Política

Saúde vê indícios de irregularidades no uso de verba repassada a 467 municípios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) estão investigando 467 municípios por suspeita de irregularidades no uso de recursos repassado pelo governo federal para gastos com saúde.

A apuração ocorre após o Ministério da Saúde observar discrepâncias no volume de “serviços realizados” pelas prefeituras.

Pelas regras, cada município é responsável pela atualização do banco de dados do SUS. Cabe às prefeituras indicarem, por exemplo, o número de exames e cirurgias realizados. Com base nessas informações, a verba é liberada. Os valores dos repasses sob suspeita não foram divulgados.

Na maioria dos casos investigados, o dinheiro saiu das chamadas ‘emendas Pix”. A modalidade representa uma transferência direta do caixa da União para o da prefeitura. Não há quase nenhuma obrigação aos gestores estaduais e municipais sobre como esse dinheiro pode ser gasto.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ato pró-Flávio Bolsonaro na Avenida Paulista reuniu 71,9 mil pessoas, diz contagem da USP

Imagens: Instagram/dronesaopauloofc

A manifestação convocada pelo candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) reuniu 71,9 mil pessoas na Avenida Paulista, neste domingo (18/10). A contagem do público é realizada pelo Monitor do Debate Político, grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) com a ONG More in Common.

Considerando a margem de erro de 12%, o cálculo do monitor indica que havia entre 63,3 mil e 80,5 mil participantes na paulista neste domingo, durante o horário de pico, às 12h20. O cálculo é feito a partir de fotografias tiradas com drones e analisadas por inteligência artificial.

O ato foi convocado em resposta à caminhada promovida pelo presidente Lula (PT) na mesma avenida há uma semana. O Partido dos Trabalhadores vetou a contagem de público do Monitor do Debate Político na ocasião.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Orgival Tavares Silva, dentista e militar

Faleceu neste domingo (18) Orgival Tavares Silva, dentista e militar, sócio-fundador da Clínica Odontológica José Cavalcante Melo.

Orgival deixa três filhos, Anna Katharina Raposo e Orgival Filho, ambos dentistas, e Juliano Raposo, advogado e procurador de Ceará-Mirim, além de sete netos e dois bisnetos, gerações que dão continuidade à memória e à história da família.

Seu legado permanece vivo por meio de seus descendentes e de sua contribuição profissional.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula bate recordes de críticas e menções negativas nas redes sociais após entrevista de Luchsinger à CNN; veja números

Foto: Reprodução

A entrevista de Roberta Luchsinger à CNN Brasil, no sábado (17), foi seguida por um recorde de menções negativas ao presidente Lula (PT) nas redes sociais em 2026. Levantamento da Brandwatch mostra que as críticas chegaram a 37.587 em uma única hora, às 21h, volume 55% superior ao recorde anterior, registrado durante a apuração do primeiro turno.

Ao longo do sábado, foram contabilizadas 17.812 publicações sobre o tema, 76 vezes acima da mediana diária de 235 posts registrada entre 4 e 16 de outubro. Às 21h, ainda durante a exibição da entrevista, Lula recebeu 94.218 menções, quase dez vezes a mediana para o mesmo horário em sábados anteriores.

A entrevista gerou 7,1 milhões de interações, equivalentes a 46% das 15,4 milhões registradas na janela analisada. Entre as publicações que associaram diretamente Lula à empresária, 85% foram classificadas como negativas. A expressão “Lula mentiroso” apareceu 14.833 vezes, recorde diário desde janeiro. Já as menções negativas envolvendo Lulinha, filho do presidente, ficaram 75% acima do recorde anterior, registrado em agosto.

O percentual de menções negativas a Lula subiu de 25% a 29% antes da entrevista para 41,4% às 21h, atingindo 55,5% às 22h e 53,7% às 23h. Na manhã de domingo, às 7h, o volume de menções ainda estava 60% acima do padrão habitual.

O Instagram concentrou 5,3 milhões de interações em apenas 483 publicações, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) apareceu em cerca de 1,4 mil posts relacionados ao assunto. Apesar da repercussão negativa específica, o levantamento apontou 46,8% de viés positivo nas menções gerais a Lula.

A Brandwatch ressalta que os dados refletem publicações públicas, não constituem pesquisa de opinião nem comprovam as acusações feitas na entrevista. A classificação automatizada de sentimento está sujeita a erros, e a coincidência temporal não comprova, por si só, relação de causa e efeito.

Com informações de Revista Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Advogado-geral da União do governo Lula, Jorge Messias, convoca militância ‘Exército de Lula’ para ato no Rio de Janeiro

Imagem: Reprodução

O advogado-geral da União do governo Lula, Jorge Messias, publicou no X mensagem convocando integrantes do grupo de WhatsApp “Exército do Lula” para atos de apoio ao presidente Lula (PT), no Rio de Janeiro, neste domingo (18). Ele adotou linguagem militar e citou concentrações na Candelária e em Copacabana.

Na mensagem, Messias chamou “soldados, oficiais e demais integrantes” para a mobilização. O atual advogado-geral teve sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitada pelo Senado em 29 de abril, fato inédito desde 1894. Em maio, Lula afirmou que pretende indicar Messias novamente para a Corte caso seja reeleito para um quarto mandato.

Opinião dos leitores

  1. Imaginem uma desgraça dessas sendo ministro do STF! Faltou pouco. Portanto, nunca foi tão fácil escolher um lado.

  2. O governo virou zonnnnaaaa💩💩💩 isso é postura do advogado geral da união? Você vai ser ministro lá em Cuba, desgraça!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viver Saúde reúne serviços e atrações para o público na 64ª Festa do Boi

Com um dos maiores estandes da feira, operadora potiguar ofereceu atividades de lazer, espaços de descanso e atendimento ao público durante os nove dias do evento.

A Viver Saúde participou da 64ª Festa do Boi, realizada de 9 a 17 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, com um dos maiores estandes do evento. Durante os nove dias de programação, a operadora potiguar recebeu visitantes em um espaço que reuniu atividades de lazer, conforto e informações sobre seus serviços e planos de saúde.

A estrutura climatizada contou com sessões de massagem, área kids, máquina de bichinhos de pelúcia e basquete, oferecendo opções de entretenimento para crianças e adultos. O estande também manteve uma equipe de plantão para apresentar os planos da operadora, esclarecer dúvidas e orientar os interessados sobre a rede de atendimento da empresa.

A Festa do Boi reuniu produtores rurais, empresários, expositores e visitantes de diferentes regiões do Rio Grande do Norte. Antes da abertura, a organização estimava um público de aproximadamente 500 mil pessoas e uma movimentação de R$ 100 milhões em negócios. Segundo dados do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), a edição contou com 2.771 animais em exposição, além de leilões e uma programação de atrações culturais. Para o diretor comercial da Viver Saúde, Idris Saldanha, a participação no evento também representa uma oportunidade de fortalecer a relação da empresa com os potiguares.

“A Viver é uma empresa potiguar e a Festa do Boi faz parte da história do nosso estado. Queríamos estar presentes de uma forma que fosse além da apresentação dos nossos planos, oferecendo um espaço agradável, onde as pessoas pudessem descansar, se divertir e conhecer melhor a empresa. Essa proximidade com o público é muito importante para nós”, afirma.

A presença na feira acompanha o processo de expansão da Viver Saúde no Rio Grande do Norte. A operadora vem ampliando sua estrutura de atendimento, com investimentos em clínicas próprias e uma rede credenciada de profissionais e estabelecimentos de saúde. A participação em eventos populares também faz parte da estratégia de aproximação com a população e de divulgação dos serviços oferecidos pela empresa.

Sobre a Viver Saúde

A Viver Saúde é uma operadora potiguar de planos de saúde que atende diferentes perfis de beneficiários. Conta com rede própria de clínicas e atendimento por profissionais e estabelecimentos credenciados. A empresa investe na ampliação de sua estrutura assistencial e na medicina preventiva, com foco na qualidade do atendimento e no cuidado com as pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] MAR DE GENTE: ‘Bloquinho 22’ reúne milhares em apoio a Flávio Bolsonaro na Avenida Paulista

A Avenida Paulista se transformou em um ‘mar de gente’, reunindo apoiadores de Flávio Bolsonaro (PL) neste domingo (18), durante o “Bloquinho do 22”. O ato reúniu eleitores em mobilização pela candidatura do senador à Presidência da República.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram a avenida ocupada por manifestantes com bandeiras do Brasil e roupas nas cores verde e amarelo. A mobilização começou pela manhã e ocorre a uma semana do segundo turno, quando Flávio enfrentará o presidente Lula (PT) nas urnas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Roberta Luchsinger diz que não falou nem 1% do que sabe e que teme pela vida dela e das filhas após entrevista à CNN

A lobista Roberta Luchsinger publicou um vídeo neste domingo (18) para reafirmar as declarações feitas em entrevista à CNN Brasil na noite de sábado (17) e dizer que teme pela própria vida e pela segurança das duas filhas. Luchsinger disse também que as informações que apresentou estão respaldadas por provas incluídas em três inquéritos que tramitam sob segredo de Justiça.

“Tudo o que eu disse não foi nem 1% do que de fato eu sei e de fato está dentro do inquérito”, declarou. Roberta afirmou que não apresentou mais detalhes durante a entrevista porque os casos estão sob sigilo e disse estar tranquila quanto às acusações que fez.

A lobista também afirmou que ela e as filhas não contam com segurança mas que não pretende se calar diante das ameaças que diz estar sofrendo. “Eu realmente temo muito pela minha vida e pela vida das minhas filhas”, declarou.

Roberta ainda disse que está disposta a apresentar provas para contestar eventuais tentativas de desmentir suas declarações. No vídeo, afirmou que não quer provocar tumulto, mas que não aceitará continuar, segundo suas palavras, “apanhando calada”.

Opinião dos leitores

    1. Que vantagem ???
      Está falando a verdade do Luladrão e do filho, o Ladraozinho, e isso dói.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apoiadores fazem carreata pró-Flávio Bolsonaro na sexta-feira (23) em Natal, com concentração no Conjunto Pajuçara II

Uma carreata em apoio ao candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) está marcada para sexta-feira (23), em Natal. A concentração será às 18h22, no Conjunto Pajuçara II, na Zona Norte da capital.

O evento é organizado por Carlos Henrique e amigos patriotas. O percurso da carreata ainda não foi divulgado.

Opinião dos leitores

  1. Lembrem-se que o pai Jair ria do povo que não tinha vacina para a Covid… “E daí? Eu não sou coveiro”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bancada do PSDB anuncia apoio a Cadu no 2º Turno

Ezequiel, Dr. Gustavo, Cristiane e Taveira Jr. somam mesma decisão no 2º Turno

O domingo (18) foi de anúncio de apoio político e eleitoral dos deputados estaduais do Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB), o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira; Cristiane Dantas, Gustavo Soares e Taveira Júnior, líder do partido na Assembleia Legislativa.

Em reunião na sede do partido, os quadro deputados – que obtiveram quase 200 mil votos – declararam apoio ao candidato Cadu Xavier no Rio Grande do Norte. “Estamos juntos nessa disputa pelo melhor para o Rio Grande do Norte”, destaca Ezequiel Ferreira.

O grupo também levará apoio das regiões como o Seridó, Vale do Açu, Agreste e grande Natal junto aos prefeitos, vereadores e vice-prefeitos dessas e de municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Opinião dos leitores

  1. Não estou entendendo nada.. Ezequiel hora está com Allyson, hora Cadu ! Sabe de uma coisa. Só vou votar para presidente.

  2. Quando Alysson ganhar vem tudo pro lado de cá. Não voto mais em nenhum desses aí. Aguardem!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes ignorou alerta da Polícia Federal sobre proteção constitucional ao sigilo da fonte em caso envolvendo jornalista do Maranhão e Flávio Dino

Foto: Danilo Verpa/Folhapress

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal juntasse a um inquérito conversas que poderiam revelar as fontes de um jornalista maranhense, apesar de um alerta da própria corporação sobre a proteção constitucional ao sigilo da fonte. As informações foram divulgadas pela Folha de S.Paulo.

O caso envolve Luís Pablo Conceição Almeida, investigado por suposta perseguição ao ministro Flávio Dino após publicar reportagens sobre o uso de veículos oficiais do Tribunal de Justiça do Maranhão por familiares do magistrado. Em março, a PF apreendeu celulares e um notebook do jornalista.

Em ofício enviado a Moraes em 8 de abril, o delegado responsável informou que não havia anexado conversas que poderiam identificar quem repassava informações ao jornalista, citando o artigo 5º da Constituição, que protege o sigilo da fonte.

“Tendo em vista o disposto no Art. 5º, inciso XIV, da Constituição Federal, que resguarda o sigilo da fonte, e havendo a possibilidade, em tese, de as conversas acima mencionadas estarem resguardadas por tal preceito, a IPJ [Informação de Polícia Judiciária] nº 1466253/2006 não foi, neste momento, juntada aos autos”, alertou o delegado da PF.

No mesmo dia, ignorando o teor do ofício da PF, Moraes determinou que o material fosse incluído nos autos em até 48 horas, argumentando haver indícios de crime e que a licitude das provas deveria ser analisada judicialmente. “No caso dos autos, entretanto, há indícios relevantes de que o investigado Luís Pablo Conceição Almeida incorreu na prática de crime previsto no Art. 147-A do Código Penal [crime de perseguição]”, escreveu  ministro.

A decisão provocou críticas de representantes do jornalismo e do direito. A defesa de Cutrim classificou a medida como uma violação à garantia constitucional. Moraes, por sua vez, afirmou que o sigilo da fonte não pode servir de proteção para atividades criminosas.

A assessoria de Flávio Dino negou irregularidades no uso dos veículos oficiais e declarou que o aparato de segurança foi solicitado pelo STF para proteger o ministro e seus familiares. Procurado pela Folha, Moraes não se manifestou diretamente sobre o caso.

Com informações de Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Já estamos numa ditadura igual implantada em 1964, onde prisões por opinião eram feitas pela turma da caserna.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *