Saúde

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso suspeito de contaminação da varíola do macaco em Natal

 

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, através de nota para a imprensa, o primeiro  caso suspeito de contaminação pelo vírus Monkeypox (Varíola do Macaco). O paciente é do sexo masculino com histórico de viagem para Espanha, e contato com caso confirmado no mesmo país.

Imediatamente, a SMS Natal adotou todas as providências através Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Natal), realizando contato com o paciente e iniciada investigação epidemiológica e notificação do caso junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do RN – CIEVS/RN e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional – CIEVS/Nacional, bem como, comunicado à Agência Nacional de Vigilância em Saúde – ANVISA para levantamento dos comunicantes do voo.

O paciente já recebeu atendimento médico e realizou coleta de material conforme protocolos vigentes e orientações quanto a necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Tiroteio deixa mortos e feridos durante parada de 4 de julho perto de Chicago

Crédito: Jim Vondruska/Getty Images

Um tiroteio no centro de Highland Park, cidade em Illinois, EUA, durante um desfile de 4 de julho deixou ao menos seis pessoas mortas e 31 hospitalizadas, disse o comandante da polícia local, Chris O’Neill, nesta segunda-feira (4).

Autoridades procuram pelo suspeito, descrito como um homem branco, entre 18 e 20 anos, cabelo preto, usando uma camiseta azul. Ele ainda é considerado “armado e perigoso”.

Um rifle foi apreendido no local, ainda segundo O’Neill. Ele avaliou que o ataque parece ser “completamente aleatório” e que o suspeito parecia atirar de um telhado, aconselhando as pessoas a se abrigarem.

A polícia estadual de Illinois destacou que seus agentes estão auxiliando a operação, e um porta-voz do FBI de Chicago pontuou que enviou recursos para o local.

A cidade de Highland Park, um subúrbio a cerca de 40 quilômetros ao norte de Chicago, informou que o desfile do Dia da Independência foi cancelado e pediu às essoas pessoas a evitarem o local.

Testemunhas descrevem ataque

Miles Zaremski, que acompanhava o desfile, relatou que ouviu o que acreditava ser cerca de 20 a 30 tiros, em duas rajadas consecutivas, por volta das 10h20 (horário local), 20 minutos após o início do desfile.

Zaremski acrescentou à CNN que as rajadas fizeram com que o público fugisse e viu várias pessoas ensanguentadas e no chão, descrevendo a cena como caótica.

O deputado americano Brad Schneider, democrata que representa a área, também confirmou o tiroteio em um tweet.

“Minha equipe de campanha e eu estávamos nos reunindo no início do desfile quando o tiroteio começou. Minha equipe e eu estamos seguros e protegidos”, disse ele.

Um vídeo feito por outra testemunha, Hugo Aguilera, mostra uma ambulância dando a volta na rota do desfile e um carro da polícia com sirenes ligadas, enquanto as pessoas se aglomeravam na calçada. Outro vídeo aéreo da WLS, afiliada da CNN, mostra cadeiras abandonadas em meio a uma forte presença policial.

Warren Fried, que participava do desfile com sua esposa e gêmeos de 7 anos, relatou que a polícia e ambulâncias passaram por ele, ouvindo uma série de disparos. As pessoas começaram a gritar “atirador” e “correr”, e ele e sua família fugiram em direção a um carro.

“As pessoas estavam se escondendo, as crianças estavam nas ruas procurando seus pais, apenas em estado de choque”, observou.

Jeff Leon, de 57 anos, disse à CNN que os tiros soaram como “fogos de artifício em uma lata de lixo”, e só quando viu os policiais atuando que soube que algo mais grave havia acontecido.

“A polícia começou a reagir e vi algumas pessoas caindo”, pontuou Leon. “Estávamos nos escondendo atrás de carros, um por um e fazendo o nosso caminho”, destacou.

A previsão era de que houvesse a apresentação de carros alegóricos, bandas marciais, grupos comunitários e outros entretenimentos especiais, informou a cidade em seu site.

A festividade estava programado para começar às 10 h (horário local), no cruzamento das avenidas Laurel e St. Johns, e deveria seguir para o norte na St. Johns Avenue e depois para o oeste na Central Avenue e continuar até Sunset Park.

O subúrbio de Highland Park tem uma população de cerca de 30 mil pessoas e uma renda per capita de cerca de US$ 90.000, quase o triplo da média dos EUA, segundo dados do Censo dos Estados Unidos.

Os subúrbios próximos de Deerfield e Evanston também cancelaram seus desfiles de 4 de julho após o tiroteio.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresário Sérgio Henrique Andrade de Azevedo é eleito presidente do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado do RN

Foto: Divulgação

O empresário Sérgio Henrique Andrade de Azevedo foi eleito, nesta segunda-feira (4), presidente do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado do Rio Grande do Norte (SIPROCIM), por unanimidade. Ele vai suceder a Antônio Medeiros de Oliveira. A eleição foi na sede do Sindicato, no segundo andar da Casa da Indústria, para o quadriênio 2022 a 2026.

O presidente eleito do SIPROCIM destacou que a Diretoria da entidade terá uma atuação atenta às necessidades do setor em novo cenário, no qual há uma conjuntura econômica que estabelece novos desafios ao setor. “A ideia é entender, para que o Sindicato possa atuar, esse cenário atual, que tem características como a pressão de preços inflacionários, com reflexos na Construção Civil e seus segmentos”, disse Sérgio Azevedo.

Ele afirmou que, sem deixar de ter atenção a esse novo cenário, haverá uma continuidade do trabalho atualmente em andamento no Sindicato. “Vamos assegurar que prossigam essas ações, dando continuidade a um trabalho que está sendo desenvolvido, principalmente na área de inovações tecnológicas”, acrescentou.

O presidente eleito do Sindicato observou que a conjuntura é desafiadora para o segmento industrial que o SIPROCIM representa. “É um momento de desafios para o setor que foi um dos que mais sofreu [com as implicações econômicas da pandemia], diante, por exemplo, da pressão de inflação, que implicou em subida de preços de produtos como brita, aço, ferro. Então é preciso saber navegar nessa nova realidade”, observou.

Veja a composição da Diretoria eleita do SIPROCIM-RN:
Presidente – Sérgio Henrique Andrade de Azevedo
Vice-presidente – Gustavo Henrique Barbosa de Azevedo
Primeiro-secretário – Felipe Vieira de Castro
Segundo-secretário – José Joaquim de Almeida Neto
Primeiro-tesoureiro – Antônio Medeiros de Oliveira
Segundo-tesoureiro – Nelson Newton de Faria Júnior

Primeiro conselheiro fiscal titular – Flávio José Cavalcanti de Azevedo
Segundo conselheiro fiscal titular – Thalita Alves de Lima
Terceiro conselheiro fiscal titular – Gustavo Medeiros Pinheiro

Delegado representante titular – Flávio José Cavalcanti de Azevedo
Delegado representante suplente – Sérgio Henrique Andrade de Azevedo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TCU abre apuração sobre denúncias de assédio do ex-presidente da Caixa

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu apuração sobre as denúncias de assédio sexual e moral contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Guimarães deixou o cargo na semana passada, após se tornarem públicas as denúncias de funcionárias do banco, que relataram ter sofrido do ex-presidente abordagens que configuram assédio.

O TCU abriu a investigação atendendo a um pedido do Ministério Público de Contas, feito pelo subprocurador Lucas Rocha Furtado.

Segundo a representação, “quando praticado no âmbito da administração pública, o assédio gera a percepção, na sociedade, de que as instituições estatais não se pautam em valores morais nem são conduzidas segundo elevados padrões de conduta”.

No processo que abre a apuração, o TCU escreve que vai apurar se “o sr. Pedro Guimarães, no exercício da presidência da Caixa Econômica Federal, cometeu assédio sexual e moral contra empregadas e empregados daquela instituição financeira pública, o que, além de caracterizar prática criminosa, configura flagrante violação ao princípio administrativo da moralidade”.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

Lagoa Nova recebe um novo empreendimento: Residencial Anita Malfatti

Foto: Divulgação

Lagoa Nova está recebendo um novo empreendimento com obra já em fase adiantada, sendo esse um grande diferencial. Construído pela LS Engenharia, o Residencial ANITA MALFATTI conta com outros dois grandes atrativos: usina de energia solar, que vai abastecer todas as áreas comuns do empreendimento. Isso mesmo! Energia praticamente a CUSTO ZERO, nas áreas comuns, que garante um valor do condomínio abaixo do padrão da região.

E não para por aí! Observando a tendência mundial e apostando no crescimento do mercado automotivo para veículos movidos à energia limpa, o Residencial Anita Malfatti será entregue com infraestrutura para carregamento de carros elétricos nas garagens de todas as suas unidades. Como se não bastasse, o empreendimento possui área de lazer completa com piscina, academia, salão de festas e espaço gourmet totalmente equipados; ambiente pet, paisagismo integrado e muito mais.

O Residencial Anita Malfatti é uma excelente opção para quem busca preço justo, localização privilegiada, segurança e infraestrutura top, com tecnologia adequada às exigências da sua família.

Se você tem o perfil de buscar moradia em um bairro nobre de Natal, com apartamentos de até 3 quartos sendo 2 suítes, o seu caminho é o residencial Anita Malfatti. Confira as 5 opções de plantas, acesse anita.lsengenhariarn.com.br ou entre em contato com a Habitacional Imobiliária 3206.2060 / 99995.0471 e escolha a que melhor se encaixa e aproveite as facilidades de pagamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

[VÍDEO] MEIO–DIA RN: Confira o programa desta segunda-feira

Confira o programa desta segunda-feira (4). O MeioDia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo.  Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Acidente na BR-304 deixa quatro pessoas feridas

Vídeo: Reprodução

Um grave acidente foi registrado no início da tarde desta segunda-feira (4), no quilômetro 118 da BR-304, próximo a cidade de Itajá, na região Oeste potiguar.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, quatro veículos teriam colidido (dois caminhões e dois carros de passeio) deixando quatro pessoas feridas.

Uma delas ficou presa às ferragens. O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) foi acionado, bem como uma unidade do Corpo de Bombeiros.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 17 leitos críticos e 24 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 16h00 desta segunda-feira (4).

Neste período, havia quatro (04) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e dois (02) aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 17 leitos críticos e outros 24, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 1 óbito por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 124

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (4). São 529.031 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 124 novos casos e um (01) óbito (Natal).

Óbitos confirmados para Covid-19: 8.275. Em investigação são 1.324. Recuperados são 509.050. Casos suspeitos somam 2.256 e descartados são 996.190. Estimativa de casos em acompanhamento: 11.706.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 70%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 70%, registrada na tarde desta segunda-feira (4). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 85.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 71,8% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 62,5% e a região Seridó tem 80%. Até o momento desta publicação são 17 leitos críticos (UTI) disponíveis e 42 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 24 disponíveis e 43 ocupados.

Outro 1 leito de UTI está ocupado por paciente ‘não Covid-19’ e 1 leito clínico também está ocupado por paciente ‘não Covid-19’, com outra síndrome gripal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Oito bairros de Natal ficam sem abastecimento de água após danos causados pela chuva

Foto: Reprodução

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que as fortes chuvas que caíram em Natal durante todo o domingo (3) também interferiram no fornecimento de água. De acordo com a Companhia, são oito bairros da capital potiguar que estão com sem abastecimento, devido aos danos causados pelas chuvas.

Um exemplo ocorreu em Felipe Camarão. A rede de drenagem na rua Mirassol foi rompida, o que causou a formação de uma cratera na BR-226. A via está interditada e o abastecimento de água suspenso.

A Caern prefere não prever o retorno do abastecimento para a região e afirma que está aguardando a conclusão do reparo, que está sendo executado pela Prefeitura do Natal, para restabelecer o funcionamento do sistema.

Já nos bairros Dix-Sept Rosado, Nazaré e Bom Pastor, também na zona Oeste de Natal, um vazamento na rua Miguel Castro foi identificado e também forçou a suspensão do abastecimento para os clientes da região. Nesse caso, a previsão do retorno é de até 72h, prazo que a Companhia prevê como suficiente para a conclusão do reparo e o restabelecimento do fornecimento de água.

Do outro lado da cidade, na zona Leste, mas também por um vazamento, clientes dos bairros de Cidade Alta, Petrópolis, Barro Vermelho e Tirol estão sem abastecimento. O prazo para restabelecimento é de 72h e o que causou a suspensão no fornecimento de água foi um vazamento em uma rua próximo ao viaduto do Baldo.

A Caern não informou quantos clientes foram atingidos com a suspensão do abastecimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *