Alunos das escolas estaduais Francisco Ivo Cavalcanti, Winston Churchill, Atheneu, Centro de Educação Profissional Jessé Pinto Freire e Instituto Padre Miguelinho, foram recebidos pelo secretário estadual de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, nesta quinta-feira (26) para tratarem de pautas específicas de suas escolas. No Gabinete da Educação estavam também a secretária adjunta Socorro Batista, e o subsecretário Domingos Sávio, além da coordenadora da CORE (Coordenadoria dos Órgãos Regionais da Educação), Mônica Guimarães, e do diretor da 1ª Direc (Diretoria Regional da Educação e da Cultura). Na pauta de reivindicações dos estudantes estavam questões como a instalação de aparelhos de ar condicionado em salas de aula, contratação de professores, restauração e construção de quadra de esportes, instalação de laboratórios e melhorias na merenda escolar.
O secretário ouviu os pedidos e solicitou da equipe gestora respostas para a pauta. “Estamos aqui para ouvir cada um de vocês”, disse o titular. O subsecretário Domingos Sávio explicou que a instalação dos condicionadores de ar será feita inicialmente nas escolas que estão com a rede elétrica instalada e, à medida que os equipamentos forem recebidos, serão encaminhados às escolas. A secretária adjunta Socorro Batista disse que o grêmios estudantis das escolas têm direito a saber qual o planejamento e quais as novas soluções a serem adotadas na rede estadual de ensino: “Nos casos onde isso não ocorre, temos que analisar e conversar com a escola”. Mônica Guimarães, da CORE, informou que o repasse da verba para a merenda escolar foi feito no inicio do ano letivo com o aval dos Conselhos Escolares nas escolas.
Com relação à contratação de professores, o governo já está contratando os 428 professores aprovados no Concurso Público (001/2011) . Sobre o Cenep (Centro de Educação Profissional Jessé Pinto Freire), a Secretaria da Educação informou que está sendo elaborado um edital que sairá até o dia 02/04 para a contratação imediata de professores da base técnica. Informou também que uma equipe ligada a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (Codese) ficará acompanhando e contribuindo para o melhor funcionamento do Centro. A equipe gestora da secretaria de Educação participante da reunião ressaltou a importância do diálogo democrático como elemento da vida social, onde se faz necessário o permanente diálogo com a participação de alunos, professores, pais e gestores.
Depois do desastre da administração da Rosa de Mossoró no Governo do Estado, e Betânia na Educação, finalmente o sol começa a brilhar novamente e vemos os estudantes serem recebidos com tranquilidade e acolhimento resolutivo para seus problemas, herdados por uma gestão de fantasia e falácia.