Emprego

Rio Grande do Norte precisa qualificar 87 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025

Fotos: Divulgação

Até 2025, o Rio Grande do Norte precisará qualificar 87 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 21 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 66 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar.

Isso significa que, da necessidade de formação nos próximos quatro anos, cerca de 76% serão em aperfeiçoamento. As ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes também em outros setores da economia.

O mercado de trabalho passa por uma transformação, ocasionada principalmente pelo uso de novas tecnologias e mudanças na cadeia produtiva; e, cada vez mais, o Brasil precisará investir em aperfeiçoamento e requalificação para que os profissionais estejam atualizados.

Em todo o país, a demanda é de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados. Os dados e a avaliação são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país. A pesquisa é divulgada em meio a Semana da Indústria do Sistema FIERN, realizada de 23 a 28 de maio, em comemoração do Dia da Indústria (25). No Rio Grande do Norte, uma programação diversificada traz ciclo de palestras, ação social com serviços de saúde e SST, rodadas de negócios e show cultural (confira a programação http://bit.ly/3NrQjqh)

Em volume, ainda prevalecem as ocupações de nível de qualificação, que respondem por 74% do emprego industrial no Brasil hoje. Contudo, chama atenção o crescimento das ocupações de nível técnico e superior, que deve seguir como uma tendência. Isso ocorre por conta das mudanças organizacionais e tecnológicas, que fazem com que as empresas busquem profissionais de maior nível de formação, que saibam executar tarefas e resolver problemas mais complexos.

As áreas com maior demanda por formação são: Têxtil e Vestuário, Construção, Transversais, Logística e Transporte, e Metalmecânica. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.

O diretor regional do SENAI-RN, entidade que integra o Sistema FIERN, Rodrigo Diniz de Mello, considera que Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 apresenta um rumo que a sociedade precisa entender como fundamental para garantir o desenvolvimento econômico. “Também tem as informações necessárias para quem precisa se manter empregado ou conseguir uma oportunidade de trabalho”, afirma.

“O SENAI do Rio Grande do Norte está atento a esses dados e aos cenários nos quais estamos inseridos.  Por isso, tem buscado se preparar para as novas ocupações, se mantém atualizado tecnologicamente e tem uma contribuição importante para preparar as pessoas que buscam inserção ou melhor colocação no ambiente industrial, neste momento pós-pandemia, no qual Estado apresenta setores aquecidos, como o de energias”, acrescenta.

Rodrigo Mello afirma também que as informações do Mapa deixam uma mensagem aos que têm interesse na formação profissional. “Fica um recado para a sociedade: a cada dia cresce a demanda por tecnologia e qualificação. Então, se alguém busca um posicionamento no mercado de trabalho, é importante procurar identificar a qualificação que desperta seu interesse, o setor industrial com o qual se identifica, e se preparar, qualificar para as oportunidades que virão”, destaca.

Esse é o caminho que trilha Helena Maria Félix de Melo, 46 anos, a exemplo dos demais colegas que fizeram por dois anos o curso de Técnico em Têxtil, no SENAI Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta. Ela já trabalha na indústria Vicunha, mas decidiu fazer o curso para ampliar o conhecimento pensando não só na atividade que já desempenha, de instrutora dos ajudantes e operadores da fábrica, onde atua há 19 anos, mas também para estar pronta para o próximo processo seletivo da empresa. Com isso, esperar concorrer, com maiores chances de êxito, a uma possível ascensão.

Helena Maria diz que fazer o curso no SENAI assegurou qualificação em seu trabalho e se sente pronta a funções que exijam novas capacitações técnicas após passar pela formação profissional do SENAI Clóvis Motta. A melhoria na carreira e o constante aprendizado sempre foi uma preocupação e isso se acentuou após conseguir uma vaga na Vicunha. Ela entrou como ajudante, depois passou a operadora e foi selecionada para a função de instrutora. “O curso que fiz recentemente foi importante, deu uma nova qualificação técnica”, avalia.

Estimativas e cenários

O SENAI é a principal instituição formadora em ocupações industriais no país. Para subsidiar a oferta de cursos, em sintonia com as demandas por mão de obra do setor produtivo, o Observatório Nacional da Indústria desenvolveu a metodologia do Mapa do Trabalho Industrial, referência no Brasil. O estudo é uma projeção do emprego setorial que considera o contexto econômico, político e tecnológico. Um dos diferenciais é a projeção da demanda por formação a partir do emprego estimado para os próximos anos.

Para esse cálculo, são levadas em conta as estimativas das taxas de difusão das novas tecnologias nas empresas e das mudanças organizacionais nas cadeias produtivas, que orientam o cálculo da demanda por aperfeiçoamento, e uma análise da trajetória ocupacional dos trabalhadores no mercado de trabalho formal, que subsidiam o cálculo da formação inicial. Um trabalho de inteligência de dados e prospectiva que deve subsidiar ações e políticas de emprego e educação profissional.

Aprendizagem

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, reconhece que a recuperação do mercado formal de trabalho será lenta em razão da retomada gradual das atividades econômicas no pós-pandemia. Para melhorar o nível e a qualidade do emprego e contribuir para o progresso tecnológico e aumento da produtividade nas empresas, será indispensável priorizar o aperfeiçoamento de quem está empregado e de quem busca novas oportunidades.

“Estamos diante de um cenário de baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), reformas estruturais paradas, como a tributária, eleições e altos índices de desemprego e informalidade. Nesse contexto, o Mapa surge para que possamos entender as transformações do mercado de trabalho e incentivar as pessoas a buscarem qualificação onde haverá emprego. E essa qualificação será recorrente ao longo da trajetória profissional. Quem parar de estudar, vai ficar para trás”, avalia.

A demanda por formação no estado por nível de qualificação no Estado será de:

Nível de qualificação Demanda
Qualificação (menos de 200 horas) 42.576
Qualificação (mais de 200 horas) 25.386
Técnico 14.264
Superior 5.132
TOTAL 87.358

 

O estudo agrupa as ocupações industriais em 25 áreas. Abaixo, as que mais precisarão formar até 2025:

Áreas com maior demanda por formação (inicial + continuada)
Área Demanda
Têxtil e Vestuário 17.963
Construção 15.176
Transversais 12.551
Logística e Transporte 8.655
Metalmecânica 8.397
Alimentos e Bebidas 6.683
Tecnologia da Informação 2.364
Automotiva 2.232
Energia, Água e Esgoto 1.902
Eletroeletrônica 1.841

 

Abaixo, as ocupações com maior demanda por formação, agrupadas por nível de qualificação: superior, técnico, qualificação mais de 200 horas e qualificação menos de 200 horas:

 

SUPERIOR
Voltados para quem tem o ensino médio completo ou equivalente, visam a formação de um bacharel ou licenciado. São de longa duração, com carga horária mínima de 2.400 horas, sendo que algumas chegam a 7.200 horas.

 

Ocupação Demanda em
formação inicial
Demanda em aperfeiçoamento
Analistas de tecnologia da informação 138 780
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins 104 463
Engenheiros civis e afins 114 345
Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública 74 384
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 55 300

 

TÉCNICO
 Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (cerca de 1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio.

 

Ocupação Demanda em
formação inicial
Demanda em aperfeiçoamento
Técnicos em eletricidade e eletrotécnica 170 870
Técnicos de controle da produção 186 826
Técnicos de planejamento e controle de produção 313 678
Coloristas 406 492
Técnicos em eletrônica 195 491

 

QUALIFICAÇÃO + DE 200 HORAS
 Os cursos de qualificação são indicados a jovens e profissionais que buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais para a inserção em uma ocupação. Esses cursos não demandam um nível de escolaridade específico. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.

 

Ocupação Demanda em
formação inicial
Demanda em aperfeiçoamento
Operadores de máquinas para costura de peças do vestuário 1.732 7.177
Trabalhadores polivalentes das indústrias têxteis 337 1.289
Padeiros, confeiteiros e afins 412 1.140
Mecânicos de manutenção de máquinas industriais 399 1.096
Mecânicos de manutenção de veículos automotores 569 728

 

QUALIFICAÇÃO – DE 200 HORAS
 Os cursos de qualificação são indicados a jovens e profissionais que buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais para a inserção em uma ocupação. Esses cursos não demandam um nível de escolaridade específico. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.

 

Ocupação Demanda em
formação inicial
Demanda em aperfeiçoamento
Alimentadores de linhas de produção 1.361 4.988
Ajudantes de obras civis 2.244 3.034
Motoristas de veículos de cargas em geral 602 3.451
Trabalhadores de estruturas de alvenaria 1.109 1.793
Trabalhadores de embalagem e de etiquetagem 1.451 1.409

 

Opinião dos leitores

  1. Gente fina, o primeiro trambolho já correu kkkkkkkkkk,Doriana calça apertada pegou o beco, vamos aguardar mais notícias.

  2. Na época do Presidente Lula, o sistema S, era forte, hoje, tá quase fechando.
    Ano que vem, quando ele voltar, o sistema S vai ser fortalecido e o que mais para qualificar os trabalhadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Não seremos subservientes’, diz Lula em artigo no New York Times ao criticar ação dos EUA na Venezuela

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em artigo publicado neste domingo no The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as ações dos Estados Unidos na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro, ocorridos em 3 de janeiro.

Segundo Lula, a ação representa “mais um capítulo lamentável” da erosão do direito internacional e da ordem multilateral.

O presidente afirmou que a América Latina não será “subserviente a projetos hegemônicos” e defendeu uma região próspera, pacífica e plural.

Para ele, embora líderes possam ser responsabilizados por violações, nenhum país tem o direito de impor justiça de forma unilateral.

Lula afirmou que ações desse tipo geram instabilidade, afetam o comércio, aumentam o fluxo de refugiados e enfraquecem o combate ao crime organizado. Também destacou que é a primeira vez que a América do Sul sofre um ataque militar direto dos EUA.

Sobre a Venezuela, Lula disse que o futuro do país deve estar nas mãos de seu próprio povo e que apenas um processo político inclusivo pode garantir estabilidade e democracia. O presidente afirmou que o Brasil seguirá cooperando para proteger a fronteira e apoiar o retorno seguro de venezuelanos.

Lula ainda defendeu o diálogo com os Estados Unidos e a cooperação regional em áreas como investimentos, comércio, geração de empregos, combate à fome, ao tráfico de drogas e às mudanças climáticas. Para ele, o enfraquecimento das regras internacionais ameaça a paz global.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Robalo na brasa com aspargos; Tartine de camarão; e banana na brasa com chocolate

ROBALO NA BRASA COM ASPARGOS

Porção individual
5 Aspargos frescos
200g de filé de robalo extremamente fresco
Alho picado
Azeite
Sal e pimenta branca a gosto

Modo de preparo
Deixe todos os aspargos com o mesmo tamanho, cortando as extremidades duras.
Tempere com sal, pimenta, alho e azeite e coloque na churrasqueira até dourar, reserve.
Tempere o robalo com sal, pimenta branca e azeite e coloque na churrasqueira em fogo alto(primeiro o lado da pele), sele os 2 lados e deixe em fogo baixo para dar o ponto interno, reserve.

Montagem

Coloque os aspargos no prato, adicione o robalo em cima e delicadamente regue com um pouco de azeite de ervas(tomilho, cebolete e tomilho).

Tempo de preparo: 5min
Tempo de cozimento: 15min

DICA RÁPIDA
TARTINE DE CAMARÃO
1 porção

6 fatias de pão baguete (cortado um pouco mais grosso)
4 tomates concasse(sem peles e sementes e cortado em cubos)
12 camarões sem casca e limpo
6 fatias de queijo brie
Azeite de ervas(tomilho, cebolete e tomilho)

Modo de preparo
Corte o pão baguete em fatias um pouco mais grossa, reserve.
Tempere o tomate contasse com sal, pimenta e azeite, reserve.
Em uma frigideira bem quente, refogue a manteiga, tempere o camarão com sal e pimenta, e sele os 2 lados sem deixar passar o ponto do camarão.

Montagem
Pegue uma fatia de baguete, coloque o tomate concasse e em cima o camarão já refolgado, por último adicione o queijo brie e gratine com maçarico, adicione um pouco de azeite de ervas. Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 10min
Tempo de cozimento: 20min

BANANA NA BRASA COM CHOCOLATE
Porção individual

1 banana
50g de chocolate 70% ou ao leite caso prefira
Sorvete de creme

Modo de preparo
Sem descascar a banana faça um corte, com uma faca, de uma ponta a outra, sem deixar furar o fundo dela.
Adicione o chocolate, dentro do corte, coloque na churrasqueira(pode ser no forno), e deixe a banana por 10 a 15 minutos, até sentir que ela esta macia.

Montagem
Ao tirar a banana do fogo, coloque em um prato, e adicione uma bola de sorvete de creme ao lado e raspas ou pedaços de chocolate sobre o sorvete.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Após férias no Brasil, turista português dispara: “Como há tanto ‘viado’ no Brasil com as mulheres mais lindas do mundo?”

O turista português Fábio Nobre viralizou nas redes sociais ao relatar suas férias no Brasil, elogiando a receptividade, as paisagens e as comidas dos estados pelos quais passou e dizendo ter amado a experiência no país. Ele disse que a “ressaca pós-Brasil é real”.

No entanto, o vídeo também gerou polêmica após ele questionar “como tem tanto ‘viado’ no Brasil com as mulheres mais lindas do mundo?”. A fala polêmica dividiu opiniões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Líder supremo do Irã admite que milhares foram mortos durante manifestações e culpa Trump

Foto: Iranian Leader Press Office/Getty Images

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, reconheceu neste sábado (17) que milhares de pessoas morreram durante os protestos no país e responsabilizou o presidente dos EUA, Donald Trump, por “incentivar” as manifestações com promessas de apoio militar.

Em discurso à nação, Khamenei chamou Trump de “criminoso” e disse que os protestos, iniciados no fim de dezembro por causa da crise econômica, foram manipulados por EUA e Israel. Segundo ele, parte dos manifestantes seria formada por jovens “enganados”.

Grupos de direitos humanos afirmam que mais de 3 mil pessoas foram mortas. Testemunhas relataram tiros contra manifestantes desarmados, uso de drones e repressão violenta pelas forças de segurança. O governo iraniano nega os números e diz que houve apenas “centenas” de mortes.

Trump reagiu, classificando Khamenei como um “homem doente” e pedindo uma nova liderança no Irã. Ele acusou o regime de usar violência extrema para manter o controle do país.

Khamenei reconheceu a grave crise econômica, pediu união da população e afirmou que os protestos foram “extintos” após manifestações pró-governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sisu 2026 oferece 274,8 mil vagas e abre inscrições nesta segunda-feira (19)

Foto: divulgação

O Sisu 2026 abre inscrições nesta segunda-feira (19) com a oferta recorde de 274,8 mil vagas em universidades públicas. A incrições seguirão abertas até 23 de janeiro e exigem mais do que boas notas: será preciso estratégia.

Ao todo, 136 instituições participam da seleção, oferecendo vagas em 7.388 cursos de graduação. O sistema, gerido pelo MEC, permite acompanhar as notas de corte em tempo real, o que torna essencial revisar as opções diariamente.

Nesta edição, o Sisu passou a aceitar notas do Enem 2023, 2024 e 2025, utilizando automaticamente a melhor média do candidato. Apenas quem concluiu o ensino médio pode participar. As aulas podem começar no primeiro ou no segundo semestre de 2026.

O resultado será divulgado em 29 de janeiro. Após isso, os candidatos devem ficar atentos aos prazos de matrícula e às regras de cada universidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Médico que matou outros dois médicos em SP teria cometido crime após briga por contratos na área da saúde, diz polícia

A Polícia Civil investiga se a morte dos médicos Luís Roberto Pellegrini Gomes (43) e Vinicius dos Santos Oliveira (35), em Alphaville, Barueri, foi motivada por disputas comerciais na área da saúde.

O autor dos disparos, o médico Carlos Alberto Azevedo Filho (44), foi preso em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva. Ele já havia sido detido em 2025 por agressão e racismo, em Sergipe.

Segundo o delegado Andreas Schiffmann, Carlos e Luís Roberto eram donos de empresas de gestão hospitalar e vinham se desentendendo há meses por contratos de licitação. Vinicius era funcionário de Luís.

No dia do crime, os três se encontraram em um restaurante.

O delegado detalhou ainda a movimentação do suspeito dentro do restaurante. “Ele [Carlos] estava em outro ponto, numa área aberta que o restaurante tem, próximo ali daquelas mesinhas. Ele se levantou dali e foi até as mesas onde os outros dois estavam.”

Após uma discussão, a Guarda Municipal foi acionada, revistou os envolvidos e não encontrou arma. Eles foram orientados a deixar o local.

Minutos depois, Carlos teria recebido uma bolsa com uma pistola 9 mm, perseguiu as vítimas na rua e atirou. Luis Roberto foi atingido por 8 tiros. Ele trabalhava como cardiologista em um hospital municipal de Barueri. Vinicius foi atingido por dois tiros e trabalhava em unidades de saúde de Cotia. Eles chegaram a ser socorridos, mas morreram no pronto-socorro.

Testemunhas relataram discussão intensa, barulho de vidros quebrando e cerca de 10 disparos. Uma mulher pode ter entregue a bolsa com a arma ao atirador — ponto que ainda está sendo investigado.

A polícia apreendeu a arma, cápsulas, documentos, uma bolsa e R$ 16 mil. Carlos foi encaminhado à cadeia de Carapicuíba e é considerado perigoso pelas autoridades. “A visão da polícia é que ele é perigoso, uma pessoa que não mede consequências. Ele já tem antecedente de agressão e de racismo em outro estado. A gente entende que, nesse momento, ele precisa ficar realmente encarcerado”, disse o delegado.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Protestos no Irã já deixaram cerca de 5 mil mortos, afirmam autoridades do regime

Foto: Rede Social/via REUTERS

Autoridades iranianas afirmaram neste domingo (18) que os protestos registrados no país já resultaram na morte de ao menos 5 mil pessoas, incluindo aproximadamente 500 integrantes das forças de segurança. Segundo um funcionário do governo ouvido pela agência Reuters, as mortes seriam responsabilidade de “terroristas e manifestantes armados”, que teriam provocado a morte de “cidadãos iranianos inocentes”.

De acordo com a mesma fonte, que pediu anonimato, os confrontos mais violentos ocorreram principalmente em regiões curdas do noroeste do Irã, área historicamente marcada por tensões com grupos separatistas. O governo iraniano também sustenta que o número de mortos não deve aumentar de forma significativa nos próximos dias.

O regime atribui os distúrbios à atuação de inimigos externos e afirma que Israel e grupos armados no exterior teriam financiado e equipado os manifestantes. A retórica segue a linha adotada por Teerã em episódios anteriores de instabilidade, intensificada após ataques militares israelenses contra alvos iranianos realizados em junho.

Organizações independentes, no entanto, contestam os números oficiais. A HRANA, agência ligada a ativistas de direitos humanos com sede nos Estados Unidos, contabiliza 3.308 mortes confirmadas e mais de 4.300 casos ainda em verificação, além de mais de 24 mil prisões. Já o grupo curdo Hengaw aponta que as áreas curdas concentraram parte significativa da violência registrada desde o início dos protestos, no fim de dezembro.

Com informações da CNN

Opinião dos leitores

  1. Há controvérsias quanto ao número de morte, fontes confiáveis afirmam passar de quinze mil mortos por assassinato da DITADURA IRAINANA apoiada pela extrema esquerda brasileira (PT).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo aposta em novo ministro da Justiça para destravar PEC da Segurança no Congresso

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo Lula aposta na chegada do novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, e na retomada do diálogo com o relator para destravar a tramitação da PEC da Segurança Pública na Câmara dos Deputados. A avaliação é do líder do governo na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE), que vê na experiência do ministro — ex-procurador de Justiça da Bahia — um trunfo para avançar nas negociações.

Segundo Guimarães, a proposta segue como prioridade do Executivo neste ano, mas só avançará se mantiver os pontos centrais defendidos pelo governo. Entre eles estão o planejamento nacional integrado das ações de segurança, a ampliação da autonomia da Polícia Federal no enfrentamento às facções criminosas e a constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Relator da PEC, o deputado Mendonça Filho (União-BA) afirmou estar aberto ao diálogo e disse esperar que o histórico do novo ministro contribua para qualificar o debate. Embora avalie que o texto foi bem recebido no Congresso, ele não descarta ajustes na proposta e projeta um placar entre 360 e 380 votos favoráveis, com expectativa de votação até abril.

Enviada ao Congresso em abril do ano passado, a PEC enfrentou resistência de governadores e da oposição por ampliar o papel da União na segurança pública. Já aprovada na CCJ, a proposta prevê maior integração entre União, estados e municípios, endurece o combate a facções e milícias, limita benefícios penais para criminosos organizados e amplia as atribuições da Polícia Rodoviária Federal para atuação também em ferrovias e hidrovias.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viagem de Lula à ONU em Nova York custou pelo menos R$ 6 milhões aos cofres públicos

Foto: Metrópoles

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Nova York, em setembro de 2025, para participar da Assembleia Geral da ONU, custou ao menos R$ 6 milhões, segundo dados do Itamaraty enviados à Câmara dos Deputados. As informações constam em resposta a um requerimento apresentado pelo deputado Capitão Alden (PL-BA) e foram encaminhadas pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A informação é do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. De acordo com o ministério, os principais gastos foram com hospedagem, que somou 553,3 mil dólares, além de 603,2 mil dólares destinados à compra de material de escritório e serviços de interpretação. Também houve despesa adicional de R$ 98,7 mil com intérpretes. Considerando a cotação do dólar em torno de R$ 5,30 no período, os valores em moeda estrangeira ultrapassam R$ 6,1 milhões.

O Itamaraty informou que esse montante corresponde ao custo total da viagem. A comitiva oficial contou com quatro pessoas além do presidente. Com despesas pagas pelo governo estavam apenas o então ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o chanceler Mauro Vieira.

Sem ônus, segundo a pasta, participaram a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e o embaixador Sérgio Danese, representante do Brasil na ONU. O ministério destacou ainda que os custos relacionados a assessores e demais integrantes da comitiva ampliada são de responsabilidade direta da Presidência da República.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Lula tá certo, Lula pode falar o que quiser, Lula pode roubar, Lula pode gastar. Em outubro de 2026, vamos votar e gritar em uma só voz: “Lula corrupto e ladrão de novo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Como o RN virou potência da energia limpa e passou a gerar 98% da eletricidade a partir de fontes renováveis

Foto: Sandro Menezes/governo do RN

O Rio Grande do Norte se consolidou como uma das maiores referências do Brasil em energia limpa, com 98% de toda a eletricidade produzida no estado vindo de fontes renováveis, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A matriz é fortemente liderada pela energia eólica, responsável por mais de 85% da geração, seguida pela solar, que já responde por cerca de 12%. Sozinho, o RN produz aproximadamente 30% de toda a energia eólica do país, ficando atrás apenas da Bahia, apesar de ter um território muito menor.

O protagonismo potiguar é explicado, sobretudo, pela qualidade excepcional dos ventos. Especialistas apontam que o estado está na rota dos ventos alísios, que chegam com intensidade e regularidade, sem grandes barreiras geográficas, garantindo alta eficiência às turbinas. Esse fator permitiu a expansão acelerada dos parques eólicos ao longo dos últimos 20 anos, transformando a paisagem do interior e do litoral em um dos maiores polos de geração renovável do Brasil.

Além da eólica, a energia solar vem ganhando espaço, impulsionada pela alta incidência de radiação solar e pela baixa nebulosidade ao longo do ano. Apesar do potencial, a expansão enfrenta limites territoriais, já que o RN é um dos menores estados do país. Ainda assim, o volume produzido supera em muito o consumo local, gerando um problema estrutural: a dificuldade de escoamento da energia, que já levou o estado a liderar cortes de geração eólica por falta de capacidade na rede de transmissão.

Mesmo com esse gargalo, os investimentos seguem em ritmo acelerado. Apenas em 2024, o setor recebeu mais de R$ 10 bilhões em novos projetos, e a previsão é de que os aportes cheguem a R$ 55 bilhões até 2030. O estado também saiu na frente ao obter a primeira licença do país para um parque eólico offshore e avançar em projetos de hidrogênio renovável, consolidando o RN não só como líder atual, mas como peça estratégica do futuro da transição energética no Brasil.

Com informações do G1

Opinião dos leitores

  1. Gerar energia não significa utilizar tudo que foi gerado, muito pelo contrário, boa parte dessa energia gerada tá sendo descartada, tá sendo desperdiçada.
    Isso é Brasil, isso é uma vergonha!

  2. Mesmo assim o preço da energia não baixa e ainda temos que pagar bandeira tarifária que em tese é pra pagar o óleo diesel das termoelétrica que a gente não usa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *