Será o fim dos boatos? Robô do WhatsApp vai desmentir fake news para você

Foto: Ilustrativa

Depois de ter se tornado uma plataforma repleta de desinformação, o WhatsApp ganhou nesta terça-feira (4) mais uma ferramenta para perder a má fama. O aplicativo de mensagens agora conta com um chatbot —um robô de conversas, em bom português— para checar se aquela “notícia” que chegou no grupo da família, ou do trabalho, é falsa ou enganosa.

O recurso é produzido desde o começo de maio pela IFCN (Rede Internacional de Checagem de Fatos, da sigla em inglês) e estava disponível em mais de 70 países em inglês, espanhol e hindi. Agora é a estreia da versão em português, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).

Por enquanto, a ferramenta atende apenas casos de boatos relacionados à pandemia do novo coronavírus. A proposta da IFCN é que no futuro o robô atenda outros tipos de dúvidas. “Esse chatbot chega dia 4 de agosto e vai durar até a covid-19 acabar. De cara vai cruzar com eleições. Evidentemente tudo o que for de eleição, política, que cruze com covid vai aparecer no robô”, afirma Cristina Tardáguila, diretora-adjunta da IFCN. “Ali vai ser uma fonte para identificar candidatos que desinformarem sobre o coronavírus.”

UOL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Guilherme disse:

    Para usar o serviço, que é gratuito, você precisa antes de tudo gravar o número +1 (727) 291 2606 na agenda do celular —ou clicar aqui. Isto feito, basta mandar um "oi" que o chatbot vai iniciar uma conversa em português.

  2. RCMelo disse:

    Acabou a graça. Rsrsrs

  3. eu disse:

    agora é mudar de App

  4. Tonhão disse:

    Deu ruim pro gado bozominion.

  5. Edison Cunha disse:

    Fake News é uma mentira, algo falso…
    Isso existe desde que o mundo é mundo.
    Segue o jogo!!!

  6. FAKE É FRACO disse:

    Está perto de acabar a festa dos que construíram castelos de areia em cima da lama de fake. Tudo que é construído em cima de fake fica fraco no futuro.

  7. Netto disse:

    Que bom que teremos almas isentas, apartidárias,, fofas e bem intencionadas para filtrar o que poderemos ler.

COMENTE AQUI