As perspectivas para o Brasil, que bate recordes diários de mortos por Covid-19, não são nada animadoras para sair da pandemia caso medidas firmes não sejam tomadas. A avaliação é do médico e neurocientista Miguel Nicolelis em entrevista à CNN na noite desta quarta-feira (10).
“O Brasil não tem perspectivas concretas de sair dessa crise em 2021. Se o sistema de saúde brasileiro colapsar como um todo, as pessoas não vão ter para onde ir, vão começar a morrer nas suas casas, nas ruas, na porta dos hospitais. E aí o Brasil vai ter um colapso funerário, onde você não dá conta dos óbitos do país, não consegue manejar o volume de vítimas. Começa a ter infecções secundárias, contaminação de alimentos e do lençol freático. Você perde o controle do país”, alerta.
No ritmo da pandemia no país, isso não estaria longe de acontecer. “As UTIs pediátricas brasileiras chegando próximas ao colapso. A média de idade de internados está caindo para 30 a 40 anos e você vê o colapso iminente do sistema de saúde. O Brasil precisa, como outros países, entrar em um lockdown nacional”, defende.
As altas taxas de infecção podem dar ainda mais força ao surgimento de variantes – ou até de algo pior. “Estamos dando a chance ao coronavírus de promover bilhões de mutações que vão levar ao aparecimento de novas variantes e até um novo vírus, de acordo com combinações genéticas, o surgimento do SARS-CoV-3. Se começa a ter muitas mutações, você pode ter um rearranjo genético que pode gerar uma nova forma do vírus, que pode ser ainda mais infecciosa e letal”.
Os mais de 2 mil mortos em 24 horas tornam o Brasil o epicentro da pandemia no momento. “Esse número equivale a um quinto, 20% das mortes por coronavírus em todo o mundo. Os brasileiros estão morrendo dez vezes mais que qualquer outro lugar. Somos o maior laboratório a céu aberto do vírus e nesse momento o maior cemitério do mundo na pandemia”, lamenta Nicolelis.
CNN BRASIL

Esse aí tem um problema para cada solução…
Ainda bem que ele não costuma acertar nas previsões, ele foi um dos que previram que o Brasil ía ter 1 milhão de mortos por covid em em agosto de 2020.
O Milico da Saúde falou que está tudo “bem”.
Esse pseudo cientista já disse e fez muita besteira. E já consumiu MUITO dinheiro público em pesquisas fajutas. Como todo bom esquerdista, adora verbas públicas. Sua opinião é digna de desprezo.
Falou o profeta do Apocalipse que desviou milhões para um projeto sem futuro (no governo lula). Aquele msm do "chute" fake na copa do mundo do Brasil que ninguém viu.. e depois desapareceu
Esse é um tremendo pessimista do rabo preso
Esse cidadão é aquele que come também do PT. Infelizmente, é mais um que se deixou levar pelas benesses das verbas públicas. Tão inteligente e ao mesmo tempo tão egoísta. O senhor tem como se sustentar sem verba pública, sem verbas de banqueiros. Apenas trabalhe como a grande maioria.
Esse Nicolelis só dá notícias boas viu?
Os anos de estudos desse camarada só serviram para prever o caos.
Parabéns a todos os envolvidos. Especialmente o presidente e o gado imundo.