remédio em Farmanguinhos, no Rio de Janeiro. Para que seja produzido e distribuído no Brasil, o medicamento precisa, inicialmente, do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no País. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) também precisa avaliar se o produto será incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro estudo clínico global com o molnupiravir revelou que o antiviral reduziu em aproximadamente 50% o risco de hospitalização e morte. Até o 29º dia do experimento, nenhuma morte foi relatada entre os pacientes que receberam o medicamento. No grupo que tomou placebo (substância inócua), no entanto, foram registrados oito óbitos.

Os dados demonstraram que 7,3% dos pacientes que receberam o molnupiravir tiveram que ser hospitalizados ou morreram em comparação com 14,1% dos que foram tratados com placebo. O remédio se revelou eficaz contra as variantes Gama, Delta e Mu do Sars-CoV-2. O resultado foi considerado tão bom que o estudo foi suspenso antes do previsto para que as pessoas que estavam recebendo placebo pudessem também receber o remédio.

Na semana passada, a Fiocruz anunciou que o remédio começa a ser testado no Brasil em fase 3 para o uso profilático pós-exposição (PEP). Estão sendo recrutadas pessoas expostas ao vírus que não tenham sido ainda vacinadas. Caso se revele eficiente também como prevenção à doença, será o primeiro “tratamento precoce” contra a covid-19 comprovado cientificamente.

“Não será um estudo simples”, afirmou a pneumologista Margareth Dalcolmo. Ela coordena o trabalho no Rio – o teste será feito em sete centros no País. “Precisamos recrutar pessoas que tenham tido exposição ao vírus como, por exemplo, as que moram na mesma casa em que alguém ficou doente, e que não estejam vacinadas ou tenham tomado a primeira dose há menos de uma semana.”

Os participantes receberão o tratamento (ou o placebo) durante cinco dias e serão acompanhados por 29 dias. O objetivo é testar a segurança e a eficácia do remédio na prevenção da doença.

R7 com Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bebê nasce dentro de carro de aplicativo em Natal

 

Um parto foi realizado dentro de um carro de transporte por aplicativo, nesta segunda-feira (6), em Natal. O momento do parto foi registrado pelo próprio motorista do veículo.

A mãe já estava no nono mês de gravidez e o parto era previsto para o dia 15 de dezembro. A mulher pediu, durante a viagem para apressar a corrida, porque já estava sentindo as dores do parto.

Ao acabar de chegar à maternidade Leide Morais, na zona Norte, o menino não esperou e nasceu no banco de trás do carro.

Motorista é convidado para ser padrinho do bebê

O barbeiro e motorista de aplicativo Mário Máximo se emocionou ao testemunhar um parto dentro do carro que utiliza diariamente para transportar passageiros em Natal. O momento especial criou um vínculo com a família. Ele foi convidado para ser padrinho do pequeno Anthony.

“Foi uma emoção de pai. Muito bonito. Eu estava mais nervoso que eles, tanto que algumas pessoas acharam que eu fosse o pai”, afirmou o motorista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Rio Grande do Norte recebe 7.050 novas doses da Janssen para aplicação de reforço

Foto: Juliane Araújo

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebe na madrugada desta quarta-feira (8) o primeiro lote com as segundas doses para o público que tomou a vacina Janssen contra a Covid-19. Serão 7.050 unidades para dar seguimento ao processo de vacinação para os moradores do Rio Grande do Norte.

A orientação da Sesap aos municípios é de que a dose seja tomada por quem teve a primeira de Janssen aplicada entre dois e cinco meses. A Sesap aguarda novas informações do Ministério da Saúde sobre lotes complementares da vacina, visto que pouco mais de 57 mil pessoas receberam a dose inicial de Janssen.

As vacinas serão destinadas aos municípios ainda nesta quarta-feira, à tarde.

Junto com este lote de Janssen, o RN também recebe na madrugada desta quarta-feira mais 45.630 doses do imunizante da Pfizer.

De acordo com a plataforma RN+ Vacina, a cobertura vacinal contra a Covid-19 chegou a 70% do público-alvo (acima dos 12 anos) com o esquema de imunização completo. Entre os adultos, esse dado salta para 80% com as pessoas totalmente vacinadas e 90% que, ao menos, iniciaram o esquema vacinal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Mesmo em situação grave, homem não é atendido em UPA no Pernambuco e vem a óbito

Até onde vai a desumanidade. Em vídeo forte, homem ensanguentado após ter um derrame tem atendimento negado em UPA do Caruaru, no Pernambuco, no último sábado (4). No registro, ele percorre os corredores, ninguém presta serviço e, segundo o mesmo, fizeram piada com a situação.

Depois do caso, Edson Lima da Silva, de 61 anos, veio a óbito nesta manhã de terça-feira (7). O pico de pressão arterial foi responsável pelo sangramento nasal. Edson morava próximo a UPA, e mesmo assim não foi possível ter um atendimento rápido e que salvasse sua vida.

Segundo o Blog apurou, foi dito que não havia ambulâncias disponíveis, porém, parente de Edson estava no local e presenciou que tinha unidade disponível.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA anunciam boicote diplomático aos Jogos de Inverno de 2022 na China

Foto: MANDEL NGAN / AFP

Os Estados Unidos anunciaram nessa segunda-feira (6) um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que acontecerão em Pequim, na China, entre 4 e 20 de fevereiro de 2022. Segundo a Casa Branca, nenhum representante oficial do país será enviado ao evento, mas os atletas que quiserem poderão competir normalmente.

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou que políticos dos Estados Unidos deveriam parar de pedir um boicote diplomático à Olimpíada de Inverno de Pequim para evitarem danificar os laços bilaterais, e que a China adotará “contramedidas”, se for necessário.

Aqueles que pedem um boicote estão “querendo aparecer” e deveriam parar, “de maneira a não afetar o diálogo e a cooperação entre China e Estados Unidos em áreas importantes”, disse Zhao Lijian, porta-voz da chancelaria chinesa.

“Se os EUA insistirem em se ater deliberadamente a este caminho, a China adotará contramedidas resolutas”, disse ele em uma coletiva de imprensa.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Comissão aprova projeto que muda política de preços de combustíveis

Foto: RICARDO MORAES / REUTERS

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (7), o relatório do projeto de lei que muda a política de preços de combustíveis da Petrobras, com o objetivo de conter os sucessivos aumentos. Dentre os pontos da matéria, que agora segue ao plenário da Casa, há a criação de um programa para estabilização de preços de combustíveis.

O relatório, do senador Jean Paul Prates (PT-RN), manteve o tripé proposto no projeto inicial para o controle de preços do diesel, gasolina e gás liquefeito de petróleo formado por: 1) criação de uma política de preços para os derivados do petróleo; 2) criação de um mecanismo de “bandas” de amortecimento da volatividade de preços desses derivados; 3) apresentação de fontes de recursos para a contenção de preços.

O texto da matéria cria diretrizes para a política de preços de derivados do petróleo, levando em consideração não apenas os preços internacionais, mas também os custos internos de produção, de modo a melhor refletir a realidade local.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 01 óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 114

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (07). São 383.402 casos totalizados. Na segunda (06) eram contabilizados 383.176, ou seja, 226 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 114 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.509 no total. Um (01) óbito foi registrado nas últimas 24 horas (Pau dos Ferros). Na segunda (06) eram 7.506 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.032.

Recuperados são 273.986. Casos suspeitos somam 189.287 e descartados são 797.362. Em acompanhamento, são 101.907.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 35,8%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 35,8%, registrada no início da tarde desta terça-feira (7). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 109.

Até o momento desta publicação são 104 leitos críticos (UTI) disponíveis e 58 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 90 disponíveis e 51 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 40,8% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 18,2% e a Região Seridó tem 53,3%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 104 leitos críticos e 90 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h10 desta terça-feira (7).

Neste período, havia nenhum paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 104 leitos críticos e outros 90, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

FOTOS: Trem arrasta motoentregador por cerca de 10 metros após colisão na Zona Oeste de Natal

Fotos: Anna Alyne Cunha / Inter TV Cabugi

Um trem arrastou um motoentregador por cerca de 10 metros após uma colisão que aconteceu na manhã desta terça-feira (7) no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. O homem ficou ferido e foi socorrido ao hospital.

De acordo com testemunhas, o motoentregador atravessava a linha férrea, quando a moto usada para o trabalho estancou. Um veículo leve sobre trilhos (VLT) que seguia sobre a linha acabou atingido o motoentregador e arrastando ele junto com a moto por cerca de 10 metros.

O homem foi atendido no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e foi encaminhado ao Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste de Natal. Embora não aparentasse lesões expostas, o homem reclamava de dores e dificuldade para respirar.

A moto ficou parcialmente destruída. Já o trem não teve não teve danos.

g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Após briga de anos, Xand Avião e Solange Almeida se reencontram e cantam juntos na “Farofa da Gkay”

Solange Almeida e Xand Avião selaram a paz e cantaram juntos na “Farofa da Gkay”, festa promovida pela paraibana Gkay, em Fortaleza. Solange subiu ao palco onde Xand se apresentava, os dois se abraçaram e fizeram as pazes.

O momento foi comemorado nas redes sociais pelos fãs dos cantores e Gkay chegou a chorar com a reconciliação dos amigos. Quem também chorou ao abraçar Solange foi Isabele Temoteo, esposa de Xand.

“Ficamos juntos quase 15 anos, foi o meu casamento mais duradouro. Isso eu sempre falei. E como qualquer casal, a gente briga, a gente chora, e a gente se ama. Não, nem sempre tudo é flores, gente, tem percalços no meio do caminho, a gente nem sempre concorda e alguns casais se separam”, postou Solange no Instagram.

Os dois travavam uma disputa na justiça após o fim da banda Aviões do Forró. A cantora entrou na Justiça para reivindicar uma dívida de R$ 5 milhões, relativos aos direitos do grupo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *