Emprego

Rio Grande do Norte precisa qualificar 87 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025

Fotos: Divulgação

Até 2025, o Rio Grande do Norte precisará qualificar 87 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 21 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 66 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar.

Isso significa que, da necessidade de formação nos próximos quatro anos, cerca de 76% serão em aperfeiçoamento. As ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes também em outros setores da economia.

O mercado de trabalho passa por uma transformação, ocasionada principalmente pelo uso de novas tecnologias e mudanças na cadeia produtiva; e, cada vez mais, o Brasil precisará investir em aperfeiçoamento e requalificação para que os profissionais estejam atualizados.

Em todo o país, a demanda é de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados. Os dados e a avaliação são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país. A pesquisa é divulgada em meio a Semana da Indústria do Sistema FIERN, realizada de 23 a 28 de maio, em comemoração do Dia da Indústria (25). No Rio Grande do Norte, uma programação diversificada traz ciclo de palestras, ação social com serviços de saúde e SST, rodadas de negócios e show cultural (confira a programação http://bit.ly/3NrQjqh)

Em volume, ainda prevalecem as ocupações de nível de qualificação, que respondem por 74% do emprego industrial no Brasil hoje. Contudo, chama atenção o crescimento das ocupações de nível técnico e superior, que deve seguir como uma tendência. Isso ocorre por conta das mudanças organizacionais e tecnológicas, que fazem com que as empresas busquem profissionais de maior nível de formação, que saibam executar tarefas e resolver problemas mais complexos.

As áreas com maior demanda por formação são: Têxtil e Vestuário, Construção, Transversais, Logística e Transporte, e Metalmecânica. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.

O diretor regional do SENAI-RN, entidade que integra o Sistema FIERN, Rodrigo Diniz de Mello, considera que Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 apresenta um rumo que a sociedade precisa entender como fundamental para garantir o desenvolvimento econômico. “Também tem as informações necessárias para quem precisa se manter empregado ou conseguir uma oportunidade de trabalho”, afirma.

“O SENAI do Rio Grande do Norte está atento a esses dados e aos cenários nos quais estamos inseridos.  Por isso, tem buscado se preparar para as novas ocupações, se mantém atualizado tecnologicamente e tem uma contribuição importante para preparar as pessoas que buscam inserção ou melhor colocação no ambiente industrial, neste momento pós-pandemia, no qual Estado apresenta setores aquecidos, como o de energias”, acrescenta.

Rodrigo Mello afirma também que as informações do Mapa deixam uma mensagem aos que têm interesse na formação profissional. “Fica um recado para a sociedade: a cada dia cresce a demanda por tecnologia e qualificação. Então, se alguém busca um posicionamento no mercado de trabalho, é importante procurar identificar a qualificação que desperta seu interesse, o setor industrial com o qual se identifica, e se preparar, qualificar para as oportunidades que virão”, destaca.

Esse é o caminho que trilha Helena Maria Félix de Melo, 46 anos, a exemplo dos demais colegas que fizeram por dois anos o curso de Técnico em Têxtil, no SENAI Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta. Ela já trabalha na indústria Vicunha, mas decidiu fazer o curso para ampliar o conhecimento pensando não só na atividade que já desempenha, de instrutora dos ajudantes e operadores da fábrica, onde atua há 19 anos, mas também para estar pronta para o próximo processo seletivo da empresa. Com isso, esperar concorrer, com maiores chances de êxito, a uma possível ascensão.

Helena Maria diz que fazer o curso no SENAI assegurou qualificação em seu trabalho e se sente pronta a funções que exijam novas capacitações técnicas após passar pela formação profissional do SENAI Clóvis Motta. A melhoria na carreira e o constante aprendizado sempre foi uma preocupação e isso se acentuou após conseguir uma vaga na Vicunha. Ela entrou como ajudante, depois passou a operadora e foi selecionada para a função de instrutora. “O curso que fiz recentemente foi importante, deu uma nova qualificação técnica”, avalia.

Estimativas e cenários

O SENAI é a principal instituição formadora em ocupações industriais no país. Para subsidiar a oferta de cursos, em sintonia com as demandas por mão de obra do setor produtivo, o Observatório Nacional da Indústria desenvolveu a metodologia do Mapa do Trabalho Industrial, referência no Brasil. O estudo é uma projeção do emprego setorial que considera o contexto econômico, político e tecnológico. Um dos diferenciais é a projeção da demanda por formação a partir do emprego estimado para os próximos anos.

Para esse cálculo, são levadas em conta as estimativas das taxas de difusão das novas tecnologias nas empresas e das mudanças organizacionais nas cadeias produtivas, que orientam o cálculo da demanda por aperfeiçoamento, e uma análise da trajetória ocupacional dos trabalhadores no mercado de trabalho formal, que subsidiam o cálculo da formação inicial. Um trabalho de inteligência de dados e prospectiva que deve subsidiar ações e políticas de emprego e educação profissional.

Aprendizagem

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, reconhece que a recuperação do mercado formal de trabalho será lenta em razão da retomada gradual das atividades econômicas no pós-pandemia. Para melhorar o nível e a qualidade do emprego e contribuir para o progresso tecnológico e aumento da produtividade nas empresas, será indispensável priorizar o aperfeiçoamento de quem está empregado e de quem busca novas oportunidades.

“Estamos diante de um cenário de baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), reformas estruturais paradas, como a tributária, eleições e altos índices de desemprego e informalidade. Nesse contexto, o Mapa surge para que possamos entender as transformações do mercado de trabalho e incentivar as pessoas a buscarem qualificação onde haverá emprego. E essa qualificação será recorrente ao longo da trajetória profissional. Quem parar de estudar, vai ficar para trás”, avalia.

A demanda por formação no estado por nível de qualificação no Estado será de:

Nível de qualificação Demanda
Qualificação (menos de 200 horas) 42.576
Qualificação (mais de 200 horas) 25.386
Técnico 14.264
Superior 5.132
TOTAL 87.358

 

O estudo agrupa as ocupações industriais em 25 áreas. Abaixo, as que mais precisarão formar até 2025:

Áreas com maior demanda por formação (inicial + continuada)
Área Demanda
Têxtil e Vestuário 17.963
Construção 15.176
Transversais 12.551
Logística e Transporte 8.655
Metalmecânica 8.397
Alimentos e Bebidas 6.683
Tecnologia da Informação 2.364
Automotiva 2.232
Energia, Água e Esgoto 1.902
Eletroeletrônica 1.841

 

Abaixo, as ocupações com maior demanda por formação, agrupadas por nível de qualificação: superior, técnico, qualificação mais de 200 horas e qualificação menos de 200 horas:

 

SUPERIOR
Voltados para quem tem o ensino médio completo ou equivalente, visam a formação de um bacharel ou licenciado. São de longa duração, com carga horária mínima de 2.400 horas, sendo que algumas chegam a 7.200 horas.

 

Ocupação Demanda em
formação inicial
Demanda em aperfeiçoamento
Analistas de tecnologia da informação 138 780
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins 104 463
Engenheiros civis e afins 114 345
Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública 74 384
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 55 300

 

TÉCNICO
 Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (cerca de 1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio.

 

Ocupação Demanda em
formação inicial
Demanda em aperfeiçoamento
Técnicos em eletricidade e eletrotécnica 170 870
Técnicos de controle da produção 186 826
Técnicos de planejamento e controle de produção 313 678
Coloristas 406 492
Técnicos em eletrônica 195 491

 

QUALIFICAÇÃO + DE 200 HORAS
 Os cursos de qualificação são indicados a jovens e profissionais que buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais para a inserção em uma ocupação. Esses cursos não demandam um nível de escolaridade específico. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.

 

Ocupação Demanda em
formação inicial
Demanda em aperfeiçoamento
Operadores de máquinas para costura de peças do vestuário 1.732 7.177
Trabalhadores polivalentes das indústrias têxteis 337 1.289
Padeiros, confeiteiros e afins 412 1.140
Mecânicos de manutenção de máquinas industriais 399 1.096
Mecânicos de manutenção de veículos automotores 569 728

 

QUALIFICAÇÃO – DE 200 HORAS
 Os cursos de qualificação são indicados a jovens e profissionais que buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais para a inserção em uma ocupação. Esses cursos não demandam um nível de escolaridade específico. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.

 

Ocupação Demanda em
formação inicial
Demanda em aperfeiçoamento
Alimentadores de linhas de produção 1.361 4.988
Ajudantes de obras civis 2.244 3.034
Motoristas de veículos de cargas em geral 602 3.451
Trabalhadores de estruturas de alvenaria 1.109 1.793
Trabalhadores de embalagem e de etiquetagem 1.451 1.409

 

Opinião dos leitores

  1. Gente fina, o primeiro trambolho já correu kkkkkkkkkk,Doriana calça apertada pegou o beco, vamos aguardar mais notícias.

  2. Na época do Presidente Lula, o sistema S, era forte, hoje, tá quase fechando.
    Ano que vem, quando ele voltar, o sistema S vai ser fortalecido e o que mais para qualificar os trabalhadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Jornalista da Globo revela que motorista de aplicativo tentou dopá-la

Foto: Reprodução

Bárbara Coelho participou do Encontro, na manhã desta sexta-feira (12), e revelou que um motorista de aplicativo tentou dopá-la durante uma carona, que deveria durar 10 minutos. A jornalista explicou que informou o ocorrido a uma amiga e conseguiu pedir ajuda em uma banca.

“Quando entrei no carro eu não senti nada, eu percebi que o carro estava com um aspecto muito ruim, sujo, mas eu entrei já distraída, a gente fica muito no telefone hoje em dia. Em menos de 2 minutos eu senti um cheiro forte”, contou a jornalista.

“Muito pouco tempo depois eu comecei a passar mal. Durante esse período, o motorista mandou um áudio estranho para alguém pedindo cesta básica. Me pareceu uma necessidade de mostrar que era do bem, que tava tudo certo. Foi muito aleatório aquele pedido de cesta básica durante a corrida, primeiro que nem se usa o telefone, ou não deveria usar”, explicou.

A jornalista também entrou em contato com o marido e percebeu um olhar diferente do motorista. “Eu comecei a ficar muito mal, comecei a perder os sentidos, falta de ar e com dificuldade até de falar. Aí eu mandei um áudio para o meu marido e falei ‘me espera na porta porque eu tô chegando’. Aí ele [motorista] me olhou muito feio pelo retrovisor, muito assustado, me encarando”, contou.

Bárbara, então, pediu para que o motorista estacionasse o carro, o que foi atendido após um breve questionamento. A profissional pediu ajuda em uma banca e começou a chorar. Posteriormente, ela fez uma denúncia ao Uber, que explicou que está realizando uma investigação interna. A empresa enviou uma nota ao Encontro e foi lida por Patrícia Poeta.

“A empresa disse que até o momento não teve o conhecimento de nenhum inquérito concluído comprovando o uso de quaisquer substâncias com o proposito de dopagem ou indiciamento do suposto motorista agressor”, explicou a apresentadora.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

VÍDEO: Aluno denuncia Natália Bonavides de fazer propaganda no IFRN

Vídeo: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um aluno do IFRN revoltado com candidatas do PT, que entregaram ‘santinho’ na porta da escola. De acordo com o relato do rapaz, o panfleto contém propaganda da candidata à deputada federal Natália Bonavides, do PT, como também da pré-candidata à deputada estadual Rayane.

“É isso que seu filho anda recebendo, essa Natália é a mesma que riu quando Lula chamou a Fátima de ‘grelo duro’. É uma bagunça, um local que deveria ser usado para estudos está sendo usado para propaganda política. E sim, isso é irresponsabilidade de quem está administrando o IF”, desabafou.

 

Opinião dos leitores

  1. e eu achando que so gente mais velha era burra e votava no bozo…ta ai esse pequeno doente mental se criando…kkkkk aceita que dói menos.

  2. Essa pessoa aí que aparece na foto é quem??
    Ela está sorrindo, chupando limão ou chupando tamarindo??
    O garoto tem toda Razão.
    As Escolas federais formam militantes políticos esquerdistas e não bons profissionais.
    Agora se tu não quer vê, enxergar pra onde caminhamos e é um alienado, emprenhado pelos ouvidos, vote 13.

  3. Não é de hoje que as instituições de ensino federal são antro de esquerda, qual a novidade? Aí o frangote aí do vídeo critica politicagem, fazendo politicagem. Vá tirar a catinga do mijo. Denuncie ao TRE. Bolsonaro e Lula nunca mais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem é morto a tiro após reagir a assalto e lutar com criminoso na Zona Norte de Natal

Foto: Reprodução

Um homem foi morto com um tiro na altura do pescoço após reagir a um assalto e entrar em luta corporal com o criminoso, em Natal. O crime que aconteceu na manhã desta sexta-feira (12) no conjunto Santo Inês, no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima era um homem que trabalhava com venda de frios a crediário. Ele estaria na região fazendo cobrança de parcelas do pagamento dos produtos que tinha vendido a pessoas da região. Por volta das 9h30, um criminoso se aproximou da moto da vítima e anunciou o assalto, porém, o homem teria reagido e entrado em luta corporação com o bandido.

O criminoso sacou a arma de atirou contra a vítima, atingindo o vendedor na altura do pescoço. Mesmo ferido, o homem correu e buscou ajuda de pessoas na região, mas não resistiu e morreu no meio da rua. A identidade da vítima não foi informada pela polícia.

“Ele agarrou no portão do meu comércio pedindo ajuda, eu perguntei o que tinha acontecido e ele falou que foi um assalto. Eu disse pra ele sentar, mas ele já foi caindo e morreu”, contou o comerciante Luiz das Chagas. A testemunha chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas quando a equipe chegou ao local a vítima já estava sem vida.

O corpo do homem foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). A Polícia Civil também foi acionada para dar início às investigações, mas ainda não identificou o criminoso. Nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. É triste saber que um trabalhador foi vítima de um bandido, ladrão, assassino e não ter pessoas que nao se comovam com tal atitudes, include tem parlamentares que defendem esses assassinos.
    Lamentável morar em local que a esquerda comanda os poderes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Alerta: Servidora da Educação do RN cai em golpe e perde R$ 9 mil

Um novo golpe tem atingido professores e servidores administrativos da rede pública de educação do Rio Grande do Norte e da prefeitura de Natal. Golpistas que cobram pagamento de taxas para liberação de supostos recursos conquistados pela categoria na Justiça.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte) emitiu a informação. A direção da entidade afirma que não sabe quantos professores e servidores administrativos já caíram no golpe, mas que os relatos aumentaram nos últimos meses.

Nesta semana, uma servidora pública passou cerca de R$ 9 mil para os golpistas e só não perdeu mais dinheiro, porque o banco suspendeu a movimentação na conta dela, segundo a entidade.

Os golpistas afirmam que a pessoa tem cerca de R$ 45 mil a receber em um desses processos, mas que precisa pagar uma taxa para liberar o valor, ou acelerar o processo.

De acordo com o sindicato, os relatos dos servidores são parecidos: eles recebem uma ligação ou uma mensagem pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, com uma imagem da logomarca do sindicato.

O golpista se passa por um coordenador ou advogado da entidade e informa que a pessoa tem um precatório, ou valor a receber de uma das ações do sindicato, no valor de R$ 45 mil.

Porém, de acordo com o golpista, a pessoa precisa pagar uma taxa para ter acesso ao dinheiro. Eles enviam um boleto simulando uma guia de pagamento do Banco do Brasil, para transferência do valor, ou pedem transferência via pix.

96 FM

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Flamengo lança camisa com homenagem à torcida

Foto: Divulgação

O Flamengo enfrentará o Athletico-PR, domingo, às 16h, de roupa nova. O terceiro uniforme, confeccionado em homenagem à torcida com um design alusivo ao tremular das bandeiras, foi lançado na manhã desta sexta-feira na sede do clube. O preço da camisa é R$ 299,99, e o patch dos estados sai por R$ 29,90.

O torcedor-símbolo Santa Cruz foi o primeiro a receber a nova peça e ficou muito emocionado com o presente dado pelo clube. Marcelo Nuba, o Anjinho, logo depois recebeu o material e posou para fotos ao lado de Santa Cruz.

Na estreia do uniforme, domingo, pelo Brasileiro, os jogadores usarão patchs que fazem referência aos seus respectivos estados. Os jogadores entrarão em campo com a bandeira de suas cidades no peito. Os chilenos Vidal e Pulgar e os uruguaios Arrascaeta e Varela terão patchs personalizados com as bandeiras de seus países.

G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prazo para registros termina segunda-feira e candidatos ao Governo e Senado do RN estão pendentes

Foto: Reprodução

A eleição deste ano será a com maior número de candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte, caso o direcionamento das convenções partidárias seja confirmado na Justiça Eleitoral. O prazo para o pedido dos registros de candidaturas termina na segunda-feira (15) e, até o momento, somente quatro das nove candidaturas ao Governo do Estado estão publicadas no site da Justiça Eleitoral. Para o Senado também restam nomes confirmarem que entrarão na disputa.

O número de candidaturas ao Executivo Estadual para o pleito de 2 de outubro, supera a quantidade de postulantes nas eleições de 2018, quando oito candidatos disputaram votos dos eleitores potiguares. Dos nove candidatos ao Governo do Estado, constam no sistema da Justiça Eleitoral os registros somente de quatro: Clorisa Linhares (PMB), Fábio Dantas (Solidariedade), Fátima Bezerra (PT) e Nazareno Reis (PMN).

Pelas convenções partidárias, ficaram definidas ainda as candidaturas ao Governo de Styvenson Valentim (Podemos), Antonio Bento da Silva (PRTB), Danniel Morais (PSOL), Rosália Fernandes (PSTU) e Rodrigo Vieira (Democracia Cristã).

Já para o Senado Federal, dos nove candidatos indicados nas convenções, seis confirmaram seus registros junto à Justiça Eleitoral e já estão aguardando o deferimento das candidaturas: Carlos Eduardo (PDT), Freitas Júnior (PSOL), Marcos do MLB (UP), Pastor Silvestre (PMN), Rafael Motta (PSB) e Rogério Marinho (PL). Restam confirmar Dário Barbosa (PSTU), Marcelo Guerreiro (PRTB) e Veterinária Shirlei Medeiros (Democracia Cristã).

Prazo

O prazo da segunda-feira (15) é para que os partidos políticos, as federações e as coligações requeiram o registro de candidatas e candidatos a presidente e a vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores e respectivos suplentes, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. A determinação está prevista no calendário eleitoral de 2022 e reflete as disposições da Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições, e da Resolução TSE nº 23.609/2021.

O prazo se encerra às 8h, para as candidaturas apresentadas pela internet, e às 19h, para a entrega de mídias com a documentação necessária diretamente no TSE, no caso dos candidatos a presidente, ou nos tribunais regionais eleitorais (TREs), nos demais casos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Recuperação: Vendas no comércio potiguar crescem 7,5% em julho e movimentam R$ 3 bilhões

Foto: Reprodução

O comércio varejista teve uma alta de 7,5% em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado, e movimentou mais de R$ 3 bilhões no Rio Grande do Norte. Foi o setor que registrou o maior volume de vendas no período, com um faturamento médio diário da ordem de R$ 99,6 milhões. O bom desempenho é resultado da realização de mais de31,6 milhões de operações comerciais no período, número que é 2,6% maior que o registrado em junho.

Juntos, os setores produtivos do estado contabilizaram no mês um faturamento de aproximadamente R$ 12,9 bilhões no sétimo mês do ano. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (12) pela Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), com a publicação da 33ª edição do Boletim das Atividades Econômicas do RN.

Segundo o informativo mensal da Receita Estadual, o setor atacadista foi o que apresentou o segundo melhor desempenho em julho, com um volume de vendas da ordem de R$ 69,4 milhões por dia. Já o segmento de comercialização e distribuição de combustíveis foi responsável pelo terceiro maior montante movimentado no mês: R$ 62,2 milhões faturados por dia pela venda de 49 milhões de litros de gasolina, 39 milhões de litros de diesel e 5 milhões de litros de etanol ao longo mês.

Enquanto, os dois primeiros tipos de combustível apresentaram alta no consumo, o álcool teve uma retração de 28,6% em julho, quando o volume vendido diminuiu 2 milhões de litros de um mês para o outro. A indústria de transformação apresentou um crescimento nas vendas em torno de 30,1% no comparativo com julho do ano passado e chegou a movimentar no total quase R$ 1,9 bilhão – 11% a mais que no mês anterior.

Avanço semelhante ao da indústria extrativista que teve alta de 11% em relação a junho pelo faturamento mensal de R$ 502,2 milhões. Isso representa um aumento de 56% quando comparado a julho do ano passado. Já o setor de bares e restaurantes alcançaram um média de R$ 6,4 milhões por dia e fecharam o mês com alta de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o relatório da Receita Estadual, a arrecadação do estado encerrou o sétimo mês do ano com um volume de R$ 674 milhões recolhidos, o que corresponde a um alta de 8% em relação a julho de 2021. Crescimento que foi puxado pela arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), que obteve um aumento de 10%. Com esse tributo, o estado recolheu R$ 626 milhões em julho contra R$ 567 milhões recolhidos em igual mês de 2021. Já o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) registro queda 13% e fechou o mês com um total de R$ 47 milhões arrecadados.

96 FM

Opinião dos leitores

  1. Significa dizer, mais um aumento na arrecadação no ICMS do Estado.
    A pergunta é, pra onde o dinheiro vai.
    Pode triplicar a arrecadação, mas nas mãos dessa governadora inoperante, derrete.
    Bora mudar pessoal, essads deu o que tinha dar.
    Fora fatão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Goleiro acerta com time da Série A e se despede do ABC

Foto: Rennê Carvalho

O ABC anunciou, nessa quinta-feira (11), a saída do goleiro Pedro Paulo. Titular abecedista, o jogador acertou transferência para o Atlético/GO, que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro e está nas semifinais da Copa Sul-Americana. De acordo com o Alvinegro, a diretoria chegou a fazer uma contraproposta, mas não foi possível competir com a investida do time goiano.

Em final de contrato com o Alvinegro, Pedro Paulo já podia assinar pré-contrato com qualquer clube e sair sem nenhuma compensação financeira para o ABC. Contudo, a diretoria abecedista fez uma negociação com o time goiano e acertou uma multa rescisória e ainda ficou com um percentual do atleta para uma negociação futura.

Pedro Paulo fez 33 jogos com camisa abecedista e foi peça fundamental na campanha do título potiguar 2022 e na atual disputa da Série C. “O ABC Futebol Clube agradece ao jogador pelos serviços prestados e deseja sucesso para a sequência de sua carreira”, desejou o clube.

O ABC entra em campo neste sábado (13), às 17 horas, para enfrentar o Figueirense/SC, no estádio Orlando Scarpelli. A partida é válida pela 19ª rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Já classificado para a segunda fase, mas sem a posição final definida, o técnico Fernando Marchiori deve colocar um time alternativo para enfrentar os catarinenses.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem de 58 anos morre ao ser esmagado por um caminhão em Mossoró

 

No final da manhã desta sexta-feira,12, um homem identificado como Vicente Valentim Vieira Neto, 58 anos, foi esmagado por um caminhão na região conhecida como Estrada da Granja, no Bairro Bela Vista, em Mossoró.

A Vítima realizava manobras em sua motocicleta Traxx, recém comprada, conforme informação de populares, fazia um mês que ele tinha comprado a moto e estava aprendendo.

Vicente Valentim veio a óbito no local após ser esmagado pelos pneus de uma carreta tanque Bitrem. O SAMU ainda foi até o local, mas somente para confirmar o óbito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

O papel dos pais no desenvolvimento das crianças e a evolução dessa relação na atualidade é tema de palestra na Maple Bear Natal

Foto: Divulgação (Professora e psicóloga Sheila Brito)

Você já observou como a presença paterna pode fazer a diferença na educação dos filhos e no bem-estar da família como um todo? E já teve a impressão que a forma de vínculo entre pais e filhos pode estar em mudança na sociedade atual? Para criar uma oportunidade de reflexão, aprendizado e debate sobre o tema e o desenvolvimento infantil em torno da figura paterna, a Maple Bear Natal vai reunir as famílias dos alunos da Educação Infantil para a palestra “O papel paterno” no próximo dia 16, às 18h, no auditório da escola.

Segundo a psicóloga e professora da Maple Bear Natal, Ms. Sheila Brito, que irá conduzir o encontro, há variadas pesquisas que revelam o quanto a presença da figura paterna é essencial na vida dos filhos. Elas indicam, por exemplo, que meninos com figuras paternas ausentes têm mais dificuldade em ter autocontrole, enquanto que meninas nessa mesma situação têm maior probabilidade de estabelecer relações amorosas tóxicas.

Para a profissional, é muito importante se debater sobre isso. “É importante porque, embora o papel materno e paterno tenham o mesmo peso em grau de importância no desenvolvimento de uma criança, um deles ainda não é tão evidenciado como deveria: o paterno”, declara Sheila.

Apesar disso, a psicóloga ressalta uma boa notícia: a de que os pais estão mais presentes nos últimos tempos. “Embora o papel paterno não esteja relacionado necessariamente à figura do pai, posso dizer que os pais de hoje estão em sua maioria mais presentes. Antigamente havia uma divisão social das funções familiares: as mães cuidavam e educavam os filhos e os pais tratavam de prover financeiramente a família. Mas hoje existem diversas composições familiares e isso facilitou a maior vinculação dos pais com a função paterna”, diz a psicóloga.

Sheila Brito esclarece ainda que uma boa forma dos pais estarem mais presentes na educação dos filhos é, primeiramente, se colocando nos lugares deles enquanto seres humanos. Ela explica que relações mais próximas e “horizontais” favorecem a criação de vínculos. “Muitas vezes os pais assumem um lugar de fortaleza, de exemplo a ser seguido que pode dificultar, pois o filho passa a ver o pai como ídolo, e vamos pensar um pouco nesse lugar: o ídolo até recebe a adoração de seu fã, mas fica em cima do palco bem alto, e o fã lá embaixo. O vínculo é a ferramenta primordial das relações afetivas”, aponta.

A psicóloga ressalta que essas análises pontuais estarão dentro da abordagem da palestra, cuja intenção é juntar as famílias, no mês em que se comemora o dia dos pais, para que possam pensar o tema. “Será um momento de reflexão e troca”, destaca.

Metodologia Canadense
A Maple Bear Natal funciona há 12 anos na capital potiguar, oferecendo turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.

No ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em Português e Inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em Português. Os conteúdos estudados em inglês incluem Língua Inglesa, Artes, Matemática e Ciências.

 

Opinião dos leitores

  1. Os pais hj estão tão ausentes quanto antigamente já que, mesmo ao lado dos filhos, não largam o celular. Triste!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *