Jornalismo

SINDICATOS: Argentina tem 91, o Reino Unido tem 168 e no Brasil 15 mil

Levantamento do Senador Álvaro Dias do PV é assustador. Vejam o que o jornalista Cláudio Humberto destaca na sua coluna nesta terça-feira:

Abrir sindicatos virou um grande negócio, graças aos bilhões retirados do bolso do trabalhador pelo imposto sindical. Segundo levantamento do senador Álvaro Dias (PV-PR), enquanto no Reino Unido há 168 sindicatos e a Argentina 91, o Brasil tem 15.007 registrados.

Opinião dos leitores

  1. Não vou discutir a população brasileira em relação a de outros países nem nossa economia, só quero que alguém me explique por que 90 % dos sindicatos do planeta estão no Brasil (isso é um fato comprovado )

    1. simples , por que houve muita resistência a se ter sindicato , a mídia tem muita culpa .
      e o principal o povo é tão desonesto quanto os políticos

  2. Outra coisa que esses números assim absolutos, escondem as diferenças demográficas, geográficas e econômicas entre os países que usa como exemplo em comparação com o Brasil

    Mas de fato virou um grande negócio o que chamamos de "sindicato de gaveta", pois recebe a carta sindical do Ministério do Trabalho e guarda na gaveta e não faz mais nada a não ser verificar o extrato da conta na Caixa Econômica onde o governo deposita o imposto sindical daquela categoria…

    O máximo que esses sindicatos faziam era uma pantomima de atuação sindical de fato.

  3. Importe notar que desses (supostamente) 15 mil sindicatos no Brasil em torno de 5 MIL são sindicatos de empregadores, isto é, sindicatos PATRONAIS! Coisa que praticamente não existe em outros países…

    "Antes de mais nada, é útil lembrar que havia no Brasil, em 2013, pouco mais de dez mil sindicatos de trabalhadores com registro ativo no Ministério do Trabalho em Emprego (MTE), e quase cinco mil de empregadores."

    Fonte: http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/mercadodetrabalho/bmt56_nt01_sindicatos_brasil.pdf

  4. Sr. Marcio Amaral Machado porque todo presidente de Síndicato, em toda reunião gosta de ostentar
    um ROLEX de ouro no pulso cujo valor varia de R$ 35.000,00 a R$ 60.000,00 ?

  5. Fui sindicalista e conheço por dentro um sindicato,e nunca concordei com o imposto sindical obrigatório,por uma simples razão : o SINDICATO NÃO PRECISA PRESTAR CONTAS DO DINHEIRO QUE RECEBE DOS TRABALHADORES,QUER DIZER ;NÃO SABEMOS COMO GASTAM O NOSSO SUADO DINHEIRINHO

    1. Se o seu sindicato não presta contas …
      Faço parte da direção do Sindágua-DF, nós prestamos contas anualmente, esta obrigação consta inclusive do nosso estatuto.

    2. App, antes da reforma já nos posicionávamos contra o imposto sindical e devolvíamos tudo o que recebíamos (em torno de 60% do total do imposto sindical) aos trabalhadores

  6. FIM DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL OBRIGATÓRIA > Essa é a maior preocupação dos Sindicalistas nas reformas Trabalhistas. O resto eles estão somente fazendo barulhos. A mamata tá quase no fim.

  7. Como pode ? No Brasil só existe 68 Profissões regulamentadas. Como pode ter 15007 Sindicatos ?
    Vamos acabar com essa maldita Contribuição Obrigatória.

  8. É o mesmo que cartórios, obrigam a gente a colar um selo e bater um carimbo em qualquer pedaço de papel para enriquecer o mesmo tipo de gente dos sindicatos: parasitas da sociedade.

  9. O fato é que o imposto sindical ferramenta para a picaretagem. Sou dirigente de uma Associação que possui 3 vezes mais associados que o sindicato e sabem porque? Porque efetivamente representamos a que nos mantém. Não precisa do imposto, se os dirigentes sindicais forem inteligentes, conseguiram que os trabalhadores se filiem por vontade própria e fomentem seu sindicato. Já fundei sindicato e sou absolutamente contra o imposto sindical obrigatório.

    1. Prezado Lino, boa noite.
      Você poderia entrar em contato comigo para eu tirar umas dúvidas? Sou dirigente sindical e contrário ao imposto. No entanto , existe certa relutância de outros em gerar novos recurso para a manutenção do sindicato .

      Abraços ,

  10. Quer dizer que o problema é o número de sindicatos. Então, se só tivesse 3 sindicatos que congregasse todos os trabalhadores não haveria problema? Ou será que essa campanha é para jogar a sociedade contra o imposto e tornar os sindicatos, 15.000 ou 3 fracos?

    1. q tal mais ou menos uns 200 sindicatos? mais q argentina e RU… ou 300… 500 não importa… agora 15000 é numero para não calar o debate! mas ainda falta a fonte, estou tentando descobrir…

  11. Faço meu comentário com uma pergunta: Será que os outros países errados e só o Brasil está certo?
    Estou com Com o Sen. Álvaro Dias e o Claudio Humberto e não abro.

  12. Prezado Bruno Giovanni!
    A reportagem por você compartilhado na íntegra não exprime o que seja o movimento sindical, obviamente que a afirmação do jornalista em questão tem um cunho de julgamento generalista, não se pode avaliar a atividade sindical, baseada numa minoria que infelizmente denigre toda a importância da atividade dos sindicatos na defesa de nossos direitos e na busca por melhores condições de trabalho para a classe trabalhadora. O intuito maior da afirmação é exatamente colocar os trabalhadores contra a quem efetivamente os defende, se com entidades sindicais muitos dos patronais já não respeitam as leis trabalhistas, exploram de maneira vil os trabalhadores, avaliem sem a existência dessas entidadades e de seus Dirigentes que colocam em risco seu próprio emprego para lutar por um ideal. Temos de saber separar o joio do trigo, obviamente que existem bons e maus sindicalistas, como existem bons e maus Médicos, Políticos e blogueiros como você. Você mais do que ninguém deveria ser o primeiro a defender os bons Sindicatos e Sindicalistas, afinal, seu Pai Assis Oliveira foi Diretor Sindical durante anos e de uma entidade que por acaso eu faço parte de sua Diretoria a vinte anos me orgulho disso e acredito que você como foi educado e criado vivenciando tudo isso também deve ou deveria se orgulhar

    1. Se orgulhar de que ? Vocês que passaram 13 anos calados, não viram nada acontecer com esse governo corrupto ? Porque estavam bem empregados nas estatais brasileiras ? Onde vocês estavam na falcatrua do MENSALÃO ? DO PETROLÃO ? dos bilhões gastos na Infra estrutura de CUBA, no apoio ao ditador Fidel Castro, aos bilhões levados para bancar o esquerdistas incompetente da VENEZUELA, BOLÍVIA, MOSSAMBIQUE e outros ? Foram 50,5 bilhões mandados pra eles e vocês não viram nada. O povo viu tudo isso que vocês não viram. Nós apoiamos o fim da Contribuição Obrigatória , pague quem quiser.

  13. O bom é deixar o empresário representar o trabalhador. Meu deus, está em curso no Brasil uma lavagem cerebral sem precedentes.

    1. O golpe só se tornou possível com essa lavagem cerebral, que já vem sendo realizada há algum tempo tanto através da mídia comum, quanto pelas redes sociais. Já cheguei a ouvir gente que ganha salário mínimo achando que a PEC 241 precisa ser aprovada! Quando disse a essa pessoa que o salário mínimo vai deixar de aumentar como vinha sendo e apenas ser corrigido pela inflação, ele ainda assim disse que o governo tem de cortar gastos. Ou seja, essa pessoa vai ser diretamente afetada, vai passar duas décadas recebendo a mesma coisa e está achando bom! Embutiram na cabeça do pobre que ele tem de achar bom ter salário achatado, e investimentos em saúde, educação e segurança congelados, porque pensar o contrário é coisa de petista e comunista! A única finalidade dessa PEC é forçar qualquer governo que venha a ganhar as eleições em 2018 e seguintes a se manter à direita, pois se o atual governo golpista quiser manter esse parâmetro de gastos, não precisa de uma norma que o force. Isso é covardia com o povo e com o país, pois inviabiliza o desenvolvimento nacional.

    2. Precisamos agradecer ao PT, graças a roubalheira sem fim, a irresponsabilidade com as contas públicas e a incapacidade gerencial deste partido é que os brasileiros abriram os olhos para a destruição da pátria por estes doutos donos da verdade histórica que nunca foi viabilizada, nem aqui, nem alhures. Olhamos para o espelho da Venezuela; quanto horror vimos, olhamos para Dilma e o PT, e Passadina, Petrolão, Mensalão, corrupção nos fundos de pensão, descalabro com as contas públicas, pedaladas, milhões de desempregados e uma recessão sem comparação histórica mostraram-se como a bandeira vermelha, vergonhosamente escondida na última eleição. Obrigado PT, o Brasil acordou por sua causa. Nunca mais PT. Nunca mais esquerda irresponsável.

    3. O problema não é a existência de sindicato, e sim a quantidade exagerada e desnecessária desses inescrupulosos e vagabundos.

    4. Detalhe. Quem gera emprego é o investidor. É o empresário, nunca o SINDICATO. O PT antes de ser governo chamava os patrões de exploradores, os políticos de corruptos e agora, passados 13 anos são os políticos mais ladrões, mais corruptos da história deste pais. Basta ver que todos os assessores e ex-ministros de primeiro escalão de Luis Inácio e Dilma estão presos por roubo e todos protegendo o bandido maior de todos, Luis Inácio. A primeira delação premiada de um Petistas é a de RENATO DUQUE, esse tá botando tudo que sabe pra fora. O outro era o CELSO DANIEL -PT-SP, que quando ia denunciar essa facção criminosa foi covardemente assassinado. A função de Celso Daniel no PT, era extorquir empresários no ABC Paulista. Agora essa estorinha que o PT estar do lado do trabalhador, que patrão é isso ou aquilo, não cola mais. Tá legal. VÃO CUIDAR DE OUTRA COISA , QUE A CASA CAIU.

    5. Golpe ? O PT gosta mesmo de inverter as coisas. Por que a ladra Dilma não falou essa expressão na ONU ? Ela esteve lá, numa reunião e saiu daqui dizendo que estavam armando um golpe pra ela. Quem foi a TV Globo desmenti-la ? Nada menos que seu Ministro do STF, DIAS TOFOLI.

  14. Na era petralha, quem não fundou um sindicato abriu uma ONG ou uma Oscip para lavar dinheiro desviado dos cofres públicos. E esse "quem" da primeira frase, todos sabem, refere-se aos militantes e simpatizantes da causa petralha.

    1. Só sendo muito ignorante pra não perceber que ser sindicalista é maneira de viver no bem bom. Não estranho as manifestações favoráveis à eles aqui. Duvido que não sejam sindicalistas.

  15. Eu tenho 2 amigos bancários que foram diretor do sindicato e filiados ao PT que estão ricos , muito bem de vida mesmo

    1. E você continua amigo deles? Deve estar levando vantagem. Pelo menos nos churrascos de fim de semana. Se não, não são tão amigos assim.

  16. Indignação! Resume tudo sobre esse acinte ao bom senso e aos preceitos republicanos.. Negocio fácil de ser implantado, sindicato hoje não passa de uma farsa

    1. Só sendo muito ignorante pra não perceber que ser sindicalista é maneira de viver no bem bom. Não estranho as manifestações favoráveis à eles aqui. Duvido que não sejam sindicalistas.Kkkkk

  17. Rapaz no Brasil chegamos ao cúmulo de um gp querer formar o" Sindicato dos Sindicatos",
    graças ao bom Deus e ao TST,
    essa aberração não prosperou,
    ao menos por enquanto…

  18. Se a classe trabalhadora ñ fosse usurpada garanto que ñ teríamos nem 10 sindicatos, o problema é que muitas empresas são orquestradas por partituras da corrupção instalada no Brasil por suas captanias…

  19. A pergunta que não quer calar, pq esse sujeito quando deputado não apresentou uma PEC para acabar com o Imposto sindical?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula repete Bolsonaro e corta imposto de combustível a 5 meses da eleição

Fotos: Montagem

A cinco meses do início da campanha eleitoral, o governo do presidente Lula (PT) decidiu zerar as alíquotas de PIS e Cofins sobre combustíveis. A medida, anunciada em 12 de março, repete estratégia adotada em 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), quando impostos sobre diesel e gás de cozinha também foram zerados.

Na época, em 11 de março de 2022, o governo Bolsonaro justificou a decisão pela alta do petróleo no mercado internacional causada pela guerra na Ucrânia. Agora, o governo Lula afirma que a medida ocorre após a elevação dos preços provocada por ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã.

A iniciativa chama atenção porque, naquele momento, o próprio PT criticou duramente a decisão do governo Bolsonaro. O senador Humberto Costa afirmou que a redução de tributos era “um jogo de cena” feito apenas no período eleitoral e lembrou que a proposta tinha validade até dezembro daquele ano.

Assim como ocorreu em 2022, o governo Lula também zerou as alíquotas até dezembro. A decisão foi tomada em um cenário em que pesquisas eleitorais indicam risco para a reeleição do presidente, e após orientação do sociólogo Alberto Almeida para que o governo adote medidas de forte apelo popular — citando justamente a estratégia usada por Bolsonaro naquele ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: QUE COISA: João Maia diz que operação de combate à corrupção da PF em Mossoró teve efeito “INSIGNIFICANTE” sobre Allyson Bezerra

Imagens: Reprodução/98 FM Natal

Em entrevista à 98 FM Natal, o deputado federal João Maia (PP) afirmou que a recente operação da Polícia Federal que investiga suspeitas de corrupção na Prefeitura de Mossoró teve impacto político muito pequeno sobre a gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). O impacto foi “INSIGNIFICANTE”.

Segundo o parlamentar, a repercussão da ação policial não provocou desgaste relevante na imagem do prefeito nem alterou de o ambiente político no Estado.

Daqui a pouco se brincar vai ser bom ser alvo de operação da polícia federal.

Procede João Maia?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal sedia evento sobre transação tributária com representantes da Procuradoria da Fazenda Nacional, Receita e procuradorias do RN e SP

Foto: Divulgação

Natal recebe evento sobre transação tributária com nomes de destaque da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Receita Federal e das Procuradorias dos Estados do RN e de SP

Natal vai sediar, no próximo dia 19 de março, o 2º Fórum IBATT de Diálogo entre Fisco e Contribuinte, encontro que reunirá representantes de órgãos públicos, advogados e professores para discutir um tema que tem ganhado cada vez mais espaço no país: a busca de soluções mais eficientes para os conflitos tributários, especialmente nos casos que envolvem empresas com débitos fiscais.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Arbitragem e Transação Tributária (IBATT), o evento será realizado no Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal, e deve colocar a capital potiguar no centro de um debate atual e relevante para o ambiente de negócios.

A proposta do Fórum é aproximar contribuintes e agentes públicos que atuam diretamente na construção e na aplicação de mecanismos como a transação tributária, hoje vista como uma das principais ferramentas para a regularização de passivos fiscais. Na prática, o tema interessa de perto a muitas empresas brasileiras, afinal, o endividamento tributário faz parte da realidade de inúmeros negócios.

Entre os nomes confirmados estão o Subsecretário de Arrecadação da Receita Federal, Gustavo Manrique, e o Procurador-Geral Adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União, Cristiano Neuenschwander, além de outros integrantes da PGFN, das Procuradorias dos Estados do Rio Grande do Norte e de São Paulo, professores e advogados com atuação reconhecida na área.

Para o público do Rio Grande do Norte, a realização de um encontro com esse perfil em Natal representa uma oportunidade relevante de acompanhar, sem sair do Estado, discussões de alto nível sobre um tema que hoje está diretamente ligado à saúde financeira de muitas empresas e à própria modernização da relação entre Fisco e contribuinte.

As inscrições podem ser realizadas pela plataforma oficial do evento.

Evento: 2º Fórum IBATT de Diálogo entre Fisco e Contribuinte
Data: 19 de março de 2026
Horário: a partir das 8h
Local: Hotel Senac Barreira Roxa, Natal/RN
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/2-forum-ibatt-de-dialogo-entre-fisco-e-contribuinte/3277640?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MORAIS VOLTA ATRÁS: ministro barra visita de assessor de Trump a Bolsonaro

Foto: Divulgação/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, voltou atrás e proibiu a visita do assessor americano Darren Beattie ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A mudança ocorreu após o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informar que Beattie não tinha agenda diplomática oficial no país, conforme o Metrópoles.

Na decisão, Moraes afirmou que o visto concedido ao assessor do Departamento de Estado dos Estados Unidos foi autorizado apenas para participação no “Fórum Brasil-EUA de Minerais Críticos”. Segundo o ministro, não havia qualquer previsão de visita ao ex-presidente no sistema penitenciário brasileiro quando o pedido de entrada foi feito.

Foto: Reprodução/X/Sam Pancher

O magistrado também destacou que só em 11 de março, após a defesa de Bolsonaro protocolar o pedido de encontro no STF, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília solicitou reuniões de Beattie com o Itamaraty. Até então, segundo o despacho, não existia agenda diplomática previamente informada ao governo brasileiro.

Diante das informações, Moraes afirmou que reconsiderou a autorização inicial e indeferiu a visita. Darren Beattie é escritor conservador e foi redator de discursos de Donald Trump em seu primeiro mandato. Atualmente, atua na política do Departamento de Estado para o Brasil e participa de discussões dentro da administração Trump sobre possíveis sanções ao próprio Moraes com base na Lei Magnitsky.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Com Walter Alves, Jader Filho anuncia mais unidades do Minha Casa Minha Vida para o RN

Imagens: Divulgação/Instagram/Walter Alves

O presidente do MDB no RN, Walter Alves, esteve reunido nesta quinta-feira (12) em Brasília com o ministro das Cidades, Jader Filho. E ouviu do ministro que, em breve, serão anunciadas novas unidades do programa Minha Casa Minha Vida para o RN.

Walter Alves agradeceu ao ministro as 12 mil unidades com as quais o estado já foi contemplado e as 6 mil contratadas. Ele explicou que o pleito agora é para que seja agilizada a construção e a entrega dessas casas. E pediu também por novas unidades.

“Eu recebo os prefeitos, os vice-prefeitos e é aquele pleito: Walter, fala lá com o Ministério das Cidades para apressar as casas aqui. E não só o beneficiário, Jader, como também a economia gira rápido. Então, assim, a gente está muito animado com a perspectiva auspiciosa com relação a isso também”, disse o presidente do MDB.

O ministro elogiou o “grande trabalho que tem sido feito pelo nosso governador Walter Alves em defesa do povo do Rio Grande do Norte”. Ele explicou que a meta traçada pelo presidente Lula era de 2 milhões de casas, mas que essa marca já foi superada.

“Nós já temos contratadas 2.220.000 casas, gerando emprego, renda e realizando o sonho da casa própria das famílias, tanto no Brasil como no nosso querido Rio Grande do Norte. E dizer que a gente vai ampliar ainda mais”, afirmou.

Jader Filho lembrou que atualmente está aberta uma seleção do Minha Casa Minha Vida Rural e do Minha Casa Minha Vida Entidades. “Atenção as entidades aí e as prefeituras que quiserem ter casas tanto na área rural quanto também na zona urbana, estamos aqui neste momento finalizando aí o processo”, alertou.

E acrescentou, anunciando mais unidades para o RN: “Vamos fazer a seleção e, daqui a pouquinho, a gente anuncia mais casas para o povo do meu querido estado do RN. Walter, parabéns pelo trabalho que você vem fazendo em defesa do povo do Rio Grande do Norte e continue contando com a gente”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Dona de pitbull presa após morte de idoso em Extremoz vira suspeita de três assassinatos no RN

Foto: Reprodução

A Polícia Civil investiga se Laís da Cunha Oliveira Galindo, de 23 anos, presa temporariamente após o ataque de um pitbull que matou um idoso em Extremoz, pode estar envolvida em outros três assassinatos no município de Ceará-Mirim. A suspeita surgiu após denúncias feitas por uma irmã da investigada, que mora fora do estado.

Segundo as informações repassadas à polícia, a mulher apresentou mensagens de celular trocadas entre as duas, nas quais levanta a suspeita de que a morte de Francisco Paulo da Silva, de 62 anos, na sexta-feira (6), teria sido premeditada. Ela também informou a possibilidade de Laís ter matado outros homens e ocultado os corpos.

Com isso, a Polícia Civil iniciou nesta quinta-feira (12) buscas por possíveis vítimas em uma área de Ceará-Mirim, onde, segundo a denúncia, os corpos poderiam estar enterrados. Por causa da vegetação que tomou conta do terreno, será necessário primeiro realizar a limpeza da área. Esse trabalho deve começar na próxima semana para permitir as escavações.

O caso começou a ser investigado após o ataque do pitbull que matou o idoso em Extremoz. A vítima havia sido contratada pela mulher para fazer um serviço de limpeza na casa dela e estava no local apenas com a contratante quando ocorreu o ataque.

Inicialmente tratado como um acidente, o episódio passou a ser investigado após uma testemunha entregar à polícia fotos, áudios e capturas de tela de conversas, que levantaram suspeitas sobre a versão apresentada. Diante dos novos elementos, a Polícia Civil pediu e a Justiça autorizou a prisão temporária da investigada para aprofundar as investigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

CONTA BILIONÁRIA: pacote de Lula para segurar diesel pode custar R$ 30 bilhões

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo do presidente Lula (PT) anunciou nesta quinta-feira (12) um pacote para tentar conter o impacto da alta do petróleo provocada pela guerra envolvendo Estados Unidos e Israel contra o Irã. Segundo o Ministério da Fazenda, as medidas devem custar cerca de R$ 30 bilhões até 31 de dezembro de 2026.

O pacote inclui duas ações principais. O decreto 12.875 zera as alíquotas de PIS e Cofins sobre o diesel, os dois tributos federais que incidiam sobre o combustível, o que representa redução estimada de R$ 0,32 por litro e impacto de R$ 20 bilhões. Já a MP 1.340 cria uma subvenção de mais R$ 0,32 por litro para produtores e importadores, com custo adicional de R$ 10 bilhões para os cofres públicos.

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, as medidas têm caráter temporário e buscam reduzir os efeitos da guerra no Oriente Médio sobre o preço do petróleo. “Assim como o consumidor não pode ser prejudicado pela guerra, o produtor não pode ser favorecido por ela”, afirmou.

O governo também anunciou imposto de exportação de 12% sobre o petróleo bruto, alegando que a medida é regulatória e visa evitar aumento das exportações e estimular o uso da capacidade das refinarias no país.

O pacote ainda inclui o decreto 12.876, que cria mecanismos de transparência e fiscalização no mercado de combustíveis. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ficará responsável por definir critérios para identificar práticas abusivas, como armazenamento injustificado de combustíveis ou aumento de preços sem justificativa econômica.

O governo também pediu que governadores avaliem a possibilidade de reduzir o ICMS sobre combustíveis para ajudar a conter os preços.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PF identifica viagens de Lulinha e ‘Careca do INSS’ nas mesmas datas para Lisboa e Madri no auge da fraude no INSS

Foto: Reprodução

Documentos da Polícia Federal indicam que o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, estiveram em Lisboa e Madri nas mesmas datas em pelo menos três ocasiões em 2024.

Segundo os registros analisados pela PF, as viagens ocorreram durante o período apontado pelos investigadores como auge da fraude envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS, segundo informações do Metrópoles.

De acordo com os dados, os dois passaram por Lisboa em junho de 2024, Madri em setembro de 2024 e novamente Lisboa em novembro de 2024. Em algumas dessas viagens também esteve a empresária Roberta Luchsinger, apontada nas investigações como intermediária entre os dois e amiga de Lulinha. Os voos citados nos documentos foram feitos em poltronas de primeira classe.

A Polícia Federal também identificou que passagens internacionais de Lulinha aparecem vinculadas a uma agência de viagens que recebeu mais de R$ 640 mil de uma empresa ligada a Roberta Luchsinger.

Em um dos episódios analisados pelos investigadores, as passagens de Lulinha e do Careca do INSS para Lisboa, em novembro de 2024, foram compradas com apenas quatro minutos de diferença, fato citado pela PF como elemento relevante para análise do vínculo entre os dois.

Lulinha, Roberta Luchsinger e o lobista são investigados na Operação Sem Desconto, que apura uma fraude envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

A defesa de Lulinha afirma que ele não está envolvido no esquema nem recebeu valores do empresário, e sustenta que ele também não é sócio oculto do lobista. Procurado pela coluna que revelou os documentos, o empresário não se manifestou.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereadora do PT cai em operação contra facção e suspeita de financiamento ilegal de campanhas

Foto: Reprodução/Diário360

A vereadora Lúcia Gleidivânia Rabelo, conhecida como Gleide Rabelo (PT), foi presa preventivamente nesta quinta-feira (12) durante a Operação Traditori, no Ceará. A ação foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE), que reúne a Polícia Federal e outras forças de segurança, com autorização da 93ª Zona Eleitoral de Fortaleza.

Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva, sendo cinco contra vereadores da Câmara Municipal de Morada Nova, além de 30 mandados de busca e apreensão. As diligências ocorreram em Fortaleza, Chorozinho, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Pedra Branca e também em São Paulo, incluindo residências, empresas e a própria sede do Legislativo municipal.

Segundo investigações citadas por veículos como G1 Ceará, Diário do Nordeste, O Povo e R7, o grupo investigado teria ligação com uma organização criminosa que atua no Vale do Jaguaribe. A apuração aponta suspeitas de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e financiamento ilegal de campanhas eleitorais nas eleições municipais de 2024.

De acordo com as investigações, recursos de origem ilícita teriam sido movimentados para fortalecer candidaturas e influenciar o cenário político local, o que levou à prisão de parlamentares e também à suspensão das atividades da Câmara Municipal de Morada Nova.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Polícia prende suspeitos de integrar grupo criminoso ligado a tráfico e homicídios no Seridó

Imagens: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil, em ação conjunta com a Polícia Militar, cumpriu nesta quinta-feira (12) quatro mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar um grupo criminoso com atuação no município de Parelhas, no Seridó. A operação resultou na prisão de dois homens, de 22 e 30 anos.

De acordo com as investigações, os alvos são suspeitos de participação em uma organização criminosa responsável por diversos crimes na região, especialmente tráfico de drogas — comércio ilegal de entorpecentes — e homicídios.

Dois suspeitos foram presos em Parelhas. Outros dois alvos já se encontravam custodiados no sistema prisional, onde também tiveram os mandados judiciais cumpridos. Após as prisões, os suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e permanecem à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça que a população pode colaborar com o combate ao crime organizado repassando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *