
Os dados da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021 apontam que, no ano passado, o Rio Grande do Norte registrou a maior taxa de reprovação (10,7%) e abandono escolar (14,7%) do Ensino Médio em todo o Nordeste. Na outra ponta, a taxa de aprovação é a menor da região (74,6%). O Estado tem a segunda menor taxa de aprovação do País, com aproveitamento melhor apenas do que o Pará, que registrou índice de 73,3%. Em relação ao abandono de estudantes do Ensino Médio, o Rio Grande do Norte está em segundo lugar no ranking nacional. A taxa do Estado, de 14,7% só não é pior do que o índice do Pará, que registra 15,6% de abandono escolar.
Os dados foram divulgados na semana passada e estão disponíveis portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e no sistema do Educacenso. A diferença entre os dados do RN e dos estados vizinhos é outro aspecto que chama a atenção. A taxa de reprovação no RN é 35 vezes maior que a do Ceará (10,3% x 0,3%). Até mesmo a comparação com o segundo colocado da lista coloca o RN em situação difícil. A taxa de Alagoas é de 4,5%, ou seja menos que a metade.
O mesmo acontece com a taxa de abandono. O RN tem números 10 vezes maiores que Pernambuco. Especialistas ouvidos avaliam que é necessário analisar os dados com cuidado, uma vez que os estados adotaram critérios diferentes para definir os processos de aprovação, reprovação e abandono escolar.
Em se tratando de reprovação, o Estado está em sexta colocação no Brasil. Com desempenho pior do que o RN, que tem índice de 10,7%, estão Amapá (15,4% ), Mato Grosso do Sul (13,8%), Mato Grosso (12,3%), Santa Catarina (12,1%) e Distrito Federal (11%). No comparativo entre 2020 e 2021, os números do ano passado no Rio Grande do Norte também apontam para um declínio no rendimento dos estudantes do Ensino Médio do Estado.
Em 2020, a taxa de aprovação era de 98,4% e os índices de reprovação e abandono eram 0,1% e 0,6%, respectivamente. Getúlio Marques, secretário de educação do Estado, explica que a diferença de um ano para o outro se deve ao fato de não haver reprovações em 2020, conforme recomendação do Inep. O titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) reconhece que os números do Censo são preocupantes e o cenário se deve, especialmente, às restrições provocadas pela pandemia.
“Em 2019, tivemos dificuldade financeira. O Estado estava em situação de calamidade e tivemos que investir menos em algumas áreas. Com isso, um grande número de alunos ficou prejudicado na pandemia, especialmente aqueles de cidades com pouca estrutura. Muitos não tiveram acesso à internet e, para isso, nós utilizamos a televisão, que não teve o mesmo impacto”, afirma o secretário.
o senhor secreterio é incapaz de consegguir junto a cosern uma simples mudança de carga eletrica em uma escola para instalar aparelhos de ar condicionado
A paraibana acabou com a educação no RN
VAMOS ACORDAR POVO RIO G DO NORTE!!
Compatível com os objetivos de governo petista.
OS POLÍTICOS DO PT NÃO ROUBAM SÓ DINHEIRO, ROUBAM O FUTURO DAS CRIANÇAS. CAIAM NA REAL. ISSO É DELIBERADO. ELES QUEREM A IGNORÂNCIA, POIS, COMO CARNICEIROS, VIVEM E SE EMPODERAM NA DESGRAÇA.
Jeito PT de governar.
A proposta dos militares de cobrar atendimento pelo sus, não sai por aqui também? Pois é, militares têm projeto de ficar no poder até 2035 e querem cobrir pelo sus. Enquanto isso a farra de pênis (prótese), do lubrificante, do whisky, picanha corre solto. O que os bichos escrotos fizeram com o país foi um crime.
Pare de ser mentiroso seu cabra safado.
Todo dia uma notícia boa kkkkkk, onde vamos parar com esse governo idiota.
Onde tiver um ptista no poder , tem sempre destruição dos valores , da educação, da boa fé , das famílias , da honestidade, dos valores cristãos, essa seita diabólica sempre desviou a vdd e os recursos públicos da nação e dos contribuintes que trabalham e contribui;
Pesquisinha nova no RJ
Lulão no Primeirão: 46%
Miliciano corno: 28%
VAI TRABALHAR INÚTIL, LULA VAI DESISTIR, SABE QUE PERDE
Pelo visto já fumou um hoje… tua professora aí é incompetentA viu ! No dia 17 de maio saiu uma pesquisa, tava 35 a 35. Aí hoje, depois de 7 dias sai essa é!?!??? Kkkkkkkk doideira
A administração dos petralhas é assim, povo bom é povo burro e desinformado, o primeiro lugar foi daquele ditador Helder Barbalho, que trancou as pessoas em casa para fazer oposição ao JB igual ao fatão, esses alunos só retornam à escola para comprar o diploma para poderem trabalhar , está aí um dos resultados do fique em casa ,parabéns governadora.👋👋👋👋👋👋