O que era esperado se confirmou. Aos 11 anos, Sílvio Romero Júnior, ratificou as previsões e se sagrou Campeão Brasileiro Kids 2022 da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ). O feito foi alcançado neste domingo (15), na cidade paulista de Barueri. A competição é considerada uma das 3 mais importante do mundo na modalidade.
“Participei do meu primeiro Brasileiro e graças a Deus consegui o primeiro lugar, venho treinando muito e essa sensação de dever cumprido é muito boa. Agora vou treinar mais ainda para alcançar outros sonhos no jiu-jítsu.”, comemora Silvinho.
No meio do jiu jitsu, esse campeonato brasileiro Kids da CBJJ é apontado pelos especialistas como uma das competições mais difíceis, senão a mais difícil do mundo. Como Brasil é um dos maiores celeiros de atletas de altíssimo nível, o grau de dificuldade do Brasileiro se compara ao dos dois atuais campeonatos mundiais da modalidade. Isso explica a importância e a projeção desse título para Silvinho e para o Rio Grande do Norte.
“Nós chegamos confiantes, mas com os pés no chão. Como pai, eu sentia que vinha coisa boa, mas guardei esse sentimento pra mim e deixei meu filho pensar apenas em dar seu melhor. Quando o vi no lugar mais alto do pódio, passou um filme na minha cabeça e a sensação foi indescritível. Estou gratificado por ele e por mostrar pra o Rio Grande do Norte que a categoria Kids também pode participar de grandes competições e ganhá-las. Essa sensação de abrir portas não tem preço.”, enaltece Sílvio Romero, pai do lutador.
“Muito gratificante ver a alegria e superação de uma criança, principalmente quando se trata do nosso filho. Quem acompanha a trajetória de Silvinho sabe o quanto ele vem se dedicando e crescendo, ele merece essa e outras conquistas que ainda virão. Gostaríamos que não apenas ele, mas que todos da categoria Kids tivessem reconhecimento e apoio.”, completa a mãe, Ingrid Machado.
No Campeonato Brasileiro, em São Paulo, após passar pela fase classificatória, Silvinho chegou às semifinais e venceu Aluísio Marques, da equipe Graice Barra, de João Pessoa/PB. Nas finais, lutou contra Dhamyam Miguel Pontes da Silva, da Graice Barra, de Curitiba/PR, Ganhando por finalização com 1 minuto e 30 segundos de combate. Foi a consagração.
“O resultado foi o esperado e isso não significa subestimar ninguém, pelo contrário. A gente entra em todas as lutas como se fosse uma final, claro, traçando uma estratégia pra cada adversário. Sobre Silvinho, ele tem qualidades físicas incríveis e nós trabalhamos pra torná-lo melhor. Paralelo a isso, fizemos um trabalho mental específico porque o psicológico tem 60% de peso para os grandes campeões e ele chegou em São Paulo extremamente confiante, focado. Isso foi preponderante.” destaca o professor/Sensei Arthur Calixto, conhecido como o Bruxo Tutu Calixto.
Lutador da equipe de Checkmat, Silvinho agora se volta pra outras 3 competições internacionais. Vai disputar o Sulamericano IBJJF 2022, no Rio de janeiro, próximo mês de junho e ainda tem presença confirmada nos 2 campeonatos mundiais da categoria esse ano. O Pan Kids IBJJF Jiu Jitsu 2022, que será disputado em julho, nos Estados Unidos, e o Mundial de Jiu Jitsu de Abu Dabi, nos Emirados Árabes, em novembro. A meta é consolidar definitivamente o nome no cenário mundial.
CARREIRA
Silvinho vem construindo uma carreira meteórica no jiu jitsu. Ele começou apenas em setembro de 2019 e apesar do pouquíssimo tempo na modalidade, cerca 2 anos e meio, já acumula títulos e desempenhos surpreendentes.
Antes desse título de Campeão Brasileiro Kids, Silvinho já tinha dado mostras pra que veio. No ano passado, ele ficou em 3° lugar no mundial de Jiu Jitsu kids em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Essa competição ele disputou aos 10 anos, enquanto os adversários tinham 11 e o que parece ser um pequeno detalhe faz enorme diferença principalmente na questão do peso. E esse fato é preponderante em situações práticas de artes marciais.
PRINCIPAIS TÍTULOS
Campeão Brasileiro Kids CBJJ 2022 (Título mais recente)
Atual Campeão do RN de Jiu Jitsu e de Judô;
Campeão do Open Natal de Jiu Jitsu 2022;
Campeão do Grand Slam Nordeste de Jiu Jitsu 2022;
Campeão do Norte Nordeste de Jiu Jitsu 2022;
Campeão do Pro Open de Jiu Jitsu 2022;
Tri Campeão do Circuito Khan Fight KIDS de lutas casadas (O maior campeonato de lutas casadas kids do Brasil)
3° lugar no mundial de Jiu Jitsu kids em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
Silvinho o nome que desponta no cenário de futuros e no caso dele atuais campeões Brasileiro e quem sabe, assim seja, um campeão mundial 🏆
Grande atleta. Parabéns, Silvinho! Começou nas mãos do professor Rodrigo Judson no Colégio Auxiliadora. Talento e caráter de mãos dadas se destacam nesse jovem atleta.