Jornalismo

Rosalba detalha plano de enfrentamento para melhorar a saúde no RN

A governadora Rosalba Ciarlini decretou estado de calamidade no Rio Grande do Norte em relação à saúde pública. O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (04), na qual apresentou o Plano de Enfrentamento dos Serviços e Urgência e Emergência do RN ao lado do secretário de Estado da saúde Pública (Sesap), Isaú Vilela.

“Não é a primeira vez que é decretado estado de calamidade na saúde do Rio Grande do Norte, mas é a primeira vez que é apresentado um plano de enfrentamento junto ao Governo Federal. Este é um plano emergencial, mas que vai contemplar ações que terão efeitos a médio e longo prazo”, explicou a Governadora.

Rosalba Ciarlini frisou que o Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência do RN é o começo de mudanças importantes e necessárias. “Ao final de seis meses esperamos que os resultados já possam ser sentidos, estamos trazendo medidas estruturantes e não apenas emergenciais. Temos que contar com a colaboração, solidariedade, empenho e trabalho de todos para que toda a população possa sair ganhando”, afirmou. A Governadora lembrou ainda que praticamente 100% dos municípios do RN contam com gestão plena de recursos de saúde, e que por isso também devem fazer a sua parte. ”O município recebe o recurso, mas não resolve as demandas e encaminha para os hospitais de outras redes, acaba se pagando duas vezes para que a pessoa tenha o atendimento necessário”, declarou a Governadora.

De acordo com o secretário Isaú Vilela, o RN vive agora um momento agonizante na área da saúde. “O Walfredo Gurgel tem capacidade para atender 288 pacientes ao dia, mas, atualmente, enfrenta uma demanda de 450 entradas diárias”, expôs o titular da Sesap.

A governadora Rosalba Ciarlini frisou que o momento escolhido para decretar o estado de calamidade se deu após a conclusão e estruturação de um plano de ação e enfrentamento adequado. Serão recursos extraorçamentários que serão retirados de outras áreas para, num esforço concentrado, realizar ações emergenciais em uma área crítica.

O coordenador geral do Samu Metropolitano, Luiz Roberto Fonseca, explicou que há um desequilíbrio entre demanda e oferta de assistência. Segundo Luiz Roberto, deverão ser viabilizados leitos de retaguarda clínica em diferentes hospitais, como Hospital Universitário Onofre Lopes, que deverá reativar uma ala para o atendimento de urgência e emergência. “Essa medida beneficiará também o ensino, pois trará para o aluno a realidade do serviço de urgência e emergência. É importante lembrar que o Onofre Lopes não será o novo Walfredo, não haverá porta de entrada, a ocupação dos leitos será regulada pela central do Samu”, disse Luiz Roberto.

Outro hospital de retaguarda será o Hospital João Machado. “Esse hospital apresenta alas desativadas devido à recente reforma psiquiátrica, que liberou pacientes que antes ficavam internados e hoje em dia fazem tratamento domiciliar e através dos CAPS, Centros de Assistência Psicossocial”, explica Luis Roberto.

Ainda sobre os leitos, foram anunciados mais 63 de UTI em todo o RN, dos quais 10 serão de UTI infantil e outros 10 para UTI neonatal. O coordenador do Samu Metropolitano ressaltou que, apesar de contar com gestão plena dos recursos de saúde, recebendo a verba diretamente do Ministério da Saúde, Natal é a única capital do Brasil que não conta com leito próprio de UTI, utilizando a rede estadual e federal. Além dos novos leitos, o investimento também será direcionado para o aparelhamento, reforma ou construção de novos hospitais em cidades consideradas polo, visando diminuir a demanda que superlota outros serviços de referência.

Durante a apresentação do Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência do RN, também foi anunciada uma ação do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) no Rio Grande do Norte, que, através de uma força-tarefa, fará cirurgias de trauma. “Esse pleito foi encaminhado pessoalmente pelo secretário Isaú Vilela ao Ministério da Saúde. Da última vez que foi realizada no estado, a força-tarefa fez mais de 260 cirurgias de pacientes de trauma, é uma ótima ajuda para a demanda represada de cirurgias”, disse Luiz Roberto.

De acordo com o coordenador do Samu Metropolitano, os registros apontam uma média diária de 27,6 acidentes de moto somente na capital, que resultam em muitas internações. “É bom lembrar que o paciente de trauma é um paciente que fica por muito tempo em um leito do hospital, pois muitas vezes são necessários alguns procedimentos cirúrgicos e, posteriormente, todo o trabalho de reabilitação É um paciente que chega, mas demora muito a sair”, explicou.

Outro ponto abordado foi a habilitação do helicóptero Potiguar I para ser usado como unidade aeromédica. “Apesar de ser uma aeronave de uso da polícia, o espaço interno pode ser modificado em apenas 7 minutos e ser transformado em uma unidade médica, e agora teremos o custeio para as adaptações necessárias”, disse Luiz Roberto Fonseca.

Além das medidas estruturantes, o Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência do RN prevê também uma mudança com relação à conduta a ser seguida pelos profissionais da área da saúde. “Sabemos que muitos honram o seu diploma, mas há alguns profissionais que insistem em práticas que acabam prejudicando a população. Adotaremos, então, um sistema de ponto eletrônico, para que todos assumam o compromisso de cumprir com a carga horária pelo o qual foi contratado”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja o momento que começou o incêndio na COP30, em Belém

Imagem: reprodução/GloboNews

Veja o momento em que o incêndio começou no pavilhão da África, na COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20).

As informações preliminares são de que o fogo teria começado no estande da comunidade da África Oriental. A Blue Zone, área principal dos países, precisou ser evacuada às pressas e a energia elétrica do espaço chegou a ser parcialmente cortada.

As causas ainda são investigadas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a organização do evento, ninguém ficou ferido.

Com informações de GloboNews

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Uma semana antes do incêndio na COP 30, ONU alertou em carta para ‘potenciais riscos de segurança devido à exposição elétrica’

Trecho da carta da ONU alertando sobre riscos de segurança | Imagem: reprodução

Em carta com críticas à COP30, a Organização das Nações Unidas alertou para “potenciais riscos de segurança devido à exposição elétrica”. Uma semana antes de incêndio, a ONU cobrou ao governo brasileiro uma reação rápida para solucionar falhas de segurança e problemas estruturais que têm afetado o evento.

De três páginas, o documento é assinado pelo chefe da UNFCCC (braço de clima da ONU), Simon Stiell. “Dada a frequência de chuvas em Belém, são necessários reparos urgentes e medidas de impermeabilização para evitar danos futuros e garantir que todas as áreas afetadas permaneçam seguras e operacionais”, completou.

“Durante os recentes episódios de fortes chuvas, diversas áreas do local sofreram inundações significativas. A água entrou pelo teto e pelas luminárias, causando não apenas transtornos, mas também potenciais riscos de segurança devido à exposição elétrica”, relata o documento, assinado por Simon Stiell, chefe da Convenção do Clima da ONU.

Em nota, a Presidência da COP-30 informou que o incêndio está controlado e não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, acrescentou.

Com informações de GloboNews e Terra

Opinião dos leitores

  1. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] INCÊNDIO NA COP30: “Poderia ter acontecido em qualquer lugar, mas a chance maior é nos lugares que se planejam pior”, diz coordenador do Observatório do Clima

O coordenador de política internacional do Observatório do Clima, Claudio Angelo, comentou as críticas feitas à infraestrutura da Conferência do Clima da ONU, realizada em Belém. Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) no Pavilhão do Países, uma das áreas da Zona Azul da COP, levando à evacuação de todos que estavam presentes no local. A medida significa a paralisação dos trabalhos da COP30.

Para Claudio Angelo, o planejamento de infraestrutura da COP não foi adequado. “É uma fatalidade, poderia ter acontecido em qualquer lugar, mas a chance maior de acontecer é nos lugares que se planejam pior, e a gente não pode dizer que o Brasil fez um planejamento perfeito para essa COP, para essa Zona Azul. O planejamento de infraestrutura não foi adequado”, disse Claudio.

g1

Opinião dos leitores

  1. vergonha mundial !!
    Não conseguiram organizar um evento, o povo incompetente.
    O PT é um tipo de rei midas ao contrário, tudo que toca perde o valor. Basta ter um pouco de inteligência e olhar ao seu redor, mas tem gente que só enxerga com o olho cego.

  2. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito”, diz Lula sobre Messias no STF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Jorge Messias, nome indicado por ele para ocupar vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), vai continuar cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito. Lula indicou nesta quinta-feira (20) o atual advogado-geral da União, para a vaga de Luís Roberto Barroso.

“Assinei hoje mensagem ao Senado Federal indicando o nome do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. Faço essa indicação na certeza de que Messias seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito no STF, como tem feito em toda a sua vida pública.”, escreveu o presidente numa publicação nas redes sociais.

Agora o indicado vai passar por sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal. Após o interrogatório, o processo segue então para votação no plenário, onde Messias precisa ter pelo menos 41 dos 81 votos dos senadores — maioria absoluta.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PERFIL: Quem é Jorge Messias, indicado de Lula ao STF

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta quinta-feira (20), o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Se aprovado pelo Senado, o advogado-geral formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor pela Universidade de Brasília será o terceiro ministro evangélico na história da corte.

Confira o perfil dele

Formação

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias tem mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) e é procurador da Fazenda Nacional desde 200

Posicionamento

Em sua biografia nas redes sociais, Messias se descreve como “Procurador da Fazenda Nacional. Casado com Karina, Pai de Vitória e João Pedro. Confiamos em Deus”.

Religião

Messias é membro da Igreja Batista e esteve recentemente em encontro com outros líderes evangélicos e o presidente. Ele se tornará o terceiro ministro evangélico da história da corte, caso seja aprovado pelo Senado.

Proximidade com Lula

Messias é considerado um dos quadros mais próximos do presidente. Ele integra o núcleo jurídico do PT há mais de uma década e assessorou diretamente Lula durante o período de maior tensão da Operação Lava Jato.

Com informações de InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COP30: Teto de pavilhão atingido por incêndio ficou totalmente destruído pelas chamas

Imagem: Reuters

Uma imagem divulgada pela agência Reuters mostra os estragos causados pelo incêndio que atingiu um pavilhão da COP30, nesta quinta-feira (20), na Zona Azul, em Belém (PA). Não há registro de feridos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o fogo pode ter sido causado por um curto-circuito ou por um celular carregando, mas destacou que a causa ainda será investigada. Ele garantiu que o episódio não comprometerá o restante da conferência, prevista para encerrar nesta sexta-feira (21).

Record News

Opinião dos leitores

  1. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COP30: Incêndio é o ápice da vergonha e do constrangimento que foi o evento

O incêndio de grandes proporções que atingiu um dos pavilhões da COP30, em Belém, no início da tarde desta quinta-feira (20), penúltimo dia do evento, é o ápice da vergonha, do constrangimento e do absurdo em que se transformou o evento que desde sua preparação já dava sinais de fracasso. Felizmente, não houve feridos.

Diversos episódios mostraram ao longo dos últimos meses e principalmente nos últimos dias que a COP30 se tranformou em símbolo de desperdício de dinheiro público.

A começar pelo gasto de quase R$ 500 milhões do Governo Lula sem licitação com a OEI para organizar a COP30. Sem falar em bilhões em obras que não ficaram prontas e contratos suspeitos.

A baixa presença de líderes mundiais, preços altíssimos da hospedagem na capital paraense, questões de segurança com episódios de assaltos a jornalistas e até ameaças do Comando Vermelho à subestação elétrica Belém-Marituba, responsável pelo fornecimento de energia ao evento.

E não para por aí. Alimentação a preços absurdos e até o papel da primeira-dama Janja, nas cerimônias oficiais, viraram motivo de debate público. Lembrando ainda da utilização de cerca de 160 geradores a diesel para garantir conforto térmico aos participantes do evento, contrastando com a poluição provocada pelos equipamentos em um evento que discute sobre o meio ambiente.

Vale lembrar ainda da declaração do Chanceler alemão que disse ter ficado feliz ao ir embora de Belém. E o episídio da atriz Lucélia Santos que foi vítima de um golpe de um anúncio falso de hospedagem.

Em razão de tudo isso, há pressão por pela instalação de uma CPI para investigar superfaturamento, contratos obscuros e a farra com dinheiro público.

Opinião dos leitores

  1. Isso é, simplesmente, o retrato da administração PT. um governo totalmente sem rumo. Tá aí, todos sabemos como.

  2. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio atinge pavilhão que recebe a COP30, em Belém; área é evacuada

Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões onde ocorre a Conferência do Clima, a COP30, em Belém (PA). Os primeiros relatos do problema aconteceram pouco depois das 14h.

Pessoas que estavam no local foram retiradas por ordem da segurança.

Até por volta das 14h20, não havia detalhes sobre a origem do fogo.

As chamas atingiram espaços na zona azul, na área chamada de Pavilhão dos Países.

A energia elétrica foi cortada na área interna deste pavilhão.

A zona azul, também chamada de Blue Zone, é o espaço onde se reúnem os negociadores e ministros.

Não há informações sobre feridos.

g1

Opinião dos leitores

  1. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

  2. Laudo do incêndio
    Os organizadores do famigerado evento COP30, preocupados em desviar recursos financeiros, utilizaram materiais de péssima qualidade nas instalações elétricas, ocasionando esse incêndio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho aciona PGR, TCU e Comissão de Ética por suposta prevaricação de Jorge Messias em fraudes contra aposentados

O senador Rogério Marinho (PL-RN) quer a investigação do advogado-geral da União, Jorge Messias, por suspeita de omissão e prevaricação no combate às fraudes contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O líder da oposição no Senado denunciou à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Comissão de Ética da Presidência da República (CEP) que o ministro do governo Lula ignorou alertas formais da própria AGU, desde 2024, sobre indícios de irregularidades praticadas por entidades responsáveis por descontos associativos ilegais a segurados da Previdência, e atuou de forma seletiva ao poupá-las das ações judiciais deflagradas em maio de 2025.

Os pedidos de investigação de Rogério Marinho se apoiam em documentos internos da própria AGU e em denúncias divulgadas pela imprensa. As informações reunidas indicam que procuradores do órgão haviam identificado, ainda em 2024, indícios de irregularidades envolvendo entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer).

O material foi enviado à cúpula da AGU meses antes da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal. Mesmo assim, ao pedir o bloqueio de bens em maio de 2025, Messias deixou de incluir justamente as entidades apontadas como centrais no esquema. A omissão contrariou as recomendações feitas pelos procuradores federais, que defendiam a abertura de processos administrativos e o cancelamento dos convênios suspeitos. Também ignorou o fato de que essas entidades concentravam o maior volume de reclamações de segurados e já tinham sido alvo de medidas judiciais anteriores, o que reforçava a necessidade de uma atuação mais ampla e isenta da AGU.

Nas representações, Rogério Marinho denuncia Messias por possível prevaricação, omissão administrativa, favorecimento político e violação de deveres éticos por parte do ministro. Para o líder da oposição no Senado, a conduta comprometeu a integridade da AGU, gerou aparente proteção a entidades ligadas ao governo e ampliou o prejuízo ao erário. O senador destaca que as práticas ignoradas pelo ministro resultaram em danos bilionários a aposentados, obrigando a União a arcar com o ressarcimento por meio de acordo firmado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao TCU, o parlamentar solicita auditoria específica sobre a atuação da AGU no caso e a responsabilização dos agentes envolvidos. À PGR, requer a abertura de investigação criminal para apurar possível prevaricação e omissão dolosa. E à CEP, pede a instauração de procedimento por violação ao Código de Conduta da Alta Administração Federal, frente à possibilidade de favorecimento político e conflito de interesses na condução das ações que deveriam proteger os aposentados.

“O governo Lula sabia, foi alertado e cruzou os braços enquanto entidades politicamente alinhadas continuavam roubando os aposentados. A omissão deliberada da AGU feriu a ética, a legalidade e o dever de proteger o interesse público. Por isso, recorremos aos órgãos de controle para assegurar que quem escolheu proteger aliados, e não os aposentados, responda por seus atos”, destaca Rogério Marinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jorge Messias é a 11ª indicação de Lula para uma cadeira no STF

Foto: Wilton Júnior/Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta quinta-feira (20/11), a escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Será a 11ª indicação feita pelo petista à Corte nos seus três mandatos no Palácio do Planalto.

O nome do atual AGU ainda precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e pelo plenário da Casa.

Todos os nomes já indicados por Lula ao Supremo foram chancelados pelo Senado. São eles:

1º mandato

  • Cezar Peluzo – 2003
  • Ayres Britto – 2003
  • Joaquim Barbosa – 2003
  • Eros Grau -2004
  • Cármen Lúcia – 2006
  • Ricardo Lewandowski – 2006

2º mandato

  • Menezes Direito – 2007
  • Dias Toffoli – 2009

3º mandato

  • Cristiano Zanin – 2023
  • Flávio Dino – 2023

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. O LULA VAI MORRER PRESTAR CONTAS COM O CAPETA , MÁS OS SEUS DISCIPULOS FICARÃO EM POSTOS CHAVES POR MUITO TEMPO..

  2. messias, evalgelico, que apoia, os sindicatos, que robou o dinheiro dos aposentado, e sendo assim, é um ladrão tambem, tem que ir pra cadeia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *