Cultura

DESSERVIÇO OU VERDADE? Caetano Veloso grava vídeo em inglês dizendo que Bolsonaro é fascista e contra artistas, Amazônia e direitos humanos; assista

O artista Caetano Veloso gravou um vídeo para defender o documentário Democracia em Vertigem, que trata do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no olhar da esquerda, e aproveitou para disparar contra o presidente Jair Bolsonaro.

No vídeo, todo gravado em inglês, Caetano afirma que o governo é fascista e que o presidente luta contra os artistas, os direitos humanos e a Amazônia.

Opinião dos leitores

  1. RAPAZIA E MULHERADA… CAETANO JA FOI…. ACABOU A MAMATA… PARA SER OUVIDO GRAVA VIDEO EM INGLÊS… MORO EM NOVA YORK HOJE… AQUI NINGUEM QUER SABER DESSE VIDEO DELE… KKKKKK

  2. Caetano Veloso usando os artifícios da mídia para tentar convencer a "Academy Awards" ou a Academia de Cinema a dar o Oscar ao documentário fake brasileiro. Boa tentativa! Dependendo do grau de imoralidade da Academia, pode até funcionar.

  3. Não veja nenhum motivo de defender caetano Veloso , tá na hora de ser um brasileiro de verdade , muitos verdadeiros intelectuais nunca teve tanta mordomia chega , deixa de ideologia o povo não quente mais . Um abraço.

  4. Impressionante como a palavra perdeu o valor em um mundo que confunde censura com falta de respeito e liberdade de mentir descaradamente.
    Esse governo fascista está no imaginário desses irresponsáveis . É preciso que prove cada palavra e cada vírgula . Não é porque Caetano se tornou um artista reconhecido que está autorizado a ser desonesto . Pensa ele que tem o poder de enfeitiçar as massas como fazia com suas músicas ? O povo se deu cota da diferença entre ficção e realidade . Não
    adianta mais montarem seus patéticos circos .

  5. Alguém dá credibilidade a uma declaração desse retardado? está esperneado por ter perdido a verba governamental que o patrocinava. Infelizmente é mais um que adorava mamar nas tetas do dinheiro público. Esse mau exemplo de conduta, nunca mais vai ver o seu padrinho voltar ao poder.

  6. Caetano, como vários artistas brasileiros, sofreram no tempo da ditadura, sendo presos, sofrendo censura e tendo sido inclusive expulsos do país.
    Quando uma ditadura começa a se desenhar num país, os primeiros a serem atacados são sempre os artistas a imprensa, a educação e a ciência.
    E se você está vendo tudo isso acontecendo não é mera coincidência. Caetano como um artista que já sofreu na pele as consequências de uma ditadura, tem a obrigação de denunciar o que está acontecendo ao mundo, e o que vai acontecer se não fizermos nada para impedir.

  7. Essa defesa usada por ele é a mesma adotada pelos bandidos a culpa é das vítimas.
    Pense num reeira

  8. Caetano você é um bom cantor, como ator você não engana ninguém, agora chora como um bezerro desmamado, sentindo falta do "leitinho" público. Vá mamar nas tetas do PT. O povo brasileiro acordou! Esses cantores corrompidos pelo sistema não se cansam de botar a mão nosso dinheiro. Lei Rouanet agora é outra, é de quem precisa de fato.

  9. E daí, Bolsominion burro? Dá o c* ainda não é crime. Crime é roubar e fazer parte de milícia como o mito de bosta!!!!

  10. Usou tanta droga que só tem merda na cabeça. Manda esse bosta pra pqp e vá morar em Cuba ou na Venezuela que tanto adora.

  11. Acabou a mamata ne seu Caetano?
    Por falar nisso tu e seu amigo Gil ja prestaram contas dos 3 milhões
    Dos recursos que vcs captaram da Lei Rouanet

  12. Esse povo pensa que engana todo mundo, se eles tivessem vencido a ditadura agente tava limpando o boga com o dedo igual vá Cuba e Venezuela.
    Teu lugar quente tá separado, te arrepende infeliz.

  13. Caetao e a Petralhada estão zangadinhos pq A MAMATA ACABOU,mamaram 14 anos sem fazerem nada e agora o LISEU pegou…….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Para Caetano o Lula é o modelo exemplar. Tem coisas que é difícil de ver e ficar calado.

  15. Com certeza um desserviço, se prestar a falar mau do país por causa de ideologia partidária. CANALHICE PURA!!!

  16. Está na hora dos difamados baterem as portas da justiça, pra fazer esse CANALHA provar essa declarações, ou fazer ele pagar uma indenização, por tentar prejudicar pessoas e o país

  17. Como será que se diz em inglês que artista no Brasil vive de vender apoio ao governo em troca da mamata da Rouanet?
    E como se diz que artista no Brasil que perde a mamata faz vídeo detonando o país?

    1. Até a Regina Duarte está no bolo da lei Rouanet kkkkkkk

  18. Esses artistas, que faziam farra com dinheiro público em nome da cultura, estão revoltados porque o governo Bolsonaro, cortou os repasses a fundo perdido, quantos artistas baianos, pegaram dinheiro pra cultura e utilizaram para outros fins, agora ficam com essa choradeira, lembre-se o dinheiro e do povo.

    1. Vá está incluindo Regina Duarte que recebeu e não pagou mais de 300 mil reais, não é?

  19. Verdade sim , cadê o Bento? Que ainda não comentou essa postagem… Acho q o Sr bento deve ser militar da reserva por isso passa o dia no blog defendendo Bolsonaro. N tem nada o fazer né!

  20. E saber que um dia concordei com ele e Chico Buarque. Hoje tenho é vergonha de vê esses dois defendendo toda a quadrilha de LULADRAO e companhia.

  21. Só é o governo retornar com todos os benefícios da Lei Roauanet que Caetano faz até campanha a favor. Um mamador desse…

  22. Pois é! Pra ele que mamou mais de 30 anos, comendo caviar e lagosta, fica dificil encarar o Bolsonaro! Eu quero eu é que voce se lasque e que o Brasil cresça e seja prospero! Viado safado!

  23. Não vou perder meu tempo vendo este lixo.
    Sua teta secou Caetano, vc vai ter que trabalhar e reduzir seu padrão de vida. Simples assim.

  24. CAETANO VELOSO SE PREZA COMO INTELECTUAL, UMA POTÊNCIA DE INTELIGÊNCIA CULTA…BRAVISSIMO …..SE TODOS PUDESSEM DEIXAR DE OUVIR CERTAS PORCARIAS MUSICAIS ….E COMEÇASSEM A ESTUDAR O FESTIVAL DE MÚSICA ANOS 67, COM CERTEZA TERIAMOS UMA CULTURA REAL E MELHOR….OS JOVENS DE HOJE QUE CURTEM FUNK E CERTOS PARADEIROS DE MUSICAS SETANEJA , COM CERTEZA NAO TEM CULTURA NEM PARA PENSAR, POR ISSO DA DESGRACA NO BRASIL, QUANFO ESCOLHERAM MAL.PARA PRESIDENTE, UM LEIGO, HIPOCRITA, MENTIROSO , OPORTUNISTA E INVEJOSO…ESSE TAL DE BOLSONARO É A DESGRACA VIVA DA IGNORANCIA HUMANA BURRA E LEIGA…..VAO ESTUDAR, OUVIR MUSICAS BOAS, CRIAR CONCEITOS REAIS E NAO SOMBRIOS DE BARBARIDADES QUE NAO LHE COMPETEM REPETIR, COMO UM BANDO DE PAPAGAIOS….ESSA É A TURMA DO FACISTA BOLSONARO…UM BANDO DE PAPAGAIOS

    1. Os jovens de hoje são frutos da educação das gestões Petistas, por isso não sabem o que é uma boa música. O PT implantou tudo o que é de baixo nível, principalmente o desrespeito aos professores, familiares, idosos… Os artistas, como o próprio Caetano, perderam a admiração da população de bem, por defenderem a desordem social, política e cultural. Para eles, tudo é possível, tudo é arte, por pior que seja a criação. Já admirei muito Caetano, Gil, Chico… Hoje, me recuso a ouvir seus novos trabalhos, pois as suas posições políticas, defensores de bandidos e presidiários, sinceramente, se sobressai sobre qualquer boa obra que eles possam produzir.

    2. A sua escrita te condena, deveria ter estudado mais no 1o grau. Quando for fazer o 2o grau, se dedique e estude mais. A ignorância se combate lendo e estudando!

    3. Eu só não concordo com essa pessoa que defende Caetano, porque sería duas pessoas falando bosta.

  25. FAÇAM como eu: não compre dele nem CD pirata e mude a estação do Radio nos primeiros acordes das musicas dele e só.

  26. Babaca. Já não faz nada que preste na música faz anos… O mercado e as opiniões cegas dele que o faz cair no ostracismo. Está achando ruim o Brasil como está, vá passar férias em Cuba, Venezuela, Irã! Está com saudades da época que o nosso dinheiro sustentava ditaduras pelo mundo eh? Que enchia os bolsos dos corruptos e "artistas da lei Rouanet" como vc ?

  27. Pessoas como caetano deveriam ir para Cuba, Venezuela,Iraque …..

    A boquinha ACABOU caetano

    Ionaldo Carvalho

  28. Tá desesperado, Acabou a tetinha e agora bateu o desespero, esse safado tem que entender, que foi com esse tipo de discurso que Haddad levou fumo.

  29. O corte das mamatas termina afetando a sanidade mental da maioria das pessoas. O Lula só está faltando comer cocô….o Zebreu cospe no povo, o Catando dispara essa baboseira.
    É o Brasil começando a mudar. A faxina se faz começando pelo lixo pesado….depois se passa o óleo de peroba nas caras de pau.

  30. BG.
    Esses malandros que passaram a mão em milhoes de reais na famosa lei criada para favorecer essa gentinha preguiçosa e vagabunda acabou. Eles estão esperneando. Babacas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Crise União Brasil x Governo: diretor da Codevasf em Natal é demitido e aliados entram na linha de tiro

Foto: Reprodução/Youtube

O diretor da Codevasf em Natal, Lindberg Natal Barbosa Tinôco, foi exonerado na sexta-feira (10), em meio à tensão entre o União Brasil e o Governo Federal, conforme o BNews Natal. Tinôco havia sido indicado pelo deputado federal Benes Leocádio (RN) e ocupava o cargo desde 2023.

Outros dois aliados do partido também perderam seus postos: Harley Xavier Nascimento, em Bom Jesus da Lapa (BA), indicado por Arthur Maia (BA), e Thomas Jefferson França da Costa, em Aracaju (SE), ligado a Yandra Moura (SE). As exonerações ainda não foram publicadas no Diário Oficial da União, mas já foram confirmadas pelos parlamentares envolvidos.

O motivo oficial é a ruptura entre o União Brasil e o Palácio do Planalto. Em setembro, o partido determinou que seus filiados deixassem cargos no Executivo para evitar punições por infidelidade partidária, embora algumas exceções tenham sido permitidas.

O governo federal entendeu que dirigentes do União Brasil não poderiam manter cargos em estatais enquanto o partido se declarasse formalmente na oposição.

Perfil

Tinôco, formado em Administração de Empresas, assumiu a Codevasf após o ex-prefeito de Assú, Ivan Júnior (União), perder influência política por críticas públicas ao presidente Lula e ao PT. A exoneração deixa claro que aliados do partido no Nordeste estão sendo pressionados a seguir a cartilha da sigla, mesmo que isso custe cargos estratégicos em estatais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Escândalo no TSE: deputado tenta colocar Tagliaferro sob programa de proteção internacional

Foto: Reprodução/Redes sociais

O deputado Coronel Meira (PL-PE) pediu à Comissão de Segurança da Câmara que inclua Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Alexandre de Moraes no TSE, no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita), conforme o Metrópoles. O objetivo é garantir a “integridade física, liberdade de expressão e de locomoção” do perito, denunciado pelo MPF por violação de sigilo funcional, coação e obstrução de investigação penal.

Tagliaferro vazou conversas de servidores do gabinete de Moraes, apontando supostas irregularidades em investigações contra parlamentares e lideranças da direita, que resultaram em ações penais e bloqueios de redes sociais. Entre as denúncias, estão produção retroativa de documentos, alteração de datas de relatórios da Polícia Federal e prisões preventivas sem justificativa legal clara.

O deputado também solicita que a PGR investigue as denúncias de Tagliaferro e que organismos internacionais, como a CIDH/OEA e o Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, adotem medidas cautelares de proteção ao perito.

Tagliaferro está na Itália desde que foi denunciado no Brasil. Na última sexta-feira (10), a Justiça italiana revogou a medida que restringia sua circulação no país, mas manteve a retenção do passaporte até a conclusão do pedido de extradição feito pelo Judiciário brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Brisa Bracchi se complica: aliado admite que “Rolé Vermelho” foi ato político e não cultural

Foto: Francisco de Assis/CMNAT

O depoimento do organizador do evento “Rolé Vermelho: Bolsonaro na Cadeia” deixou a vereadora Brisa Bracchi (PT) em apuros. Geraldo Gondim confirmou que a atividade, apresentada como cultural, tinha claro viés político e provocativo, com forte ligação à esquerda.

Gondim disse que Brisa não organizou o evento, mas ajudou a divulgar nas redes sociais, atendendo ao pedido do grupo. “A gente sai pedindo para todo mundo que tá envolvido pra fazer colab, gravar vídeo, foto…”, afirmou, reconhecendo que a vereadora colaborou com o engajamento político da ação.

O organizador, filiado ao PT, também assumiu ser responsável pelas pulseiras vermelhas com a frase “Bolsonaro na Cadeia”, símbolo ligado à militância petista. Inicialmente tentou minimizar o episódio, alegando que só “aproveitaram o momento histórico”, mas depois admitiu: “Foi um evento cultural… mas no final tudo é político, né?”

Para piorar, Gondim revelou que a Casa Vermelha, onde o ato ocorreu, não tem alvará de funcionamento, reforçando que a ação foi um ato político disfarçado de manifestação cultural, com objetivo de provocar e marcar posição ideológica — e com o nome de Brisa envolvido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Incinerada no RN: Polícia queima 1,2 tonelada de cocaína avaliada em R$ 150 milhões

Foto: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil colocou fogo em mais de 1,2 tonelada de cocaína nesta segunda-feira (13), em uma cerâmica de São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal. A droga foi apreendida na “Operação Nox Alba”, realizada em parceria com a Receita Federal no fim de setembro, e é considerada uma das maiores apreensões da história do RN.

O entorpecente destruído tinha valor estimado em mais de R$ 150 milhões, um golpe pesado no bolso de uma quadrilha interestadual que abastecia o Nordeste com grandes carregamentos de cocaína.

A incineração foi acompanhada por peritos da Polícia Científica e pelo Ministério Público.

As investigações da DEICOR (Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado) revelaram que o grupo criminoso usava empresas de fachada e caminhões de carga para mascarar o transporte da droga e fingir que operava legalmente.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aposentados mortos pagaram mensalidade para associação fantasma e INSS fechou os olhos

Foto: Reprodução

A Associação dos Aposentados do Brasil (AAB), protagonista da “Farra do INSS”, tentou cobrar mensalidades de pessoas mortas há décadas. A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou mais de 27 mil casos em que a entidade pediu descontos de benefícios de falecidos, em flagrante tentativa de fraude.

Um exemplo chocante é o de Jaime dos Santos, que morreu em 2002, aos 46 anos. Mesmo assim, em março de 2024, a AAB tentou incluir o nome dele na lista de descontos do INSS, conforme o Metrópoles. Para a CGU, a ação é uma tentativa clara de burlar controles do governo e configura fraude, já que um morto não pode autorizar nada.

Ao menos 31 das 38 entidades autorizadas pelo INSS pediram descontos de falecidos. Entre elas estão grandes associações, como Contag, Conafer e Ambec. Ao todo, o levantamento apontou 204 mil casos desse tipo. O objetivo? Inflar a lista de associados e embolsar mais dinheiro de forma irregular.

Segundo a CGU, essas entidades apresentaram documentos falsos e continuam respondendo a milhares de processos por descontos feitos sem autorização. “A inclusão de um novo desconto não é só preencher ficha. É preciso convencer o aposentado, coletar documentos e enviar ao INSS. Com mortos, é impossível. Isso revela fraude grave e documentos sem qualquer validade”, aponta o órgão.

O escândalo veio à tona em reportagens do Metrópoles a partir de dezembro de 2023, mostrando que as associações chegaram a arrecadar R$ 2 bilhões em um ano. As denúncias impulsionaram a Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que culminou na demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Midway Mall à venda por R$ 1 bilhão; venda sacode investidores e setor imobiliário

Foto: Divulgação

O Midway Mall, um dos maiores shoppings da região Nordeste, está oficialmente à venda. O grupo Guararapes, dono da varejista Riachuelo e controlador do empreendimento em Natal, contratou o banco BTG Pactual para tocar a negociação, segundo apurou o Pipeline.

O valor sugerido pela companhia é de R$ 1 bilhão – uma cifra considerada alta por investidores e fundos imobiliários consultados. As conversas com potenciais compradores já começaram, mas o preço assustou muita gente do setor.

Inaugurado em 2005, o Midway Mall passou por algumas ampliações e hoje tem 67 mil m² de área bruta locável, quase 300 lojas e recebe, em média, 70 mil visitantes por dia. O shopping é um dos 10 maiores do país em área construída, consolidando seu peso no mercado nordestino.

Ainda em abril, o jornal Valor já havia noticiado que a Guararapes estudava a venda do ativo, mas apenas em conversas informais com bancos. Procurada, a empresa não comentou a venda.

O negócio chama atenção não só pelo valor bilionário, mas também pelo impacto que pode causar no mercado de varejo e no cenário comercial de Natal, onde o Midway é um dos principais polos de consumo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hamas executa palestinos nas ruas e a esquerda brasileira permanece em silêncio: o que vale mais, ideologia ou humanidade?

Foto: Reprodução/BZNotícias

Cenas de violência em Gaza mostram o Hamas executando palestinos nas ruas, acusados de serem “colaboradores” ou apenas discordarem do grupo. A análise é da BZNotícias, que alerta para o clima de terror instaurado dentro da própria população palestina.

Enquanto isso, setores da esquerda brasileira permanecem em silêncio. Políticos e ativistas que costumam defender direitos humanos e democracia não se pronunciam sobre essas execuções públicas — um contraste gritante com a atenção dada a conflitos em outros países.

A pergunta que fica é clara: a solidariedade está ligada à moralidade ou apenas à ideologia? Quando a vítima não se encaixa na narrativa de “opressor x oprimido”, a empatia parece desaparecer, aponta o levantamento do BZNotícias.

Figuras políticas nacionais, como Lula, Janja, Fátima Bezerra e Natália Bonavides, entre outros, permanecem omissas diante dessas cenas. O resultado é um dilema ético: apoiar a “libertação” ou denunciar a barbárie que acontece na própria comunidade que se diz defender.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Queimadas disparam no RN: incêndios crescem 52% e fumaça já lota hospitais

Foto: Reprodução

O RN está literalmente pegando fogo. De janeiro a agosto, o estado registrou um aumento de 52% nos incêndios florestais em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Já são mais de 840 focos de incêndio, e só na última semana quatro queimadas foram registradas no Alto Oeste Potiguar.

Conforme o CB, o crescimento das ocorrências tem ligação direta com o clima e com o uso irregular do fogo. As chuvas acima da média no começo do ano fizeram a vegetação crescer, e agora, com a seca, o mato virou combustível perfeito para as chamas. “Muita gente ainda insiste em limpar terreno com fogo e perde o controle”, alertou coronel Avelino, em entrevista à 98 FM.

O Estado lançou um programa para tentar conter as queimadas, mas os efeitos já ultrapassaram o meio ambiente. A Sesap (Secretaria de Saúde Pública) confirmou o aumento de alergias e doenças respiratórias, resultado direto da fumaça que se espalha pelo ar em várias regiões do RN.

O Corpo de Bombeiros reforçou que provocar queimadas é crime ambiental e pede que qualquer foco de fogo seja denunciado pelo telefone 193. “Se presenciar um incêndio, não tente apagar. Ligue para o Corpo de Bombeiros”, alertou o coronel.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ANP barra operações da Brava Energia na Bacia Potiguar e corta 3,5 mil barris por dia

Foto: Agência Petrobras

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) mandou suspender temporariamente as operações da Brava Energia na Bacia Potiguar, no RN. A medida, anunciada nesta segunda-feira (13), deve derrubar em cerca de 3,5 mil barris de óleo equivalente por dia a produção da empresa neste mês — algo em torno de 3,8% da média total registrada no terceiro trimestre de 2025.

A decisão veio depois de uma auditoria da Superintendência de Segurança Operacional (SSO), concluída na sexta-feira (10), que encontrou falhas e pontos que precisam de adequação nas instalações da companhia.

Mesmo com o freio parcial, a Brava Energia garantiu que sua produção média dos últimos 30 dias segue acima de 90 mil barris por dia, já considerando o impacto da interdição. A empresa afirmou ainda que os investimentos exigidos pela ANP já estão previstos no orçamento 2025/2026.

A Brava informou que está mobilizada para cumprir as melhorias exigidas “de forma segura e rápida” e espera retomar gradualmente as operações até o fim de 2025.

Com a interdição, o episódio acende um alerta sobre segurança operacional e fiscalização da ANP em campos maduros do Nordeste — especialmente na Bacia Potiguar, uma das principais produtoras de petróleo em terra do país.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Brasil não tem problema com Israel, tem com Netanyahu’, diz Lula ao comentar cessar-fogo em Gaza

Foto: reprodução/CNN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (13) que o Brasil não tem problema com Israel, mas sim com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A declaração foi dada em Roma, durante entrevista coletiva no Fórum Mundial da Alimentação da FAO.

“O Brasil não tem problema com Israel, o problema é com Netanyahu. Quando ele não for mais governo, as relações voltarão ao normal”, disse Lula.

O presidente comentou o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado pelos Estados Unidos, e elogiou a atuação do presidente americano Donald Trump no processo.

“É um começo promissor. Espero que agora se busque uma paz definitiva. Finalmente parece que há uma saída para o conflito entre israelenses e palestinos”, afirmou.

Lula destacou que o momento é “importante para a humanidade” e expressou esperança de que israelenses e palestinos possam viver em paz.

Ele também defendeu o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, dizendo que o conflito “já cansou todo mundo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *