Chegamos a uma publicação especial. Décimo domingo que estamos publicando os nossos Retratos de Natal. Já foram mais de 15 mil acessos diretos, já atingimos quase 100 mil twittes com a série. Hoje estamos publicando 16 fotos sensacionais da linda Natal. Para variar boa parte das fotos são de Jaeci. Bom domingo!!!
Areia PretaCais Tavares de Lira
Clube Rampa
Dirigível Zepelin sobrevoando NatalRua Tavares de Lira - RibeiraNavio Hospital Hoope no PortoPraça CívicaPraia de Areia PretaRedinha - Lindo demaisPrédio da Prefeitura
Sesc - Arquitetura arrojadaPraia do Meio - EspetáculoPraça Tamandaré - BaldoPonta NegraAonde era esse prédio?ETFERN - Impressionate, vejam onde é a Rui Barbosa. Só terrenos
A praia do meio, sem comentários, e o morro do careca ainda cabeludo, como não terem preservado esses cenários? acho que não teriam idéia do tamanho do desenvolvimento urbano. Parabéns mais uma vez BG. Sucesso.
Foto 1- SAUDADES DO IARA BAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Foto 2- Foto da Av. Tavares de Lira, Ribeira.
Foto 7- PRACINHA PEDRO VELHO, É ASSIM QUE SE CHAMA!
Foto 8- Sensacional a Foto do TRAMPOLIM DE AREIA PRETA, com um afoito pulando!!
Foto 9- Saudosa REDINHA, vendo-se A Igreja, o mercado e o Redinha Club totalmente isolados!
Foto 11- Nosso big ben!!
Foto 12- E S P E T A C U L A R!!!!!! Ao fundo a séde do SANTA CRUZ do "Seu" Euclides Lira, QUE SAUDADE DESTA GRANDE FIGURA DE NATAL!!!!!!
Foto 14- COMO SEMPRE A BELISSIMA PRAIA DE PONTA NEGRA, MOTIVO DE MAIOR ORGULHO POR ABRIGAR O MAIS QUERIDO POTIGUAR!!!!
VALEU MEU CAMARADA!!!!!!!
Marav ilhosas dá uma nostalgia apesar de não ter vivido nesta época. As fotos apresentam uma cidade pacata,tranquila coisas que os homen e o progresso desenfreado acabou.
A praça cívica era bem mais bonita do que é atualmente, a redinha era encantadora parecendo uma aldeia. E esses cavalos na frente da prefeitura? Queria ter vivido essa época.
A Justiça de São Paulo mandou tirar do ar 14 publicações que associavam José Ferreira da Silva, o Frei Chico, a fraudes contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A juíza Ana Luiza Madeiro Cruz Eserian, da 39ª Vara Cível, determinou a remoção do conteúdo no prazo de cinco dias. A medida foi publicada no dia 15 de outubro.
Cada réu que descumprir a decisão poderá pagar multa diária de R$ 1 mil. O valor sobe para R$ 20 mil em caso de reincidência.
Frei Chico é irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). A entidade está envolvida no escândalo das fraudes previdenciárias, alvo de apuração da Polícia Federal. No entanto, Frei Chico não sofreu investigação nem medidas judiciais por parte da Operação Sem Desconto.
A liminar atendeu ao pedido de Frei Chico e do próprio Sindnapi. A defesa alegou que as postagens nas redes sociais espalharam uma falsa narrativa. Segundo o processo, o conteúdo publicado em Facebook, Instagram, Kwai, YouTube e X Brasil mostrava indevidamente o irmão de Lula como responsável pelas fraudes.
“Reputo presente a probabilidade do direito, uma vez que os autores comprovam a falsidade das informações veiculadas, a própria forma como veiculadas as publicações demonstram a intenção pura e simples de ofender”, escreveu a magistrada em sua decisão.
Em nota, o sindicalista condenou o teor das postagens. “Reafirmo meu compromisso com a verdade, a Justiça e o devido processo legal”, destacou. “Não temo investigação, mas o que ocorre hoje é um julgamento antecipado, antes mesmo de os fatos serem apurados. É lamentável que parte da CPMI do INSS use esse processo como palco político, em vez de buscar a verdade.”
A CPMI do INSS, em curso no Congresso Nacional, continua ouvindo representantes de entidades envolvidas no esquema. No entanto, Frei Chico não depôs até agora. A base do governo no Legislativo conseguiu impedir a convocação dele.
Filiado ao PT, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, tem sido criticado por propaganda de um programa de seu governo que trata do rastreio e da recuperação de celulares roubados no estado.
A peça, veiculada nas redes sociais, mostra um jovem branco sendo furtado por dois rapazes negros enquanto escutava música no celular. No fim, a dupla é presa pela polícia, e a vítima agradece os policiais.
“Dessa vez, o Valdir levou um susto quando teve o celular roubado. Mas a Mona mostrou que agora tem facilidade: é possível resolver tudo direto pelo zap”, escreveu o governador ao divulgar a peça.
O petista tem sido criticado pelo fato de os dois assaltantes serem protagonizados na peça por negros. O Afro Progressistas, ala do PP que cuida das questões raciais, por exemplo, criticou a propaganda.
“No vídeo, pessoas negras são retratadas de forma estereotipada, associadas à criminalidade, em tom sarcástico e cômico. Trata-se de uma peça que, em vez de comunicar com responsabilidade, reforça e legitima o racismo estrutural que ainda persiste em nosso estado”, afirmou o grupo em nota.
A coluna Igor Gadelha procurou o governo do Piauí, por meio da assessoria de imprensa do estado, para tratar do tema, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
Parnamirim será contemplada pelo programa em Ação promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A ação acontece nos dias 23 e 24 de outubro, das 8h às 17h, na Escola Municipal Professora Alzelina de Sena Valença, localizada na Rua Joel Imperador, no bairro Rosa dos Ventos.
Graças à articulação dos vereadores Professor Ítalo e Wolney França, junto ao presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira, a população terá acesso gratuito a serviços de saúde, cidadania, educação, justiça e assistência social, em parceria com instituições públicas, órgãos estaduais e entidades da sociedade civil. “Trazer esse programa para Parnamirim é reafirmar nosso compromisso com as pessoas que mais precisam. É uma oportunidade de aproximar os serviços públicos da população e garantir direitos de forma rápida, humana e eficiente”, destacou o vereador Professor Ítalo.
Serão ofertadas consultas médicas em diversas especialidades, como cardiologia, pediatria, ginecologia, dermatologia, ortopedia, endocrinologia, gastroenterologia, psiquiatria, urologia, neurologia, nefrologia e angiologia. Também haverá atendimento com profissionais de nutrição, fonoaudiologia e farmácia, além de serviços de saúde bucal, triagens, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e exames de ultrassonografia.
Na área social e de cidadania, a população terá acesso à emissão de CPF e segunda via de carteira de identidade, cadastro único, corte de cabelo, serviços de barbearia, esmaltação, design de sobrancelhas e orientações do SINE sobre carteira de trabalho. Já o eixo educacional contará com atividades recreativas, jogos, pintura infantil, apresentações culturais, e participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de rodas de conversa com temas sociais.
O Procon Móvel oferecerá orientações sobre direitos do consumidor e consultas ao Serasa, enquanto a Escola da Assembleia promoverá palestras educativas para alunos da rede pública. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Políticas Complementares da ALRN e reforça o compromisso com o acesso à cidadania e a melhoria da qualidade de vida da população.
Um detento foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (21), dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região Metropolitana de Natal. Segundo a Polícia Penal, o custodiado foi localizado por volta das 7h40, enforcado na grade da cela da Ala C, no Pavilhão 4 da unidade.
Segundo a Seap, durante a ocorrência, houve um princípio de tumulto entre os internos, o que exigiu uma pronta intervenção dos policiais penais de plantão. A situação foi controlada pouco depois, e às 8h os presos retornaram ao procedimento normal.
De acordo com a corporação, a ocorrência ficou restrita às Alas C e D do Pavilhão 4. A Polícia Científica e a Polícia Civil foram acionadas para realizar os procedimentos de perícia e investigação sobre a morte do detento.
Os programas Justiça na Praça do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e Prefeitura nas Comunidades acontecem na próxima quinta-feira (23/10), na Avenida Mônica Dantas, das 8h às 17h. Serão ofertados diversos serviços de saúde, assistência social, empreendedorismo e utilidade pública em geral. Ambos integram a programação relativa aos 148 anos de Emancipação Política.
Um dos maiores destaques do dia será o casamento comunitário, com 30 casais que irão formalizar a sua união perante a sociedade, tendo todas as despesas com o processo garantidas pela esfera pública. Também haverá atendimento médico, odontológico, psicossocial e jurídico, confecção de CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor, ajuizamento de ações, atualização da caderneta de vacinação infantil e juvenil, oficina de pintura e dobradura, cadastro para tarifa social da Cosern e troca de material reciclável por desconto na conta, distribuição de mudas e, ainda, vacinação de cães e gatos. Tudo isso concentrado em um só espaço.
Esse programa do Poder Judiciário oferece uma série de serviços de forma gratuita, aproximando-os da população em geral, facilitando assim o acesso e a efetiva prestação jurisdicional. O Justiça na Praça é desenvolvido pelo Núcleo de Ações Socioambientais (NAPS), tendo como objetivo oferecer à coletividade o maior número de serviços de justiça estadual e de diversas outras instituições públicas municipais e estaduais.
Por sua vez, Prefeitura nas Comunidades é uma iniciativa da gestão municipal, realizada pela primeira vez no mês de julho. O propósito é aproximar os serviços disponibilizados diariamente pelas diversas pastas da Prefeitura dos populares das comunidades urbanas e rurais, principalmente aqueles que trabalham durante os dias úteis da semana e não têm como acessar esses atendimentos.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Quina Potiguar, com o objetivo de investigar desvios de recursos públicos federais e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Norte.
Durante as investigações, foram identificados indícios de que valores provenientes de contratos públicos teriam sido movimentados por meio de uma lotérica localizada na cidade de Lucrécia, em uma tentativa de ocultar a origem ilícita dos recursos. O montante seria oriundo de repasses realizados por diversos municípios da região a uma construtora investigada.
A construtora, formalmente registrada em nome de um servidor municipal, teria movimentado expressiva quantia de recursos entre os anos de 2020 e 2025.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Mossoró e Lucrécia, com o objetivo de coletar novas provas sobre o esquema.
Os investigados poderão responder pelos crimes de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.
Cuidado e prevenção marcaram o Dia D da Campanha de Multivacinação em São Gonçalo do Amarante, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado (18).
As unidades básicas de saúde funcionaram das 8h às 16h, recebendo crianças e adolescentes para atualização da caderneta de vacinação, mas também adultos para receberem a dose da vacina contra o Sarampo. Ao todo, 1.695 pessoas foram imunizadas durante a mobilização.
A abertura oficial do Dia D aconteceu na Unidade Central de Saúde de Santo Antônio do Potengi e contou com a presença da médica, primeira-dama e senadora Zenaide Maia, que destacou a importância da imunização, afirmando: “Vacinas salvam vidas! A prevenção também vem por meio da imunização”.
A campanha teve como público-alvo crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos, com vacinas como tríplice viral, HPV e febre amarela, entre outras, disponíveis em todas as unidades. Apesar do dia de mobilização a Multivacinação segue até 31 de outubro.
A coordenadora de imunização, Fernanda Melo, ressaltou: “Estivemos com salas de vacinação em todo o município para atender com excelência e alcançarmos índices satisfatórios de cobertura”.
A dona de casa Érica Porfírio também incentivou a população a participar da campanha: “É muito importante, porque lá na frente nos ajuda na prevenção de doenças”.
Oficialmente substituído na Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo (PT-SE) recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um pedido para ser candidato nas eleições de 2026.
Ainda faltam ajustes nos planos futuros, que devem ganhar musculatura com a estruturação da campanha a partir de agora. Uma das opções em jogo seria uma candidatura ao Senado.
Márcio Macêdo é deputado federal pelo PT de Sergipe e se licenciou do cargo para assumir o cargo no Palácio do Planalto.
Macêdo foi vice-presidente e tesoureiro do PT nacional, além de presidente do Diretório Municipal de Aracaju e do Diretório Estadual do partido em Sergipe. O ministro foi peça ativa na campanha presidencial do presidente Lula em 2022.
Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi anunciado como novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República nesta segunda-feira (20) e terá a nomeação oficializada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (21). Em postagem nas redes sociais, ele agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo convite e destacou seus objetivos no governo.
O deputado ressaltou que pretende levar ao Palácio do Planalto a experiência adquirida à frente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e afirmou que sua principal missão será ampliar o diálogo com a população. “Minha primeira tarefa será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil”, disse Boulos.
Ele substitui Márcio Macêdo (PT), ex-tesoureiro da campanha de Lula em 2022, que enfrentava desgaste interno. A troca já era esperada por aliados e foi comunicada pessoalmente pelo presidente na semana passada. Com a nomeação, esta é a 13ª mudança de comando no primeiro escalão do governo Lula desde o início do terceiro mandato, em 2023.
Lula também se manifestou nas redes, agradecendo a Macêdo pelo trabalho realizado e afirmando que Boulos contribuirá para a ampliação e fortalecimento da participação social no governo. A expectativa é que o novo ministro intensifique a interlocução com movimentos sociais e organize ações que aproximem o Executivo da população em todo o país.
O PT formalizou convite à ministra da Cultura, Margareth Menezes, para se filiar ao partido, com total apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta, segundo apuração da coluna do Igor Gadelha, do portal Metrópoles, foi apresentada durante um jantar em setembro, que contou com a presença de lideranças petistas.
A ministra ainda não deu resposta definitiva ao partido. Petistas ressaltam que, caso aceite a filiação, Margareth poderia concorrer a diferentes cargos nas próximas eleições, incluindo uma vaga na Câmara dos Deputados ou à Prefeitura de Salvador.
No comando do Ministério da Cultura desde janeiro de 2023, Margareth Menezes foi indicada para o cargo pela primeira-dama Janja Lula da Silva. Além da atuação ministerial, a artista é reconhecida nacionalmente como cantora e compositora.
A relação próxima com Janja também se reflete em agendas públicas, como o recente jantar do grupo Prerrogativas em homenagem à ministra, no qual a primeira-dama marcou presença. A filiação ao PT deve fortalecer a base eleitoral do partido e ampliar a visibilidade de Margareth em futuras disputas políticas.
Opa, errei o link: http://www.estacoesferroviarias.com.br/rgn/natal-provisoria.htm
A foto 15 é uma antiga estação ferroviária de Natal que funcionava provisoriamente logo após a construção da ponte de Igapó. 1917
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/rgn/fotos/estpadre_map.jpg
Muito bom, muitas lembranças, principalmente da Ribeira, tempo do velho Salé.
muito bom ver essas fotos só e triste não tem tido uma politica para preservar as áreas verdes na época
Olha o SESC!!!!! =D
Sensacional, amigo. Apaixonado por essas fotos…
A praia do meio, sem comentários, e o morro do careca ainda cabeludo, como não terem preservado esses cenários? acho que não teriam idéia do tamanho do desenvolvimento urbano. Parabéns mais uma vez BG. Sucesso.
Massa o/ outro dia precisei de fotos antigas para trabalho escolar do meu filho. BlogBG também é cultura…
SHOW DE BOLA mais uma vez …
Foto 1- SAUDADES DO IARA BAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Foto 2- Foto da Av. Tavares de Lira, Ribeira.
Foto 7- PRACINHA PEDRO VELHO, É ASSIM QUE SE CHAMA!
Foto 8- Sensacional a Foto do TRAMPOLIM DE AREIA PRETA, com um afoito pulando!!
Foto 9- Saudosa REDINHA, vendo-se A Igreja, o mercado e o Redinha Club totalmente isolados!
Foto 11- Nosso big ben!!
Foto 12- E S P E T A C U L A R!!!!!! Ao fundo a séde do SANTA CRUZ do "Seu" Euclides Lira, QUE SAUDADE DESTA GRANDE FIGURA DE NATAL!!!!!!
Foto 14- COMO SEMPRE A BELISSIMA PRAIA DE PONTA NEGRA, MOTIVO DE MAIOR ORGULHO POR ABRIGAR O MAIS QUERIDO POTIGUAR!!!!
VALEU MEU CAMARADA!!!!!!!
Excelente, espetacular! não tem igual o trabalho que vc faz! Nenhum reporter de Natal faz, o que vc vem fazendo.
Parabéns!
Marav ilhosas dá uma nostalgia apesar de não ter vivido nesta época. As fotos apresentam uma cidade pacata,tranquila coisas que os homen e o progresso desenfreado acabou.
Como sempre vc fazendo acontecer. Parabéns e continue com esse sucesso!!
Parabénsssssssssssssss!!!!!!!!
Nota 1000
Fantástico!
A praça cívica era bem mais bonita do que é atualmente, a redinha era encantadora parecendo uma aldeia. E esses cavalos na frente da prefeitura? Queria ter vivido essa época.