Geral

Câmara adia retorno em mais uma semana e ficará um mês sem votar projetos no plenário

Foto: Mário Agra / Agência Câmara

Diferente do que acontecerá no Senado, a Câmara dos Deputados não realizará sessões plenárias nesta semana. Com isso, a Casa completará neste domingo (11) um mês sem votar nenhuma pauta.

Com o foco voltado para as eleições municipais, os 513 integrantes receberam duas semanas adicionais ao período de recesso parlamentar, que ocorreu entre os dias 17 de julho e 1º de agosto.

A Câmara realizou sessão plenária pela última vez no dia 11 de julho, quando votou, entre outras matérias, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Anistia, o quarto autoperdão concedido por partidos políticos por dívidas contraídas por eles mesmos.

Mesmo meses antes da votação, que ocorrerá em outubro, líderes fizeram repetidos pedidos ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por mais tempos de recesso para acertar questões partidárias nos municípios.

E a tendência é que o Salão Verde da Câmara fiquei ainda mais esvaziado enquanto a eleição se aproxima. Pelo menos 96 congressistas planejam disputar os pleitos em cidades pelo Brasil, incluindo Natália Bonavides (PT) e Paulinho Freire (União Brasil), candidatos à Prefeitura do Natal.

A expectativa é que a Câmara retorne com um esforço concentrado entre a terça-feira e quinta-feira da próxima semana para votar o segundo projeto de lei complementar da reforma tributária.

Fonte: Estadão

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vem aí um perfume que é mais do que fragrância, é um cheiro no cangote

Se tem uma coisa que o Nordeste entende, é de cheiro bom. E agora, o Brasil inteiro vai sentir o aroma dessa novidade que nasceu do bioma do Sertão. A Sol e Flora chega com uma coleção de perfumes especiais, com a coleção “Aromas do Sertão” um verdadeiro passeio olfativo pelo bioma nordestino. Cactos, Mandacaru, Bromélia, Angico, Agave, Palma e Carnaúba. São sete fragrâncias que misturam os aromas do sertão com um toque leve e refrescante. Os perfumes são unissex, têm alta fixação e foram desenvolvidos para quem gosta de se sentir bem o dia inteiro, em qualquer ocasião. A fórmula hidrata e deixa a pele com um toque macio, para encarar até os dias mais quentes, com leveza e resistência. E ainda é possível misturar as fragrâncias, combinando as notas e criando um aroma individual, num blend ao estilo de cada pesoa.

Com um conceito bem original de “cheiro no cangote”, expressão nordestina que transmite carinho, cuidado e afeto, a Sol e Flora é uma criação autoral da farmacêutica potiguar Mirelle Soares, que uniu ciência e sentimento para desenvolver cada fragrância de forma única e especial. O lançamento será no dia 1º de novembro, numa campanha digital em todo o Brasil, e na primeira loja física da rede, em Natal, no Condomínio Empresarial Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova. Em breve, novos pontos físicos também estarão vendendo o produto. Para acompanhar as novidades, aproveitar as condições especiais de lançamento e garantir o seu perfume, é só seguir @soleflorabr no Instagram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal realiza Dia D de vacinação contra Influenza neste sábado; saiba onde se vacinar

Foto: Divulgação/SMS Natal

Neste sábado (13), acontece o Dia D de intensificação da vacina contra a Influenza no município. A imunização acontece em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 12h, e nos pontos extras, das 15h às 20h, com a intenção de reforçar a proteção da população contra o vírus da gripe.

A campanha de vacinação contra a influenza iniciou-se no 14 de março em Natal para grupos prioritários que possuem maior risco do quadro da infecção pela doença evoluir para casos mais graves. Cerca de 234 mil pessoas estão aptas a serem vacinadas no município.

“Esse Dia D de intensificação, serve como mais uma oportunidade para as pessoas aptas a se imunizarem procurarem uma unidade de saúde mais próxima da sua residência e se protegerem contra a doença, principalmente neste período de aumento de casos de síndromes gripais”, reforça Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Para se vacinar, os usuários do município podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde, que vão funcionar das 8h às 12h no sábado, ou um dos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam no sábado, das 15h às 20h.

No sábado também acontece a sexta edição do Participa Natal nos Bairros, na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, Rua Arapiraca, no Conjunto Jiqui, das 8h às 12h30, onde as secretarias municipais, as empresas e instituições parceiras montarão seus espaços de atendimento oferecendo diversos serviços para a população, entre eles a vacinação.

Confira o público prioritário para receber a imunização:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes e Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das Forças Armadas, das forças de segurança e de salvamento;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Confira as Unidades de saúde que abrem neste sábado (8h às 12h):

Sul
Nova Descoberta, Mirassol, Ponta Negra, Jiqui, Pirangi, Satélite, Pitimbu, Candelária, Rosângela Lima e Ronaldo Machado.

Leste
Passo da Pátria, Brasília Teimosa, Rocas, Aparecida, Mãe Luiza, São João, Alecrim e Lagoa Seca.

Oeste
Nova Cidade, Dix-Sept Rosado, Unidade Mista de Felipe Camarão, Novo Horizonte, Nazaré, Guarapes, KM 06, Felipe Camarão III, Monte Líbano, Bairro Nordeste, UBS Quintas, Cidade Nova, Esperança, Bom Pastor e USF Quintas.

Norte I
Pajuçara, Gramoré, Cidade Praia, Nova Natal, Nordelândia, Sarney, Pompéia, Vista Verde, Parque das Dunas, Redinha, Africa e Alto da Torre.

Norte II
Panatis, Vale Dourado, Pedra do Sino, Santarém, Nova Aliança, Planície das Mangueiras, Potengi, Bela Vista, Jardim Progresso, Igapó, Soledade II, Parque dos Coqueiros e Anexo Vale Dourado.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Inmet emite alertas de chuvas intensas em todo o Rio Grande do Norte

Imagem: Divulgação/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alerta de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte com validade até 10h desta quinta-feira (25). Um dos alertas está na escala de perigo potencial no grau de severidade e o outro está na escala de perigo.

No alerta de perigo potencial, as chuvas podem atingir entre 20 e 30 mm/h e até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Já no de perigo, essas chuvas podem ser entre 30 e 60 mm/h e de 60 até 100 mm por dia.

Essas chuvas mais intensas vão atingir principalmente o litoral e as regiões Agreste e Central do estado.

O Inmet aponta que nesse tipo de alerta de perigo há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A recomendação é que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, é recomendado desligar aparelhos elétricos e se possível quadro geral de energia. Em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja cidades atingidas pelas chuvas mais intensas (perigo)

  1. Afonso Bezerra
  2. Angicos
  3. Arez
  4. Baía Formosa
  5. Barcelona
  6. Bento Fernandes
  7. Bodó
  8. Bom Jesus
  9. Brejinho
  10. Caiçara do Norte
  11. Caiçara do Rio do Vento
  12. Campo Redondo
  13. Canguaretama
  14. Ceará-Mirim
  15. Cerro Corá
  16. Coronel Ezequiel
  17. Currais Novos
  18. Espírito Santo
  19. Extremoz
  20. Fernando Pedroza
  21. Galinhos
  22. Goianinha
  23. Guamaré
  24. Ielmo Marinho
  25. Jaçanã
  26. Jandaíra
  27. Januário Cicco
  28. Japi
  29. Jardim de Angicos
  30. João Câmara
  31. Jundiá
  32. Lagoa d’Anta
  33. Lagoa de Pedras
  34. Lagoa de Velhos
  35. Lagoa Nova
  36. Lagoa Salgada
  37. Lajes
  38. Lajes Pintadas
  39. Macaíba
  40. Macau
  41. Maxaranguape
  42. Montanhas
  43. Monte Alegre
  44. Monte das Gameleiras
  45. Natal
  46. Nísia Floresta
  47. Nova Cruz
  48. Parazinho
  49. Parnamirim
  50. Passa e Fica
  51. Passagem
  52. Pedra Grande
  53. Pedra Preta
  54. Pedro Avelino
  55. Pedro Velho
  56. Poço Branco
  57. Pureza
  58. Riachuelo
  59. Rio do Fogo
  60. Ruy Barbosa
  61. Santa Cruz
  62. Santa Maria
  63. Santana do Matos
  64. Santo Antônio
  65. São Bento do Norte
  66. São Bento do Trairí
  67. São Gonçalo do Amarante
  68. São José de Mipibu
  69. São José do Campestre
  70. São Miguel do Gostoso
  71. São Paulo do Potengi
  72. São Pedro
  73. São Tomé
  74. Senador Elói de Souza
  75. Senador Georgino Avelino
  76. Serra Caiada
  77. Serra de São Bento
  78. Serrinha
  79. Sítio Novo
  80. Taipu
  81. Tangará
  82. Tibau do Sul
  83. Touros
  84. Várzea
  85. Vera Cruz
  86. Vila Flor

Com informações de g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em premiação de prefeituras com melhores práticas, MP dá aviso final para gestores que ignoram aterros sanitários

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deu aviso final para gestores que estão em raio de atuação de aterros sanitários mas, mesmo assim, ignoram o equipamento e continuam dando aos resíduos destinação final inadequada, como no caso da cidades que ainda usam lixões.

O alerta veio durante a solenidade do Selo Cidade Limpa, em que o órgão, em parceria com o Idema e a Procuradoria Geral do Estado, premiou prefeituras do Rio Grande do Norte que investiram na coleta e destinação de resíduos.

“Esse projeto reconhece os esforços do grupo de cidades que estão em raio de atuação de aterro e que decidiram mandar seus resíduos para eles. Infelizmente, a região metropolitana de Natal tem dois aterros sanitários recebendo muito menos do que poderiam”, comentou a promotora Rachel Medeiros, coordenadora do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente.

Lixões
Ela ainda revelou que as cidades contempladas pelo Selo Cidade Limpa implementaram a destinação adequada de resíduos sólidos após negociação com o Ministério Público.

“Infelizmente, para quem pode mandar e não manda avaliaremos recorrer às medidas judiciais de responsabilidade cível e criminal. Com premiações como as de hoje a gente quer estimular os gestores”, afirmou a promotora.

A situação ilustrada pela promotora é ainda mais grave para as cidades que estão em raio de atuação de aterro e usam, por outro lado, lixões, como Nísia Floresta, Tibau do Sul, Canguaretama, Baía Formosa, Goianinha, Arez, São José de Mipibu e Monte Alegre.

A situação do Rio Grande do Norte é uma das mais graves da região Nordeste. A promotora citou, por exemplo, o caso da Paraíba. “Enquanto no estado vizinho, há cerca de 20 municípios que ainda não destinam resíduos para aterro, aqui é o inverso, ou seja pouco mais que essa quantidade é que faz a destinação para aterros”.

Prêmio
Entre as cidades premiadas, um dos destaques foi o município de Vera Cruz, onde recentemente o segundo aterro sanitário da região metropolitana de Natal, a CTR Potiguar, passou a funcionar.

“Não é só questão ambiental. Há também desenvolvimento econômico na destinação adequada dos resíduos, seja em função da operação do aterro que gera receita para a cidade, seja por causa de projetos como estamos implantando da coleta seletiva, que gera emprego”, destacou o secretário de Meio Ambiente do Município, Emanoel Rodrigo Duarte Dias.

Os 24 Municípios que receberam o Selo Cidade Limpa foram: Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Ielmo Marinho, Bom Jesus, Jundiá, Várzea, Equador, São Pedro, Vera Cruz, Ceará-Mirim, Taipu, Guamaré, Jardim de Angicos, Extremoz, Maxaranguape, Touros, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, Lajes, São Bento do Norte, Upanema e Tenente Ananias.

Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. E o saneamento em Natal? Faz quase quatro anos que passou a tubulação na Candelária e ainda não foi ligada. Falta boa vontade.

  2. Gostaria de saber onde podemos descartar garrafas de vidro em Natal. Faço a reciclagem na minha residência e os coloco separado. O pessoal da coleta passa e recolhe apenas plástico e papelão.

  3. E o reajuste de 5% do funcionalismo federal, o corno falou que não vai ter mais???
    Aqui no estado, a Governadora Fátima deu!!

    1. Deu? Quem comeu? Se aconteceu o outro teve uma coragem da gota, a GD já é feia por natureza e nua deve ser uma briga de foice no escuro 😂😂😂😂😂😂😂

    2. Pra que reajuste pra gente que não trabalha e fica só mamando nas tetas do governo por anos e anos

    3. Vc mamou nas tetas do ladrão ou de Fatão do GD? 🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭

    4. Meu ilustre lunatico vá produzir !!! foi a sua governadora que deu o aumento para os professores ? kkkk vá se tratar seu doente mental !!
      certeza vc perdeu seu cargo comissionado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Refis Natal 2025 já tem 10 mil adesões; prazo para participar termina em 30 de junho

Foto: Ranile Maria/Jovem Pan News Natal

Pelo menos 10 mil pessoas já aderiram ao Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) 2025 promovido pela Prefeitura de Natal. A iniciativa, que oferece descontos especiais para a população quitar débitos junto ao executivo municipal, receberá novas adesões até o próximo dia 30 de junho. A informação foi repassada pelo titular da Secretaria Municipal de Finanças de Natal, Marcelo Oliveira, em entrevista ao Tribuna Livre nesta segunda-feira (16).

O secretário reforça que o programa é uma oportunidade para todos que apresentam débitos tributários junto ao poder executivo, seja relativo ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), taxas de lixo, além de multas não necessariamente tributárias.

Um dos principais atrativos da iniciativa é a possibilidade de parcelamento amplo da dívida. Isso porque os contribuintes podem optar por pagamento à vista, com 100% de desconto nos juros e até 90% na multa, ou parcelar em até 60 vezes, com descontos progressivos. Antes, com a possibilidade menor de parcelamento, muitos cidadãos deixavam de aderir à iniciativa ou ficavam inadimplentes.

“As pessoas querem pagar [suas dívidas], pois dever ao município traz transtornos com cobranças administrativas e judiciais. Em última instância, quando o cidadão não oferece nenhuma garantia, o próprio imóvel dele pode ir a leilão. Agora, as pessoas conseguem colocar essas parcelas dentro do orçamento”, esclarece Marcelo Oliveira.

No lançamento do REFIS, em 22 de abril, a Prefeitura projetou que pelo menos 10 mil adesões ao programa seriam realizadas. Faltando 14 dias para o fim do prazo para aderir à iniciativa, o secretário de Finanças esclarece que a meta já foi alcançada e deve ser ampliada para 15 mil até 30 de junho. Isso porque, atualmente, em média, 300 pessoas estão aderindo ao programa por dia nesta reta final, o que representa o dobro da média nas primeiras semanas da iniciativa.

Confira descontos ofertados por quantidade de parcelamentos

  • Até 12 parcelas: 100% de desconto nos juros e 80% de desconto na multa de mora
  • De 13 a 24 parcelas: 100% de desconto nos juros e 70% de desconto
  • De 25 a 36 parcelas: 100% de desconto nos juros e 60% de desconto
  • De 37 a 48 parcelas: 100% de desconto nos juros e 50% de desconto
  • De 49 a 60 parcelas: 100% de desconto nos juros e 40% de desconto

Saiba como aderir ao programa de casa 

Todo o processo pode ser feito de forma prática pelo Portal Directa, (www.directa.natal.rn.gov.br), com autenticação via Gov.br. Também é possível ser atendido via WhatsApp no número (84) 98786-1990 ou presencialmente na Rua Açu, 394 – Tirol.

Os pagamentos podem ser feitos via PIX ou ficha de compensação em qualquer banco e via convênio BB e Caixa. No caso do Banco do Brasil os pagamentos podem ser feitos através de convênio exclusivo sem a necessidade de emissão de boletos, bastando acessar aplicativo BB, terminais ou internet banking na opção Pagamentos – Impostos e Taxas – IPTU – RN – Natal.

Outra inovação do programa é a possibilidade de pagamento com cartão de crédito, ampliando as formas de quitação e facilitando ainda mais a adesão. Nessa modalidade o contribuinte pode aproveitar o desconto máximo à vista e parcelar esse valor no cartão de crédito, por exemplo.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrevista

Aduílio Mendes: “O São João começou e o forró vai comer no centro!”

Foto:  Reprodução

Ícone do forró nordestino, com mais de 30 anos de carreira, Aduílio Mendes não apenas canta o São João – ele vive e representa essa festa popular. Cearense de Choró Limão, criado no meio musical, o artista é reconhecido como uma das vozes mais belas e emblemáticas do gênero.

Cantor, que no auge das bandas Mastruz com Leite, Magníficos e Caviar com Rapadura, deixou sua marca e eternizou clássicos como “Carta Branca”, “Massa de Mandioca”, “Viajante Forrozeiro”, “Onde Canta o Sabiá”, “Vida de Vaqueiro”, “Amor amo você”, “Me Namora”, “Porque Brigamos”, “Tô Solteiro”, “O Céu é o Limite”e “ Internauta do Amor”, hoje, em carreira solo, mantém acesa a chama do autêntico forró que embala corações de norte a sul do país.

Neste fim de semana, Aduílio reuniu fãs e convidados especiais para a largada do São João 2025 com o “Arraiá do Aduílio”, em João Pessoa, dando o pontapé oficial à temporada junina 2025. Em entrevista exclusiva ao BNews Natal, o cantor falou sobre fé, novos projetos, a emoção de cantar “Carta Branca” nos palcos e a conexão afetiva que mantém com cidades como Natal, Salvador e Cabedelo. “Este ano, meu São João vai ser praticamente inteiro na Bahia, mas o abraço é pra todo o Nordeste”, diz ele.

Do menino que começou tocando escondido o cavaquinho dos irmãos ao artista celebrado e reconhecido, que se orgulha de ver novos cantores dizendo que começaram por sua causa, Aduílio segue apaixonando o Brasil com talento, carisma e repertório que atravessa gerações.

Confira a entrevista completa:

BNews Natal – Aduílio, como foi a preparação para esse show que abriu com tanta força a temporada junina? Como foi montar o repertório e escolher os parceiros?

Aduílio Mendes – A preparação foi espiritual, mental e física. Tenho trabalhado muito esses três pontos porque acredito que nenhum vai bem se os outros dois não estiverem alinhados. Quanto ao repertório, foi mais fácil porque o forró e o São João já fazem parte da minha essência. A escolha tem também o dedo da Renata, que é minha produtora e esposa, e os artistas que convidei são dois queridos: Ranniery Gomes, um grande sanfoneiro paraibano, e Elaine Cíntia, que tem uma voz maravilhosa e participou do The Voice. Eles agregaram demais. Foi um show lindo!

BNews Natal – O projeto “Arraiá do Aduílio” nasceu com esse evento. Já pensa em levá-lo para outros lugares?

Aduílio Mendes – Com certeza! Esse primeiro foi um verdadeiro laboratório e deu muito certo. O público respondeu, a energia foi linda. Então, sim, pretendo levar para outras cidades. O forró já é contagiante por si só. Quando junta com esse apelo junino, aí não tem como dar errado.

BNews Natal – Você tem noção de que, com esse show, abriu oficialmente as festas juninas 2025 no Nordeste?

Aduílio Mendes – Rapaz, fico feliz com essa afirmação. Eu acredito, sim, que demos o start do São João 2025 aqui na Paraíba. E abrir o São João é uma responsabilidade gostosa de carregar.

BNews Natal – “Carta Branca” é um clássico que os fãs sempre pedem. O que você ainda sente ao cantá-la no palco?

Aduílio Mendes – É diferente. Tem muitas músicas que marcaram minha trajetória e me arrepiam sempre, como “Meio-dia”, “Internauta”, “Cavalo Lampião”, “Cristal Quebrado”… Mas “Carta Branca” tem uma sensação única, especial mesmo. Ela me atravessa de um jeito diferente.

BNews Natal – Tem novidade vindo aí? Música nova? Clipe?

Aduílio Mendes – Acabamos de lançar “Minha Sanfona e Meu Cavalo”, que já está na pista. E tem um projeto diferente vindo aí, que foge totalmente do forró. Mas sem spoiler, quero que a galera se surpreenda. Deve sair ainda este ano, depois do São João.

BNews Natal – Quantos shows estão previstos para este período junino?

Aduílio Mendes – Até agora, temos 24 shows já confirmados e agendados. Mas vem mais por aí. Deus é quem sabe. A agenda está linda!

BNews Natal – Você é cearense, tem uma conexão forte com Natal, mora em João Pessoa e tem muitos shows na Bahia. Como é essa relação com esses estados?

Aduílio Mendes – Sempre fui um pouco nômade. Tenho casa em João Pessoa, apartamento em Fortaleza, título de cidadão natalense e paraibano. A Bahia também mora no meu coração – morei lá por três anos, vivi o Carnaval de Salvador e há mais de três décadas passo o São João baiano. Esse ano não vai ser diferente.

BNews Natal – Como você enxerga o carinho do nordestino com o São João?

Aduílio Mendes – É a época mais linda do ano. O nordestino é guerreiro, alegre, brincalhão mesmo nas dificuldades. A gente dança, canta, come pamonha e canjica, toma uma e vai dormir embriagado de felicidade. E no outro dia começa tudo de novo. Queria uns seis São João por ano!

BNews Natal – E o forró tem conquistado espaço fora do Nordeste também?

Aduílio Mendes – Muito! O forró deixou de ser só regional ou só de época. Hoje é do ano inteiro e tá nos quatro cantos do Brasil. Fui ao Tocantins recentemente e o povo só queria ouvir meu repertório. Me emocionei demais com o carinho daquela galera.

BNews Natal – E Natal e Salvador, entram na rota de shows?

Aduílio Mendes – Salvador, sim! Estamos organizando um show no Pelourinho agora em junho. Em Natal ainda não tenho data certa, mas não vai demorar. Amo o povo potiguar. Sempre me trataram com carinho e respeito. Um abraço especial ao Rio Grande do Norte!

BNews Natal – Muita gente ainda lembra com saudade dos tempos de Magníficos e Mastruz com Leite. O que resta daquele Aduílio de banda no artista solo de hoje?

Aduílio Mendes – A essência. Cresci cercado de música – meu pai era músico, minha mãe entendia de melodia, meus irmãos também cantavam. Acho que isso me moldou e fez com que eu externasse minha musicalidade de forma muito genuína. Recebo muitos relatos de artistas que começaram por minha causa. Isso me toca profundamente.

BNews Natal – Pra encerrar: qual seu recado pra quem espera o São João o ano inteiro?

Aduílio Mendes – Que vocês vivam o melhor São João da vida de vocês! Que a gente se reencontre nos palcos, nas praças, nos arraiás. São mais de três décadas de estrada e ainda temos muito pra viver juntos. Me acompanhem nas redes sociais, @aduiliomendes , e vejam onde estou e venham me dar um abraço. Vou estar sempre de braços abertos pra vocês!

BNews Natal

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto de Lei prevê criação do Núcleo de Assistência à Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down em Natal

Fotos: Elpídio Júnior

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19), o Projeto de Lei n° 91/2023 de autoria do vereador Raniere Barbosa (Sem Partido) que dispõe sobre a criação do Núcleo de Assistência à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a pessoa com Síndrome de Down na capital potiguar. Acatada em segunda discussão, a proposta segue agora para sanção do Executivo.

De acordo com a redação, a iniciativa promoverá ações de inclusão social, ações e programas de inclusão em modalidades esportivas e musicais, atendimento médico e agendamento de consultas na rede pública municipal, atendimento psicossocial, psicomotricidade/educação física, fonoaudiólogo, pediatra; fisioterapia e apoio psicológico.

“O Center of Diseases Control and Prevention (CDC), Órgão ligado ao Governo dos Estados Unidos, uma criança a cada 44 nascidas tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mostrando incremento significativo ao longo do tempo. Há alguns anos, ocorria um caso para cada 500 crianças. A estimativa é que, em todo o mundo, 70 milhões de pessoas tenham TEA, sendo 2 milhões no Brasil”, disse Raniere Barbosa ao defender a matéria, acrescentando:

“A falta de atendimento à pessoa diagnosticada com TEA é crescente em meio aos sistemas educacionais e de saúde pública, sendo verificada a necessidade de criação de um centro referencial. Aliás, o desconhecimento geral da população sobre o tema ainda é muito grande e a falta de políticas públicas relacionadas a essa parte da população ainda é evidente. Portanto, um Núcleo de Assistência para a pessoa com TEA, administrado pelo Poder Executivo Municipal, será um instrumento importante para a promoção da inclusão social em nossa cidade”.

Também na pauta social, recebeu parecer favorável, em segunda discussão, o PL 207/2023, apresentado pelo vereador Daniel Valença (PT), que altera a Lei nº 7.205 e regulamenta a concessão de Benefícios Eventuais no âmbito da Política de Assistência Social no município. Na prática, a proposta vai aumentar o tempo de concessão do benefício para 24 meses, cabendo a manutenção do benefício enquanto as condições de vulnerabilidade permanecerem ou até que o direito à moradia seja provido por alguma política de habitação.

“No decorrer da elaboração deste PL, o estado do Rio Grande do Norte passou por crise no campo da segurança pública que, até o momento, gerou cerca de 290 ocorrências. Propusemos, então, alterar a Lei para incluir dispositivos que abarquem, nas situações de vulnerabilidade transitória, aptas a receber os benefícios legais, as pessoas vitimadas por ataques criminosos que destruíram suas moradias, meios pessoais de transporte ou meios de subsistência. Além disso, em contato com os movimentos e pessoas que se encontram nessa situação, recebemos informações de que os aluguéis sociais de parte considerável dos beneficiários em breve alcançará o prazo limite de 12 meses”, informou Daniel.

Mais três projetos foram aprovados em segunda discussão: PL 152/2022, do vereador Aldo Clemente (PSDB), sobre a obrigatoriedade das operadoras de planos e seguros privados de saúde que atuam no Município do Natal fornecer ao consumidor comprovante de negativa de cobertura de serviço e/ou procedimento médico, PL 175/2022, da vereadora Ana Paula (SD), que institui a rede municipal de acolhida e proteção às crianças órfãs do feminicídio e vítimas de violência doméstica, e o PL 574/2022, do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), sobre o direito de toda mulher a ter acompanhante, pessoa de sua escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 90 municípios do RN; veja lista

Foto: Freepik

O Rio Grande do Norte segue com alerta de perigo potencial para chuvas intensas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 90 municípios potiguares, incluindo Natal, estão inseridos no aviso que se estende até às 10 horas da manhã deste domingo (2).

Segundo o que é mostrado pelo instituto, essas cidades podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem alcançar os 60 km/h. Ainda há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Um alerta laranja também está emitido para o RN, mas atinge apenas os municípios de Doutor Severiano, São Miguel e Venha-Ver, todos no Oeste Potiguar. Essas cidades podem ser atingidas por chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Chuvas nas última 24 horas

O boletim da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apontou chuva de 219 milímetros no município de Olho d’Água do Borges, no Oeste Potiguar, entre 7h da manhã de sexta-feira (28) e 7h da manhã deste sábado (1º). Essa foi o maior volume registrado no estado durante esse período.

Em Natal, a precipitação registrada foi de apenas 5,5 milímetros. No Leste Potiguar, o maior volume foi em Pureza, com 49,6 mm. Já no Agreste Potiguar, o maior acúmulo foi em João Câmara, com 25,2. Na Central Potiguar, Florânia teve 16,8 mm.

Confira a lista do municípios em alerta amarelo

  1. Assú
  2. Afonso Bezerra
  3. Água Nova
  4. Alexandria
  5. Almino Afonso
  6. Alto do Rodrigues
  7. Antônio Martins
  8. Apodi
  9. Areia Branca
  10. Campo Grande
  11. Baraúna
  12. Bento Fernandes
  13. Caiçara do Norte
  14. Caiçara do Rio do Vento
  15. Caraúbas
  16. Carnaubais
  17. Ceará-Mirim
  18. Coronel João Pessoa
  19. Doutor Severiano
  20. Encanto
  21. Extremoz
  22. Felipe Guerra
  23. Francisco Dantas
  24. Frutuoso Gomes
  25. Galinhos
  26. Governador Dix-Sept Rosado
  27. Grossos
  28. Guamaré
  29. Ielmo Marinho
  30. Itaú
  31. Jandaíra
  32. Jardim de Angicos
  33. João Câmara
  34. José da Penha
  35. Lajes
  36. Lucrécia
  37. Luís Gomes
  38. Macaíba
  39. Macau
  40. Major Sales
  41. Marcelino Vieira
  42. Martins
  43. Maxaranguape
  44. Mossoró
  45. Natal
  46. Nísia Floresta
  47. Olho d’Água do Borges
  48. Paraná
  49. Parazinho
  50. Parnamirim
  51. Patu
  52. Pau dos Ferros
  53. Pedra Grande
  54. Pedra Preta
  55. Pedro Avelino
  56. Pendências
  57. Pilões
  58. Poço Branco
  59. Portalegre
  60. Porto do Mangue
  61. Pureza
  62. Rafael Fernandes
  63. Rafael Godeiro
  64. Riacho da Cruz
  65. Riacho de Santana
  66. Riachuelo
  67. Rio do Fogo
  68. Rodolfo Fernandes
  69. Santa Maria
  70. São Bento do Norte
  71. São Francisco do Oeste
  72. São Gonçalo do Amarante
  73. São José de Mipibu
  74. São Miguel
  75. São Miguel do Gostoso
  76. São Pedro
  77. Senador Georgino Avelino
  78. Serra do Mel
  79. Serrinha dos Pintos
  80. Severiano Melo
  81. Taboleiro Grande
  82. Taipu
  83. Tenente Ananias
  84. Tibau
  85. Touros
  86. Umarizal
  87. Upanema
  88. Venha-Ver
  89. Vera Cruz
  90. Viçosa

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura define normas para comércio em Ponta Negra nas festas de fim de ano

Natal está preparada para celebrar as festas de fim de ano com organização e segurança | Foto: Divulgação Secult

Natal está preparada para celebrar as festas de fim de ano com organização e segurança. A Prefeitura do Natal já iniciou as ações necessárias para garantir o sucesso do evento, que acontece especialmente na Praia de Ponta Negra, um dos principais pontos de encontro para as festividades.

As Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Serviços Urbanos (Semsur) são as responsáveis pelo reordenamento dos ambulantes e quiosqueiros, enquanto a Semsur também cuida da iluminação e organização do espaço. Em conjunto com a pasta da Cultura (Funcarte), foram definidos os trechos disponíveis para o trabalho dos comerciantes informais. E ainda, as regras para garantir a organização e segurança do evento.

Nesta quarta-feira (25), a fiscalização ambiental da Semurb e da Semsur estiveram na praia para refinar as informações e reorganizar os trabalhadores. Na manhã da sexta-feira (27), o comércio informal será estruturado nos locais autorizados, em preparação para o primeiro show da programação.

De acordo com informações do supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, “durante todo o período de festas, equipes da Semurb, Semsur e Guarda Municipal estarão de plantão diário em Ponta Negra para garantir o cumprimento das normas e o bem-estar dos frequentadores”, disse.

A montagem da estrutura para o Réveillon 2024 em Ponta Negra teve início no último dia 11 de dezembro. Um palco foi instalado na praia, onde serão realizados shows que prometem marcar a virada do ano. Neste ano, o evento terá um enfoque especial em inclusão e acessibilidade, com áreas reservadas para pessoas com deficiência (PCD), incluindo um deck VIP adaptado para cadeirantes.

A segurança também será prioridade. Além de um robusto sistema de monitoramento e segurança privada, o evento contará com revistas na entrada, a presença da Guarda Municipal, ambulâncias 4×4 e um QG de segurança montado na Rua Erivan França. Este QG centralizará informações e equipes como o Corpo de Bombeiros e unidades de atendimento básico e emergencial em saúde.

Algumas regras específicas foram estabelecidas para garantir a organização e segurança do evento, entre elas:

  1. Regras para o ComércioProibição de atividade comercial na rua Francisco Gurgel para estacionários ou ambulantes
  2. Interdição do calçadão entre o Hotel Manary e o quiosque 28 para qualquer tipo de comércio ambulante
  3. Permissão para instalação comercial na faixa de areia no pórtico norte e por trás do palco, entre os quiosques 22 e 23
  4. Ambulantes com bebidas não poderão entrar, devido à exclusividade do vencedor do edital do evento
  5. Venda estacionária de bebidas (cerveja, refrigerante, água mineral em lata ou garrafa plástica) será realizada em tendas organizadas dentro do evento
  6. Apenas ambulantes cadastrados pela Semurb ou pela Semsur poderão atuar no local
  7. Venda de alimentos será proibida no calçadão e na área interna do evento

 

Opinião dos leitores

  1. vai durar só um verão, igual quando fizeram os quiosques… agora tá lá, tudo uma bagunça!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

No RN, 81% dos prefeitos eleitos são alinhados a ideologias de centro e direita

Foto: Tânia Rêgo

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, a maioria dos prefeitos eleitos são de partidos que se identificam com o espectro político de centro. Ao todo, 86 prefeituras serão lideradas por gestores de partidos de centro, enquanto 49 comandadas por prefeitos alinhados à direita, 18 por partidos de centro-esquerda e 7 por partidos de esquerda. Outros 6 municípios têm prefeitos que se identificam com uma visão política independente. A análise foi realizada com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

A única cidade não incluída no estudo foi Natal. Isso porque a capital potiguar ainda não possui um prefeito definido, aguardando o 2° turno das eleições municipais de 2024 para consolidar sua liderança executiva.

Esses números revelam um cenário político predominantemente conservador no Rio Grande do Norte. A soma das prefeituras de centro e de direita mostra que 81% dos municípios do estado são governados por partidos alinhados a ideologias de centro-direita, enquanto apenas 15% dos municípios estão sob a liderança de prefeitos de partidos identificados com a centro-esquerda e a esquerda.

Agora, o partido que lidera o número de prefeituras no estado é o MDB, com 45, considerado de centro. Posteriormente aparece o União, com 27; PSD (21); PP (20); PL (18); PSDB (15); PT (7); PODEMOS (6); Republicanos (4)/ Solidariedade (1); PDT (1); e PSB (1)

Municípios

Acari – Fernando Antonino (PODE)
Afonso Bezerra – Haroldo de Jango (União)
Água Nova – Netinho Macário (União)
Alexandria – Raimundinho (PSD)
Almino Afonso – Dra Jéssica Amorim (MDB)
Alto do Rodrigues – Dra. Raquel (PP)
Angicos – Pinheiro (MDB):
Antônio Martins – Jessica Iris (PSD)
Apodi – Sabino (MDB)
Areia Branca – Souza (UNIÃO)
Arez – Bergson (PL)
Assú – Dr Lula (REPUBLICANOS)
Baía Formosa – Camila Melo (MDB)
Baraúna – Divanize Oliveira (PSD)
Barcelona – Fabiano de Vavá (PL)
Bento Fernandes – Berguinho da Saúde (MDB)
Boa Saúde – João Maria Mesquita (MDB)
Bodó – Horison Jose (PL)
Bom Jesus – Nilson Peças (PL)
Brejinho – Jeferson Gomes (MDB)
Caicó – Dr. Tadeu (PSDB)
Caiçara do Norte – Pilola (PSDB)
Caiçara do Rio do Vento – Ceica Lisboa (UNIÃO)
Campo Grande – Bibi de Nenca (MDB)
Campo Redondo – Dr Renam (PSDB)
Caraúbas – Givago Barreto (PSDB
Carnaubais – Dr Gleudinho (PL)
Carnaúba dos Dantas – Kleyton Dantas (MDB)
Canguaretama – Leandro Varela (MDB)
Ceará-Mirim – Antonio Henrique (PSD)
Cerro Corá – Maciel de Doca (MDB)
Coronel Ezequiel – Thales Farias (PL)
Coronel João Pessoa – Fátima (União)
Cruzeta – Joaquim de Medeirinho (União)
Currais Novos – Lucas (PT)
Doutor Severiano – Maria de Fátima (PSD)
Encanto – Alberone (PL)
Equador – Professor Cletson (MDB)
Espírito Santo – Fá de Rivaldinho (PSDB)
Extremoz – Jussara Sales (PL)
Felipe Guerra – Salomão Gomes (PP)
Fernando Pedroza – João de Chota (MDB)
Florânia – Galo de Florãnia (PSDB)
Francisco Dantas – José Adolfo (PODE)
Frutuoso Gomes – Ismael Juvêncio (MDB)
Galinhos – Hudson Matias (PSDB)
Goianinha – Bira (PP)
Governador Dix-Sept Rosado – Artur Vale (União)
Grossos – Cinthia Sonale (União)
Guamaré – Hélio de Mundinho (PSDB)
Ielmo Marinho – Fernando de Canto de Moça (MDB)
Ipanguaçu – Jeferson (PL)
Ipueira – Ademir Medeiros (MDB)
Itajá – Joãozinho (PP)
Itaú – Dr André Júnior (PP)
Jaçanã – Uady (União)
Jandaíra – Reginaldo Vitorino (PT)
Janduís – Elvécio Gurgel (PT)
Japi – Simone Silva (MDB)
Jardim de Angicos – Carlinhos (União)
Jardim de Piranhas – Rogério Couro Filho (MDB)
Jardim do Seridó – Silvana de Lalá (Republicanos)
João Câmara – Aize (PSDB)
João Dias – Fatinha de Marcelo (União)
José da Penha – Jairo Mafaldo (PT)
Jucurutu – Iogo Queiroz (PSDB)
Jundiá – Galego dos Touros (MDB)
Lagoa d’Anta – João Paulo Lopes (MDB)
Lagoa de Pedras – Janaina de Salin (União)
Lagoa de Velhos – Nildo Galdino (PSD)
Lagoa Nova – Iranildo Aciole (Republicanos)
Lagoa Salgada – Canindé Justino (PSDB)
Lajes – Felipe Menezes (MDB)
Lajes Pintadas – Luciano Cunha (PL)
Lucrécia – Waltinho (PP)
Luís Gomes – Tututa (MDB)
Macaíba – Emídio Jr (PP)
Macau – Flavinha Veras (PDT)
Major Sales – Maria Elce (MDB)
Marcelino Vieira – Dibed (PODE)
Martins – César Móveis (PSB)
Maxaranguape – Professora Nira (PSD)
Messias Targino – Arthur Targino (PP)
Montanhas – Antonio Neto (PP)
Monte Alegre – André Rodrigues (MDB)
Monte das Gameleiras – Jeferson (PP
Mossoró – Allyson (UNIÃO)
Natal – 2° turno entre Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT)
Nísia Floresta – Gustavo (PL)
Nova Cruz – Joquinha Nogueira (MDB)
Olho D’Água do Borges – Antonimar Amorim (UNIÃO)
Ouro Branco – Samuel Souto (PL)
Paraná – Josiene (MDB)
Paraú – Júnior Evaristo (PP)
Parazinho – Rita (União)
Parelhas – Tiago Almeida (PSDB)
Parnamirim – Profa. Nilda (SOLIDARIEDADE)
Passa e Fica – Flaviano (PSD)
Passagem – Wedna Mendonça (PP)
Patu – Dr Ednardo (MDB)
Pau dos Ferros – Marianna Almeida (PSD)
Pedra Grande – Pedro Henrique (PSDB)
Pedra Preta – Luiz de Haroldo (PSDB)
Pedro Avelino – Marina (MDB)
Pedro Velho – Júnior Balada (UNIÃO)
Pendências – Dra Lays (MDB)
Pilões – Lena de Céu (MDB)
Poço Branco – Edinho (PSD)
Portalegre – Zé Augusto (UNIÃO)
Porto do Mangue – Dino (REPUBLICANOS)
Pureza – Ricardo Brito (MDB)
Rafael Fernandes – Benilton Anastacio (UNIÃO)
Rafael Godeiro – Ludmila Amorim (MDB)
Riacho da Cruz – Marcos Aurélio (PP)
Riacho de Santana – Dr Cássio (PP)
Riachuelo – Joca Basílio (PODE)
Rio do Fogo – Márcio de Cici (PSD)
Rodolfo Fernandes – Claudinha (PL)
Ruy Barbosa – Raniere Moura (PL)
Santa Cruz – Aninha de Cleide (MDB)
Santa Maria – Dr Raniery (PT)
Santana do Matos – Claylton de Oton (UNIÃO)
Santana do Seridó – Tatiana (PODE)
Santo Antônio – Raulison Ribeiro (MDB)
São Bento do Norte – Dão Agricultor (MDB)
São Bento do Trairi – Rafal Matias (PSD)
São Fernando – Genilson Maia (PT)
São Francisco do Oeste – Gisely Porfirio (União)
São Gonçalo do Amarante – Jaime Calado (PSD)
São João do Sabugi – Aníbal Pereira (MDB)
São José de Mipibu – Zé Figueiredo (PSD)
São José do Campestre – Eribaldo Pinguim (MDB)
São Miguel – Dr. Leandro (União)
São Miguel do Gostoso – Leo de Doquinha (PSD)
São Paulo do Potengi – Pacelli (MDB)
São Pedro – Serrinha (Pode)
São Rafael – Canindé da Farmácia (União)
São Tomé – Gá (PL)
São Vicente – Jane Maria (MDB)
Senador Elói de Souza -Juninho de Kerginaldo (MDB)
Senador Georgino Avelino – Antônio Freire (MDB)
Serra Caiada – Joãozinho Furtado (PSDB)
Serra de São Bento – Lena Morais (MDB)
Serra do Mel – Kênio Azevedo (PP)
Serra Negra do Norte – Acácio (PSD)
Serrinha – Kauanny Terto (MDB)
Serrinha dos Pintos – Rosânia (União)
Severiano Melo – Jacinto Carvalho (União)
Sítio Novo – Andrezza Brasil (PT)
Taboleiro Grande – Klebinha (PSD)
Taipu – Louvado (PSD)
Tangará – Augusto Alves (PSD)
Tenente Ananias – Dayane (PL)
Tenente Laurentino Cruz – Inacio Macedo (PP)
Tibau – Lidiane Marques (União)
Tibau do Sul – Valdenício Costa (PL)
Timbaúba dos Batistas – Ivanildinho (PP)
Touros – Pedro Filho (PSD)
Triunfo Potiguar – Darkinha (PP)
Umarizal – Raimundo Pezão (PP)
Upanema – Renan (PP)
Venha-Ver – Dr. Cleiton (PL)
Vera Cruz – Junior Marchante (União)
Viçosa – Ramon (União)
Vila Flor – Thuane Souza (MDB)

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

    1. Araújo: pessoa portadore de analfabetismo funcional nazifacista da esquerda brasileira!

    2. Comentário grosseiro e sem propósito,digno de quem tem o coração impregnado de raiva do mundo. Procura atendimento no SUS seu caso ainda pode ter solução!

  1. Como esse mesmo Estado elege uma petista impopular que quase não se elege para o Senado em primeiro turno para o governo? Eu hein… #ContagemPublicaDeVotos #LeiConstitucional

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulher com útero duplo descobre estar grávida em ambos, e caso chama atenção por raridade: ‘1 em 50 milhões’

Foto: reprodução

Uma mulher do Alabama, nos Estados Unidos, nasceu com dois úteros — e agora está grávida de gêmeos, que estão alojados em cada uma de suas cavidades uterinas, conforme divulgado pelo canal local WVTM 13. Kelsey Hatcher, 32, contou a sua história nas redes sociais. Ela afirmou que desde os 17 anos sabe que possui um útero didelfo, ou seja, duplo.

O que é o útero duplo?

De acordo com a Mayo Clinic, organização americana sem fins lucrativos, um útero didelfo é definido como uma malformação uterina rara que ocorre ainda durante o desenvolvimento de um feto do sexo feminino. Nessa fase, o útero começa como dois pequenos “tubos”. Depois, eles se unem e formam o órgão. No entanto, é possível que esses tubos não se unam completamente, e dois úteros são desenvolvidos.

Quão raro é?

Em entrevista ao WVTM 13, o médico Richard Davis, especialista em gestações de alto risco, afirmou que apenas 0,3% das mulheres nascem com esta malformação. Já Shweta Patel, que acompanha o caso de Kelsey, pontuou que a gravidez dela é “muito rara”, e que profissionais conseguem passar “uma carreira inteira sem ver nada parecido com isso”, motivo pelo qual a gestação dela será tema de um estudo de caso.

Ainda segundo Shweta Patel, “o mais provável é que os espermatozoides tenham subido para cada útero, e que a fertilização tenha ocorrido separadamente”. Um útero duplo, segundo especialistas ouvidos pela ABC, está frequentemente associado a um alto risco de complicações. Kelsey, no entanto, já é mãe de três crianças, e seus primeiros filhos nasceram saudáveis e em fim de gestação.

Foi durante um ultrassom de rotina realizado em maio que Kelsey descobriu não só que estava grávida de gêmeos, mas que cada feto estava em um útero diferente. Nas redes sociais, ela afirmou ter ficado “maravilhada” e que, com o marido, Caleb, “riu muito”. Ela disse, ainda, que os médicos lhe informaram que havia uma possibilidade em 50 milhões de este tipo de caso ocorrer.

Não é a primeira vez

O caso mais conhecido ocorreu em Bangladesh, em 2019, quando Arifa Sultana, então com 20 anos, deu à luz a dois bebês saudáveis com 26 dias de intervalo. Kelsey, por sua vez, espera poder ter os dois bebês naturalmente na data prevista para o parto, que é o dia de Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Pelo menos oito pessoas perdem olho após mutirão de cirurgia de catarata em Parelhas

Cabelereira Izabel Maria perdeu a visão do olho esquerdo — Foto: Divulgação

Pelo menos oito pessoas perderam o globo ocular após um mutirão de procedimentos cirúrgicos de catarata na cidade de Parelhas, localizada na região Seridó do Rio Grande do Norte, entre os dias 27 e 28 de setembro. O município instaurou um inquérito civil para apurar o problema, causado por complicações derivadas da endofmaltite, infecção causada pela bactéria Enterobacter cloacae, comumente encontrada em fezes, e incomum no meio hospitalar. As informações foram confirmadas nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Administração da cidade, que atua de forma integrada com a Secretaria de Saúde e a Procuradoria Geral de Parelhas na apuração do caso.

De acordo com a secretária de administração de Parelhas, Patrícia Gambarra, as oito vítimas estão recebendo assistência por parte do município, com a previsão da entrega de próteses para. Com relação aos demais, Patrícia Gambarra informou que quatro realizaram uma vitrectomia (realizado para a substituícão de gel localizado dentro do olho, o que ajuda na recuperação da visão) em clínicas particulares nas cidades de Natal e Parnamirim. e outros três ainda não passaram pelo procedimento, mas seguem em acompanhamento médico. “O município arcou com os custos para com os pacientes que desejaram realizar o procedimento no sistema particular. Eles estão com médicos particulares”, informou.

Sobre o processo investigativo para apontar o que causou a infecção, ela explicou que um possível padrão de contaminação foi explorado, mas não foi constatado. “Não foram os primeiros pacientes e nem os últimos pacientes. Não houve uma ordem sequencial entre quais foram contaminados. Nenhum dos pacientes que participaram do mutirão no dia 28, sábado, tiveram qualquer tipo de infecção. Eles estão muito bem e vendo perfeitamente. Todos esses pontos foram levantados”, relatou.

Nesta terça-feira, foram ouvidas colaboradores da maternidade Dr. Graciliano Lordão, local dos procedimentos cirurgicos, além das pessoas afetadas. Ainda de acordo com a secretária, a empresa que realizou os procedimentos foi contratada por meio de um processo licitatório através de credenciamento realizado pelo portal de compas públicas do Governo Federal. Ela afirmou ainda que a contratação custou R$ 59 mil e veio por meio de recursos do município. “Esse valor ainda não foi pago. Só será quando todo o procedimento estiver finalizado. Apenas pagamos R$ 5 mil reais à maternidade para a utilização do espaço (onde ocorreram os procedimentos), já que a maternidade não é municipal e sim filantrópica”, disse.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Nesse tudo acaba em pizza, nada apurado, ninguém punido. Esse será mais um caso a ser varrido para baixo do tapete.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

BBB23: Gabriel e Paula são os vencedores da Casa de Vidro e entram no reality

Foto: Reprodução.

Gabriel Tavares e Paula Freitas são os primeiros nomes confirmados do Big Brother Brasil 23. Os dois foram os ganhadores da votação da Casa de Vidro. Ficaram de fora do programa o médico psiquiatra Manoel e a empresária Giovanna Leão.

Os nomes foram anunciados na manhã desta quinta-feira (12). Os outros participantes do reality show da Rede Globo serão anunciados no decorrer do dia.

Conheça os participantes:

Gabriel Tavares

Gabriel tem 24 anos e é de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Cresceu com pais separados, mas que sempre tiveram uma boa relação. Enquanto a mãe o mimava, o pai colocava seus pés no chão. Fez faculdade de Administração em São Paulo, mas com o tempo percebeu que o mundo “terno e gravata” não era para ele. Na pandemia, passou um período no interior e resolveu “virar a chave”. Mudou-se para Florianópolis, começou a investir na carreira de modelo e hoje, além da profissão, administra alguns imóveis da família para complementar a renda.

Paula Freitas

Natural de Jacundá, no Pará, a biomédica Paula tem 28 anos e trabalha em um laboratório de análises clínicas de sua cidade. Teve uma infância permeada por boas lembranças nas ruas da pequena Jacundá. Aos 16 anos, saiu da cidade para estudar em Goiânia e, aos 20, voltou para a terra natal em função das responsabilidades que tinha em casa. Tem muito orgulho de sempre ter cuidado da mãe e de ter pagado a faculdade do irmão. Depois de um namoro de seis anos, está curtindo a solteirice.

Por IstoÉGente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

FOTOS: Pacientes de médico preso mostram deformações após plásticas

Fotos: Cedidas

Fernanda Almeida, de 24 anos, sempre sonhou em colocar silicone. Queria ostentar seios fartos, “bem com cara de silicone mesmo”, como faz questão enfatizar. Trabalhava como vendedora em 2020, e juntou cada salário, cada comissão e ainda fazia bolo de pote para aumentar a renda e realizar o sonho do silicone próprio.

“Sabe o que é não gastar com nada? Não comprei roupa de Natal, de Ano Novo, não saía, nada. Tudo para juntar dinheiro para a cirurgia”, diz ela, sobre os R$ 8,1 mil cobrados pela cirurgia no Hospital Santa Branca, do cirurgião plástico Bolívar Guerrero Silva – preso esta semana sob suspeita de manter uma paciente em cárcere privado, segundo a polícia.

A realização do sonho veio em janeiro de 2021. Ocorreu tudo bem na cirurgia, e Fernanda teve alta no mesmo dia. Mas, com o passar do tempo, achou os seios meio tortos. Ouviu que deveria esperar, que o local estava inchado e o resultado iria melhorar. Ela reclamou do resultado e ouviu que poderia fazer um retoque, mas, para isso, deveria pagar mais R$ 3,1 mil.

O tratamento também mudou. Foi mais rude, impaciente, com direito a ouvir: “Essa aí tá gostando de fazer cirurgia”, de uma anestesista. O retoque não melhorou a situação. O peito até subiu, deixou de ficar caído, mas ficou um mais alto do que o outro. A auréola do seio também ficou uma mais cortada do que a outra e em sentidos diferentes, uma mais acima.

“Fiquei horrível, com uma cicatriz horrorosa, além de ter tido problemas nos pontos, que abriram e não paravam de sair líquido. Foi um dinheiro jogado fora. Sonhava em ostentar um decote e, hoje, ando mais tapada do que antes da cirurgia. Tenho vergonha”, diz.

Vergonha também é o que sente a dona de casa Ana Cláudia Pedrosa Rodrigues, de 49 anos. Do sonho de transformar o corpo, ela quase perdeu a vida e teve o umbigo, a barriga e a região do baixo ventre deformados. “Sempre fui gordinha, mas queria ser ajeitadinha, ficar bonita. Mas em vez disso, fiquei sem umbigo, minha barriga é deformada, dura, e desenvolvi uma série de problemas, inclusive psicológicos, de ansiedade, diz.

Ana Cláudia operou com Bolívar Guerrero em 2019. Foi fazer abdominoplastia e as mamas. Mas, quatro dias depois, já em casa, começou a passar mal, gritando de dor. Teve convulsão, foi levada para um UPA, onde foi constatada uma infecção generalizada.

Foi parar no CTI, onde teve duas paradas cardíacas. A hospitalização durou três meses, com muita dor, dificuldade para fechar o abdômen e com parte da pele necrosada. “Fiquei muito arrependida, com sequelas e faço acompanhamento neurológico até hoje. Já pensei em operar para tentar melhorar, fazer outro umbigo, mas prefiro não mexer em mais nada”, diz ela que é uma das oitos ex-pacientes que esteve na Delegacia da Mulher para depor contra o médico.

A prisão do médico

Bolivar foi preso na última segunda-feira (18), quando estava dentro do centro cirúrgico do Hospital Santa Branca, em Duque de Caxias. Segundo a polícia, ele mantinha uma mulher em cárcere privado depois que ela teve complicações depois de uma cirurgia de abdominoplastia e está em estado grave.

Leia mais: Médico é preso por manter paciente em cárcere privado em hospital no RJ, após complicações em cirurgia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Jaime Calado articula parceria com FIERN para qualificação profissional em São Gonçalo

Foto: Divulgação

O prefeito Jaime Calado reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (5), com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz. O encontro ocorreu na sede da instituição, em Natal, e teve como foco principal o fortalecimento da educação e da qualificação profissional no município de São Gonçalo do Amarante.

Durante a reunião, o prefeito destacou a importância de firmar parcerias com o sistema FIERN, em especial com o SENAI, para ampliar as oportunidades de capacitação técnica e formação bilíngue para a população. A ação visa contribuir diretamente para a geração de emprego e renda, com foco na melhoria das condições profissionais dos cidadãos são-gonçalenses.

Além da qualificação, o prefeito Jaime Calado apresentou o Distrito Empresarial de São Gonçalo do Amarante como área estratégica para receber novos investimentos. Localizado nas proximidades do Aeroporto Internacional, o distrito tem grande potencial para atrair empresas de diversos setores, beneficiando a economia local. Durante a reunião, também foi mencionada a possibilidade de implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o que tornaria o município ainda mais competitivo para investidores nacionais e internacionais.

Além da equipe da Fiern, participaram da reunião o procurador-geral do município, Leonardo Braz, e o secretário-chefe do Gabinete Civil, Mário David.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *