Imagens: UOL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez, nesta quinta-feira (5/2), sobre o encontro que teve com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A reunião entre os dois ocorreu no Palácio do Planalto, em 2024.
Segundo o chefe do Executivo, o empresário disse, na ocasião, que estava sofrendo “perseguição”.
“Ele então me contou da perseguição que ele estava sofrendo, que tinha gente interessada em derrubar ele e tal. O que eu disse para ele: não há posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica feita pelo Banco Central. Foi essa a conversa”, narrou o presidente em entrevista ao portal UOL, nesta quinta-feira (5/2).
Conforme revelou o Metrópoles, na coluna da Andreza Matais, Lula recebeu Vorcaro em ao menos uma oportunidade. O encontro ocorreu em dezembro de 2024 e contou ainda com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Em entrevista ao Metrópoles, na última sexta-feira (29/1), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia relatado o que teria sido o teor da conversa entre Lula e Vorcaro.
Segundo Haddad, Lula afirmou a Vorcaro que as decisões sobre o Master seriam tomadas pelo Banco Central, de forma estritamente “técnica”.
“Galípolo tomou posse, viu que estava diante de um problema grave, abriu os procedimentos internos para apurar, constatou a fraude bilionária, tomou todas as medidas necessárias, interna e externamente, para uma decisão robusta, uma decisão sustentável perante qualquer tribunal. Esse é o certo. Com a orientação do presidente da República, que nos disse sempre: façam o trabalho de vocês. Quando ele está diante de uma informação, diz: façam o trabalho de vocês. O que, aliás, foi o que ele disse na reunião com o Vorcaro, segundo todas as testemunhas: ‘Olha, a decisão sobre você é do Banco Central, técnica. Uma decisão técnica vai ser tomada. Se bem, bem; se mal, mal‘. E é a orientação que eu recebo”, contou Haddad.
O ministro também defendeu o presidente por ter recebido Vorcaro. Segundo ele, na época do encontro, o que havia apenas era “rumor” e “disse-me-disse” de que as coisas não estavam andando bem no Master.
“Tinha muito rumor de que as coisas não estavam andando bem. Era um disse-me-disse. O rumor existia desde 2024. Tinha problema, mas você não tinha indício de crime, de fraude. Parecia um negócio mal feito, que não ia dar certo. Agora, no início de 2025, já há elementos concretos. O Galípolo estava muito preocupado, abrindo procedimentos internos para mergulhar na fiscalização. E aí houve um envolvimento quase que ato contínuo do Ministério Público”, contou Haddad.
Questionado sobre por que não alertou Lula a não receber Vorcaro, o chefe da equipe econômica afirmou que não sabia que o presidente da República receberia o banqueiro e ressaltou que não conhece Vorcaro.
“Eu nem sabia que ele ia receber. Eu não conheço essa pessoa. Até outro dia, eu não sabia se ele ia estar nesse ambiente ou não”, declarou Haddad.
Metrópoles com informações de UOL
Desenvolvimento econômico e governos de esquerda não caminham juntos! Governos de esquerda precisam de subdesenvolvimento e pobreza para existirem…É só olhar para o que tá acontecendo na Argentina…
Ação tardia no RS e agora a falta de incentivos no setor eólico quebra as empresa.
Mas a culpa é do Bolsonaro, faz o L!
A culpa foi do governo anterior. Como sempre a culpa é dos outros.
A maior empresa de geração e transmissão de energia elétrica da América latina, a Eletrobras, foi privatizada no governo anterior(Bolsonaro), desde então os acionistas estão com a política de redução custos para aumentar o lucro. Já demitiram mais de 4 mil profissionais e estão querendo demitir mais 2 mil este ano. Este ano estão propondo reduzir o salário de seus funcionários em 12,5%, na contramão do cenário econômico brasileiro. Venderam as usinas térmicas no RS, RJ e AM e cortaram o investimento em várias áreas, sendo uma delas a expansão do parque eólico.
A culpa foi do governo anterior. Como sempre a culpa é sempre dos outros.
O bom é que essas demissões são justamente nos estados onde a esquerda sempre vence, esse pessoal não pode reclamar é pra achar bom e agradecer o governo que tem. FAZ O L.
Discutir com qualquer um da ceita satânica chamada PT, e pura perca de tempo, não perco meu tempo discutindo com mercenários.
Os empregos em parques eólicos são sempre temporários. Após a montagem do parque não há como manter as equipes. É uma grande ilusão achar que virão novos empregos.
Por trás de um parque eólico, é necessário toda uma logística para que a energia gerada por qualquer parque chegue até nossas casas, pois é necessário linhas de transmissão e subestação, então o negócio é muito mais complicado do que imaginamos, e muita mão de obra na construção dos parques são sazonais.
Por que sazonais?
A esquerda é contra a energia eólica. A explicação é que morrem alguns passarinhos em choque contra as pás.
Na minha opinião não é esquerda direita traz frente ou é nem matar passarinho mas sim uma questão que as Eólicas chegou de uma forma injusta principalmente no nordeste matando as culturas respeito de um povo que precisa ser de fato visto por toda sociedade onde MTS precisa sair de seus Povoados com inúmeras promessas das empresas e Deus não dorme nem cochila !!!
E a tal crise climática? Acabou? 😁😁
Respeitosamente e esclarecendo que não entendo do setor, mas acho que o que se denomina de crise é tão apenas a demanda para instalação de NOVAS usinas, o que, por si só, NÃO significa uma crise (na expresaão da palavra) no setor eólico. Como é sabido, houve uma “enxurrada” de construção de parques de energias renováveis (tanto eólica quanto fotovoltáica). Logo, é razoável imaginar que o mercado atualmente tem uma boa oferta de energia. Portanto, o ritmo da construção de NOVOS parques terá outra dimensão. Também é sabido que o boom da geração de empregos é durante a construção, e que após esta fase dimunui drasticamente. Aliás, esta é uma característica de TODAS as modalidades de geração de energia.
Minha humilde avaliação final: a geração de empregos neste setor passa por uma redução acentuada. Fato. No entanto, os parques eólicos se encontram em pleno funcionamento, gerando energia e tributos. Ou alguém tem notícia de algum parque desativado?
Concordo plenamente. Esta é a dinâmica.
Mas para novos parques precisam da concessão do governo , entendeu? Senão tem novas concessões não tem novos parques eólicos. Simples assim. Já a construção sim, é sazonal, tanto é que a empresa disseram a eles que iriam ter novas instalações e que não ocorreu.
Ué mas esse não era o governo ESG ?? Da transição energética???? Cadê ??? Só papo furado e prejuízo pra todos
Tanto é pilantra o governo e quem apoia é pior que ele.
Araújo, vc é imbecil? As empresas não tem mais demanda. A política de energia eólica não é vantajosa no Brasil. Nem se fosse o imbecil do Bolsonaro, não resolveria. Pois são as empresas que não querem mais investir no Brasil.
Trabalho no setor Eólico ha 10 anos! Não estamos tendo leilões no Brasil ha 1ano e meio. Tanto na area de implantação como na área de transmissão! O Brasil é o País mais privilegiado do mundo para o Setor Eólico! Se continuarmos sem leilões no país infelizmente teremos uma decadência no ramo eólico! A pergunta que não quer calar é a seguinte? A responsabilidade da não execução dos leilões neste últimos 2 anos é do Bolsonaro? Temos que ter um pouco mais de coerência!
Falta incentivo do governo meu burriquinho de estimação.
Sem grana do BNDES pra fomentar,os caras correm.
O dinheiro do bndes hoje, é pra outros fims.
Entendeu jegue?
Faz o L e se lasquem!
Deixa xe ser imbecil sua mula ! Onde tem vantagem na eólica seria no Brasil ! Culpa de seu presidente q nao investe ! Vá estudar!
Emprego nesse setor só durante a construção, após tá pronto só os vigias.
Só fazer o L
Onde estão as prioridades para as energias renováveis desse DESGoverno? Só idiotas acreditam nesses pilantras.
O Brasil tem excedente de energia, nada tem a ver com o governo. Simples assim. Construíram demais, uma hora para.
Em momento algum foi citada qualquer interferência ou falta dela pelo atual governo. A pergunta: em 4 anos, o que fez o governo anterior por estas empresas ou pelo setor? Ah m, lembrei! Se ocuparam em ficar zombando do ” estocar vento” falado por Dilma. Essa foi a grande contribuição.
A geração de energia elétrica no Brasil e no mundo é mais que necessária. Ainda falta energia para implantação dos carros elétricos.