Política

Senador quer CPI investigando compra milionária de respiradores feita pelo Consórcio Nordeste

Foto: FERNANDO VIVAS/GOVERNO DA BAHIA

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) solicitou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, instalada nesta terça-feira (27) no Senado Federal, que seja investigada a compra milionária e a não entrega de respiradores encomendados por governadores de estados nordestinos através do chamado Consórcio Nordeste.

O senador tucano disse que a CPI acatou sua sugestão e vai apurar a compra de 300 ventiladores clínicos de UTI, por mais de R$ 48 milhões, junto à empresa Hempcare, que não distribuiu para todos os estados nordestinos a totalidade dos equipamentos essenciais para a sobrevivência de pacientes com covid-19, pagos com antecedência.

Rodrigo Cunha destaca que a negociação também resultou em lesão aos cofres públicos de Alagoas, também representado no senado pelo relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), que já avisou que não atuará em casos envolvendo o estado governado pelo seu herdeiro político, Renan Filho (MDB).

A compra foi alvo da chamada Operação Ragnarok, da Polícia Civil da Bahia. E Rodrigo Cunha sugeriu investigação pela CPI criada hoje, indicando documentos já coletados pela Comissão Parlamentar Interestadual de Acompanhamento e Fiscalização do Consórcio Nordeste, composta por deputados estaduais da região, que apuram os possíveis desvios de recursos públicos nesta compra feita por meio do consórcio criado por governadores.

“Nossa sugestão e indicação foram acatadas pelo senador Eduardo Girão [PODE-CE], membro da CPI, que protocolou formalmente também por sugestão nossa a convocação do secretário executivo do Consórcio, Carlos Eduardo Gabas. Queremos saber onde foram parar estes recursos, porque que Alagoas não recebeu parte dos respiradores que adquiriu, quem foi punido por este alegado desvio e quais providências os agentes públicos do estado adotaram. Neste momento de pandemia e de crise, muitos se aproveitaram para praticar atos de corrupção em nome do falso combate à Covid-19”, disse Rodrigo Cunha.

Indícios de improbidade

O senador tucano lembra que Comissão Parlamentar Interestadual constatou possíveis atos de improbidade administrativa e até crimes contra a administração pública supostamente cometidos pelos gestores estaduais responsáveis pelas aquisições.

E relata que recebeu do deputado estadual alagoano Davi Maia (DEM-AL) os documentos referentes à investigação da Comissão Interestadual. No caso de Alagoas, foram adiantados R$ 4,4 milhões para o Consórcio a fim de realizar a aquisição de 30 respiradores, que até hoje não foram entregues.

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas ingressou na Justiça, em agosto de 2020, com uma ação de cobrança com pedido de tutela de urgência contra o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), para recuperar os recursos pagos antecipadamente pelos respiradores.

Provocado por Rodrigo Cunha, o Ministério da Saúde enviou 40 respiradores para Alagoas, repondo os equipamentos esperados pela rede hospitalar, em meio ao calote do Consórcio Nordeste.

Veto do Tribunal de Contas

O calote levou o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas a determinar que a Secretaria de Estado da Saúde não celebrasse mais contratos com o Consórcio Nordeste, e o Ministério Público de Contas estadual requereu a instauração de uma Tomada de Contas Especial na Secretaria a fim de que fossem esclarecidos os possíveis danos ao erário.

“A CPI da Covid no Senado poderá dar essa grande contribuição para desvendarmos o mistério em torno dos respiradores comprados pelo governo estadual alagoano, e não entregues pelo Consórcio. Queremos transparência e queremos que o dinheiro do combate à pandemia seja revertido para seu devido fim. A população brasileira e alagoana já está sofrendo demais e merece respostas”, concluiu Rodrigo Cunha, por meio de sua assessoria de imprensa.

Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. essa c.p.i demosntra a ridicularidade desse Pais ou, que fosse pra investigar os governadores e prefeitos ja que o governo Federal foi inabilitado, pelo STF, DE ATUAR NA PANDEMIA mesmo assim, enviou bilhoes a todos os estados que poderiam ter comprado vacinas, respiradores, etc e nao fizeram…!!!.
    da nojo ver Renan Calheiros e jader Barbalho na relatoria da cpi. Isso é o extremo da total insanidade que se possa ter ideia !!!

  2. Vixe! E agora? Tremei, governadores “lacradores”! Fiquem comemorando essa CPI dos corruptos e aguardem as investigações de verdade. Chegam já já por aqui.

  3. ESSE CONSÓRCIO NORDESTE, É UMA QUADRILHA COMANDADO PELO MAIOR LADRÃO DO PLANETA, O LULADRÃO.

    1. to louco que tentem isso pra ver se o exercito acorda e enfia a petralhada e esquerdistas imundos, junto com congresso e stf na cadeia. vai ser carnaval fora de epoca, com ou sem Pandemia !!!

  4. O que estamos vendo em nosso estado ? O Gov. Federal pagando tudo. De respiradores a quite de medicamentos, vacinas, viaturas etc. E esse governo fazendo o que ? Contratos sem era nen beira, ambulâncias, saco plástico, agora reforma de teatro. Será possível que nenhum dos nobres deputados, ninguém do MP se pronúncia a nada. Até quando isso ??? Essa governadora está fazendo o que quer e ninguém fala nada.

  5. 5 Milhões Desaparecidos do erário Potiguar, Onde foram parar ? A Tôsca e seu grupo terão que explicar !.

  6. Tem que investigar geral, os 5 milhões do governo do RN, o nagacionismo do presidente da república, não pode deixar passar nada.

    1. Concordo plenamente! Quero ver todos que roubaram ou foram ineptos tomando imosec pra não se borrar nas calças!

    2. Atentem para um detalhe: o nome da empresa na qual o “consórcio Nordeste” foi comprar os tais ventiladores é HEMPCARE. empresa de apenas dois funcionários, que até junho do ano passado quando ocorreu o escândalo JAMAIS havia vendido um único ventilador de UTI, e era “especializada” na venda de produtos a base de MACONHA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA x Irã: Guerra completa 100 dias sem acordo definitivo; Trump afirma que acordo nuclear está próximo, mas Irã diverge

Donald Trump e Mojtaba Khamenei, filho de Ali Khamenei | Foto: AFP

A guerra entre EUA e Irã no Oriente Médio completa neste domingo (7) 100 dias sem um acordo definitivo entre as partes. Apesar de sucessivas negociações, o conflito segue marcado por violações do cessar-fogo e impasses diplomáticos.

Programa nuclear é principal obstáculo

Em entrevista à NBC News, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Washington e Teerã estão próximos de um entendimento. Segundo ele, o principal entrave continua sendo o programa nuclear iraniano.

Trump disse que o Irã teria concordado em não desenvolver armas nucleares, mas os EUA ainda buscam garantias adicionais para impedir que o país obtenha urânio enriquecido por outros meios.

Divergências sobre as negociações

As duas partes apresentam versões diferentes sobre o andamento das conversas. Enquanto autoridades americanas afirmam manter contato diário com representantes iranianos, Teerã nega negociações diretas e afirma que ainda avalia propostas. Especialistas destacam que acordos dessa natureza costumam exigir meses ou até anos de negociações.

Ameaças e mudança de tom

Trump também voltou a defender a destruição do urânio enriquecido já existente no Irã. Segundo ele, em caso de acordo, os Estados Unidos ajudariam a localizar e eliminar esse material. Caso contrário, ameaçou ampliar os ataques contra instalações militares iranianas.

Ao mesmo tempo, o presidente americano adotou um tom mais moderado em relação ao novo líder supremo iraniano, Mojtaba Khamenei, descrevendo-o como uma liderança “mais jovem e mais racional” que a anterior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cinco anos após sofrer parada cardíaca em campo na Eurocopa, dinamarquês Eriksen passa mal no gramado em amistoso às vesperas da Copa do Mundo

Imagem: reprodução/Sportv

O amistoso entre Dinamarca e Ucrânia foi encerrado aos 19 minutos do segundo tempo para atendimento a Eriksen, meia dinamarquês, que se sentiu mal em campo. A seleção dinamarquesa vencia por 2 a 1, neste domingo, na cidade de Odense-DIN.

Eriksen colocou a mão na região do tórax e caiu no gramado. As imagens de transmissão cortaram o atendimento ao jogador. Os torcedores das duas seleções ficaram de pé, aplaudiram e cantaram o nome do meia do Wolfsburg, de 34 anos. Os dois times se reuniram no centro do campo, com ambos os treinadores no meio, e fizeram uma roda.

De acordo com informações da imprensa da Dinamarca e da Federação de Futebol dinamarquesa, Eriksen está consciente e foi para o hospital realizar exames. O telão do estádio anunciou o fim do jogo e deixou uma mensagem de que o jogador passa bem:

“Partida encerrada. Eriksen está bem dentro das circunstâncias”.

Em junho de 2021, na estreia da Dinamarca na Eurocopa contra a Filândia, Eriksen caiu desacordado no gramado e precisou receber massagem cardíaca durante atendimento médico que durou cerca de 15 minutos. Foi transferido para um hospital, se recuperou e voltou a jogar em fevereiro de 2022.

A Dinamarca vencia neste domingo a Ucrânia com gols de Dorgu e Mæhle. Para a Ucrânia Viktor Tsygankov descontou. Tudo durante o primeiro tempo.

ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Multidão lota segunda noite do Santo Antônio do Povo e consolida sucesso da festa em Ceará-Mirim

O Santo Antônio do Povo 2026 segue fazendo história em Ceará-Mirim. Após uma abertura marcada por grande público na sexta-feira (5), a segunda noite da festa, realizada neste sábado (6), reuniu uma verdadeira multidão e confirmou o evento como um dos maiores festejos juninos do Rio Grande do Norte.

Promovida pela Prefeitura de Ceará-Mirim, a programação deste sábado levou milhares de pessoas ao espaço do evento para acompanhar os shows de Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Giannini Alencar, Jotavê, Magnu Show e Edyr Vaqueiro. Moradores, visitantes e turistas lotaram a arena da festa, em uma noite de muita animação, segurança e valorização da cultura nordestina.

Além do sucesso de público, o Santo Antônio do Povo segue impulsionando a economia local. Comerciantes, ambulantes, mototaxistas, taxistas, donos de bares, restaurantes, salões de beleza e diversos empreendedores comemoram o aumento das vendas e a intensa movimentação registrada na cidade durante os dias de festa.

“A maior satisfação é ouvir o mototaxista, o taxista, o ambulante, o comerciante, o dono do salão de beleza, os bares, restaurantes e tantos outros trabalhadores dizendo que a cidade está movimentada e que as vendas aumentaram. É para isso que trabalhamos: para promover uma grande festa, valorizar a nossa cultura e, ao mesmo tempo, gerar emprego, renda e oportunidades para o nosso povo. Ver Ceará-Mirim movimentada, aquecendo a economia e beneficiando quem vive do seu trabalho, é o que nos deixa mais felizes”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

A programação será encerrada neste domingo (7) com mais uma grande noite de atrações. Sobem ao palco Mara Pavanelly, Nuzio Medeiros, Israel Fernandez, Cunhado Show, Alex do Acordeon, Fabiana Souto e Segundo Sanfoneiro.

Com uma estrutura preparada para receber moradores e visitantes com conforto, organização e segurança, o Santo Antônio do Povo segue consolidado como uma das maiores e mais tradicionais festas juninas da região do Mato Grande, fortalecendo a cultura, impulsionando a economia e gerando oportunidades para o povo de Ceará-Mirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias prestigia lançamento da pré-candidatura de Luiz Eduardo em evento marcado por grande mobilização popular

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou na manhã deste domingo, em Natal, do lançamento da pré-candidatura à reeleição do deputado estadual Luiz Eduardo. O evento foi marcado por uma grande mobilização popular e reuniu lideranças políticas de mais de 80 municípios potiguares, demonstrando a força política do parlamentar e a ampla rede de apoios construída em todas as regiões do estado.

Entre as autoridades presentes estavam a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra; o prefeito de Canguaretama, Leandro Varela; o prefeito de Ielmo Marinho, Fernando; a pré-candidata a deputada federal Nina Souza; o pré-candidato a deputado federal Kelps Lima; o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira; e o pré-candidato ao Senado Federal Coronel Hélio, além de vereadores, ex-prefeitos e lideranças políticas de todas as regiões do estado.

Durante o evento, Álvaro Dias destacou a atuação parlamentar de Luiz Eduardo e atribuiu a grande participação popular ao trabalho desenvolvido pelo deputado junto aos municípios potiguares.

“Luiz Eduardo é um candidato diferente. Tem realizado um trabalho corajoso e combativo na Assembleia Legislativa, sempre defendendo os interesses da população e dos municípios. Essa multidão presente aqui hoje é o reconhecimento do trabalho que ele vem desenvolvendo ao longo dos anos junto ao povo do Rio Grande do Norte”, afirmou Álvaro.

A expressiva participação de lideranças municipais também representou um importante gesto de fortalecimento à pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nutricionista Cláudio Williams promove live gratuita sobre estratégias para emagrecer 5kg em 21 dias com saúde; saiba como participar

O nutricionista Claudio Williams realizará uma live no Instagram, na próxima terça-feira (9), às 19h30, para falar sobre estratégias de emagrecimento com foco na saúde e na mudança de hábitos.

Cláudio vai apresentar um passo a passo voltado para pessoas que desejam perder peso de forma orientada ao longo de 21 dias, abordando práticas relacionadas à alimentação, rotina e cuidados necessários para quem busca reduzir medidas sem comprometer a saúde.

A participação é gratuita, bastar inscrever-se neste link: https://forms.gle/mLU8ryn2woNutRrx7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lateral Wesley é cortado da Seleção Brasileira após lesão no amistoso contra o Egito; volante Éderson é convocado

Fotos: Maddie Meyer/Getty Images/AFP | Getty Images

Wesley não defenderá a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026. O lateral-direito da Roma foi diagnosticado com uma lesão na perna esquerda e está fora do Mundial. Para seu lugar, Carlo Ancelotti chamou o volante Ederson, da Atalanta, que chegou a ser convocado na primeira lista do técnico italiano, em junho de 2025, mas não entrou em campo.

A CBF comunicou o corte neste domingo, após a lesão do jogador na partida contra o Egito, em Cleveland, no último amistoso de preparação antes da competição. Ele passou por exame de imagem, e a ressonância magnética constatou lesão muscular no músculo adutor da coxa esquerda.

Wesley foi substituído aos 16 minutos do primeiro tempo por Danilo no jogo contra o Egito. Ele pediu para sair após sentir dores na perna esquerda. O jogador recebeu atendimento médico de Rodrigo Lasmar e da equipe médica. Os jogadores do banco de reservas consolaram o lateral.

As opções na pré-lista de Ancelotti para a lateral direita eram Paulo Henrique, do Vasco, e Vitinho, do Botafogo. Os zagueiros eram: Alex Ribeiro (Lille), Léo Ortiz (Flamengo), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Natan (Real Betis), Thiago Silva (Porto) e Vitor Reis (Girona).

ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Na contramão do mundo, Brasil aumentou o consumo de vinho em 2025 e bateu recorde

Foto: wavebreakmedia_micro/freepik

Os brasileiros bateram recorde no consumo de vinho ao longo de 2025. O país registrou consumo de 4,4 milhões de hectolitros no ano passado, o maior já registrado no Brasil pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Um hectolitro equivale a 100 litros.

O número representa uma alta de 41,9% em relação a 2024, segundo estimativas divulgadas pela OIV. Assim, o Brasil foi um dos poucos que tiveram aumento no consumo no mercado mundial de vinhos em 2025, que recuou 2,7%.

Diante destes dados expressivos, um estudo traçou um “raio-x” no consumo de vinhos no país ao longo de 2025. Os estados da Região Sul se destacaram.

O Rio Grande do Sul foi o estado com maior nível de consumo per capita no Brasil, com consumo de 3,35 litros por habitante ao longo do ano, segundo o levantamento da consultoria de inteligência de mercado Ideal BI. Em seguida, aparece Santa Catarina, com 3,02 litros por habitante.

O Espírito Santo ficou em terceiro lugar, com consumo de 2,12 litros por habitantes. Fecham o top 5 o Distrito Federal (1,95 L/hab) e Minas Gerais (1,76 L/hab).

O estado de São Paulo é o maior consumidor total com seus mais de 46 milhões de pessoas, concentrando 26% do volume total, mas ficou em sexto lugar com 1,64 litro por habitante.

g1

Opinião dos leitores

  1. Só o dinheiro de pagadores de impostos devem ter pago a metade desse consumo, a outra metade de fato foi paga e consumida por pessoas que aprecia a bebida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São João de Natal encerra primeiro fim de semana com Natanzinho Lima, Henry Freitas e Mano Walter na programação neste domingo (7)

Foto: Prefeitura de Natal/Reprodução

Depois de dois dias de programação na Arena das Dunas, com shows e grande participação do público, o São João de Natal chega ao encerramento do primeiro fim de semana. A festa abriu a programação junina na capital e segue reunindo moradores e visitantes em uma agenda que se estende ao longo do mês de junho.

A programação continua neste domingo (7), na Arena das Dunas, com apresentações de Ricardo Britto, Natanzinho, Henry Freitas e Mano Walter. Os shows dão sequência às atividades do primeiro polo do evento, que seguirá recebendo atrações nacionais e artistas locais nas próximas semanas.

A Prefeitura do Natal reforça o pedido para que o público contribua com a campanha solidária do São João de Natal por meio da doação de 1 kg de alimento não perecível. As arrecadações são destinadas ao Banco de Alimentos de Natal, em ação coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

As doações podem ser feitas nos pontos de coleta instalados nas entradas dos eventos. Entre os itens que podem ser entregues estão arroz, feijão, leite em pó e outros produtos da cesta básica. A campanha será mantida até o fim da programação do São João de Natal, contribuindo para ampliar o atendimento às instituições e às pessoas acompanhadas pela rede socioassistencial do município.

O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine’s.

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO DE NATAL

Polo Arena das Dunas (Estacionamento)

07 de junho

* Ricardo Britto
* Natanzinho
* Henry Freitas
* Mano Walter

13 de junho

* Circuito Musical
* Fagner
* Zezé Di Camargo e Luciano
* Zezo

14 de junho

* Daniel Donato
* Matheus e Kauan
* Xand Avião
* Léo Foguete

19 de junho

* Israel Fernandes
* Raynel Guedes
* Bruno e Marrone
* Nattan

20 de junho

* Grafith
* Seu Desejo
* Jotavê
* Kadu Martins

21 de junho

* Messias Paraguai
* Simone Mendes
* Leonardo
* Giullian Monte

Polo Nélio Dias

26 de junho

* Roberto do Acordeon
* Michele Andrade
* Matheus Fernandes
* Cláudio Ney e Juliana

27 de junho
* Nathan Vinícius
* Alinne Reis
* Samira Show
* Raça Negra

28 de junho
* Chicão Forrozeiro
* Toca do Vale
* Zé Cantor
* Filho do Piseiro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Copa do Mundo deve gerar aumento de até R$ 25 bilhões em depósitos para apostas esportivas no Brasil

Foto: iStock

A Copa do Mundo 2026 deve elevar o volume de recursos destinados às apostas esportivas no Brasil. Segundo estimativa da consultoria H2 Gambling Capital, os depósitos realizados por apostadores durante o torneio podem crescer entre R$ 20 bilhões e R$ 25 bilhões.

A projeção ocorre em meio à expansão do mercado de apostas online, regulamentado no país desde janeiro de 2025. De acordo com dados da Receita Federal, a arrecadação de impostos sobre o setor passou de R$ 2,2 bilhões para R$ 4,5 bilhões nos quatro primeiros meses de 2026, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Crescimento do mercado regulamentado

A receita das empresas licenciadas alcançou R$ 12,2 bilhões entre janeiro e abril deste ano. Desde o início da regulamentação, o Ministério da Fazenda concedeu 85 licenças, que autorizam a operação de 187 sites de apostas.

O setor reúne empresas nacionais e estrangeiras e tem ampliado sua presença por meio de publicidade e patrocínios esportivos, especialmente no futebol.

Mais apostadores

Segundo o governo federal, cerca de 25 milhões de CPFs realizaram apostas em 2025. No primeiro semestre daquele ano, eram 17 milhões.

O gasto médio mensal por apostador foi estimado em R$ 123, considerando os valores depositados descontados os prêmios recebidos.

Debate sobre endividamento e dependência

O crescimento do setor ocorre paralelamente a discussões sobre os impactos das apostas na renda das famílias.

Estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que 4,4% dos apostadores apresentam quadro de “jogo problemático”, caracterizado por dependência e prejuízos financeiros ou pessoais. O índice é superior à média global, estimada em cerca de 2%.

Entidades do comércio e especialistas também relacionam a expansão das apostas ao aumento do endividamento de parte da população, embora não haja consenso sobre o peso exato dessa influência.

Mercado ilegal segue relevante

Outro desafio apontado por empresas e autoridades é a atuação de plataformas não autorizadas.

Estimativas do setor indicam que as apostas clandestinas ainda representam uma parcela significativa do mercado brasileiro, movimentando bilhões de reais sem recolher tributos ou cumprir as regras estabelecidas para operadores licenciados.

Além das bets ilegais, empresas do setor têm cobrado medidas contra plataformas estrangeiras de previsão de eventos, que também disputam usuários no país.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Turista se pendura em passarela e pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para pegar celular

Um turista foi flagrado pulando nas águas das Cataratas do Iguaçu para pegar um celular que deixou cair. A cena foi registrada por outros visitantes na manhã deste sábado (6), no lado brasileiro que fica em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Nas imagens, é possível ver o momento em que ele se pendura na passarela, pula e fica próximo às quedas d’água. Depois de pegar o celular, ele sobe na estrutura para retornar.

A administração do Parque Nacional do Iguaçu não divulgou a identidade do turista, disse apenas que ele é um brasileiro.

A situação foi atendida por bombeiros civis da unidade, que atuam no monitoramento das trilhas e da passarela de acesso à Garganta do Diabo.

“Ao tomar conhecimento da situação, os profissionais realizaram a intervenção imediata, orientaram o visitante sobre os procedimentos de segurança e acompanharam o turista até o término do passeio, quando ele foi retirado do parque”, informou a administração.

Em nota, o Parque Nacional do Iguaçu reforçou que é expressamente proibido ultrapassar, subir ou sentar nos guarda-corpos, seja para tirar fotos ou recuperar objetos.

Segundo a administração do parque, os visitantes recebem orientações de segurança das equipes de emergência que atuam de forma permanente na unidade e por meio da sinalização instalada ao longo do percurso.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *