Por Tazio
Dados divulgados nesta semana pela revista francesa “Business Book GP” apontam que Felipe Massa ganha um salário 3,33 (e quantos três mais você quiser, pois é uma dízima periódica) vezes menor que o de seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, na temporada 2013 da F1.
Segundo a publicação, o bicampeão espanhol receberá 20 milhões de euros (R$ 52,6 milhões) pelos serviços prestados a Maranello neste ano, a maior remuneração de toda a categoria, empatada com a de Lewis Hamilton.
O brasileiro, por sua vez, ocupa a sétima posição na lista, com 6 milhões de euros (R$ 15,8 milhões). Além disso, o valor seria 4 milhões de euros menor do que o seu próprio salário no ano passado, indicando que a escuderia italiana realmente só aceitou renovar o contrato com um decréscimo do montante pago ao vice-campeão de 2008.
Curiosamente, a mesma “Business Book GP” registrou que Alonso ganhava 30 milhões de euros em 2012, indicando portanto que o asturiano teria perdido dois terços de sua remuneração de um ano para o outro. Já Hamilton, que nega de todas as formas ter ido para a Mercedes por causa de dinheiro, passou de 16 para 20 milhões de euros por ano de remuneração, conforme a revista.
Mesmo sendo o maior campeão em atividade, Sebastian Vettel aparece “só” em quarto na ordem, com salário em 12 milhões de euros (R$ 31,6 milhões). À frente dele está Jenson Button, em terceiro, com ganho anual de 16 milhões de euros (R$ 42,1 milhões) junto à McLaren.
O inglês, aliás, está com o pior custo-benefício de todo o grid, cortesia do fraco desempenho do MP4-28 nas quatro primeiras etapas. Até o momento, cada um dos 13 pontos marcados pelo campeão de 2009 na tabela valem 1,23 milhão de euros (R$ 3,23 milhões).
No caminho inverso, Kimi Raikkonen ganha o módico pecúlio de 3 milhões de euros (R$ 7,89 milhões) na Lotus, que o deixa em oitavo no ranking. Vice-líder na classificação geral, com 67 pontos, o finlandês faz cada tento valer 44,7 mil euros (R$ 117,6 mil) para a equipe.
Mas nada supera o retorno dado por Paul di Resta à Force India. Ao acumular 20 pontos em quatro provas, o escocês, que deve ver caírem 400 mil euros em sua conta bancária ao longo da campanha (R$ 1,05 milhão), já fez com que cada pontinho anotado por ele valha apenas 20 mil euros (R$ 52 mil) para a esquadra indiana.
Confira a lista completa: (*) (**)
Pos. | Piloto | Equipe | Salário anual | Pts. na tabela | R$ por pt. |
1º. | Fernando Alonso | Ferrari | R$ 52,6 milhões | 47 | 1,11 milhão |
2º. | Lewis Hamilton | Mercedes | R$ 52,6 milhões | 50 | 1,05 milhão |
3º. | Jenson Button | McLaren | R$ 42,1 milhões | 13 | 3,23 milhões |
4º. | Sebastian Vettel | Red Bull | R$ 31,6 milhões | 77 | 410 mil |
5º. | Nico Rosberg | Mercedes | R$ 28,9 milhões | 14 | 2,06 milhões |
6º. | Mark Webber | Red Bull | R$ 26,3 milhões | 32 | 821 mil |
7º. | Felipe Massa | Ferrari | R$ 15,8 milhões | 30 | 526 mil |
8º. | Kimi Raikkonen | Lotus | R$ 7,89 milhões | 67 | 117 mil |
9º. | Sergio Pérez | McLaren | R$ 3,95 milhões | 10 | 395 mil |
10º. | Romain Grosjean | Lotus | R$ 2,63 milhões | 26 | 101 mil |
11º. | Pastor Maldonado | Williams | R$ 2,63 milhões | 0 | sem pontos |
12º. | Nico Hulkenberg | Sauber | R$ 2,63 milhões | 5 | 526 mil |
13º. | Valtteri Bottas | Williams | R$ 1,58 milhão | 0 | sem pontos |
14º. | Jules Bianchi | Marussia | R$ 1,31 milhão | 0 | sem pontos |
15º. | Adrian Sutil | Force India | R$ 1,31 milhão | 6 | 218 mil |
16º. | Paul di Resta | Force India | R$ 1,05 milhão | 20 | 52 mil |
17º. | Jean-Éric Vergne | Toro Rosso | R$ 1,05 milhão | 1 | 1,05 milhão |
18º. | Daniel Ricciardo | Toro Rosso | R$ 1,05 milhão | 6 | 175 mil |
19º. | Esteban Gutiérrez | Sauber | R$ 526 mil | 0 | sem pontos |
20º. | Charles Pic | Caterham | R$ 395 mil | 0 | sem pontos |
21º. | Giedo van der Garde | Caterham | R$ 395 mil | 0 | sem pontos |
(*) O nome do inglês Max Chilton, da Marussia, não foi inserido.
(**) Valores já convertidos de euros para reais.
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