Agendão

Comunidade Católica Maria Mater realiza II Bazar de Natal

Cedida

 

A Comunidade Católica Maria Mater, uma associação cristã sem fins lucrativos, realizará hoje (6) e amanhã (7)de dezembro o “II Bazar de Natal”. O evento acontecerá na rua Ceará Mirim, 260 – Tirol, na sede da Maria Mater.

“Realizaremos o II Bazar de Natal no formato presencial, com a exposição das peças e a presença dos artesãos, com artigos de preço justo e parte da renda será revertida para a comunidade católica”, explica a organizadora Kaliny Goes.

À frente da Maria Mater, Rejane Rodrigues coordena o funcionamento das atividades e destaca a importância do evento para a manutenção da sede e dos trabalhos realizados pela comunidade.

“O Bazar ajudará com os recursos que precisamos para continuar nossas ações diárias aqui na casa”, ressalta.

A Maria Mater é uma comunidade de utilidade pública missionária, ligada à Arquidiocese e Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, tendo como ponto forte à Adoração Perpétua.

Comunidade Maria Mater

Fundada em 31 de maio de 1995, a Comunidade tem caráter Espiritual, Social, e Cultural. Atua em um novo chamado de Espiritualidade com Batismo no Espírito Santo e Renovação Carismática Católica. 

Além de desenvolver atividades catequéticas em bairros carentespresta assistência espiritual/psicológica através de grupos de oração e ou individualmente, acolhe com estadia e alimentação pessoas vindas de cidades vizinhas para Adoração à Jesus Eucarístico. Mensalmente são distribuídas cestas básicas entre outras ações. Por ser uma instituição sem renda própria, durante todo ano realizamos Eventos com objetivo de angariar fundos para manutenção da Comunidade. 

Daí, mais um evento, O II Bazar de Natal, estará sendo realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, na própria 

Comunidade com a participação de vários artesãos como fios da Kaká, conlinhas, melogarte, cedro, divino bolo entre outros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Globo defende Mônica Waldvogel após críticas por fala sobre ligação do PT com o Hamas

Foto: Daniela Toviansky/Globo

Após críticas nas redes sociais, a Globo defendeu a jornalista Mônica Waldvogel, que nesta segunda-feira (9), falou no Em Ponto, da GloboNews, sobre uma suposta ligação entre o PT (Partido dos Trabalhadores) e o Hamas. O grupo terrorista atacou Israel no sábado (7) e desencadeou uma troca de ataques na região do Oriente Médio.

Durante a cobertura sobre o conflito, a âncora do matinal afirmou que esse suposto vínculo entre o partido e o grupo terrorista é o que teria levado o governo brasileiro —liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, que é do PT— a não repudiar diretamente os ataques do grupo.

“Um dos pontos que chamaram a atenção foi o fato de que o governo brasileiro procurou não mencionar o nome do grupo Hamas. Há relações de parte do Partido dos Trabalhadores, de encarar como resistência, por causa do fato de que não há negociações para oferecer o melhor status para a Palestina”, disse a jornalista.

O vídeo viralizou. Nomes ligados à esquerda na internet criticaram a fala e afirmaram ser uma notícia falsa. Nos bastidores, deputados do PT também se queixaram com jornalistas do canal de notícias da Globo em Brasília.

Procurado pelo F5, o PT não se pronunciou sobre a afirmação de Mônica Waldvogel. Já a Globo diz que não houve erro e que a informação é verdadeira.

Segundo a emissora, em 2021, alguns deputados do PT divulgaram um manifesto defendendo o Hamas como resistência a Israel, que não negociaria para que o povo palestino tivesse paz.

A emissora diz que a apresentadora vai voltar ao assunto na próxima edição do programa, na terça-feira (10), para explicar o que quis dizer.

F5 – Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. É tão falsa igual a Lula ser contra o aborto e legalização das drogas. A repórter só falou a verdade. Infelizmente, deve perder o emprego. O PT não vai bancar a globo pra falar a verdade sobre a quadrilha, tem que omitir. Cadê as imagens de Roma? Quem matou Mariele? Quem organizou a festa em Israel? Ninguém fala mais?

  2. Hoje em dia é assim… Se você defende seu ponto de vista ou fala a verdade, sobre determinado assunto e se for contrário ao posicionamento de certos grupos, pronto você é taxado de tudo que é ruim…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Surfistas potiguares têm aparelhos eletrônicos e dinheiro furtados após quarto de hotel ser invadido no Peru

Foto: Reprodução

Dois jovens surfistas brasileiros tiveram o quarto de hotel invadido na cidade de Huanchaco, no Peru, que sedia uma etapa do circuito mundial Pro Junior, homologado pela World Surf League (WSL). Os potiguares Samuel Joquinha e Kayan Medeiros tiveram equipamentos e dinheiro furtados e lamentaram o incidente em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (21).

“Foi uma situação bem chata, bem constrangedora”, falou Kayan, 20 anos. “Durante a manhã, a gente saiu para tomar café, como todos os dias, e quando retornamos para o nosso quarto, vimos que o quarto estava arrombado. Todas as nossas coisas estavam jogadas no chão”, contou.

Segundo Kayan, o ladrão levou um computador MacBook, uma câmera, duas lentes, duas baterias, carregadores, além de US$ 400 e R$ 2 mil que estavam dentro de uma pochete. “Nunca na vida esperamos passar por isso”.

Câmeras e lentes foram furtadas do quarto — Foto: CedidaCâmeras e lentes foram furtadas do quarto — Foto: Cedida

O suspeito teria se hospedado no quarto ao lado dos surfistas, e uma falha na estrutura do hotel teria facilitado o acesso do ladrão, segundo os surfistas.

Kayan lembrou do “momento de pânico, de aflição, que a gente não sabia o que fazer”, e do apoio que recebeu de outros brasileiros que estavam no hotel.

“Espero que nunca mais aconteça isso. É uma situação que a gentre não deseja a ninguém, ainda mais estando fora do nosso país, que não é a nossa língua. Graças a Deus estamos bem fisicamente e vamos recuperar”, finalizou.

Samuel, que é filho do ex-surfista profissional Joca Júnior, que já foi campeão brasileiro, já havia disputado o torneio no Peru quando ocorreu o crime, enquanto Kayan havia apenas filmado o surfista nesta competição. Nenhuma prancha foi levada. Os dois retornam neste sábado a Natal.

g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara de Natal aprova regras para descarte correto de vidro

Os vereadores de Natal se reuniram em sessão plenária nesta quarta-feira (10) e aprovaram seis projetos de lei em segunda discussão, além de conceder um título honorífico.

Entre as matérias aprovadas está o Projeto de Lei nº 827/2021, do vereador Luciano Nascimento (PSD), que estabelece regras para o descarte correto de fragmentos e cacos de vidro no lixo doméstico e comercial. “A reciclagem desse material requer maior cuidado para ser coletado e é isso que a gente pede nesse projeto, para que o trabalhador da limpeza pública tenha sua integridade física preservada, evitando acidentes”, explicou o parlamentar.

Outra iniciativa aprovada foi o PL nº 382/2024, do vereador Tércio Tinoco (União), que cria o Programa “Direito na Escola”, voltado a levar educação jurídica e cidadania às unidades de ensino da capital. “São palestras sobre direito e cidadania para que nossas crianças cresçam sabendo sobre seus direitos, exercendo sua cidadania sem preconceitos”, destacou Tércio ao defender o projeto.

A pauta contou ainda com a aprovação do PL nº 314/2020, de autoria do vereador Robson Carvalho (União), que institui no Calendário Oficial do Município de Natal a campanha “Setembro Azul”; e o “Dia do Co Pastor Evangélico”, proposto por Camila Araújo (União). Além disso, ficou concedido o Título de Cidadão Natalense ao superintendente da InterTV Cabugi, Thiago Lajus, por proposição do vereador Aldo Clemente (PSDB).

O plenário também aprovou o PL nº 92/2022, do vereador Preto Aquino (Podemos), que dispõe sobre o remanejamento provisório de servidores públicos municipais acusados de violência doméstica e crimes correlatos; e o PL nº 306/2024, do vereador Daniel Valença (PT), que altera o conceito de “Eventos diversos de curta duração” previsto na Lei Municipal nº 7.254/2021.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura vai utilizar robôs em desobstrução e reparos na rede de drenagem de Natal

Divulgação 

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), realizou na tarde desta terça-feira (28), uma demonstração do novo equipamento que será utilizado para identificar possíveis obstruções e casos de reparo na rede de drenagem da cidade. A ação foi realizada na Zona Norte, nas proximidades da Lagoa do Santarém, e contou com a participação do prefeito Paulinho Freire, da vice-prefeita Joanna Guerra, secretários municipais e vereadores.

Durante o teste, Paulinho Freire pontuou a importância da implementação da tecnologia para melhorar as condições de infraestrutura da cidade. “Com a introdução desse novo equipamento tecnológico o processo de drenagem e da fiscalização da situação dos bueiros vai ser mais eficiente, reduzindo os riscos das obstruções dentro dos tubos e alagamentos”, afirmou o prefeito.

A Seinfra utilizará os robôs como monitores, que conseguem entrar na rede de drenagem e mostrar, por sistema de vídeo, se há objetos atrapalhando o fluxo em tubos que integram a rede. O processo também indicará se é necessário realizar algum reparo e apontará até mesmo se há ligações clandestinas.

Para a secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, a medida reforça o compromisso da Prefeitura do Natal com a prestação de um bom serviço à população. Segundo ela, serão destacados dois caminhões na Zona Norte e outros dois que serão divididos entre as Zonas Sul e Oeste do Município para realizar a fiscalização e possíveis reparos.

“Além da obstrução dos tubos e da manutenção dos canais com o auxílio dos robôs, vamos conseguir combater as ligações clandestinas e fazer o desbloqueio das tubulações nas redes de esgoto e, com isso, contribuiremos para melhorar a qualidade de vida da população”, explica Shirley Cavalcanti.

Também participaram do evento que testou os equipamentos o presidente da Câmara de Natal, vereador Eriko Jácome, o líder da bancada do prefeito na Câmara, vereador Aldo Clemente e os vereadores Daniel Santiago, Léo Sousa, Pedro Henrique e Preto Aquino.

Opinião dos leitores

  1. Tai o cenário mágico e interessante de se administrar. Lembram de Fábio Faria vendendo esses produtos??????? Pronto, é só pra ajudar os amigos ricos que se administra Natal.
    Esse Érico Jácome é outro babão burro, se incorporou num faz nada incrível, ainda quer ser Deputado , imagine aí,.? Mais um inútil na assembleia.
    Parabéns Prefeito, esse é o caminho pra chegar a ultrapassar João Pessoa,
    Natal não merece uma administração tão fraca e apática 😑

  2. Esquerdista tem redes de esgoto clandestina e está criticando a prefeitura com medo de se fiscalizado.

  3. Veja se ele coloca uns robôs pra consertar os postes da ZN, pfv. Essa gestão irresponsável está dando continuidade a anterior quer ajudar a bandidagem deixando as ruas escuras para criminosos atuarem mais seguros? Tem lugares que desde 2024 estão apagados.

  4. Hahaha agora vai dar certo mesmo, imagina qd esse auau for levado lá pras bandas da engorda de PN e vierem aquelas águas límpidas cheia de bost@ , tadinho do dog.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guerra

Grupo de 32 brasileiros é resgatado da Cisjordânia, na Palestina

Foto: Divulgação

A Operação Voltando em Paz realizou nesta quarta-feira (1°) mais uma ação para repatriar brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio, dessa vez da Cisjordânia. Foram resgatados 32 passageiros (30 brasileiros, uma jordaniana e um palestino, ambos casados com brasileiros) que manifestaram interesse em deixar a Palestina.

Eles foram conduzidos em vans e ônibus de 11 cidades diferentes da Cisjordânia até a cidade de Jericó. De lá, todos cruzaram a fronteira em um ônibus fretado pelo governo brasileiro até Amã, a capital da Jordânia, em um deslocamento de pouco mais de uma hora.

O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, informou que os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil para evitar bombardeios. “Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, destacou.

Os brasileiros já embarcaram no Aeroporto Internacional Queen Alia, em Amã, em uma aeronave cedida pela Presidência da República, e devem pousar na Base Aérea de Brasília às 5h30 desta quinta-feira (2). Já no território nacional, eles seguirão para cinco capitais – São Paulo, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro e Curitiba –, além de Foz do Iguaçu (PR).

Com isso, o total de brasileiros repatriados da região do conflito chega a 1.446. Foram oito voos patrocinados pelo governo brasileiro.

Outro grupo, de 34 brasileiros e familiares, ainda aguarda para deixar a Faixa de Gaza. Eles estão no Sul do enclave, nas cidades de Khan Yunis e Rafah, próximos à fronteira com o Egito.

Nesta quarta-feira (1), a fronteira foi aberta pela primeira vez desde o início do conflito para a saída de palestinos feridos e de um grupo de cerca de 450 estrangeiros.

“Novas listas serão publicadas em breve e nossos brasileiros devem estar nelas”, afirmou o embaixador Candeas.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Exploração sexual infantil na internet bate recorde em 2023; número de denúncias aumentou 28%

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

As denúncias da presença de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde em 2023 – resultado é o maior da série histórica, iniciada em 2006.  Foram 71.867 queixas no ano passado, número 28% superior ao recorde anterior, registrado em 2008 (56.115 denúncias). Em relação a 2022, houve alta de 77,1%. Os dados, divulgados hoje (6), são da organização não governamental (ONG) Safernet.

Segundo a ONG, três fatores principais motivaram o aumento das denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil: as demissões em massa realizadas pelas big techs, que atingiram as equipes de segurança, integridade e moderação de conteúdo de algumas plataformas; a proliferação da venda de imagens de nudez e sexo autogeradas por adolescentes; e o uso de inteligência artificial para a criação desse tipo de conteúdo.

As denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil, somadas a outras violações de direitos humanos ou crimes de ódio na internet (xenofobia, tráfico de pessoas, intolerância religiosa, neonazismo, apologia a crimes contra a vida, racismo, LGBTfobia, e misoginia) também foram recorde. Em 2023, a Safernet recebeu um total de 101.313 queixas – o recorde anterior, registrado em 2008, totalizou 89.247 denúncias.

Entre os crimes de ódio praticados na internet destacaram-se as altas, em relação a 2022, de 252,25% das denúncias de xenofobia, e de 29,97% de intolerância religiosa na rede. De acordo com a ONG, o crescimento das queixas desses dois crimes está atrelado à guerra na Faixa de Gaza, na Palestina, no Oriente Médio.

Houve queda no número de denúncias de três crimes de ódio entre 2023 e 2022: racismo, que caiu 20,36%; LGBTfobia, -60,57% e misoginia, -57,56%. Segundo a Safernet, a queda nas denúncias desses tipos de crimes em 2023 já era esperada, uma vez que essas denúncias aumentam em anos eleitorais, comportamento registrado em 2018, 2020 e 2022.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

    1. Fala isso para as duas professoras da UFRN, a sua turminha ! Vá se tratar seu doente. Certeza vc vive mamando na teta do governo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Irã prepara ataque iminente contra Israel, dizem EUA; Washington promete ‘consequências severas’

Israel avança por terra no sul do Líbano e ordena evacuação de 20 cidades – Foto: Divulgação/IRNA

O Irã prepara um ataque a Israel com mísseis balísticos e que pode acontecer a qualquer momento, afirmaram nesta terça-feira (1º) membros do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

A ofensiva, caso aconteça, será a primeira resposta do Irã desde a escalada nos conflitos entre Israel e o Hezbollah — o grupo extremista, embora atue no Líbano, é financiado pelo regime iraniano.

Segundo o site de notícias dos EUA Axios, os mísseis balísticos alcançarão Israel apenas 12 minutos após serem lançados.

Segundo disse uma das fontes à agência de notícias Associated Press, Washington promete “consquências severas” a um eventual ataque iraniano.

Os EUA, em paralelo, estão ajudando Israel a se preparar para a ofensiva de Teerã, disse ainda o funcionário do departamento. Um porta-voz das Forças Armadas israelenses afirmou que Israel já espera resposta do Irã e disse que o país está preparado “para qualquer ameaça”.

“Os sistemas de defesa aérea que temos estão totalmente preparados e as aeronaves da Força Aérea estão intensificando suas saídas’, disse o porta-voz das Forças Armadas israelenses para países árabes, Avichay Adraee. “Estamos no auge da nossa prontidão ofensiva e defensivamente”.

 

Caso o ataque ocorra, esta não será a primeira ofensiva do Irã contra Israel. Em abril, forças iranianas lançaram 300 drones e mísseis contra o território israelenses em retaliação a um bombardeio ao Consulado do Irã em Damasco, na Síria, que causou a morte de um comandante do Exército iraniano.

Na ofensiva de abril, os drones e mísseis causaram diversas explosões nos arredores de Jerusalém, mas não houve vítimas.

O Irã e Israel são os principais rivais no Oriente Médio, e a tensão entre os dois países aumentou após o início da guerra na Faixa de Gaza — o Hamas, assim como o Hezbollah, é financiado pelo regime iraniano.

Opinião dos leitores

  1. Regime Teocrático Hiperautoritário x Regime Democrático, quem terá o apoio de nossos “democratas” e nossa “frente democrática” ?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Zelensky deixa Casa Branca sem garantias, mas aposta em Trump para cessar-fogo

Foto: Nathan Howard/Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, encerrou nesta sexta-feira (17) sua terceira visita à Casa Branca em 2025 sem obter compromissos concretos sobre o futuro da guerra contra a Rússia. Mesmo assim, declarou confiar na capacidade de Donald Trump para intermediar um cessar-fogo. Durante o encontro, Zelensky solicitou o envio de mísseis Tomahawk — armamento de longo alcance capaz de atingir até 880 km/h e transportar 450 kg de explosivos —, mas não recebeu sinal verde do governo americano.

As informações são da coluna do William Waack, da CNN. Trump disse preferir que o conflito chegue ao fim sem o uso dos Tomahawks, classificando-os como “muito poderosos” e afirmando que os EUA precisam manter parte do arsenal em território próprio. “Espero que consigamos acabar com o conflito sem pensar em Tomahawks. Acho que estamos bem próximos disso”, declarou. Zelensky, por sua vez, afirmou que Moscou está “assustada” com a possibilidade de Kiev obter os mísseis.

Na tentativa de aproveitar o momento de alta diplomática de Trump, após o cessar-fogo em Gaza, o líder ucraniano parabenizou o republicano e disse enxergar uma oportunidade para encerrar a guerra. “Acho que este é um momento propício para encerrar a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Entendemos que Putin não está pronto, mas tenho confiança que podemos acabar com o conflito”, disse Zelensky.

Após a reunião, Trump sugeriu que a solução poderia passar por congelar as linhas de fronteira atuais, mantendo os territórios ocupados como estão. A declaração ocorreu um dia depois de uma ligação telefônica com Vladimir Putin, que também felicitou o americano pelo acordo no Oriente Médio. Trump e Putin devem se encontrar em breve em Budapeste, na Hungria — local simbólico, já que foi lá, em 1994, que a Ucrânia abriu mão de seu arsenal nuclear em troca de garantias de segurança que se mostraram insuficientes para evitar a invasão russa.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

(VÍDEO) ATAQUE ISRAEL / IRÃ: Secretário Vagner Araújo está em Israel e relata ao blog a situação do momento

Na madrugada desta quinta-feira (12), prefeitos de diversas cidades brasileiras, estão vivendo momentos de tensão no Oriente Médio após o agravamento do conflito entre Israel e Irã.

Por volta das 3h da manhã no horário local, de Tel Aviv, alarmes soaram em várias regiões e sirenes foram acionadas nas ruas, orientando moradores e visitantes a buscarem abrigo imediato. Entre os brasileiros que precisaram seguir o protocolo de segurança está secretário Vagner Araújo que  relatou ao BlogdoBG a situação do momento, ao lado de Vagner, está o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o de Belo Horizonte, Álvaro Damião e outros gestores municipais que participam de compromissos oficiais na região.

De acordo com informações repassadas por integrantes da comitiva, o ataque israelense ao Irã desencadeou uma resposta imediata, com a expectativa de chegada de mísseis ou drones em áreas civis.

Como medida de precaução, o espaço aéreo do país foi fechado por 48 horas, impactando voos comerciais e a movimentação de delegações estrangeiras e toda a comunidade.

Confira o alerta que os parlamentares receberam nos celulares:

Agenda do secretário em Israel

O município de Natal atendeu ao convite formal do governo de Israel para integrar uma programação bilateral voltada a inovação urbana, segurança cidadã e cidades inteligentes entre os dias 10 e 20 de junho de 2025. A carta-convite, assinada pelo embaixador Daniel Zonshine, assegura o custeio das passagens aéreas internacionais e dos traslados internos para os representantes oficiais.

O prefeito Paulinho Freire designou o secretário municipal de Planejamento, Vagner Araújo, para representar o município na missão.

Mais informações em breve.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Rússia criou “celeiro” de espiões no Brasil: veja mensagens de casal russo investigado

Vídeo: Reprodução/Metrópoles

O Brasil vem sendo usado como local de treinamento e construção da identidades falsas por espiões russos como forma de viabilizar a realização de serviços de espionagem mais avançados em outros países e regiões, como Estados Unidos, Europa e Oriente Médio, segundo revelou reportagem do jornal norte-americano The New York Times (NYT).

Segundo o NYT, a Polícia Federal brasileira estava atenta aos espiões e montou a Operação Leste para tentar desmantelar o esquema. O jornal mostrou que os espiões chegavam ao Brasil e buscavam uma nova identidade para construir uma vida normal e impossível de ser reconhecida.

A matéria cita o caso de Artem Shmyrev, que tinha uma empresa de impressão 3D e dividia um apartamento de luxo com a namorada no Rio de Janeiro. Ele tinha um nome brasileiro – Gerhard Daniel Campos Wittich – e se apresentava como um cidadão de 34 anos.

O jornal aponta que a investigação da PF desferiu um golpe devastador no programa de imigração ilegal de Moscou, pois eliminou um quadro de policiais russos altamente treinados que será difícil de substituir.

Até agora, os investigadores localizaram nove policiais russos com identidade brasileira. Desses, dois foram presos, alguns retornaram para a Rússia e outros, já descobertos, podem não conseguir mais deixar o país nem atuar no exterior. Seis nomes foram identificados publicamente até agora. A investigação teve envolvimento de pelo menos oito países, segundo o NYT.

A mesma unidade de agentes de contrainteligência da Polícia Federal que fez o monitoramento dos espiões russos foi responsável pela investigação da tentativa de golpe que o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados respondem no Supremo Tribunal Federal, aponta o jornal.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. A minha mãe me ensinava ” minha filha, cuidado ao se baixar, se for muito as calcinhas aparecem”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereadores de Natal aprovam projetos que reestruturam secretarias municipais

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (31), a Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, em regime de urgência, a dois projetos apresentados pelo Executivo que visam reestruturar a Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência e criar a Secretaria Municipal de Projetos Especiais para acompanhar o desenvolvimento das obras na capital potiguar.

O líder da bancada governista, vereador Aldo Clemente (PDT), falou sobre a importância das matérias aprovadas. “O primeiro projeto dará condições para que a pasta da Igualdade Racial e Direitos Humanos, que foi criada a partir de um pedido da bancada oposicionista, possa defender as minorias da nossa cidade, haja vista que não havia estrutura para trabalhar com eficiência. Já o segundo projeto tem o objetivo de ajudar na formatação de obras estruturantes como a engorda e drenagem de Ponta Negra. Para tanto, precisamos de uma secretaria com gente qualificada para tocar iniciativas que envolvem altos investimentos”, disse ele, que acrescentou:

“Aproveito a oportunidade para anunciar que o prefeito Álvaro Dias encaminhará amanhã para este parlamento um projeto de lei a fim de reajustar em 33,4% o piso do magistério municipal. Trata-se de um texto que fará justiça aos trabalhadores da educação e não tenho dúvidas que será aprovado rapidamente pelo Legislativo”.

Pela bancada da oposição, o vereador Pedro Gorki (PCdoB) avaliou a aprovação dos projetos da Prefeitura. “Sabemos que é importante ter obras de infraestrutura no município e ampliar as ações na área dos Direitos Humanos, inclusive destinamos emendas parlamentares com recursos para estas finalidades. Todavia, acreditamos que neste momento de crise econômica, não é oportuno aplicar recursos na criação de uma nova secretaria e mais cargos comissionados”, defendeu.

Opinião dos leitores

  1. Reestruturação ou mais cargos pra penduricalhos políticos sem concurso? A prefeitura do Natal precisa é de uma reforma administrativa de cabo a rabo, pois está inchada e ineficiente, com várias secretarias que se sobrepõe, um verdadeiro cabide de empregos pra cargos comissionados.

    1. Exatamente. E falando sobre a atualização do Piso do Magistério, é preciso muita atenção, de como foi estruturado esse cronograma, com o referido percentual.

    2. Exatamente. Tratamento do projeto para a implementação do Piso do Magistério, ter muita atenção. O prefeito e equipe fala em realinhamento, isso não existe o percentual atinge todo o Magistério independente de anos de serviço ou na letra em que se encontra. Portanto ” de olho” nas entre linhas do projeto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STJ decide que amante não pode receber seguro de vida deixado por homem casado

Foto: Ilustrativa

Por maioria, ​a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o direito de uma amante de receber o seguro de vida deixado pelo seu companheiro falecido. Segundo o entendimento do Tribunal, o seguro de vida não pode ser instituído por pessoa casada em benefício de parceiro em relação não formalizada por expressa vedação legal presente nos artigos 550e793 do Código Civil de 2002.

O artigo 793 do Código Civil diz o seguinte:
Art. 793. É válida a instituição do companheiro como beneficiário, se ao tempo do contrato o segurado era separado judicialmente, ou já se encontrava separado de fato.De acordo com o processo, o segurado mantinha um relacionamento público com a mulher desde os anos 1970 ao mesmo tempo em que estava casado com a esposa. Ciente de que a parceira não receberia sua herança, ele contratou um seguro de vida e a colocou como beneficiária (75%), ao lado do filho que teve com ela (25%).

O herdeiro foi indicado como segundo beneficiário, para receber o total da indenização caso a mãe não pudesse receber sua parte.O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) havia determinado o pagamento do valor do seguro à beneficiária indicada pelo falecido. No entanto, a viúva apresentou recurso especial ao STJ afirmando que seria ilegal o pagamento do seguro de vida à amante. A esposa buscava receber o valor destinado à amante na apólice.

A ministra do STJ Isabel Gallotti, relatora do caso, afirmou que a jurisprudência fixada pelo STJ com base no Código Civil de 1916 proíbe que a amante seja beneficiária de seguro de vida instituído por um homem legalmente casado. A ministra também destacou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no RE 1.045.273 que assentou a impossibilidade de reconhecimento de novo vínculo conjugal quando ainda existe casamento ou união estável por parte de um dos indivíduos, com ressalva a exceção do artigo 1.723, parágrafo 1º, do Código Civil.

Como a indicação feita pelo falecido na apólice foi considerada inválida, a indenização, segundo a decisão do STJ, deve ser paga integralmente ao filho que ambos tiveram, como foi determinado pelo segurado na hipótese de a amante não poder recebê-la. A viúva pedia a parte do valor destinado à amante, mas o pedido não foi atendido pelo colegiado.

“Somente na falta também do segundo beneficiário incidiria a regra do artigo 792 do Código Civil, segundo o qual, ‘na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que foi feita, o capital segurado será pago por metade ao cônjuge não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem de vocação hereditária’”, afirmou a relatora.

Justiça Potiguar

Opinião dos leitores

  1. Isso é um absurdo. Tem um ditado que diz que onde come um, come dois, come três….., portanto nada mais justo que a “ajudante”, tenha direito também.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Juíza confirma demissão por justa causa a trabalhadora que não se vacinou contra a Covid-19

Foto: Prefeitura de Piedade/SP

A recusa em atender aos pedidos da empresa para apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 rendeu demissão por justa causa a uma funcionária terceirizada de limpeza que atuava na garagem de uma empresa de ônibus, em São Paulo. Ela questionou o fato na Justiça, mas a juíza responsável pelo caso entendeu que, devido à desinformação, a mulher colocou a própria saúde e seus direitos trabalhistas em risco.

Esse é um dos casos mais recentes em que a Justiça tem garantido às empresas a dispensa por justa causa se os funcionários forem alertados e, ainda assim, não se vacinarem. Na quarta-feira da semana passada (9/2), a juíza Maria Fernanda Zipinotti Duarte, da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo, negou reverter uma demissão por justa causa por recusa à vacina contra a Covid-19. O pedido era de uma ex-funcionária que trabalhava para uma empresa de limpeza alocada em uma garagem de ônibus urbanos.

A mulher foi demitida em setembro, após ser advertida ao longo de três meses sobre a necessidade do passaporte vacinal. Ela alegava ter contraindicação médica, quando, na verdade, um atestado indicava que ela não poderia ser vacinar apenas enquanto estivesse com gripe. Antes da dispensa, a empresa dera prazo de 20 dias para que ela iniciasse o ciclo vacinal.

Para a juíza, ela “não se vacinou simplesmente porque não quis, preferindo arcar com as consequências da dispensa motivada, da qual já estava ciente de antemão”, por isso não haveria motivo para tirar a razão da empresa.

O motivo para não tomar a vacina era o medo. A magistrada lamentou a situação: “Trata-se de trabalhadora humilde, com quase dez anos de contrato de trabalho, que, certamente influenciada por notícias e comentários desprovidos de respaldo científico, deliberadamente optou por recusar a vacina que poderia protegê-la das formas mais graves da Covid-19, causando-lhe não apenas prejuízo à saúde própria e da coletividade, como também a seus direitos trabalhistas”.

A decisão foi baseada em dispositivos da CLT que regram a dispensa por justa causa (nesse caso, por incontinência de conduta e mau comportamento) e obrigam as empresas a zelar pelas normas de segurança e medicina do trabalho. Além disso, como houve provas das cobranças feitas pela empresa, a decisão não foi considerada abusiva.

O passaporte vacinal no trabalho também está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma liminar do ministro Luís Roberto Barroso derrubou portaria do governo federal que proibia empresas de requisitar o comprovante de vacinação dos funcionários e demitir os relutantes à vacina por justa causa. O caso seria julgado em plenário na última semana, mas foi adiado e ainda não tem nova data.

JOTA

Opinião dos leitores

  1. Onde que as pessoas eram impedidas de trabalhar por uma suposta questão de saúde? Alemanha nazista. O que fizeram com essas pessoas depois? Já que elas não tinham utilidade, entenderam que era melhor exterminá-las. Eh isso que vc querem? Bando de FDP

  2. Quem aceita vacinar-se não adquire um atestado de vacinação e sim um de imbecilidade!

    1. Prefiro ser um imbecil vivo do que gado morto (ou vivo também)!

  3. Sidney, deixa essa farofeira burra de lado, gente sem capacidade de raciocínio lógico, que só vomita baboseiras e fede a cachaça, não sabe o que é liberdade, por sinal, concordo com vc em gênero número e grau.

  4. Quer saber a real sobre essa merda? O problema disso tudo é porque Bolsonaro não tomou esta merda de vacina. Se ele tivesse tomado e obrigado a população tomar, a petezada tava tudo contra vacinas. Simples assim. Ou estou errado. Daqui a pouco vão deixar de tomar água, porque Bolsonaro concluiu a transposição do São Francisco.

  5. A senhora humilde tinha quase “10 anos” de empresa….. resumindo: a juíza acabou com a vida da referida senhora. Oh Brasil desmantelado!! Só Jesus!

    1. Não, ela preservou seus próximos 10, 20 ou 30 anos de vida útil!

  6. Pra mudança de sexo pago pelo SUS.. o corpo é da pessoa.. ela faz o que quiser. No tocante a vacinação.. o corpo passa a pertencer ao estado.. vc não faz do seu corpo o que quiser…vc é obrigado a se vacinar.. mesmo sendo vc o único prejudicado.

    1. Não quando, por seus atos ou omissões, vc coloca em risco de morte as outras Pessoas.
      Não se trata só de vc. E sim de todos.
      Não cabe e nem pode ser aceito o egoísmo ou individualismo em algo que coloca em risco os outros irresponsavelmente.

    2. Renato .. não se trata de egoísmo .. se trata de respeito aos pensamentos contraditórios ao seu. Qualquer pessoa vacinada pode transmitir o vírus da mesma forma … a diferença na sua opinião é que um vacinado transmite e coloca em risco a vida das pessoas de forma “responsável” .. porque se vacina e sai por ai aglomerando ..

  7. Bolsonaro é o ditador que prega e respeita a individualidade do cidadão.. se a juíza acreditasse que realmente a vacina funciona ela perceberia que a única prejudicada seria a dita cuja não vacinada… por opção dela.. o que ao meu ver.. merece respeito.

  8. Sou completamente a favor da vacinação,já tomei as 3 e tomaria mais 10,porém não acho certo uma atitude dessa por parte da justiça

    1. Poderia completar essa medida, proibindo esse cidadão de ser atendido pelo serviço público em caso de agravamento da doença. Ele só poderia ser atendido pelo serviço de saúde privado.

    2. Decisão certa, não é justo eu tomar a vacina, previnir de todas as formas e os imbecis alimentando o vírus.Agora se pagasse pelo tratamento , aí tudo se resolveria.

    3. Fosse por isso Dona Maria os vacinados não se contaminavam e nem muitos transmitiam a doença,como já disse,sou vacinado até a terceira dose mas o estado não pode obrigar ninguém a tomar contra a vontade não.

    4. Pois ao contrário, o Estado deveria me dar o direito de processar os vacinado por me sufocarem com as proteínas Spike (extremamente tóxicas) que me fazem mal por não ser vacinado (envenenado!) e que são disseminadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PM que jogou homem de ponte é indiciado por tentativa de homicídio

Arte Metrópoles/Polícia Militar/Reprodução

A Corregedoria da Polícia Militar (PM) encerrou o inquérito policial e indiciou por tentativa de homicídio o soldado Luan Felipe Alves Pereira, que arremessou um homem de uma ponte em 2 de dezembro. Ele já havia sido preso no dia 5, após decisão da Justiça Militar, e encaminhado ao Presídio Romão Gomes.

Durante a ação, os PMs estavam com câmeras corporais, o que ajudou a equipe de investigação a entender a dinâmica do caso. Mais seis policiais foram indiciados: um por lesão corporal, um por peculato culposo e quatro por prevaricação. Agora, o inquérito seguirá para a Justiça Militar. Depois, o Ministério Público deve oferecer denúncia.

Ação da PM
No relatório interno da Polícia Militar sobre a ocorrência, os agentes omitiram a informação de que um homem havia sido jogado de uma ponte. Os policiais dizem ter perseguido suspeitos, em motos, até chegarem a um baile funk, mas o fluxo se dispersou com a presença dos PMs.

Um homem teria sido ferido com um tiro. Ao supostamente apresentarem a ocorrência do rapaz baleado no 26º Distrito Policial (Sacomã), ainda segundo relato feito pelos policiais militares, o registro teria sido “dispensado”. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), no entanto, diz que a ocorrência não foi apresentada à Polícia Civil.

Somente após o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar ficar ciente de um vídeo feito com celular — no qual um soldado da Ronda com Motocicletas (Rocam) aparece jogando o homem da ponte — é que o caso acabou sendo formalizado e o inquérito foi instaurado pela corporação. Após a repercussão, um inquérito também foi instaurado pela Polícia Civil, por meio da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) da 2ª Seccional.

“Preleção” antes de depoimento
Como revelado pelo Metrópoles, os policiais envolvidos no caso relataram a dinâmica da ocorrência a advogados durante breve reunião em frente à Corregedoria da PM, na região central de São Paulo, na tarde do dia 3. Parte da conversa foi registrada em vídeo pela reportagem.

Nas imagens, é possível ver quatro PMs e três advogados na calçada. Um dos agentes, que aparece de costas, é quem descreve com mais detalhes a perseguição que terminou com o rapaz sendo arremessado da ponte por um PM.

Rapaz jogado de ponte
O rapaz arremessado da ponte, identificado como Marcelo Barbosa Amaral, de 25 anos, sobreviveu à violência. Segundo testemunhas, saiu andando do local, apesar de estar muito machucado.

Amigos e parentes contaram ao Metrópoles que Marcelo deixou a cidade por medo de represálias. Desde o episódio, a rua onde ele vivia em Americanópolis, na zona sul da capital, tem sido visitada por homens armados, mas sem farda, que se apresentam como policiais à vizinhança.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Parabéns, está na hora de colocar esses policiais maus exemplos no XILINDRO. a região norte DE NATAL TEM VARIOS VOM ESSAS CARACTERÍSTICAS AMEACANDO A POPULAÇÃO, PRINCIPALMENTE EM ÁREAS POBRES. GOVERNADORA COLOCA AS CAMERAS LOGO NESSAS FARDAS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

“Não estou usando drogas!”, diz Elon Musk após reportagem do NYT

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Elon Musk negou neste sábado, 31, ter feito uso frequente de drogas em 2024, como apontou reportagem do New York Times. Segundo o jornal, o bilionário teria consumido cetamina, ecstasy, cogumelos alucinógenos e outras substâncias enquanto atuava na campanha de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos.

A publicação afirma que Musk fez uso tão intenso de cetamina — um anestésico potente — que teria desenvolvido problemas de bexiga. Também teria viajado com uma caixa contendo cerca de 20 pílulas, algumas com marcações do estimulante Adderall. Ainda segundo o Times, não está claro se ele consumia drogas enquanto chefiava o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), responsável pelos cortes de gastos do governo Trump.

Em publicação no X, empresário rebateu a reportagem:

“Para ser claro, NÃO estou consumindo drogas! O New York Times estava mentindo descaradamente”, escreveu.

“Experimentei cetamina ‘prescrita’ há alguns anos e falei disso no X, então isso nem sequer é notícia. Ajuda a sair de buracos mentais obscuros, mas não a tomei desde então”, acrescentou.

Salão Oval

Na sexta-feira, 30, Musk apareceu ao lado de Trump no Salão Oval durante sua despedida formal do Doge. Com um hematoma visível no rosto, o bilionário evitou responder perguntas sobre o suposto uso de drogas. A lesão chamou atenção por ter ocorrido no mesmo dia em que a reportagem foi publicada.

Musk alegou que o ferimento ocorreu durante uma brincadeira com o filho de cinco anos, chamado X. Segundo ele, teria pedido ao menino que o acertasse no rosto.

Ainda na sexta, ao ser questionado por um repórter se estava ciente do “consumo regular de drogas” por Musk, Trump respondeu:

“Eu não estava”, e acrescentou: “Acho que Elon é um cara fantástico”.

Reportagem do New York Times

De acordo com o New York Times, o uso de substâncias por Musk teria se intensificado em 2024, enquanto ele organizava comícios para Trump.

Pessoas próximas relataram mudanças no comportamento do empresário, incluindo oscilações de humor, atitudes erráticas, insultos a autoridades e gestos considerados extremistas.

A reportagem também menciona conflitos pessoais e familiares. Musk estaria envolvido em disputas judiciais com ex-parceiras pelo controle de seus filhos. A artista Claire Boucher, conhecida como Grimes, trava uma batalha legal em relação ao filho X, que já acompanhou o pai em reuniões de alto nível na Casa Branca.

A Casa Branca não comentou se Musk foi submetido a testes de drogas durante sua atuação no governo. A SpaceX, empresa de Musk que possui contratos com o governo federal, realiza testes aleatórios com seus funcionários. Fontes ouvidas pelo jornal disseram que o empresário era previamente avisado sobre os testes.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *