Michael Sam ainda nem começou a sua carreira na NFL, mas já fez história. O atleta, que atua como defensive back, foi selecionado no draft da liga norte-americana de futebol americano na noite deste sábado pelo St. Louis Rams e se torna o primeiro jogador assumidamente gay a atuar na competição.
Depois de revelar a sua homossexualidade em fevereiro deste ano, o futuro de Michael Sam vinha sendo especulado e, apesar de ser candidato às primeiras escolhas no draft, ele caiu na cotação e foi a escolha número 249 das 256 possíveis e gerou comoção no público presente ao Radio City, em Nova York, local da cerimônia, ao ser selecionado.
Sem estar no local, o atleta recebeu a notícia através de uma ligação de seu novo técnico, Jeff Fisher e vibrou muito, compartilhando nas redes sociais mensagens de agradecimento e uma foto de um beijo em seu namorado.
Em toda a sua carreira universitária, Michael Sam foi considerado um dos melhores defensores do campeonato. Na última temporada que fez pela Universidade do Missouri, ele conseguiu 11,5 sacks e 19 tackles, vencendo o prêmio de melhor defensor da Conferência Sudeste e sendo eleito para o time do ano da liga universitária.
Michael Sam se torna, assim, apenas o segundo atleta assumidamente homossexual a fazer parte das grandes ligas do esporte nos Estados Unidos. O primeiro foi o pivô Jason Collins, que defende o Brooklyn Nets na NBA. A NHL (hóquei) e a MLB (beisebol) ainda não têm nenhum caso registrado. Segundo Roger Goodell, principal executivo da NFL, o novato será bem-vindo na liga e será julgado apenas por suas habilidades para jogar futebol americano.
Estadão
Foto: Ricardo Stuckert
Comente aqui