Senado quer aguardar plenário do STF para decidir futuro de Chico Rodrigues

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Senadores pretendem aguardar o julgamento, pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), do afastamento do colega Chico Rodrigues (DEM-RR) antes de decidirem o futuro do parlamentar.

A avaliação no Congresso é de que o próprio ministro Luís Roberto Barroso forçou essa espera, ao enviar sua decisão monocrática que afastou Rodrigues para deliberação do plenário da corte.

Barroso mandou afastar o parlamentar na última quinta-feira (15). Na decisão, deixou claro que a palavra final caberia ao plenário do Senado, que poderá manter ou derrubar o afastamento.

Na sexta-feira (16), contudo, o próprio ministro pediu que sua decisão fosse analisada pelo pleno do STF. O presidente da corte, Luiz Fux, marcou o julgamento para a próxima quarta-feira (21).

“Como vamos decidir alguma coisa até quarta-feira, sobre um fato que ainda não está encerrado?”, disse à CNN um influente senador, com trânsito entre diferentes alas do Senado.

Decisão política

Na avaliação de senadores, Barroso tomou uma decisão “mais política do que jurídica”, ao pedir que o afastamento também fosse analisado pelos demais ministros do Supremo no plenário.

“Ele (Barroso) viu que a reação do Senado não era ao afastamento, mas ao afastamento por decisão monocrática. Ao levar para o plenário do STF, ele tirou esse argumento e nos impediu de decidir antes”, afirmou um senador.

Apesar das cobranças, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ainda não se pronunciou sobre o tema. Ele chega a Brasília neste domingo (18) e deve conversar com senadores sobre o assunto a partir desta segunda-feira (19).

Caso a maioria dos ministros do STF confirme a decisão de Barroso de afastar Chico Rodrigues por 90 dias, a ordem da corte também precisará ser submetida ao plenário do Senado, que terá a palavra final.

Conselho de Ética

Paralelo ao afastamento determinado por Barroso, um grupo de senadores apresentou pedido de cassação de Chico Rodrigues, após a Polícia Federal encontrar R$ 33 mil escondidos na cueca do senador.

Esse pedido, porém, só poderá tramitar quando o Conselho de Ética do Senado retomar as atividades. Os trabalhos do colegiados estão suspensos em razão da pandemia do novo coronavírus.

CNN Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Junin disse:

    Uma coisa não justifica outra !!! São todos…. e não para ! E quem tem bandido de estimação é safado também! Essa é a verdade magote de comedores de capim/feno/alfafa…..acabou porra nenhuma….

  2. Santos disse:

    O slide está quase pronto!
    2021 está na porta.

  3. Mendes disse:

    No governo do BOZO esta existindo algo inovador kkkkk o vice-líder do governo da moralidade usou o ANUS como cofrinho kkkkk . Eu te pergunto vc já viu algo dessa natureza antes kkk

  4. Mendes disse:

    No governo do BOZO esta existindo algo bem mais inovador de CORRUPÇÃO o vice líder do governo fez o ANUS de cofrinho kkkk EU pergunto vc viu algo mais inovador do que isto kkkk

  5. Mendes disse:

    Não precisa de LER nada, basta pedir o extrato da conta de MICHEQUE e vê os depósitos que QUEIROZ olaranja da família do BOZO fez. O problema é que o nosso presidente não sabia . Me engana papai 👍

  6. Antonio Agnaldo De Freitas disse:

    Pra esses idiotas que são cegos e apoiam esse governo safado, todo mundo que São contra esse governo é apoiador de Lula e PT e são vagabundos, não é assim não seus maus caráter, respeito é bom, ainda vivemos em um país democrático e podemos ter opiniões diferentes. Quando o capitão que vocês idolatram implantar de vez a ditadura aí talvez vcs poção calar o contraditório. IDIOTAS

    • João disse:

      Comentário contraditório. Vivemos num país democrático e ditadura no mesmo contexto?

  7. Um brasileiro disse:

    Esse governo no Bozo tá ficando parecido com o do molusco ladrão e ainda tem um monte de babaca que defende um e o outro. BA-BA-CAS.

  8. Edson Oliveira disse:

    No governo de Bolsonaro não tem corrupção.

  9. Pedro disse:

    Não lusitano burro, esse presidente não se meteu a defender o meliante como o de vcs fazia. O roedor de nove dedos,bêbado notório e ladrão, os chamava de aloprados e ronaldinhos, uma graça. A tua passagem para Venezuela ou Cuba está comprada, só um conselho, com tia burrice vais sofrer muito, a fome por lá é braba.

  10. Pedro disse:

    Para completar…….kkkkk onde vc leu que o presidente fez algo como o seu fazia? Muito do que se roubou, foicom anuência e incentivo do roedor de nove dedos e da Anta analfabeta, onde vc estava? Certamente num sub emprego dos Correios ou sujando as mãos com o óleo da petrobras, vida de peão é complicada.

  11. Pedro disse:

    Pixuleleco vc é uma piadista de excelente qualidade, como poeta, uma pesepada. Seres como vc, são realmente dignos de piada, quer ser engraçado mais não passa de uma curva fora do ponto.

  12. Manoel disse:

    Kkkkkk. O argumento que restou pro gado: seu ladrão de estimação roubou mais que o meu viu! Kkkkkkkkkkk. Muuu

    • Augusto disse:

      Digamos que algumas centenas de BILHÕES que LULADRAO e sua quadrilha roubou, né seu mané

  13. Mendes disse:

    B noite. Agora no governo da moralidade tudo pode kkkkk o BOZO em rede nacional diz que a CORRUPÇÃO acabou kkkkk o gado ou o rebanho que votou nele acreditou kkkkk essa turma que fica gritando e LULA e o PT KKKK a questão aqui é que o GADO que votou contra corrupção ficou sem argumento kkkk .

    O argumento é esse:

    E LULA… E O PT… não sabe dizer outra coisa. Eu tenho recado para o GADO, fique tranquilo o BOZO legalizou a CORRUPÇÃO no governo dele . Pode RACHADINHA, CAIXA DOIS, DINHEIRO NA BUNDA , DEPÓSITO DE QUEIROZ NA CONTA DE DONA MICHEQUE. Logo logo vai aparecer outras modalidades.

  14. Carlinhos disse:

    Todos em volta de Bolsonaro estão se mostrando tão corruptos quanto os que fizeram parte do governo petralha.
    Lamentável.

    • Lula PRESO disse:

      Pixuleco, entregador de pizza, ricardo lúcido etc etc etc é o mesmo trouxa.
      Vá arrumar um emprego babaca.
      Kkkkkkkkk
      Mito 2022

  15. Pixuleco disse:

    Lamentável essa situação . Mas nesse governo coisas inusitadas acontecem .
    LARANJA 🍊 VALE OURO
    CHOCOLATE 🍫 NEM SE FALA
    RACHADINHA NO GABINETE
    E O LESADO SE CALA

    QUEIROZ MUITO LIGEIRO
    NA CONTA DE MICHELE DEPOSITOU
    É CHEQUE EM BANDA DE LATA
    ELA PARECE QUE GOSTOU

    PARA COMPLETAR TODA ESSA BAGUNÇA
    TEM UM FATO ENGRAÇADO
    O VICE LÍDER DO GOVERNO
    LEVANDO DINHEIRO NO CORRUGADO

    A GADOLÂNDIA PERTURBADA
    NÃO ENCONTRA EXPLICAÇÃO
    FICAM TIDOS OURIÇADOS
    PARTINDO LOGO PARA AGRESSÃO

    TRANQUILO ANALISO ESPERANDO SOLUÇÃO
    NO COCHO NÃO PODE FALTAR , CAPIM , FENO E RAÇÃO .

    EITA HOJE ESTOU ATÉ RIMANDO AH PAPAI
    MUMMMMMM

    • Brasil disse:

      Vagabundo, seu ladrao condenado Lula fez o maior roubo da história da humanidade, e você como vagabundo até hoje chora pelo seu líder , deixa de MIMIMIMI e vá trabalhar VÁ GA BUN DO …sabe ler ?

    • Paranhos disse:

      Se somar os valores de todos esses fatos que você narra, não representa 30% dos 5 milhões de reais que só o pt do rn fez desaparecer, deixando de socorrer milhares de cidadãos potiguares que morreram, muito pela falta desse dinheiro. Entretanto, devido a seu caráter, vc cala, pior tenta omitir esse fato grave, muito menos cobra ação da justiça. É o tipozinho alienados ou que vende a alma por centavos, não se sensibilizando com atos que prejudicam o coletivo, principalmente os mais vulneráveis, um verdadeiro mau caráter!

    • Pixuleco disse:

      Quanto ressentimento
      Quanto rancor
      Calma Brasil
      O espaço é democrático .
      Vá jantar , tome uma sopinha e se acalme

    • Paulo disse:

      A turma do mensalão e do petrolao doida para voltar. .
      Só na Petrobras 3% ficava com esse pessoal…
      Inclusive para os partidos.
      Bilhões e bilhões.

    • paulo disse:

      BG
      Pixuleco esse é o nome do teu chefe de quadrilha, vai procurar os R$ 5.000.000,00 que tua quadrilha consorciada roubou do povo do RN.

COMENTE AQUI