Esse comunicador avaliou a estratificação de cinco pesquisas de intenções de voto divulgadas no mês de junho no Rio Grande do Norte – Brasmarket, Brâmane, Seta, Big Data e Consult. Elas me ajudam e me basearam a compor um cenário eleitoral da pré-campanha para governador do estado neste mês de junho.
FÁTIMA BEZERRA
As cinco pesquisas divulgadas em junho mostram a consolidação da candidatura da governadora Fátima Bezerra à reeleição.
Nelas, a petista tem percentuais de intenção de voto que variam de 33 a 39 por cento. Fátima inegavelmente cresceu.
As pesquisas mostram que 2022 tem sido um bom ano para a governante, que tem se beneficiado da estrutura política e do apoio do MDB com Walter e Garibaldi com os seus prefeitos e graças à assinatura de gordos convênios nos últimos meses e a promessa de obras nos municípios. Com isso, Fátima Bezerra tenta se livrar da pesada crítica de que não conseguiu realizar obras estruturantes e não teve parceria política com prefeitos e lideranças municipais.
Nem tudo são flores, a governadora ainda lidera folgadamente no quesito rejeição, inclusive em duas delas mais de 40% da população dizendo que não a quer mais como governadora.
FÁBIO DANTAS
Dois meses depois do lançamento de sua pré-candidatura, o ex-deputado e ex-vice-governador Fábio Dantas tem o que comemorar.
Nas cinco pesquisas de junho, seus índices de intenção de voto variam entre 12 e 16,8 por cento e nem de longe podem ser considerados desprezíveis, levando-se em consideração o tempo de pré-campanha.
Dantas precisa acelerar o ritmo da campanha para chegar aos 20 por cento de intenção e assim aparecer perspectiva de vitória.
Nesta segunda-feira, 27, recebeu a confirmação de apoio do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que prometeu reunir e arregimentar seu grupo político na campanha.
Fábio Dantas também precisará finalizar as conversações com o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e consolidar as intenções de voto dos eleitores, pois as pesquisas mostram que parte dos eleitores que o preferem também admitem mudar de voto e essa é uma fragilidade que precisa ser resolvida.
Um ponto a favor: Fábio Dantas poderá ter o mesmo tempo de TV e rádio de Fátima Bezerra ou até maior.
STYVENSON VALENTIM
O senador do Podemos tem se mostrado o pré-candidato com o voto mais consolidado dentre os pré-candidatos a governador.
Quem vota nele não admite mudar e tem dificuldade para votar em outros candidatos.
Styvenson tem índices de intenção de voto que variam entre 11 e 15 por cento, revezando-se com Fábio Dantas no segundo e terceiro lugares.
Lembrado que em todas as pesquisas de intenção de voto, Styvenson demorou a admitir que pode ser candidato e exibe sérias dificuldades de fazer alianças, o que terá consequências graves no palanque e também no tempo de propaganda eleitoral na televisão e no rádio.
CLORISA LINHARES
Bem articulada e demonstrando ser extremamente preparada nas entrevistas, Clorisa Linhares, do PMB, tem uma história de vida muito forte e um discurso que pode atrair as atenções e o voto de muitos eleitores.
Se conseguir formar alianças que garantam maior tempo de propaganda na televisão e no rádio e participação nos debates, Clorisa Linhares poderá se tornar o fiel da balança na definição do segundo turno.
Nas cinco pesquisas realizadas em junho, ela tem índices de intenção de voto que variam entre 1,5 e 3 por cento.
TODOS CONTRA FÁTIMA
Nos melhores cenários para a governadora Fátima Bezerra, ela se aproxima, em índices de intenção de voto, da vitória ainda no primeiro turno. Se isso se concretizar, terá se mostrado acertada a estratégia de atrair aliados para tirá-los do caminho da reeleição. Fátima firmou aliança com o MDB, atraiu Carlos Eduardo Alves e com isso alijou tanto Carlos, quanto o prefeito Álvaro Dias, que figurava até o início do ano como um potencial adversário nas eleições de outubro próximo.
O caminho para a vitória no primeiro turno não é fácil.
Fábio Dantas tem se movimentado bem e deverá crescer, principalmente se contar com o apoio e o engajamento dos prefeitos Allyson Bezerra, de Mossoró – que já anunciou o voto e apoio – e de Álvaro Dias, de Natal.
O candidato do Solidariedade não faz feio em Natal e com a confirmação da candidatura do senador Styvenson Valentim a possibilidade de segundo turno é muito grande.
E segundo turno é uma nova eleição. A se repetir o que ocorreu em Natal nas últimas eleições, os votos de Fábio, Styvenson e Clorisa deverão se transferir, em um eventual segundo turno, para um candidato anti-esquerda, enquanto Fátima Bezerra só tem a agregar os votos dados ao PSOL.
Por essas razões, segundo turno é tudo o que Fátima Bezerra não deseja.
BG
Bando de ignorantes e julgadores! A menina corria risco de vida pois nessa idade a gestação é de alto risco.
Tudo isso é fruto da precoce sexualizacao DAS crianças e materias da rede globo, quando dizia ser arte uma criança ao lado da mãe tocar o corpo de um homem nu no teatro
Bando de vermes hipócritas… os que defendem que está menina de 11 anos tenha o bebê duvido que faz alguma doação ou tem alguma criança adotada nascida de um estupro… pois sim, ambos os envolvidos são vítimas e criminosos, e como não tem punição para crianças vão ser perdoados. Olha está família toda fodida, sem estrutura nenhuma, deixa está criança nascer vai ser só mais uma criança nas mãos de família se noção nenhuma para sofrer e engravidar com 10 anos tbm.. talvez o moleque de 13 anos estupre a própria filha daqui uns anos… se ela já não tiver morrido no parto ou se matado de desgosto caso nascer… o certo é permitir o aborto e condenar os pais como responsáveis… óbvio que não com prisão, mas responder em liberdade e pagar de alguma forma para não deixarem acontecer mais… obrigar eles a terem aulas , consultas com psicólogos, etc…
Se alguém aí queria nascer em uma família destas ou está mentindo ou tem problema mental.
Não seria mais humano o Estado amparar a mãe até parto, cuidar do recém nascido e paralelamente investir na estruturação das famílias(pai, mãe, parentes, moradia, trabalho, educação, orientação, etc..) proporcionando a criação de um ambiente familiar digno para inserir a criança que nasceu, dando a ela oportunidade de viver e tentar ser alguém??!!!
Concordo
O Nilton Carvalho está corretissimo. Melhor que isso seria se tudo o que o Nilton falou estivesse prescrito em lei, aí teríamos a segurança jurídica que deveria haver em casos assim. Agora o Diego está dizendo em outras palavras que se ele fosse o bebe na barriga dessa menina de 11 anos, ele não gostaria de viver e toparia ser abortado, é isso mesmo Diego? tu é maluco entao, pq viver é uma oportunidade de a pessoa escolher o caminho do bem e do mal, conheço gente la de baixo que virou criminoso e era irmao de outro tambem que veio la de baixo e hoje vive muito bem obrigado! Tudo depende das oportunidades que são oferecidas e do engajamento e empenho da propria pessoa, mesmo que ela venha la de baixo.
Isso deixa teus filhos namorar em a vontade com sua permissão. Se engravidaram tudo bem, vc diz que foi estupro pede o aborto e continua a vida. Se os pais sabiam do namoro, nós postos de saúde têm anticoncepcional e preservativo de graça. Vão fazendo sexo sem responsabilidade alguma, se engravidar tudo bem aborto e continuo fazendo. Por isso o Brasil é essa porcaria toda, por causa de gente assim. Vergonhoso
Só quem é favor ao aborto é quem já nasceu. A criança que está no ventre uma vida, não tem culpa da inresponsabilidade dos adultos. Muitos falam do trauma dessa menina em ter esse bebê, mas não lembram do trauma maior que será pra ela esse aborto ilegal. Vamos ter bom senso, não é sobre ter ou não é sobre ser uma vida que foi gerada em circunstância não favorável mas que tem todo direito de viver.
Falam no trauma pra essa menina em ter o bebê. E o trauma pra ela de saber que ia ter o bebê e ele foi assassinado a pedido da família dela. Ser mãe nessa idade é menos traumático do que ser mãe ( mesmo não tendo nascido ela foi mãe) e agora também assassina do próprio filho.
Você já foi mãe aos 11 anos de idade?
Na minha opinião nada muda. Uma criança não é um adulto.
Pois é, mas tenha em mente que quem a engravidou também é uma criança.
Sim Marcelo, os três envolvidos são crianças… os 3, um de 13, uma de 11 e um de 6 meses… a grande questão aqui pelo que entendi é, tirar ou não a vida da criança de 6 meses… e dar a assistência para a pequena mãe… eu realmente tinha entendido que ela tinha sido estuprada, mas lendo outros artigos tudo leva a crer que eles era namoradinhos e se excederam… agora tem a vida de 11 anos que precisa de cuidados e a vida de 6 meses que tbm precisa…
Fico perplexo com tudo isso.os pais permitem estes relacionamentos entre as crianças depois não assumem as consequências uma criança de 8.9.10 anos não é pra namorar mas permite.não podiam ter evitado tudo isso fazem vistas grossas aí justifica um erro com outro.
Essa meninada hoje em dia anda muito pra frente, aqui na minha rua uma engravidou com 11 anos também mas a família abafou o caso porque ela tinha 11 e o guri 14, a mãe sabia do relacionamento e não falava nada, ambos estão para o interior morando com avós…
Assistam ao Canal no YouTube (OPERAÇÃO POLICIAL) sobre esse caso “Criança não é mãe”.
Sou terrivelmente contra o Aborto mais no caso desta inocente da criança de 11 anos independentemente do modo como ela engravidou sou altamente favorável. Permitir esta gestão é condenar duas vidas ao sofrimento a dela e a do filho.
Então, deveriamos liberar aborto para todos que tem uma vida de sofrimento e que colocam filhos no mundo para ter uma vida de sofrimento? Quem vai decidir que nível de sofrimento é suficiente para justificar um aborto? Você? O juíz? Uma junta médica, uma junta de sociólogos ou antropólogos, ou alguma ONG?
Entregasse para um orfanato, o bebê também não tem culpa do que aconteceu, e a criança de 7 meses dentro da barriga também sente dor, já imaginou o bebê sendo despedaçado dentro do útero, poderia ter feito uma cesariana na menina e entregado no bebê para uma família que queira cuidar.
O bebê já tem 7 meses.
Você nem sabe o que diz. Primeiro fala sou “terrivelmente contra” e depois “Altamente favorável” é claramente uma pessoa com problemas.
Vixe Nostrinha, que arroubo de sinceridade é esse? Transformar as crianças em adultos precocemente não é ideia de vcs? Peças com adultos e crianças se alisando, tocando, descobrindo, não é incoerente o que vcs costumam fazer?
Se isso não foremtira, só demonstra a nocividade da sexualização precoce.
Verdade pura e simples.
A boiada imunda agora vai dizer que a interrupção da gravidez não poderia ter acontecido..
Um absurdo, não justifica outro.
É uma criança de 11 anos, que a única coisa que tem que fazer é brincar e estudar!
Vc está faltando com as idéias dos seus colegas de partido.
E os pais e as maes destas duas crianças deveriam estar agora na cadeia, porque aí eu queria ver se algum outro pai ou alguma outra mãe iriam achar bonito ou normal ou algo inofensivo crianças menores de 14 anos fazendo sexo. Neste caso aí, se a criança de 11 anos nao corria risco de vida, sou contra o aborto, porque nesse suposto crime quem foi penalizado (e com pena de morte logo) foi o bebe, que nao tinha nada a ver com a historia. Agora, paremos para pensar: Se fosse voce aí que esta lendo o que eu escrevo, se fosse voce que estivesse dentro da barriga dessa menina de 11 anos, e ela nao corresse risco de vida, e voce mesmo ali dentro da barriga dela, pudesse falar, que infelizmente bebe mal conseguem falar, mas voce pudesse falar que gostaria de viver, voce ja parou para pensar nisso? O egoismo humano é uma das piores b*stas da humanidade e do mundo. Quando quem se fod* é voce, aí a coisa muda. Mas quando quem se fod* é o outro, aí voce nao ta nem aí. É verdade ou nao é?
Realmente essas crianças de 11 anos deveriam estar brincando e estudando, mais essa não é a realidade de muitos, a maioria tá com um celular na mão vendo pornogr@fia, fazendo dancinhas vulgares, escutando músicas imundas que erotizam e sexualizam as crianças, e quantas crianças de 11 anos não estão fazendo o que essa menina fez? Tendo relação sexual com outra criança? Aí a solução é o aborto? Sério?