Secretário de Saúde diz que todos estados foram vítimas na compra de respiradores e não justifica criminalizar a gestão

Foto: Adriano Abreu

Durante videoconferência em sessão especial da Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira (2), o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia afirmou que “não justifica criminalizar a gestão” e “está claro que todos os estados da região foram vítimas da empresa HempShare”. A sessão foi convocada para que o secretário pudesse prestar esclarecimentos sobre a participação do Governo do RN na compra de 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste.

Falando sobre sua idoneidade, Cipriano Maia disse que zela pelo dinheiro público muito melhor do que o próprio dinheiro. “Meu salário eu posso desperdiçar se quiser, mas o dinheiro público não. Essa tem sido minha atitude por quase dez anos de gestor, na Universidade Federal do RN , quanto no Ministério da Saúde. Prova disso é que não respondo a nenhum processo. Quero deixar claro que estamos apoiando os municípios em ações interfederativas não estamos preocupados por disputa partidária, isso poderemos deixar para outro momento”, finalizou o secretário Cipriano Maia.

O secretário também comentou e fez críticas sobre a participação do governo federal no combate ao coronavírus, “a União, até então não havia se disponibilizado a apoiar os estados na compra de respiradores, e cada um teve que resolver por si só esse problema da falta de unidade e cooperação. O próprio ministro Mandetta, responsável pela condução do SUS em âmbito nacional, anunciou que alocaria 2 mil leitos de UTI para serem distribuídos nos estados. O ministro deixou o cargo e apenas 10 desses leitos chegaram ao Rio Grande do Norte”.

Cipriano Maia disse que a compra frustrada dos respiradores não inviabiliza a parceria com o Consórcio Nordeste. “Na Saúde não temos nenhuma operação em curso com o consórcio, mas esse é um instrumento fundamental e já trouxe bastante economia para o Estado na compra de medicamentos da ordem de 30%. Por isso, é importante a cooperação tanto entre estados, quanto entre estados e municípios e outras formas associativas de gestão para potencializar recursos públicos e vencer dificuldades”, disse o secretário.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Observador RN disse:

    A sabedoria de um consórcio que compraria respirador até no Mercado da Avenida 4. Por outro lado os próprios estados se declararam auto suficientes na gestão da crise, inclusive com liminar no STF para garantir que não houvesse ingerência do Governo Federal, dinheiro não faltou o que faltou foi competência e organização para enfrentar a crise.

  2. Braulio Pinto disse:

    Se esse cidadão zela mais pelo dinheiro público do que pelo seu, deveria estar na miséria. Está?

  3. Melo disse:

    Secretário fraco, merecia tá preso, responsável por centenas de mortes aqui no RN!

  4. Said disse:

    Ainda vai aparecer algum doente dizendo que essa cambada de larápio são inocentes.

  5. ANDERSON disse:

    VÍTIMA É O POVO, SOMOS NÓS!! SOMOS VÍTIMAS DO COMUNISMO SORRATEIRO, DISSIMULADO E PERVERSO QUE IMPERA NO RN E NOUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO! ESPERA-SE QUE A POLÍCIA FEDERAL CHEGUE COM FORÇA SOBRE OS BANDIDOS TRAVESTIDOS DE "GESTORES"!

  6. Cidadão Indignado disse:

    Nota de Pesar

    É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do Oficial de Justiça, Ronaldo Luíz Diógenes Vieira, da Comarca de Natal/RN que faleceu nesta quinta-feira, 2 de julho, vítima de COVID-19. Com a palavra o TJRN. Vão voltar às atividades agora?

  7. Bento disse:

    Vitimas!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk piada pronta
    Só tem minino inocente nessa história.
    Esses esquerdopatas de diversos estados brincam com a população
    Vitimas são as populações dos estados nordestinos que ficaram nas mãos dessa gente e tem a sua saúde colocada sob riscos.

  8. Pedro disse:

    É necessário alguém dizer a esse rapaz, que se auto intitula gestor honesto, que primeiro, ele, precisa sair do discurso para a prática, segundo que estamos esgotados pela falta de competência, responsabilidade, compromisso, verdade é muito mais. Essa história, dos respiradores, está mal contada, que ele desminta a moça x9 , que deletou valores para intermediarios, e outras medidas adotadas por sua gestão, tipo: valores exorbitantes dos leitos de liga, aluguel de ambulâncias idem, falta de insumos básicos, aluguel do Barreira roxa, etc.

  9. João dantas disse:

    Esse pessoal do PT, pensa que somos bobos, distribuíram o dinheiro com os intermediários por eles indicados, e agora vem com essa conversa que são vítimas, vítimas são os cidadãos que morrerão sem UTI e respiradores.

  10. Antenado disse:

    A verdade é que à época esse tal consórcio nordeste, querendo se sobrepor politicamente ao presidente da república e mostrar “serviço “ à população, fez um contrato de compra e venda absurdo, aproveitando-se da dispensa de licitação. Em suma, agiram somente pensando na política de oposição ao presidente e “esqueceram” dos cuidados necessários quando se trata de dinheiro público. Resultado: esses equipamentos estão fazendo falta até hoje e muitas pessoas que morreram poderiam ter sido salvas. O resto é conversa pra boi dormir e tentar se eximir da responsabilidade.

  11. Augusto Santos disse:

    Você é uma vergonha para a UFRN.

    Bolsonaro enviou 600 milhões para o Estados, e quase 170 Respiradores. Fora as centenas de leitos do SUS.

    Vocês passaram 3 meses sem fazer nada.

    Compraram respiradores de EMPRESA FANTASMA.

  12. Antenado disse:

    Secretário, a forma como foi feito contrato de compra foi o Imoral. Falar que zela pelo dinheiro público desse jeito, é brincar com a cara do povo. A compra foi feita com uma “empresa” sem nenhum perfil técnico mínimo possível para atender a demanda e em curto espaço de tempo; não houve garantia contratuais para a entrega dos insumos; e, o que é pior, ocorreu o pagamento adiantado. Dizer agora que todos foram ludibriados pela empresa não apaga a irresponsabilidade e descompromisso com o dinheiro e a saúde pública. Não dá, portanto, para alegar simplesmente que todos foram enganados e ficar por isso mesmo. Já pensou se essa moda pega!!??

  13. Cabo Silva disse:

    Mentira! Basta ver as portarias de habilitação de leitos de UTI… além do que o MINISTÉRIO DA SAUDE habilita leitos informados pela SESAP. Vejam bem quando esses leitos foram informados! Cara de pau.. incompetente e aponta o dedo pro governo federal. CANALHA E COVARDE

  14. CIDADAO55 disse:

    O secretário deveria mudar o nome pra Inocêncio.
    Se gritar pega ladrão não foca um meu irmão;
    Se gritar pega ladrão não foca nem FATÃO!

  15. Francisco Alves disse:

    O secretário "esqueceu" de frisar que o Consórcio Nordeste foi instituído para boicotar o Governo Federal. Agora, vem com essa conversa de que a União não deu apoio. Mesmo com o boicote do STF ao Governo Federal dando autonomia aos Estados, a União mandou rios de dinheiros para o RN e, muito pouco se viu de contrapartida na gestão governamental, sobretudo na pasta da Saúde. Resumindo em uma palavra: Incompetência.

  16. Júnior Milton disse:

    Vítimas?
    Pelo contrário, o consórcio pagou quase 100 milhões para uma empresa fantasma.
    Compraram respiradores de uma empresa de Los Angeles, que não existe. No endereço dela tem uma casinha, um boutiquezinho.

    Esse Secretário e a Governadora tem que ser responsabilizados pelos 5 milhões enviados

  17. Fabrício MOSSORO disse:

    O senador (carioca ) Jean preste votou na PL da censura seguindo orientação do PT . Em 2022 o POVO POTIGUAR VAI CENSURA VC
    E SEU PARTIDO .

  18. Jotaerre disse:

    Kd o dinheiro?? R$5 milhões não dá em árvores!!

  19. José disse:

    Isso que dá coloca o PT no governo . Eu sabia

  20. Bolsonaro RN disse:

    Desculpas enfarrapadas, irresponsáveis, desonestos, PF na mira de vcs.

    • José Quirino disse:

      Só podia ser uma opinião do gado bolsonarista

    • Muda Brasil disse:

      José Quirino procura algum rastro de corrupção do governo federal nessa pandemia, esse gado trabalha e não rouba, diferente do gado ladrão de dinheiro público.

  21. Vergonha disse:

    Entendi …..o dinheiro na é seu , CADEIA PARA ESSES VAGABUNDOS

COMENTE AQUI