Seis pessoas foram assassinadas em dois triplo homicídios registrados na tarde desse domingo (6) no Rio Grande do Norte. O primeiro aconteceu no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal. O segundo foi no bairro Belo Horizonte, em Mossoró, na região Oeste do estado. Nos dois casos, ninguém foi preso. Uma mulher e um adolescente estão entre as vítimas. Detalhes dos crimes em reportagem na íntegra do portal G1-RN clicando aqui
São João de Natal: Polo Zona Oeste reune 12.500 pessoas no primeiro dia
Foto: Magnus Nascimento
A abertura de mais um polo do São João de Natal levou muito forró, tradição e alegria para a Zona Oeste da cidade. Localizado na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Cidade da Esperança, o espaço segue com programação até o dia 22 de junho e promete movimentar a região, reunindo moradores e visitantes em uma grande celebração da cultura nordestina.
Na primeira noite de festa, um público estimado em 12.500 pessoas lotou o polo para curtir uma programação de peso. A abertura ficou por conta do talentoso Jarbas do Acordeon, que aqueceu o público com muito forró tradicional. Em seguida, a banda Cavaleiros do Forró levantou a multidão com seus sucessos. A vocalista Ana Gouveia, emocionada, celebrou o retorno aos palcos da sua terra natal.
“Estamos com o coração a mil. É uma emoção diferente cantar aqui, na nossa terra, onde tudo começou. A gente leva o nome do Rio Grande do Norte e de Natal com muito orgulho por todo o Brasil, é assim que apresentamos a nossa banda. E hoje, estar aqui, é especial demais”.
O encerramento da noite foi em grande estilo com a apresentação da cantora Eliane, uma das atrações mais aguardadas do polo Zona Oeste. Com sua voz marcante e presença cativante, ela emocionou o público ao revisitar sucessos que a consagraram como um ícone do forró. Eliane agradeceu o carinho dos natalenses e destacou a conexão afetiva que tem com a cidade, onde sempre se sente acolhida de forma especial.
“É sempre um prazer estar aqui. Eu fico muito feliz, de verdade. Natal é uma cidade que me abraçou, que me acolheu com tanto carinho desde o início da minha carreira. Sempre que chego aqui, me sinto em casa. É uma emoção diferente cantar nesse lugar que eu amo tanto e que mora no meu coração. Essas festas são fundamentais porque abrem espaço para todos nós, artistas, e isso me deixa muito honrada.”
Eliane também fez questão de relembrar sua história pessoal com o prefeito Paulinho Freire. “Tenho uma relação muito especial com o prefeito Paulinho Freire, que conheci há alguns anos ainda como empresário. É uma pessoa maravilhosa, que faz parte da minha trajetória de vida. Hoje, vê-lo como prefeito e saber do seu compromisso com a cultura e com o povo de Natal é motivo de alegria”.
Com estrutura segura e pensada para o conforto do público, o polo Zona Oeste abriu sua programação com forte esquema de segurança. A secretária de Segurança e Defesa Social, Samara Trigueiro, destacou a atuação integrada da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e segurança privada, sob coordenação da SEMDES.
“A operação recebeu reforço significativo nessa quinta-feira, com o apoio de 150 homens da Polícia Militar somados aos 30 guardas municipais já escalados, atuando tanto no patrulhamento a pé quanto em viaturas”, informou Samara. Ela também ressaltou a presença do Batalhão de Choque e reforçou que as revistas nas entradas estão sendo feitas com rigor. “Tudo isso para garantir uma festa tranquila e segura para todos”, disse.
O secretário de Turismo, Sanclair Solon, reforçou a importância da descentralização do evento. “Seguimos com a nossa programação do São João de Natal, e agora estamos na Zona Oeste, trazendo toda a alegria e a tradição dessa festa para os bairros da cidade. É fundamental que a gente leve essa programação para diferentes regiões, permitindo que mais pessoas possam vivenciar esse evento tão especial”, disse.
Nem mesmo a chuva esfriou o clima no polo. Luzinete Silva, estava com a família e contou que foi preparada para dançar do começo ao fim. “Choveu, mas nem liguei. Estou muito animada, impossível ficar parada. Trouxe minha filha e meu marido comigo, nós adoramos forró. Essa época do ano é boa demais. Nós moramos aqui do lado e quando vi a programação me animei. Viemos andando”, disse animada.
A festa também é uma oportunidade de renda para os comerciantes locais. O funcionamento dos pontos de venda para ambulantes foi autorizado durante todo o horário do evento, com tolerância de duas horas antes e duas depois para montagem e desmontagem das barracas.
Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, a atuação preventiva é essencial para garantir um ambiente seguro e bem estruturado. “O São João na Cidade da Esperança chega para fortalecer a tradição junina e movimentar a economia local, sempre com responsabilidade, segurança e muita alegria. Nosso compromisso é garantir que tanto os comerciantes quanto o público aproveitem a festa com tranquilidade e conforto. Para isso, planejamos toda a estrutura com antecedência e intensificamos a fiscalização no local”, informou.
E quem sentiu o reflexo direto foi o ambulante Pedro Henrique, que está vendendo churrasquinho no polo. “Está sendo ótimo. Antes mesmo de começar os shows, a galera já passou por aqui. Esperamos vender tudo todos os dias. Estamos animados para os próximos shows”.
A Zona Oeste já mostrou que sabe como fazer uma grande festa. Com animação contagiante, forte presença do público, segurança e valorização da cultura nordestina, a abertura do polo foi um verdadeiro sucesso e deixou um gostinho de quero mais para os próximos dias.
O São João de Natal segue com força total até o final do mês, levando música, tradição e alegria por toda a cidade. Após passar pelo Arena das Dunas e agora pela Zona Oeste até o dia 22, a festa se prepara para voltar à Zona Norte, onde abriu os festejos, e encerrar com chave de ouro na última parada desse circuito junino que está transformando Natal em um grande arraial a céu aberto.
Comente aqui
Deixe um comentário
No 8º dia de ofensivas, Israel bombardeia bases de mísseis no Irã
Foto: Divulgação
O oitavo dia de conflitos entre israelenses e iranianos foi marcado por bombardeios de Israel em mais de 35 instalações e lançamentos de mísseis em Tabriz e Kermanshah, no Irã, nesta sexta-feira (20/6). Durante a madrugada, mais de 50 caças da Força Aérea de Israel atacaram alvos prioritários do programa de armas nucleares e locais industriais de produção de componentes de mísseis em Teerã.
De acordo com o porta-voz de Israel, Avichay Adraee, a Força Aérea deu continuidade, nesta manhã, a uma série de ataques contra “alvos militares do regime iraniano”.
“Como parte dessa série de ataques, mais de 25 aviões de combate atingiram mais de 35 instalações de armazenamento e lançamento de mísseis em Tabriz e Kermanshah”, informou o porta-voz nas redes sociais.
Ofensiva israelense contra o Irã
- Depois de diversas ameaças, Israel lançou na semana passada o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã. O foco da operação foi o programa nuclear iraniano.
- O principal objetivo da ação, segundo o governo israelense, é impedir que o Irã consiga construir uma arma nuclear.
- Como resposta à operação israelense, o Irã lançou um exército de drones e mísseis contra o território de Israel.
- Em pronunciamento no sábado (14/6), o premiê Benjamin Netanyahu afirmou que a ofensiva deve continuar.
- Ele prometeu ataques contra todas as bases iranianas.
- Até o momento, relatos indicam que parte do programa nuclear já foi afetada pelos ataques. Danos maiores, no entanto, dependem de bombas – ou da participação direta – dos EUA, o que tem sido solicitado pelo governo de Israel.
A divulgação, feita nesta sexta, mostrou que as forças aéreas tiveram como alvos programas de armas nucleares, além de instalações de mísseis e locais de lançamento.
Metrópoles
Comente aqui
Deixe um comentário
Lula se prepara para mais uma viagem internacional
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Após participar da cúpula do G7 no Canadá nesta semana, o presidente Lula já se prepara para mais uma viagem internacional. Dessa vez, o destino será Buenos Aires, na Argentina.
A previsão é de que o petista vá à capital argentina nos dias 2 e 3 de julho para participar da cúpula dos chefes do Mercosul. No encontro, o Brasil assumirá presidência do bloco.
Além da reunião do Mercosul, Lula pretende aproveitar a viagem para fazer uma visita à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, que começou a cumprir prisão domiciliar.
Como Cristina Kirchner está presa em seu apartamento, o chefe do Palácio do Planalto só poderá visitar a aliada caso ela peça autorização e a Justiça argentina autorize.
Viagens de Lula
Desde o começo do seu terceiro mandato, em 2023, Lula já visitou 36 países. A última viagem do petista aconteceu no começo da semana, quando ele esteve no Canadá para participar da cúpula do G7.
Somente em 2025, Lula já esteve no Uruguai, Japão, Vietnã, Honduras, Vaticano, Rússia, China, França, Mônaco e Canadá. No início de julho, o presidente deve ir à Argentina para reunião do Mercosul.
A frequência das viagens internacionais de Lula, como noticiou a coluna do Igor Gadelha na quinta-feira (19), tem provocado divergências entre ministros do Planalto e lideranças do PT.
Metrópoles – Igor Gadelha
Comente aqui
Deixe um comentário
Confira pontos de alagamento em Natal nesta sexta-feira (20); STTU monitora situação em tempo real
Foto: Reprodução
A STTU divulgou um boletim no início da manhã com pontos de alagamento em Natal após as chuvas que caem desde a madrugada.
Ponto intransitável:
- Rua Presidente Sarmento – Alecrim (próximo ao mercado): intransitável
Pontos transitáveis com alerta:
- Av. Nevaldo Rocha (em frente à Semtas)
- Av. Nevaldo Rocha (entre a linha férrea e a Av. Cel. Estevam)
- Av. Nascimento de Castro com Prudente de Morais
- Avenida Interventor Mário Câmara (entre Av. Jerônimo Câmara e Cap. Mor Gouveia)
- Av. Adolfo Gordo com Av. Cap. Mor Gouveia
- Av. da Integração (próximo ao número 101)
- Av. Cel. Estevam com Av. Antônio Basílio
Todos esses trechos estão transitáveis, mas requerem atenção redobrada por parte dos condutores.
Outros pontos de atenção no trânsito:
- Av. Felizardo Moura (sentido Centro): pequena retenção
- Av. Senador Salgado Filho (sentido Centro): trânsito lento
- Semáforo da Rua Apodi com Av. Rio Branco: apagado
- Semáforo da Rua Ulisses Caldas com Av. Rio Branco: apagado
A STTU reforça que os motoristas devem redobrar a atenção, respeitar as sinalizações e, sempre que possível, evitar vias já conhecidas por acumular água em períodos chuvosos. Para atualizações em tempo real, a população pode acompanhar os canais oficiais da Prefeitura.
Comente aqui
Deixe um comentário
Ex-ministro Paulo Pimenta é primeira escolha do PT para CPMI do INSS
Foto: VOLMER PEREZ/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, foi o primeiro nome escolhido pelo PT para a CPMI do INSS.
De perfil combativo e “estilo brigão”, Pimenta tem as características que o líder da bancada, Lindbergh Farias (PT-RJ), busca para compor a tropa de choque do governo.
A ideia, segundo Lindbergh disse à CNN, é ter deputados mais experientes e com capacidade de enfrentamento. A federação formada por PT, PCdoB e PV tem direito a 4 vagas na distribuição feita pela Câmara, entre membros titulares e suplentes.
Ao todo, os deputados terão direito a 15 das 30 vagas titulares da CPMI. A outra metade será indicada pelos senadores. Só na bancada do PL da Câmara, no entanto, 16 deputados já pediram para participar do colegiado.
Na câmara, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro terá direito a seis vagas. Diante da procura, o líder Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) vai reunir a bancada na semana que vem para deliberar sobre a escolha.
“Todos terão o mesmo tratamento e vamos nos reunir para definir juntos”, afirmou à CNN.
Entre os que pediram para participar está o deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), que tem explorado a crise do INSS nas redes sociais em vídeos com milhares de visualizações. Os deputados Coronel Fernanda (PL-MT) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que recolheram assinaturas para a criação de CPIs também pleiteiam espaço.
Os trabalhos devem durar 180 dias e devem começar após a volta do recesso de julho. A presidência deve ficar com o senador Omar Aziz (PSD-AM), um aliado do Planalto.
Já para a relatoria, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizou aos líderes que quer um deputado de centro.
CNN
Opinião dos leitores
-
Essa CPMI É MAIS UMA ARMAÇÃO. NAO RESOVE NADA. SÓ BALELA
-
Parece que o Brasil não tem jeito, como colocar uma criatura corrupta dessa, para uma investigação sobre corrupção?
-
Não adianta criar uma CPMI pra investigar atos do governo e, colocar políticos que apoiam o governo pra presidir e conduzir a relatório, é o mesmo que colocar uma raposa e um timbu pra vigiar o galinheiro.
Comente aqui
Deixe um comentário
Irã diz que não abrirá mão de seu programa nuclear se Israel não parar os ataques
Foto: Behrouz Mehri/AFP
O exército israelense disse nesta sexta-feira (20) que realizou ataques a dezenas de alvos militares no Irã durante a madrugada, incluindo a Organização de Inovação e Pesquisa Defensiva, que segundo ele estaria envolvida no desenvolvimento de armas nucleares do país.
Segundo a mídia iraniana, uma planta industrial do local, que realiza pesquisa de produção de armas, foi destruída. Porém, ali não havia pesquisas nucleares, mas sim produção de fibra de carbono, usado na confecção de mísseis.
Já o Irã disse, também nesta sexta, que não discutirá o futuro de seu programa nuclear enquanto estiver sob ataque israelense. A fala ocorre enquanto líderes da Europa buscam atrair Teerã de volta à mesa de negociações, com uma decisão sobre o possível envolvimento dos EUA –esperada para dentro de duas semanas.
Israel começou a atacar o Irã na sexta-feira passada, alegando que o objetivo era impedir que seu inimigo de longa data desenvolvesse armas nucleares. O Irã retaliou com ataques de mísseis e drones contra Israel. O país afirma que seu programa nuclear é pacífico.
Ataques aéreos israelenses mataram, segundo dados mais atualizados da Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos, 639 pessoas no Irã. Entre os mortos estão membros do alto escalão militar e cientistas nucleares.
Pelo lado de Israel, ao menos duas dúzias de civis morreram em ataques com mísseis iranianos. Os números de mortes, contudo, são imprecisos de ambos os lados.
Israel tem como alvo instalações nucleares, capacidades de mísseis e áreas civis, enquanto tenta destruir o governo do líder supremo aiatolá Ali Khamenei, de acordo com autoridades ocidentais e regionais.
“Estamos visando a queda do regime? Isso pode ser um resultado, mas cabe ao povo iraniano se levantar por sua liberdade”, disse o primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu nesta quinta-feira (19).
Israel acusou o Irã de alvejar civis deliberadamente com o uso de munições de fragmentação, que dispersam pequenas bombas por uma ampla área. A representação do Irã nas Nações Unidas não respondeu à reportagem, mas o país alega que está atacando instalações militares e de defesa em Israel –embora também tenha atingido um hospital e outras instalações civis.
O Irã disse nesta sexta que cinco hospitais já foram danificados em ataques israelenses.
Folha de S.Paulo
Comente aqui
Deixe um comentário
‘Como cristão, me emociono’, diz Lula em mensagem à Marcha para Jesus
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem para evangélicos que participaram nesta quinta-feira, 19, da Marcha para Jesus, em São Paulo, depois de participação de um dos principais opositores da atualidade: Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, que cantou com o público e exibiu uma bandeira de Israel.
Mesmo sem agenda oficial, o petista afirmou também não ter viajado para capital paulista por “compromissos de governo”. A mensagem foi endereçada aos criadores da marcha, o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sônia Hernandes, da Igreja Renascer.
“A Marcha para Jesus é muito mais do que um evento, é um ato extraordinário de fé coletiva, uma caminhada de oração, de louvor e de compromisso com um Brasil mais humano, mais justo e mais solidário”, disse Lula, em trecho do comunicado publicado pelo Planalto nesta quinta.
Nos últimos anos, as igrejas evangélicas demonstraram maior aproximação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o que tem feito o petista tentar uma aproximação da corrente religiosa. No comunicado, o presidente diz ser cristão e elogia a multidão que tomou conta da região central de São Paulo com destino ao Campo de Marte, na zona norte da capital.
“Como cristão, me emociono com a alegria que brota da fé do nosso povo. E como presidente da República, reafirmo, em cada gesto de governo, meu compromisso com a liberdade religiosa e com o respeito à diversidade de crenças, porque a pluralidade religiosa é uma das maiores riquezas da nossa democracia. Nosso governo tem promovido o diálogo inter-religioso, respeitado as diferentes crenças, e valorizado o papel das igrejas na construção de um Brasil mais justo e solidário”, disse.
VEJA
Opinião dos leitores
-
Esse cachaceiro mentiu novamente, ele é ateu.
-
Deixa de mentira seu mentiroso.
Vc deveria dizer assim: “Como político eu me emociono para captar votos dos cristãos bestas”
Vc é o político que apoia ditaduras e é contra Israel e a Ucrânia, ambos atacados por quem vc apoia. -
Ah caba mentiroso da peste.
-
Herege.
-
Mentiroso.
-
ENSINAMENTOS DE SIDÔNIO, SIMPLES ENTENDER!!
Comente aqui
Deixe um comentário
VÍDEO: Cavaleiros do Forró arrasta multidão no Polo Oeste
VÍDEO: Cavaleiros do Forró arrasta multidão no Polo Oeste: https://t.co/no0RRTkIQo pic.twitter.com/7HOk6ALSsB
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) June 20, 2025
Vídeo: Reprodução
A noite dessa quinta-feira (19) foi marcada pelo enorme público na abertura do maior São João de Natal no polo da Zona Oeste. Milhares de pessoas estiveram presentes para curtir a primeira grande noite de festa junina, que teve shows de Jarbas do Acordeon, Cavaleiros do Forró e Eliane.
Em noite histórica, a banda Cavaleiros do Forró levou uma verdadeira multidão ao delírio em Natal. Do início ao fim do show, o público cantou em coro todos os sucessos, transformando o evento em um espetáculo emocionante. Foi forró, saudade e energia do começo ao fim — Natal viveu uma noite inesquecível.
Foto: Divulgação
Com mais de 40 shows no período junino, a banda potiguar saiu do seu roteiro só para prestigiar o São João de Natal, que está se consagrando ainda mais esse ano.
A programação segue ao longo dos próximos dias, levando cultura, música e tradição junina na capital potiguar.
Foto: Divulgação
Comente aqui
Deixe um comentário
Botafogo faz história, vence o PSG e se aproxima de classificação na Copa de Clubes
Foto: Frederic J. Brown / AFP
O Botafogo chocou o mundo do futebol, na noite desta quinta-feira (19), ao vencer por 1 a 0 o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, pela Copa do Mundo de Clubes.
Com a vitória histórica, os campeões da Libertadores chegam aos seis pontos no grupo B, com 100% de aproveitamento, e estão muito perto da vaga nas oitavas de final — entenda os cenários.
O gol da partida foi marcado pelo centroavante Igor Jesus, aos 35 minutos do primeiro tempo, levando à loucura a barulhenta torcida do Botafogo presente ao estádio Rose Bowl, na Califórnia, palco do tetracampeonato da Seleção Brasileira.
PSG mexe no time e é surpreendido pelo Botafogo
Técnico do PSG, o espanhol Luis Enrique mexeu algumas peças do time após o golear o Atlético de Madrid por 4 a 0 na estreia. Marquinhos, João Neves, Fábian Ruiz e Nuno Mendes foram sacados por Beraldo, Zaïre-Emery, Mayulu e Hernandez.
Já Renato Paiva fortaleceu o meio de campo, escalando o volante Allan na vaga do atacante Mastriani, para diminuir os espaços do times francês e explorar possíveis contra-ataques.
Foi o que aconteceu: o PSG teve 75% da posse de bola no primeiro tempo, assustou o goleiro John, mas foi para o intervalo perdendo para o time brasileiro graças a uma saída rápida do Botafogo.
Artur tirou a bola de Kvaratskhelia, acionou Marlon Freitas, que passou para Savarino. O venezuelano lançou Igor Jesus na velocidade, o atacante fintou Pacho, bateu rasteiro, a bola desviou no zagueiro e matou Donnarumma.
Valente, o Botafogo voltou para o segundo tempo na mesma toada do primeiro, deixando a bola com o PSG, mas fechando os espaços dos pontas Kvaratskhelia e Doué, armas mais fortes do time francês.
Tanto que por até o fim do segundo tempo, a melhor chance do PSG havia saído de uma bola parada. Vitinha cobrou falta aos 6 minutos, Mayulu desviou e John fez uma defesa milagrosa, no reflexo.
Nos acréscimos, Kvaratskhelia cobrou uma falta perigosa, mas a bola passou por cima do gol de John.
A partida seguiu até o fim com pressão e domínio total do time de Paris, mas ineficiente. O tempo foi passando e o que antes parecia improvável, um sonho para a torcida do Botafogo, que estava na Série B até 2021, virou realidade.
CNN
Comente aqui
Deixe um comentário
MST deixa de ser um aliado e se consolida como fonte de desgaste político para Lula
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Histórico parceiro do Partido dos Trabalhadores (PT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deixou de ser um aliado estratégico e passou a figurar como fonte constante de desgaste político para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Cobranças públicas, invasões e críticas diretas ao Palácio do Planalto têm exposto a fragilidade da articulação política do Executivo e o impasse em torno da pauta agrária.
O mais recente capítulo dessa tensão envolve a pressão aberta pela saída do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. O MST acusa o titular da pasta de não cumprir promessas relativas a assentamentos e de travar o andamento da reforma agrária. Na avaliação de lideranças do movimento, o governo se perde em anúncios vazios e compromissos não executados, aprofundando a insatisfação no campo.
Em declarações à imprensa e em manifestações como a ocorrida na Câmara de Vereadores de Votuporanga (SP), a atuação do ministro vem sendo criticada. Teixeira foi chamado de “ministro promessinha” por um coro de militantes que participavam de uma audiência pública em maio. Além disso, lideranças históricas do movimento têm afirmado que o ministro “fala sempre a mesma coisa” e inventa “números que não são reais”.
Um dos líderes do movimento no Rio Grande do Sul, Ildo Pereira afirmou que existe insatisfação diante de uma série de demandas locais, estaduais e até nacionais. “Nós não estamos tão simpáticos a alguns anúncios do governo para a reforma agrária”, disse Pereira à Gazeta do Povo.
Para o líder da oposição, deputado Luciano Zucco (PL-RS), o governo do PT conseguiu a “proeza de transformar um antigo aliado em problema”. “O MST hoje não está satisfeito com pouco, quer mais poder, mais cargos e, agora, quer até escolher o ministro do Desenvolvimento Agrário”, afirmou Zucco.
Assim, a crise com o MST – antes limitada a críticas da oposição e de setores do agronegócio por causa das invasões – ganha contornos de problema político com ainda mais fôlego.
A Gazeta do Povo procurou o MST para obter um posicionamento oficial a respeito das queixas relacionadas ao ministro Paulo Teixeira, mas o movimento preferiu não se posicionar.
O ministro Paulo Teixeira, por sua vez, minimizou as críticas. “Ao contrário de governos anteriores, respeitamos as manifestações. As cobranças fazem parte da dinâmica dos movimentos sociais”, disse o ministro por meio de nota enviada pela assessoria.
MST cobra promessas não cumpridas
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, desde 2023 para cá, já foram homologados cerca de 38 mil novos lotes para famílias sem terra em todo o Brasil.
Os números do governo, no entanto, não atendem à demanda apresentada pelo MST. No começo de maio, o MST reforçou o pedido de assentamento prioritário de 65 mil famílias que estariam acampadas há mais de 20 anos. Ao todo, o movimento afirma que há 120 mil famílias à espera de terras. Um pedido de R$ 1 bilhão no Orçamento para a reforma agrária também fez parte das reivindicações. A estimativa do movimento é de que, com R$ 100 milhões, em média 4 mil famílias podem ser assentadas.
“Ainda não estamos satisfeitos com a proposta do MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário] sobre o tema da obtenção de terra. O MST está pressionando muito para que o governo se comprometa que ano que vem vá assentar todas as famílias acampadas, são 65 mil”, disse o coordenador nacional do movimento, João Paulo Rodrigues, em matéria publicada em novembro de 2024 na página do MST.
Em nota à Gazeta do Povo, Teixeira afirmou que as metas de novos lotes de assentamentos estão sendo cumpridas. “O objetivo do governo é entregar 60 mil novos lotes em assentamentos tradicionais até 2026. Para 2025, a meta é de 30 mil novos lotes em assentamentos e até maio, faltando mais da metade do ano, já foram entregues mais de 15 mil lotes. Isso significa que, depois do desmonte realizado pelos governos anteriores, a reforma agrária no Brasil retomou o ritmo dos primeiros governos do presidente Lula”, diz a nota do ministro.
Ainda assim, integrantes do MST têm feito críticas recorrentes à gestão petista. “Nossa expectativa é que o Lula reassuma o compromisso que ele fez”, disseram Maurício Roman e Lara Rodrigues, dirigentes nacionais do movimento no Rio Grande do Sul, ao Poder360, em 29 de maio. “Não é que a gente está pedindo a cabeça do ministro. O Lula tem total autonomia. Mas todos os acordos que fizemos com ele [Paulo Teixeira] até agora não foram cumpridos”.
Gazeta do Povo
Comente aqui