Um dos maiores artistas do carnaval brasileiro, Alceu Valença abriu os festejos da extensa programação do Carnaval de Natal no Polo Ponta Negra, nesta sexta-feira (13). Mais de 40 mil pessoas também acompanharam os shows da Banda Cavaleiros e da dupla Rafa e Pipo.
O DJ Samir apresentou um repertório mixado e eclético para conduzir o público ao frevo e aos clássicos de Alceu. “A viagem foi demorada, mas a energia de Natal e de vocês compensa. Obrigado ao prefeito pelo convite. O carnaval de Natal está para arrombar”, brincou o pernambucano.
Para o prefeito Paulinho Freire, a parceria contribui para ampliar a estrutura e garantir uma festa organizada e acessível à população. “Nosso objetivo é fazer um carnaval cada vez mais estruturado, que acolha as pessoas, valorize a cultura e gere oportunidades. Esse trabalho conjunto permite oferecer uma festa maior, com mais segurança, conforto e participação popular”, destacou.
No palco, outro convidado especial chamou a atenção: Richard Gabriel, de apenas 8 anos, fã de Alceu desde os 2. Foi a quinta tentativa de falar com o ídolo, mas, dessa vez, conseguiu entregar um desenho ao cantor e recebeu em troca um abraço e um beijo na testa.
“Alceu é cultura que atravessa gerações. Tem letras que remetem ao Nordeste”, disse o pequeno. A mãe, Elizabeth Oliveira, acredita que a admiração é algo espontâneo. “Ele só dorme escutando ‘Anunciação’, mesmo sem nunca termos influenciado. Acho que é algo muito dele.”
Acompanhado da avó, Cristina Grimaldi, Lucas Morais, de 13 anos, levou um dos muitos vinis do artista para tentar um autógrafo na área de backstage. “Não consegui, mas só em vê-lo de perto já valeu. Foi a primeira vez e vou tentar outras”, contou.
Na sequência, a banda Cavaleiros deixou o forró de lado para entrar no ritmo da folia carnavalesca, com repertório especial para o reinado de Momo. Já a dupla Rafa e Pipo, herdeiros do hitmaker Bell Marques, trouxe o axé baiano ao palco, já avançando pela madrugada.
Quem também aproveitou a festa foi o ambulante Reinaldo da Silva. “É um período bom para a gente. O Natal praticamente emenda com o carnaval, e ganhamos um extra para aliviar as contas nesse início de ano, que é sempre mais pesado.”
Assim como em todos os eventos promovidos pela Prefeitura do Natal, foram montados espaços reservados e próximos ao palco para pessoas com deficiência e também para pessoas com mobilidade reduzida. Salete Ramos elogiou a iniciativa. “É bom termos essa atenção especial. Aproveitamos bem melhor os shows, que estão ótimos.”
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, destacou a melhoria da estrutura no Polo Ponta Negra. “Descemos a estrutura da Praça Cláudio Porpino para a orla, onde podemos comportar maior público e oferecer mais serviços, conforto e segurança, com três postos médicos de atendimento imediato e um posto avançado, além de dois palcos maiores, que evitam espera entre os shows.”
Assim como na prévia de carnaval realizada no último fim de semana na Redinha, a Prefeitura retomou a iniciativa do Protocolo Unificado de Atendimento, que integra os serviços ofertados pelas secretarias municipais durante os eventos. A ação estabelece diretrizes para o acolhimento de pessoas em situação de risco, incluindo mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência.
Segundo a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, foram estruturadas três salas destinadas a esse protocolo, instaladas nos principais polos carnavalescos da cidade: Ponta Negra, Ginásio Nélio Dias e Avenida da Alegria. A ação envolve equipes das secretarias de Direitos Humanos, da Mulher, da Assistência Social e de Segurança. Situações identificadas pela produção ou pelas forças de segurança são comunicadas por rádio para encaminhamento e acolhimento adequados.
Neste sábado (14), os shows ocorrem nos polos Ponta Negra, Avenida da Alegria, na Redinha, e no pátio do Ginásio Nélio Dias, também na Zona Norte de Natal, além dos blocos no Largo do Atheneu. Em Ponta Negra, sobem ao palco o potiguar Sueldo Soares, a Banda Mel, Priscila Freire e Márcia Felipe. Na Avenida da Alegria, apresentam-se Banda Grafith, Banda Mel e Capilé. Já no Ginásio Nélio Dias, a programação contará com Márcia Felipe, Pagode do Coxa, Cavaleiros do Forró e Soanata. Os shows têm início por volta das 19h.
O Carnaval de Natal 2026 conta com apresentação de Esportes da Sorte e é uma realização da Prefeitura do Natal.
Olha, a questão pelo que se comenta no Centro Administrativo, sobre o inchaço da folha de pessoal não é por causa de servidores do Estado. É por conta do excesso de Terceirizado que existem no Estado. Uns até com salários muito altos. Há bem mais terceirizados do que servidores pelo que se diz nos arredores por aqui.
Amigo, apicaretagem é tão grande que querem destruir os EFETIVOS, pessoas com 50 à 65 anos, até alguns deles preste de se aposentar .
Põem os COMISSIONADO mais os terceirizados chegam aproximadamente uns 25 mil funcionários e quem fez estás irresponsabilidades o GESTOR, o que significa isto; C A B I D O D E E M P R E G O.
Sou servidor concursado da saúde pública do estado e há mais de dez anos que não temos reajuste nem para correção salarial que é obrigatória.Ora contem outra!!!
Sem conta nossa maior jabuticada, as "sobras orçamentárias", que ficam na conta dos outros poderes, saem do cálculo da LRF e pioram a situação financeiro do executivo do estado como um todo.
O RN é um caso de colapso administrativo.
Esse percentual foi por novas contratações ou a arrecadação caiu, assim, o percentual subiu?
Em todo órgão o que se vê é a contratação de serviços terceirizados, a cada dia tem mais gente terceirizada. Sem entrar no mérito da qualificação desses terceirizados que na grande maioria recebem 01 salário mínimo, então a consequência não precisa comentar, jogando a qualidade do serviço público no ralo…
Com exceção da educação, polícia militar e o ITEP onde houve concurso e foram contratados servidores? Essa matéria fala em comprometimento de 85% da receita com pessoal, mas não mostra como se chegou a esse número, deveria.
A partir de janeiro o RN estrá sob nova administração e aí, será adotado o velho hábito de espalhar os aliados nos cargos e órgãos, sem cortar despesas, cargos e serviços duplicadas? Veremos mais do mesmo ou o RN terá uma administração pautada pelo compromisso de sanar as finanças estaduais?
E olha que o PT é ávido por acomodar a companheirada. O RN vai piorar. Não somente nesse aspecto, mas em segurança, infraestrutura, conservação do patrimônio, em educação. Basta ver o que fizeram com o país.
Cadê as greves por aumento de salários e plano de cargos? Foram anos de aumentos irresponsáveis, muito acima da inflação e da capacidadade financeira do ente, que junto com administração sofrível, levaram o Estado a bancarrota. Agora a greve é para receber salário. Lamentável.
Agora com o governo da petista é que a pelegada vai ficar quietinha…
Já perderam a boquinha, agora é chutar o cachorro morto
Lastimável a situação do RN, sempre muito benevolente com seus servidores. Aqui, Procuradores do Estado recebem os maiores salários do Brasil. Aqui, Defensores Públicos fizeram concurso em 2015 com subsídio previsto no edital de R$ 10.200,00 e hoje, logo após terem sido nomeados, já recebem R$ 25.500,00. Aqui, mesmo com o Estado extrapolando o limite legal da LRF, ainda se vê o Governador nomeando. Poderia listar mais uma dezena de absurdos que se vê no nosso “Elefante” cada vez mais quebrado…
Os quatros anos de mentiras, sem resultados e sem credibilidade para o JUDICIÁRIO, sem credibilidade para funcionalismo este é o conceito do atual GOVERNADOR . Até porque o mesmo disse: quando candidato ao governo que dinheiro tem o que esta faltando é gestão. E AGORA JOSÉ. . . .