Para o senador Paulo Paim (PT-RS), 2017 foi o “pior ano de todos os tempos” na política. Na sua “retrospectiva”, o petista cita o decreto presidencial que ameaçou a Amazônia, o retrocesso no combate ao trabalho escravo, o teto de gastos públicos congelados por vinte anos, a reforma trabalhista e a reforma da previdência. Além da entrevista com Paim, VEJA também ouviu os senadores Lasier Martins (PSD-RS) e Ana Amélia Lemos (Progressistas) – as entrevistas serão publicadas nesta semana.
Paim presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, que concluiu não haveria déficit no setor se as empresas pagassem 450 bilhões devidos. O relatório final da CPI, de 253 páginas, precisou de 11 horas para ser lido no dia 23 de outubro. “A reforma, da maneira que está sendo feita, vai quebrar a previdência. Eles não atacam a sonegação. Vão mais uma vez passar a conta para os mais pobres, aumentando o tempo da contribuição e idade”, disse à reportagem.
Quanto a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser condenado em segunda instância no julgamento do TRF4 marcado para 24 de janeiro, Paim diz que Lula “está no jogo” da eleição de “qualquer jeito”. No caso de uma eventual prisão, Lula “vira um novo Nelson Mandela”, disse em referência ao ex-presidente da África do Sul e líder popular, preso por 27 anos e foi solto após uma campanha mundial por sua libertação. Para Paim, o possível vice de uma chapa de Lula seria Roberto Requião (PMDB-PR). Requião poderia até mesmo substituir Lula, caso o ex-presidente seja impedido de concorrer, disse. “O debate ideológico está meio superado”, afirmou.
Abaixo, a entrevista com o senador:
O relatório da CPI da Previdência, presidida pelo senhor, concluiu que não há déficit no setor, ao contrário do que o governo federal alega com um rombo estimado em 200 bilhões para o ano que vem. Por que se concluiu que não há déficit na Previdência?
As empresas devem 450 bilhões para a Previdência. Esse valor atualizado chega a 700 bilhões, prontos para serem cobrados. Durante as oitivas da CPI, os que os procuradores da Fazenda mostraram é que não há funcionários e estrutura para iniciarem os processos de execução das dívidas. Há casos em que as empresas descontam do trabalhador, mas não repassam à Previdência. Isso é uma situação para cadeia, de apropriação indébita. São trinta bilhões por ano que simplesmente desaparecem. Chegamos à conclusão de que o desvio de dinheiro é o mais grave de tudo. A sonegação é dez vezes mais grave do que a corrupção.
A reforma da Previdência solucionará os problemas?
A reforma, da maneira que está sendo feita, vai quebrar a Previdência. Eles não atacam a sonegação. Vão mais uma vez passar a conta para os mais pobres, aumentando o tempo da contribuição e idade. O problema da previdência vai continuar o mesmo. Com a reforma trabalhista, vai piorar porque vai diminuir a contribuição da previdência. O contrato intermitente e o autônomo exclusivo, esses não vai pagar a Previdência. Tudo isso vai diminuir o caixa. A reforma só interessa ao sistema financeiro. O que soluciona os problemas é uma reforma na gestão e fiscalização no combate à sonegação.
O senhor propõe criar o Estatuto do Trabalho, por quê?
Já estamos na décima quinta reunião. Com a reforma, transformaram a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em CLE (Consolidação das Leis do Empregador). Por isso, buscamos um estatuto do mundo do trabalho com uma proposta mais equilibrada. Prestei uma homenagem ao Ivo Tramontina [morto aos 92 anos no último sábado] porque era um empresário que tinha uma visão humanitária da relação social de capital e trabalho. Há muitos empresários bons, mas falta ao empresariado essa visão mais humanitária. Essa reforma trabalhista vai criar um conflito enorme. Em maio, será distribuída a primeira versão do Estatuto do Trabalho para empresários, sindicatos e políticos avaliarem. Vou entregar para todos os candidatos à Presidência para que se comprometam.
Veja
Vira tanto… Logo, logo estará profundamente deprimido e com o câncer lambendo-lhe a medula.
Ele pode virar até o Satanás, mas tem que ser preso
Interne esse doido do pão. Kkkkkk
Cuidado senador Paim o Sr pode ser processado por querer igualar esse lixo com o Mandela
Tem nada haver, o Lula vai virar é um presidiário mesmo, quem mandou roubar? E ainda fica mentindo querendo fazer o juiz e os desembargadores de idiotas.
Mandela também roubava, era?
E eu pensando que Madela tinha sido preso por lutar contra um movimento racista.
Mas para o PT ele foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro né?
Seria de grande valia, pois se comparar o Lula com Nelson Mandela, teria que o Lula passar 40 anos preso e depois viria como o salvador da pátria, se elegeria presidente e morreria aos 120 anos no sítio de Atibaia!
Esse Senador trabalhou como humorista ?
Digitei errado. É comparar e patriota e estadista
Compara Lula a Mandela é não enxergar a diferença entre o céu é o inferno; o branco do preto; o verde e o maduro e assim por diante! O primeiro é um ladrao vulgar; o segundo um pasteira e estadista. É de admirar q um senador da estatura de Paulo Paim saia com uma afirmação desse patamar!Sem perdão!
Sem comentários, alienados como esse senador, infelizmente tem centenas, que vai ser preso vai, agora é saber qual Lula vai para a cadeia, se aquele que comprou um juiz de futebol para voltar um pênalti para ele fazer o gol, ou vai ficar fortinho igual ao Paulo Maluf. Dois a questão!!!
Comparar esse bandido só se for com o bandido da luz vermelha. Por favor respeite a memória de Madela. Vc tem Hugo Chaves, Cadafi entre outros pra equiparar ao ladrão do PT
so pode ser um ptrhalha comparando este bandido a Mandela, ele pode virar quem quiser mas não passa de um condenado que consegue enganar ainda uma rema de m…….
O fato é que Mandela lutava por igualdade, tinha caráter e honra, diferente de Lula, corrupto condenado, mau caráter egoísta e dissimulado.
É o mesmo que comparar uma laranja e um tijolo de barro. Tem nada a ver uma coisa com a outra.
Nelson mortadela
Com a grande diferença, JAMAIS VOLTARÁ, Mandela não foi preso por roubo…
Com a grande diferença, NÃO VOLTA !!!
Duas perguntinhas que não pode faltar nessa hora:
1) O PT passou 13 anos no poder e não conseguiu cobrar essa dívida previdenciária e agora acha que os devedores vão pagar;
2) Graças a Deus o Senador reconhece que Lula será o novo Mandela, passará então 27 anos na cadeia e logo em seguida assumirá a Presidência do Brasil!
Piada de mal gosto. Esse bandido nunca chegará aos pés de Mandela.
Mandela foi preso,libertado e virou Presidente.
Lula foi Presidente Corrupto, virou réu e vai preso.
Não vejo nada parecido!
que ele seja preso então e vire um novo mandela depois de 27 anos…é cada uma que leio!
Tá mais pra Lech Walesa, o grande traidor da revolução polonesa.
Revolução ou anexação à URSS?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O Mandela do crime, só se for!!!!!
Pelo menos enquanto estiver preso ele não suja o País; o problema maior vai ser quando ele for solto… mas com as benesses da Lei, ele não fica preso mais do que alguns meses…
E quem sabe ele pega a doença de Paulo Maluf e pede Habeas Corpus para ficar em casa????