Reprodução
A pesquisa Genial/Quaest divulgada esta semaan sobre o que pensa o mercado financeiro mostra uma piora na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre gestores, economistas, analistas e operadores (traders) de fundos de investimento.
A reprovação do presidente subiu de 64% para 90% desde o levantamento anterior, feito em março. Voltou assim à marca do início do mandato, quando nove a cada dez profissionais de fundos de investimento também tinham uma avaliação negativa do governo.
A pesquisa, a segunda deste ano, foi realizada nos últimos cinco dias — entre 29 de novembro e 3 de dezembro —, capturando, portanto, a reação negativa do mercado financeiro ao pacote de ajuste fiscal anunciado na quarta-feira da semana passada. Foram feitas 105 entrevistas junto a fundos de investimento com sede em São Paulo e Rio de Janeiro.
A avaliação regular do governo Lula caiu, em relação à pesquisa de março, de 30% para 7%, ao passo que a aprovação (avaliação positiva) cedeu de 6% para 3%.
Política
Também houve uma piora na avaliação do mercado sobre o desempenho, até aqui, do Congresso, cuja reprovação subiu para 41%, frente aos 17% de novembro do ano passado, quando a questão havia entrado na pesquisa pela última vez.
Há uma expectativa, manifestada por 65% dos entrevistados, de que Davi Alcolumbre (União-AP), se eleito presidente do Senado, fará maior oposição ao governo do que o chefe atual da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Já na Câmara a situação se inverte, e 63% entendem que Hugo Motta (Republicanos-PB), mais cotado para presidir a casa, será mais próximo ao governo do que Arthur Lira (PP-AL).
Sobre as eleições de 2026, sete a cada dez profissionais de fundos (70%) acreditam que Lula tentará a reeleição, mas a maioria (66%) não vê o atual chefe do Executivo como favorito.
Com Jair Bolsonaro inelegível – mais da metade (55%) aposta na prisão do ex-presidente -, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deveria ser o candidato da direita na corrida pelo Palácio do Planalto daqui a dois anos, conforme avaliam 78%. Já caso Lula não seja candidato, 82% acreditam que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deverá disputar o pleito pela esquerda.
Quanto à confiança do mercado em figuras classificadas como lideranças políticas, Lula – junto com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira -, é quem tem o pior resultado: 97% não confiam ou confiam pouco no presidente.
Já Roberto Campos Neto é o mais bem avaliado: 70% confiam muito no atual presidente do Banco Central (BC), cujo mandato termina ao fim deste mês. Em relação ao diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, que assume o comando do BC em janeiro, pouco mais da metade (55%) disse confiar pouco ou nada.
Estadão
Os dados da pesquisas são muitos importantes, mas o mais importante, seria a Câmera Federal o Senador e os demais poderes mandar esse sujeito de Lula para a Rua, sem choro nem vela.
Mas para os muares, está pesquisando é uma mentira.
Pois eu apoio LULADRAO, está fazendo o previsível. Ele veio governar para isso mesmo, roubar, corromper e desviar, portanto, estão no caminho certo, prá bandido, claro.
O Pixuleco nem liga pra reprovação,pois nunca passou por média em nada que prestasse.
Se fosse pesquisas da FGV, ele tava lá em cima.
Tá aparelhado lá dentro também.
No tocante a essa pesquisa Genial, a tendência é cada vez mais piorar.
Esse bêbado e o incompetente do Addad, não sabem absolutamente nada de economia e mercado.
O que eles sabem é aumentar impostos, gastar demasiadamente o dinheiro do contribuinte, da esmolas aos vagabundos, deixar roubar e mentir muito.
Ninguém acredita nessa dupla do atrazo.
O bêbado ladrão além da cachaça ter destruido um bocado dos neurônios é ultrapassado, pensa ele que ainda está no tempo das greves em São Bernardo dos Campos.
Não evoluiu de lá pra cá, continua o mesmo falando em fome depois de mais de 20 anos mandando no país e iludindo os desprovidos de inteligência, ou seja a burraiada doutrinada dele.
Já os cumilões de dinheiro da Lei Ruanet e da velha imprensa liderada pela globo lixo estão aí apoiando esse fiasco, pra enxerem a pança de muita grana e não estão nem aí pra população,
muito menos pro Brasil, querem saber deles, o resto que se lasquem.
Triste realidade, mais é isso mesmo, basta vêr a perseguição em cima dos que pensam diferente deles.
São implacáveis procurando ver se acham chifres na cabeça de um cavalo quarto de milha.
Nós vamos ver a disparada da inflação depois que Roberto Campos deixar a presidência do Banco Central
os primeiros dois anos ainda estão servindo para limpar a sujeira que bolsonaro e sua quadrilha deixaram no país.
Talvez até mais um pouco.
O desgoverno daquele verme foi vergonhoso e sujo.
Sujeira esse tá fazendo
passador de pano.
Daqui a mais dois anos você vai falar que 4 anos não foram suficientes.
Pra proteger seu politico de estimação
Que sujeira ele deixou? Que CNPJ ganhou dinheiro de forma questionável sob o governo dele? A sujeira que vc fala é no campo das contas públicas?
Perguntas retóricas…. ninguém vai dar o braço a torcer.
A insanidade sempre pode ultrapassar os limites da idiotice e babacada.
A opinião desse Borges vai para o mundo da fantasia onde a esquerda vive, afinal, lá tudo é distante da realidade e cada um acredita na mentira que mais lhe convém.
Incompetência, incapacidade, mentira, micos amestrados, insanidade tem nome e seguidores = esquerda
Caro Borges, você só pode ser um doente. Entenda que hoje todos tem acesso à informação. Lula recebeu o país com Deflação e Superávit.
Engraçado que o “desgoverno” de Bolsonaro entregou o país e as estatais no azul, recorde no superávit e no lucro das estatais. A “sujeira” que, segundo você, Bolsonaro deixou no país, só existe na cabeça dos petistas alienados de grau 10, como no seu caso, que já se trata de uma moléstia psicótica. Os outros petistas com alienação em grau menor, já entenderam que o grosso está entrando.
Gustavo Mafra agora virou Borges? Ficou com vergonha, guguinha?
Vai custar muito dinheiro para o Instituto pra reverter essa pesquisa