Saúde

Saúde das crianças preocupa: vício em celulares coloca setor de tecnologia na defensiva

Foto: Elijah Nouvelage – 3.nov.17/AFP

Na edição deste ano da Consumer Electronics Show (CES), havia poucos problemas para os quais a solução do setor de tecnologia não fosse “mais tecnologia”.

Assim, quando os fabricantes mundiais de eletrônicos acorreram a Las Vegas nesta semana para seu maior evento anual, o momento não poderia ser pior para que dois acionistas da Apple, que juntos detêm cerca de US$ 2 bilhões em ações da fabricante do iPhone, lançassem uma campanha sobre o vício em tecnologia e a saúde das crianças.

Ainda pior, os investidores fizeram de uma questão social que vinha ganhando ímpeto lentamente nos últimos 12 meses uma ameaça aos preços das ações do setor, argumentando que “a saúde dos jovens e da sociedade e, longo prazo” está “inextricavelmente ligada” à “viabilidade em longo prazo” de companhias como a Apple.

Ver o assunto de volta às manchetes no momento em que a CES estava começando apanhou o setor de surpresa. Ao contrário da inteligência artificial, dos robôs e da realidade virtual, o vício digital não estava entre os tópicos quentes da feira, nesta semana.

Muitos executivos de tecnologia vêm lidando com o problema em suas vidas pessoais, e número crescente de pais do Vale do Silício limitam o uso de smartphones por seus filhos.

Mas o impacto que encorajar os clientes a usar menos seus produtos teria sobre os lucros torna difícil discutir o problema, para as empresas de tecnologia, desenvolvedores de software e operadoras de telecomunicações.

“O pessoal das companhias que desenvolvem aparelhos estão cientes disso há algum tempo”, diz Fred Bould, fundador do Bould Design, um estúdio que já trabalhou para empresas de tecnologia como a Nest, GoPro e Roku.

“O ônus fica para pais, mas seria ótimo que as empresas de mídia social e os fabricantes de aparelhos criassem controles fáceis de usar, acessíveis e transparentes. Não acredito que isso exista agora.”

Em carta aberta à Apple publicada no domingo (7), a Jana Partners e o Sistema de Aposentadoria dos Professores da Califórnia, um fundo de pensões, apontaram para “as provas cada vez mais substanciais” de que o uso de smartphones e mídia social pelos jovens “pode ter consequências negativas imprevistas. Elas podem variar de perda de atenção na escola e perda de sono a depressão e perda de empatia”.

Os investidores citaram pesquisas que apontam que metade dos adolescentes dos Estados Unidos afirmam que se sentem “viciados” em seus smartphones.

 “Existe um consenso cada vez maior em todo o mundo, o que inclui o Vale do Silício, de que as potenciais consequências em longo prazo das novas tecnologias precisam ser pensadas desde o começo”, escreveram os investidores, “e que nenhuma empresa deve terceirizar a responsabilidade para os designers de apps, nenhum dos quais conta com massa crítica.”

Até mesmo alguns dos indivíduos que ajudaram a criar o iPhone concordam quanto à crise que se aproxima, e dizem que os adultos também estão em risco, não só as crianças.

“O vício em aparelhos é uma realidade”, disse Tom Fadell, antigo executivo da Apple que ajudou a projetar o iPhone e depois criou a Nest, em uma série de tuítes sobre a questão esta semana.

“Apple Watches, Google Phones, Facebook, Twitter —eles se tornaram muito bons em nos fazer clicar mais uma vez, em nos dar aquela dose adicional de dopamina. Agora têm a responsabilidade e necessidade de começar a nos ajudar a perceber e administrar nossos vícios digitais”, afirmou Fadell.

“Teremos regulamentações sobre isso algum dia apenas se as empresas de tecnologia não se manifestarem.”

A Apple respondeu estar “sempre pensando no bem das crianças” e que a empresa já oferece “controles familiares intuitivos, que são parte do sistema operacional”.

Em entrevistas durante a CES, executivos do setor de tecnologia defenderam o impacto social de seus produtos.

“Acredito que a transformação criada pelo smartphone na sociedade provavelmente seja tão significativa quanto a criada pelo carro e pela eletricidade”, disse Cristiano Amon, presidente da Qualcomm, cujos chips têm papel central em muitos aparelhos móveis.

Yang Yuanqing, presidente-executivo do grupo de eletrônica chinês Lenovo, adotou posição semelhante. “Os smartphones definitivamente tornam nossas vidas mais fáceis e mais convenientes.”

A Motorola, fabricante de aparelhos móveis controlada pela Lenovo, é uma das poucas a lidar com a questão abertamente. Ela oferece um teste on-line para que os usuários avaliem seu “equilíbrio fone/vida”; uma das perguntas é: “Você é dono de seu celular ou o celular é seu dono?”.

Mas a empresa também recomenda mais tecnologia para enfrentar o problema —apps como o Offtime e o AntiSocial, para ajudar os pais a limitar o uso de smartphones pelos filhos ou a bloquear notificações que os distraiam.

Simon Segars, presidente-executivo da Arm Holdings, empresa de projeto de chips para aparelhos móveis, disse que o ônus de garantir que crianças usem seus smartphones responsavelmente “é das pessoas”, não da tecnologia.

“Às vezes é preocupante ver uma criança pequena de olhar fixo na tela de seu celular, mas o problema vem dos pais, da criação dessa criança”, disse. “Antes de existirem os celulares, ela estaria distraída com outra coisa.”

Folha de São Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Defesa do suspeito de matar psicóloga em Assu diz que ele tem laudo de “incapacidade mental”

Foto: Reprodução 

Preso como suspeito de matar a psicóloga Fabiana Maia Veras em Assu, o servidor do Tribunal de Justiça, João Batista Carvalho Neto, estaria afastado desde 2023 através de laudos psiquiátricos que apresentam sinais de “incapacidade mental”. Isso é o que afirma André Dantas, advogado do acusado. De acordo com a Polícia Civil, a principal motivação do crime seria para obter informações sobre a ex-namorada, que é amiga da vítima.

A morte de Fabiana Maia Veras aconteceu no fim da tarde da terça-feira (23). Após ser encontrada, foi constatado que o corpo da vítima estava amarrado e com sinais de violência, apontando uma possível luta corporal. João Batista foi preso em Natal, na tarde da quarta-feira (24), em um condomínio de Nova Descoberta e chegou a descartar itens utilizados no homicídio dentro desse condomínio. Policiais chegaram a encontrar uma arma, gandolas e socos ingleses, entre outro equipamentos.

Durante a entrevista, o advogado do suspeito afirmou que os laudos de incapacidade mental de João Batista Carvalho Neto serão apresentados em momento adequado. “Isso não é um álibi de defesa”, diz André Dantas.

Câmeras do Circuito Fechado de Televisão (CFTV) da residência da psicóloga, cedidas pela Polícia Militar, mostram que por volta das 16h40 um homem de estatura baixa, forte, vestido com uma camisa social, calça jeans, luvas e rosto coberto com pano árabe aguardava na frente do local. Ela demora a reconhecê-lo, mas mesmo assim abre a porta. De acordo com as investigações da Polícia Civil, este homem seria João Batista Carvalho Neto.

Após o homem entrar, a vítima mostra a clínica, que funcionava no mesmo local, e ao mesmo tempo demonstrava estar surpresa com as roupas dele. Eles entraram em um quarto da residência e após 20min o homem sai com um pano coberto de sangue e fica aguardando um veículo do tipo Peugeot Sedan na cor preta e sem calotas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é reprovado por 53 % da população

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão federal.

 

A gestão Lula foi reprovada por 53%, enquanto 18,6% aprovam e 13,4% não sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Opinião dos leitores

  1. Eu aprovo LULADRAO, ele e seus comparsas estão fazendo o que se proporam, quebrar o país e deixar um rombo pior que quando governo no passado. Bandido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 68% da população

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão estadual.

A gestão Fátima foi reprovada por 68%, enquanto 18,6% aprovam e 13,4% não sabe dizer.

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Opinião dos leitores

  1. Sobre Fatão GD, tem nem o que falar, está fazendo o que se propôs, quebrar o estado. Só está bom prá ela e seus comparsas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Taveira é aprovada por 41%

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão municipal.

 

A gestão do prefeito Taveira foi aprovada por 41,8%, já 38,4% reprovam e 19,8% nao sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM REJEIÇÃO: Salatiel é rejeitado por 17%, Nilda 12%, Eron e Marciano 8% e Kátia 3%

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também perguntou em quem os entrevistados não votariam de forma alguma.

 

Salatiel foi o mais rejeitado por 17,4%, Nilda 12,2%, Eron e Marciano Júnior 8,6% e Kátia 3,8%. Já 37,6% não sabe dizer, 10,8% todos e 2,4% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM CONFRONTO DIRETO: Nilda tem 35% contra 30% de Salatiel

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou confronto direto entre os dois pré-candidatos que mais pontuaram.

 

Neste cenário, Nilda tem 35% contra 30,4% de Salatiel, enquanto 21,8% não sabe dizer e 12,8% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA 3: Em cenário com três nomes mais citados, Nilda e Salatiel têm novo empate

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou um terceiro cenário estimulado somente com os nomes de Nilda, Salatiel e Kátia Pires.

 

Neste cenário há novo empate na margem de erro entre Nilda com 29,6% e Salatiel com 25,2%, já Kátia somou 14,4%, enquanto 19,8% não sabe e 11% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA 2: Nilda e Salatiel empatam tecnicamente no primeiro lugar

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou um segundo cenário estimulado. Neste cenário professora Nilda teria 29,4% contra 25% de Salatiel, o que configura empate técnico na margem de erro, Em seguida vem Kátia Pires com 13,8% e Eron 0,8%, já 19,2% não sabem dizer e 11,2% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA: Nilda tem 29% contra 23% de Salatiel e 11% de Kátia Pires

 

No cenário estimulado para Prefeitura, a pesquisa CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM apontou os seguintes resultados: Nilda com 29,2%, Salatiel 23,8%, Kátia 11,6%, Marciano Júnior 5,8% e professor Eron 0,4%. Já 18,4% não sabe dizer e 10,8% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESPONTÂNEA: Professora Nilda e Salatiel têm empate técnico na liderança

 

O instituto de pesquisa Consult realizou pesquisa de intenção de voto e avaliação administrativa em Parnamirim. A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

 

No cenário espontâneo para Prefeitura, há empate técnico entre a professora Nilda com 13,8% e Salatiel de Souza com 11,6%, Kátia Pires tem 3,6% e Marciano Júnior 0,8%. Já 59,2% não sabem dizer, 9,2% nenhum e 1,8% outro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *